Questões de Concurso Sobre órgãos relacionados e planos nacionais em veterinária

Foram encontradas 198 questões

Q3011593 Veterinária
A Febre Aftosa é uma doença de notificação obrigatória conforme o Código Sanitário para Animais Terrestres da Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA) e a Instrução Normativa nº 50/2013 do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA).

Sobre a Febre Aftosa é correto afirmar que:

I. É causada por um vírus altamente contagioso, com impacto econômico significativo, acometendo principalmente os animais de produção como bovinos, suínos, caprinos, ovinos e outros animais, em especial os de cascos bipartidos (cascos fendidos). A doença é raramente fatal em animais adultos, mas pode causar mortalidade entre os animais jovens.

II. O vírus da febre aftosa pertence à família Picornaviridae, gênero Aphtovirus. Atualmente, existem seis sorotipos diferentes que são endêmicos em algumas partes do mundo: A, O, SAT1, SAT2, SAT3 e Asia1.

III. Segundo a OMSA, a gravidade da enfermidade está relacionada à facilidade com que o vírus pode se disseminar. As espécies susceptíveis são aquelas da subordem Ruminantia e da família Suidae, da ordem Artiodactyla.

IV. O vírus é encontrado em todas as secreções e excreções do animal infectado e pode ser transmitido pelas vias direta (contato entre animais, aerossóis e suas secreções e excreções, sangue e sêmen) ou indireta (água, alimentos, fômites, trânsito de pessoas, equipamentos, materiais, veículos, vestuários, produtos, alimentos de origem animal), entrando no organismo por inalação, ingestão ou abrasão de pele ou mucosas.


Estão CORRETAS: 
Alternativas
Ano: 2009 Banca: COSEAC Órgão: MDA Prova: COSEAC - 2009 - MDA - Médico veterinário |
Q2926833 Veterinária
O Programa Nacional de Controle da Raiva dos herbívoros (PNCRH) estabelece as ações de vigilância e controle desta enfermidade em todo território nacional. A opção queNÃOinclui uma das ações deste programa, é:
Alternativas
Q2865747 Veterinária

Segundo o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, são doenças de notificação imediata de qualquer caso suspeito:

Alternativas
Q2812783 Veterinária

Segundo o Programa Nacional de Controle e Erradicação da Brucelose e Tuberculose (PNCEBT) do MAPA, analise as assertivas abaixo em relação à brucelose:


I. A brucelose ovina e caprina causada pela Brucella melitensis não foi diagnosticada no Brasil, até o presente momento.

II. A epididimite ovina, causada pela Brucella ovis, não é considerada nas medidas propostas neste PNCEBT.

III. O teste do anel em leite poderá ser executado pelo médico veterinário Responsável Técnico (RT) pelo laticínio onde o leite é processado.

IV. No animal infectado, as localizações de maior frequência do agente são o sistema nervoso, fibra muscular e medula óssea.


Quais estão corretas?

Alternativas
Q2749585 Veterinária

De acordo com o Programa Nacional de Controle e Erradicação da Brucelose e Tuberculose (PNCEBT), a vacinação contra a brucelose só pode ser realizada sob responsabilidade de médicos veterinários cadastrados no serviço oficial de defesa sanitária animal se seu estado de atuação. A vacinação é obrigatória em todas as fêmeas bovinas e bubalinas, entre:

Alternativas
Q2477074 Veterinária
O Plano Nacional de Controle de Resíduos e Contaminantes em Produtos de Origem Animal (PNCRC) é um programa de gerenciamento de risco para a promoção da segurança química dos alimentos. O programa consiste em quatro subprogramas distintos de amostragem, sendo o subprograma exploratório caracterizado por ser uma linha de:
Alternativas
Q2464979 Veterinária
Leia os enunciados a seguir:

I - O Regulamento Técnico do Programa Nacional de Controle e Erradicação da Brucelose e da Tuberculose Animal (PNCEBT) prevê a obrigatoriedade da vacinação de todas as bezerras bovinas e bubalinas entre 3 e 8 meses de idade com dose única de vacina viva liofilizada, elaborada com amostra RB51 de Brucella abortus.
II - Bezerras que não foram vacinadas dos 3 a 8 meses de idade deverão ter sua situação vacinal regularizada, mediante a utilização da amostra B19.
III - As fêmeas bovinas vacinadas de 3 a 8 meses devem, obrigatoriamente, ser marcadas com ferro candente ou nitrogênio líquido, no lado direito da face.
IV - Fêmeas bovinas vacinadas com a vacina RB51 deverão ser marcadas com o algarismo final do ano de vacinação na região da anca. V - Fêmeas bovinas vacinadas com a amostra B19 deverão ser marcadas com um VB na face.
Estão corretas:
Alternativas
Q2398922 Veterinária

Nem todo o mundo sabe, mas 62% dos patógenos humanos conhecidos são transmitidos por animais, além disso, 75% das doenças emergentes tiveram origem na fauna silvestre (pág. 13, edição 84 da Revista CFMV). De acordo com a Lei nº 5517/1968, o estudo e a aplicação de medidas de saúde pública no tocante às doenças de animais transmissíveis ao homem, as zoonoses, é uma das funções do médico-veterinário, um profissional de saúde reconhecido pelo Conselho Nacional de Saúde (CNS) desde 1998. Desde 2011, médicos-veterinários fazem parte das equipes do:

Alternativas
Q2398827 Veterinária

A vigilância sanitária federal está presente em pontos de entrada considerados estratégicos, levando-se em consideração, o fluxo de viajantes e de meios de transporte internacionais, seu posicionamento geográfico e a vulnerabilidade sanitária e epidemiológica e devido à grande circulação de pessoas, bens e serviços, os pontos de entrada são considerados como áreas críticas para a disseminação de doenças (Agência Nacional de Saúde - ANVISA). É correto afirmar que é considerado um potencial de risco na disseminação de doenças:

Alternativas
Q2375236 Veterinária
O APPCC – Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle é um sistema qualitativo que viabiliza a segurança alimentar através da análise e do controle de perigos (físicos, químicos e biológicos) em cada passo da produção do alimento. A primeira etapa desse sistema é: 
Alternativas
Q2373342 Veterinária
A Instrução Normativa nº 48, de 14 de julho de 2020 aprova as diretrizes gerais para a vigilância da febre aftosa com vistas à execução do Programa Nacional de Vigilância para a Febre Aftosa. A normativa define que, entre os animais susceptíveis à febre aftosa, na qual a infecção e a importância epidemiológica foram demonstradas cientificamente, estão, especialmente,
Alternativas
Q2373333 Veterinária
O Decreto Nº 24.548, de 3 de julho de 1934, aprova o Regulamento do Serviço de Defesa Sanitária Animal. De acordo com o regulamento mencionado, em seu Art. 61, que aborda sobre a profilaxia de doenças infectocontagiosas, são passíveis de aplicação das medidas de defesa sanitária animal 
Alternativas
Q2362630 Veterinária
A febre aftosa é uma enfermidade causada por vírus, sendo uma das doenças infecciosas mais contagiosas dos animais.
Com relação a essa doença e seu controle, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q2355660 Veterinária
Analise as afirmativas a seguir:
I. A Brucelose é uma doença zoonótica, causada por vírus do gênero Brucella sp. A sintomatologia da brucelose é, muitas vezes inespecífica.
II. Pode ser transmitida ao ser humano pelo contato direto (manejo) ou indireto (consumo de alimentos lácteos não pasteurizados) de animais de produção, como bois, vacas, ovelhas, búfalos, porcos, entre outros ou pelo contato com animais de companhia.
Marque a alternativa CORRETA:
Alternativas
Q2354750 Veterinária
A tuberculose bovina é uma doença bacteriana crônica que acomete ocasionalmente outras espécies de mamíferos. Essa doença é uma zoonose significativa, que pode se espalhar para os humanos.
Com relação a essa doença e ao regulamento técnico do programa nacional de controle e erradicação da tuberculose animal, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q2354749 Veterinária
As atividades de controle da raiva em herbívoros são coordenadas e supervisionadas pelo Ministério de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e executadas pelos órgãos estaduais de defesa sanitária animal.
Com relação a essa doença e ao programa de estratégias de controle, assinale a alternativa correta. 
Alternativas
Q2297222 Veterinária
São instruções do Programa Nacional de Controle e Erradicação da Brucelose e Tuberculose (PNCEBT), que tem como objetivo proteger a saúde pública e promover a erradicação dessas enfermidades, a marcação obrigatória, após a vacinação contra a brucelose, com um “V” acompanhado do algarismo final do ano de vacinação:
Alternativas
Q2283442 Veterinária
Com base no Programa Nacional de Controle e Erradicação da Brucelose e Tuberculose (PNCEBT) do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), analise as assertivas abaixo:
I. É obrigatória a vacinação contra a brucelose de todas as bezerras bovinas e bubalinas entre três a oito meses de idade, com dose única de vacina viva liofilizada, elaborada com amostra 19 de Brucella abortus.
II. Nessa faixa etária (três a oito meses), a vacina B19 poderá ser substituída pela RB51 na espécie bovina.
III. Bezerras não vacinadas dos três a oito meses de idade deverão ser vacinadas com a vacina elaborada com a amostra RB51.
IV. Os machos reprodutores e os castrados deverão ser vacinados anualmente apenas com a vacina RB51.
Quais estão INCORRETAS?
Alternativas
Q2251759 Veterinária
Qual orientação fornecida ao público geral é considerada correta ao encontrar um morcego caído no chão, considerando as precauções necessárias para evitar a transmissão do vírus da raiva?
Alternativas
Q2230947 Veterinária
Em relação ao controle de escorpiões em áreas urbanas, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Respostas
1: E
2: B
3: A
4: A
5: B
6: C
7: E
8: A
9: A
10: C
11: B
12: A
13: B
14: C
15: B
16: C
17: B
18: B
19: D
20: C