Questões de Concurso
Sobre conceitos e definições de museologia em museologia
Foram encontradas 111 questões
Nesse sentido, o alargamento da noção de património é considerado:
Considerando os termos: museal; musealidade; musealia; e, musealização, assinale a alternativa que indica os respectivos significados.
A respeito das definições e conceitos relacionados aos museus, marcar C para as afirmativas Certas, E para as Erradas e, após, assinalar a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
(_) Etimologicamente, a museologia relaciona-se ao estudo do museu.
(_) O termo “museu” tanto pode designar a instituição quanto o estabelecimento, ou o lugar comumente concebido para fazer a seleção, o estudo e a apresentação de testemunhos materiais e imateriais do homem e do seu meio.
(_) Nos museus, a pesquisa compõe o conjunto de atividades intelectuais e de trabalhos que visam a descoberta, a invenção e o progresso de conhecimentos novos ligados às coleções das quais ele se encarrega ou às suas atividades.
Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna do texto abaixo, referente aos conceitos associados aos museus:
O museu é uma ____________, logo que ele é um organismo regido por um sistema jurídico definido de direito público ou direito privado.
Sobre as diretrizes e definições provenientes da Mesa Redonda de Santiago do Chile – 1972, analisar os itens a seguir:
I. Os museus devem tornar suas coleções o mais acessível possível às instituições religiosas.
II. Os museus devem tornar suas coleções o mais acessível possível às instituições privadas.
III. A Associação Latino Americana de Museologia (ALAM) tem como um de seus objetivos constituir um instrumento de comunicação entre os museus e os museólogos latino americanos.
Está(ã) Correto(s):
A sociomuseologia tem como objetivo principal estabelecer normas rígidas para a prática museológica, buscando uniformizar a experiência museológica globalmente, sem atenção à diversidade cultural ou à institucional.
Segundo a Convenção para a Proteção do Patrimônio Cultural e Natural Mundial da UNESCO (1972), são considerados parte do patrimônio cultural ou natural mundial: conjuntos urbanos que exibem uma unidade arquitetônica significativa ou uma harmoniosa integração paisagística; monumentos naturais de valor universal excepcional, seja por sua estética ou importância científica; e grutas que ostentam inscrições e pinturas com valor excepcional sob a ótica histórica ou científica.
O patrimônio nacional de ciência e tecnologia engloba todo o conhecimento científico e tecnológico produzido pelo homem, bem como objetos, coleções e construções arquitetônicas que testemunham esses processos.
O patrimônio nacional de ciência e tecnologia inclui apenas objetos físicos, como documentos em suporte papel, coleções arqueológicas e construções arquitetônicas.
A proposta de definição de museu oferecida pelo ICOM possui caráter obrigatório sob a ótica jurídica, o que significa que sua adoção é compulsória, não obstante a existência de legislações nacionais específicas para museus em diversos países.
A assembleia geral extraordinária do ICOM aprovou a nova definição de museu com ampla maioria de 487 votos favoráveis (92,4%) e 23 contrários (4,36%), durante a Conferência Geral em Praga, culminando um esforço de dezoito meses envolvendo profissionais de museus de 126 comitês nacionais, com destaque para a participação significativa da América Latina.
A nova definição retira a ênfase na exibição do patrimônio material e imaterial.
A atualização reflete os desafios contemporâneos enfrentados pela sociedade, como a necessidade de promover a diversidade e a sustentabilidade, bem como operar de forma ética e inclusiva.
A mudança ocorreu após as manifestações de muitos trabalhadores do setor museal, que entendiam que a definição de 2007 não refletia adequadamente a forma e o funcionamento dos museus.
Atendendo às demandas do setor, o secretariado‑geral do ICOM elaborou a versão preliminar da definição que veio a ser aprovada em Praga, no ano de 2022.
Ambas as definições contemplam a expansão do significado de patrimônio como tangível ou intangível, adicionado à definição em 2007.
A mudança de definições entre 2007 e 2022 indica uma alteração no entendimento e na percepção do papel das comunidades nas instituições museais.
Considerando o impacto da abordagem crítica da Nova Museologia na produção historiográfica sobre a preservação do patrimônio cultural e levando em conta os debates em torno de narrativas históricas, identidade e exclusão social, assinale a opção que melhor representa um dos principais desafios enfrentados pelos museus contemporâneos nesse contexto: