Questões de Concurso Comentadas sobre higiene e inspeção de produtos de origem animal (hipoa) em veterinária

Foram encontradas 880 questões

Q3064498 Veterinária
No que diz respeito aos fungos produtores de micotoxinas, como o Aspergillus e o Fusarium, qual é a principal medida de controle para evitar contaminações em produtos de origem animal?  
Alternativas
Q3064496 Veterinária
Sobre as infecções alimentares causadas por Salmonella em produtos de origem animal, qual é o principal fator de risco para sua ocorrência? 
Alternativas
Q3064495 Veterinária
Qual é a principal diferença entre a alteração, a adulteração e a falsificação de produtos de origem animal?  
Alternativas
Q3064494 Veterinária
A presença de artrópodes e roedores em estabelecimentos que manipulam produtos de origem animal pode causar quais principais riscos?  
Alternativas
Q3064493 Veterinária
Em relação à higiene do transporte de produtos de origem animal, qual é uma prática recomendada para garantir a integridade sanitária dos alimentos?  
Alternativas
Q3064492 Veterinária
Sobre a higiene do pessoal que trabalha em estabelecimentos de produtos de origem animal, qual das opções a seguir é uma medida imprescindível para evitar a contaminação cruzada? 
Alternativas
Q3064490 Veterinária
Em relação às normas gerais de limpeza e sanitização em estabelecimentos que manipulam produtos de origem animal, qual é o fator mais crítico para garantir a eficiência da sanitização?
Alternativas
Q3064489 Veterinária
Em relação à água de abastecimento e consumo em estabelecimentos de produtos de origem animal, qual é a exigência principal segundo as normas de higiene?  
Alternativas
Q3053963 Veterinária
Em um frigorífico de bovinos, um médico veterinário precisa fazer a destinação sanitária de uma carcaça que foi desviada ao Departamento de Inspeção Final (DIF) por apresentar dois cistos viáveis de Cysticercus bovis no coração. Após reinspeção no DIF, foram encontrados mais 3 cistos viáveis no diafragma, 4 cistos calcificados no fígado e um cisto calcificado na musculatura do pescoço. Diante do exposto, a decisão sanitária CORRETA para a carcaça é:
Alternativas
Q3045000 Veterinária
As doenças transmitidas por alimentos, ao lado das doenças de veiculação hídrica, são responsáveis pelas elevadas taxas de mortalidade populacional, sobretudo nas regiões com condições precárias de saúde e saneamento.

Com relação a essas doenças, assinale a alternativa incorreta. 
Alternativas
Q3044998 Veterinária
O leite é considerado o mais completo alimento e possui elevado valor biológico na alimentação humana. No Brasil, atualmente, as atividades de controle da qualidade do leite incluem prevenção de fraudes e adulterações do produto in natura. Alguns parâmetros oficiais são utilizados para esse controle de qualidade.
Com relação a esses parâmetros, assinale com V as afirmativas verdadeiras e com F as falsas.

( ) A prova de redutase é utilizada como estimativa do número total de microrganismos no leite. Ela consiste em colorir o leite com uma solução de azul de metileno e observar o tempo necessário para sua descoloração.

( ) Na prova de redutase, o tempo necessário para a descoloração do leite é inversamente proporcional ao número de germes presentes no leite.

( ) A prova de sedimentos fornece informações sobre os cuidados higiênicos na ordenha. Essa provaconsiste na passagem de um determinado volume de leite, sob pressão, por intermédio de um filtro, o qual contém um disco de porosidade suficiente para reter as sujidades presentes no leite.

( ) Na prova de sedimento, o leite é classificado como ótimo quando se tem cerca de 0,5 mg/L de sujidades/L de leite, e bom quando se tem cerca de 5 mg de sujidades/L de leite.


Assinale a sequência correta.
Alternativas
Q3044066 Veterinária
Analise o texto a seguir.

Leite ____ é um leite homogeneizado submetido a uma temperatura entre _____ durante _____ segundos mediante processo térmico de fluxo contínuo e, imediatamente, resfriado a uma temperatura inferior a ____ e envasado sob condições assépticas em embalagens estéreis e hermeticamente fechadas.

Marque a opção que preenche CORRETA e respectivamente as lacunas. 
Alternativas
Q3044057 Veterinária
A inspeção post mortem é um processo muito importante para garantir a qualidade do produto que chega ao consumidor final. Quando o caso for tuberculose, na inspeção post mordem, a carcaça animal pode ser destinada à esterilização pelo calor na seguinte situação: 
Alternativas
Q3042403 Veterinária
O Regulamento de Inspeção Industrial e Sanitária de Produtos de Origem Animal adota uma série de concepções para os fins nele estabelecidos. Nesse sentido, a remoção física de resíduos orgânicos, inorgânicos ou de outro material indesejável das superfícies das instalações, dos equipamentos e dos utensílios é a definição de: 
Alternativas
Q3042402 Veterinária
O regulamento da inspeção industrial e sanitária de produtos de origem animal, que disciplina a fiscalização e a inspeção industrial e sanitária de produtos de origem animal, estabelece diversos conceitos normativos. Entre eles, está o de Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle (APPCC), que é o/a:
Alternativas
Q3041605 Veterinária

Conforme a Instrução Normativa Nº 77, de 26 de novembro de 2018, do Ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. São atribuições do médico veterinário responsável técnico por uma propriedade de produção leiteira:


I- O controle sistemático de parasitoses.


II- O controle sistemático de mastites.


III- O controle de brucelose ( Mycobacterium bovis ) e tuberculose ( Brucella abortus ), respeitando-se as normas e procedimentos estabelecidos no Regulamento Técnico do Programa Nacional de Controle e Erradicação da Brucelose e Tuberculose Animal.


É CORRETO o que se afirma em:

Alternativas
Q3036544 Veterinária
Um frigorífico de médio porte, localizado em uma área rural, enfrenta dificuldades com o licenciamento ambiental devido às reclamações dos moradores vizinhos sobre o odor e os resíduos gerados pela atividade.
Diante desse cenário, assinale a alternativa com a melhor abordagem para resolver o impasse e obter o licenciamento ambiental.
Alternativas
Q3036542 Veterinária
Qual das seguintes técnicas é comumente empregada pelos órgãos de fiscalização na inspeção de produtos de origem animal, visando garantir a segurança alimentar e a qualidade dos alimentos disponibilizados aos consumidores?
Alternativas
Q3036541 Veterinária
O controle de qualidade na produção de queijos é crucial para garantir a segurança e a qualidade do produto final. Envolve medidas desde a seleção cuidadosa dos ingredientes até a inspeção detalhada durante o processo de fabricação.
Qual das seguintes medidas é fundamental para garantir o controle de qualidade na produção de queijo a partir de produtos de origem animal, visando evitar contaminação e assegurar a segurança alimentar dos consumidores?
Alternativas
Q3036540 Veterinária
A fraude no leite é uma prática ilícita que envolve adulterações na composição do produto, como diluição com água, adição de substâncias químicas ou mistura com outros líquidos. Essas fraudes prejudicam a qualidade e a segurança alimentar, além de afetarem a confiança do consumidor na indústria láctea. Medidas rigorosas de fiscalização e controle são essenciais para detectar e evitar essas irregularidades.
De acordo com a Instrução Normativa nº 62/2011 do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), qual das seguintes práticas é comumente utilizada pelos órgãos de fiscalização para detectar fraudes no leite? 
Alternativas
Respostas
1: B
2: A
3: B
4: C
5: B
6: B
7: C
8: C
9: B
10: D
11: A
12: C
13: E
14: E
15: A
16: D
17: A
18: D
19: B
20: C