Questões de Engenharia Ambiental e Sanitária - Avaliação de Impactos Ambientais - AIA para Concurso
Foram encontradas 382 questões
Desse modo, relacione algumas das etapas do LAF apresentadas na coluna da esquerda com as etapas da AIA listadas na coluna da direita.
1. Análise de competência
2. Elaboração de termo de referência
3. Requerimento de licença
( ) Definição de escopo dos estudos ambientais.
( ) Verificação da proposta de Mitigação e Gestão dos Impactos Ambientais.
( ) Triagem de projetos, considerando a abrangência dos impactos ambientais.
Assinale a opção que indica a relação correta, na ordem apresentada.
Na figura a seguir, apresenta-se a aplicação de um método de Avaliação de Impacto Ambiental referente à obtenção de cobre por lixiviação.
Esse método é conhecido como:
I. Técnica para redução/eliminação da erosão: terraceamento.
II. Técnica para redução/eliminação da salinização: implementação de irrigação com grande volume de água disponibilizado ao solo.
III. Técnica para redução/eliminação da compactação: plantio direto.
IV. Técnica para redução/eliminação do escoamento superficial: plantio em contorno.
É CORRETO o que se afirma
I. Erosão é o processo de desprendimento acelerado das partículas do solo.
II. Erosão geológica se manifesta como uma ocorrência normal dos processos de modificação da crosta terrestre e é reconhecível e observada com o decorrer de longos períodos de tempo.
III. Os sulcos são feições erosivas provocadas pela ação do vento.
IV. Chuva, infiltração, topografia, cobertura vegetal e tipo de solo são fatores que influenciam a erosão.
V. A erosão provocada pelo impacto das gotas de chuva no solo é denominada de erosão laminar.
É CORRETO o que se afirma:
I. Pode levar a um aumento na recarga do aquífero.
II. Pode provocar a indução de fluxos laterais de água salina da costa marítima.
III. Pode promover a infiltração de água subterrânea de baixa qualidade advinda de outras unidades aquíferas mais superficiais.
IV. Pode interferir na drenagem de rios e lagos, bem como na redução de vazão de nascentes.
V. Pode causar a subsidência de aquíferos.
É CORRETO o que se afirma:
Leia o fragmento a seguir.
“No estudo de impacto ambiental está previsto o desenvolvimento de algumas atividades técnicas mínimas. _____ da área de influência do projeto, deve apresentar completa descrição e análise dos recursos ambientais e suas interações, tal como existem, de modo a caracterizar a situação ambiental da área, _____ do projeto, considerando os meios físico, biótico e antrópico, e _____ dos impactos negativos, como os equipamentos de controle e sistemas de tratamento de despejos.”
Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas do fragmento acima.
Os impactos ambientais podem ser classificados qualitativamente segundo alguns critérios, dentre os quais, valor, ordem, espaço, tempo, dinâmica e plástica.
Sobre esse assunto, quanto à ordem, um impacto ambiental é classificado como direto quando
A desativação de áreas ocupadas por lixões é feita, muitas vezes, sem critérios técnicos, realizando-se apenas o encerramento da disposição de resíduos no local, fechamento e abandono da área. A escolha da melhor técnica a ser utilizada deverá estar pautada em um estudo prévio detalhado do local o qual avalie as condições físicas e o comprometimento ambiental da área. Esse estudo deve contemplar, no mínimo,
Considera-se impacto ambiental qualquer alteração das propriedades físicas, químicas e biológicas do meio ambiente, causada por qualquer forma de matéria ou energia resultante das atividades humanas que, direta ou indiretamente, afetam a saúde; a segurança e o bem-estar da população; as atividades sociais e econômicas; a biota; as condições estéticas e sanitárias do meio ambiente e a qualidade dos recursos ambientais. (RESOLUÇÃO CONAMA nº 001, de 23 de janeiro de 1986). Considerando o que determina essa resolução, o estudo de impacto ambiental deve, obrigatoriamente, contemplar
Um dos critérios essenciais para formulação ou utilização de método de avaliação de impacto ambiental é que este seja capaz de atender as funções de identificação, predição, interpretação, comunicação e monitoramento do impacto. Considerando essa afirmação, é correto afirmar que
Num estudo sobre o impacto de uma barragem sobre determinada região, foram encontrados os seguintes resultados da contagem de indivíduos de cinco espécies em três diferentes ambientes:
Espécies |
Ambientes |
||
/ |
// |
/// |
|
A |
40 |
17 |
3 |
B |
11 |
25 |
3 |
C |
4 |
0 |
10 |
D |
0 |
20 |
50 |
E |
0 |
3 |
80 |
Índice de Diversidade de Simpson |
0,43 |
0,69 |
0,58 |
A partir dos resultados apresentados, assinale a afirmativa INCORRETA.
Analise as sentenças I e II abaixo, relacionadas aos métodos de avaliação de impactos ambientais.
I. Utiliza diagramas, gráficos ou fluxogramas, mostrando a cadeia de modificações que ocorrem, ou seja, os impactos diretos e indiretos que podem resultar de um empreendimento
II. Consiste em reuniões de um grupo multidisciplinar de especialistas, os quais fazem uma abordagem inicial dos principais impactos do empreendimento que é muito útil na definição da melhor alternativa a ser adotada.
As sentenças acima (I e II) estão relacionadas respectivamente aos métodos conhecidos como:
São atividades que exigem o EIA e o RIMA para sua construção, exceto:
Os empreendimentos ou atividades utilizadoras dos recursos ambientais consideradas efetiva ou potencialmente poluidoras ou aquelas que, sob qualquer forma, possam causar degradação ambiental, dependerão de prévio licenciamento do órgão ambiental competente, para localização, construção, instalação, ampliação, modificação e operação. Analise as afirmações a seguir.
I. Várias resoluções orientam o licenciamento ambiental de atividades específicas, estipulando a necessidade de apresentação de estudos ambientais ou procedimentos simplificados. Para o licenciamento de coprocessamento de resíduos em fornos de cimento, a legislação brasileira estabelece a necessidade do Estudo de Viabilidade de Queima – EVQ.
II. A identificação e avaliação sistemática dos impactos ambientais gerados nas fases de implantação e operação da atividade é uma das diretrizes gerais da Lei de Política Nacional do Meio Ambiente. Atribui-se ao Poder Público, no exercício de sua competência de controle, a expedição das seguintes licenças: LP (Licença Prévia), LO (Licença de Operação) e LI (Licença de Instalação). A LP é dispensável no caso de a LO atestar a instalação do empreendimento ou atividade de acordo com as especificações constantes dos planos, programas e projetos aprovados, incluindo as medidas de controle ambiental e demais condicionantes, da qual constituem motivo determinante.
III. O licenciamento ambiental autoriza o uso da água para fins de sua diluição, propiciando ao usuário de recursos hídricos apropriar-se de vazões disponíveis no corpo de água para tal finalidade. Assim, a licença ambiental dispensa a outorga do uso da água.
IV. Se um Estudo de Impacto Ambiental (EIA) informa todas as consequências ou impactos de um empreendimento proposto, é dispensável a elaboração do Relatório de Impacto Ambiental (RIMA).
É CORRETO apenas o que se afirma em:
O estudo de impacto ambiental desenvolverá, entre outras, atividade técnica ligada
Analise as afirmativas abaixo acerca de algumas atividades do Estudo de Impacto Ambiental:
I- extração de combustível fóssil (petróleo, xisto e carvão), extração de minérios.
II- localização de aterros sanitários, processamento de destino final de resíduos tóxicos ou perigosos (estão incluídos os depósitos de resíduos nucleares).
III- seleção dos locais e das técnicas mais apropriadas para o desenvolvimento das atividades humanas, considerando o uso e tipo de solo na região.
IV- instalação de distritos industriais e zonas industriais.
Estão CORRETAS as afirmativas:
As necessidades humanas são supridas a partir de atividades e formas de apropriação do espaço físico, cujas consequências poderão resultar num meio ambiente equilibrado ou desequilibrado, podendo o mesmo ser avaliado pelo Estudo de Impacto Ambiental-EIA que objetiva?