Questões de Concurso
Sobre conceitos, objetivos e modelos teóricos em nutrição
Foram encontradas 24 questões
A epidemiologia consiste no estudo da distribuição e dos determinantes de estados ou eventos relacionados à saúde em populações específicas, e sua aplicação na prevenção e controle dos problemas de saúde. A epidemiologia expandiu-se ao longo do tempo e passou a incluir inúmeras áreas do conhecimento e muitas subdivisões, tais como:
I. Epidemiologia clínica.
II. Epidemiologia nutricional.
III. Epidemiologia descritiva.
É CORRETO o que se afirma em:
Disponível em: https://static.scielo.org/scielobooks/rrw5w/pdf/kac9788575413203.pdf Acesso em: 10 de nov. 2024.
Em relação aos conceitos epidemiológicos aplicados à nutrição, analise as assertivas abaixo e a seguir assinale a alternativa CORRETA.
I- A incidência diz respeito à frequência com que surgem novos casos de uma doença num intervalo de tempo, como se fosse um “filme” sobre a ocorrência da doença, no qual cada quadro pode conter um novo caso ou novos casos. É uma medida dinâmica.
II- A prevalência se refere ao número de casos existentes de uma doença em um dado momento; é uma “fotografia” sobre a sua ocorrência, sendo assim uma medida estática.
III- A mortalidade é uma medida muito utilizada como indicador de saúde; é calculada dividindo-se o número de óbitos pela população em risco.
IV- A letalidade é uma medida da gravidade da doença, calculada dividindo-se o número de óbitos por determinada doença pelo número de casos da mesma doença.
Sendo assim, analise as alternativas a seguir e assinale a alternativa incorreta.
Assinale a alternativa que CORRETAMENTE preenche este texto, conforme o modelo transteórico.
A ocorrência de casos novos de uma doença (transmissível ou não) ou agravo (inusitado ou não), passível de prevenção e controle pelos serviços de saúde, indica que a população está sob risco e pode representar ameaças à saúde que precisam ser detectadas e controladas ainda em seus estágios iniciais. Nessas circunstâncias, a investigação epidemiológica de casos e epidemias constitui-se em uma atividade obrigatória de todo sistema local de vigilância epidemiológica.
(Fonte:https://bvsms.saude.gov.br/ )
Acerca do tema, marque a alternativa CORRETA.
Os estudos epidemiológicos nutricionais podem utilizar dados primários ou secundários. Assinale a alternativa correta:
I. A epidemiologia é uma ciência que propõe medidas específicas de prevenção, controle ou erradicação de doenças. II. Os ossos humanos são rijos, com variação de forma e coloração. III. A alimentação inadequada na infância não pode comprometer a saúde ao longo da vida do indivíduo.
Marque a alternativa CORRETA:
I. Proporcionar dados para estabelecer prioridades no tratamento das enfermidades é um dos objetivos da epidemiologia. II. A alimentação da criança nas fases pré-escolar e escolar deve ser rica em lipídios e pobre em carboidratos. III. A alimentação adequada é a prática alimentar inapropriada ao se considerar os aspectos biológicos dos indivíduos.
Marque a alternativa CORRETA:
I. A alimentação e a nutrição de qualidade possibilitam o crescimento e o desenvolvimento humano. II. A ingestão de líquidos pelas pessoas idosas precisa ser incentivada, pois são frequentes os casos de desidratação. III. Descrever a magnitude dos problemas de saúde da população humana é um dos objetivos da epidemiologia.
Marque a alternativa CORRETA:
Leia as afirmativas a seguir:
I. O Sistema de Informação de Agravos de Notificação não auxilia a identificação da realidade epidemiológica.
II. A transmissão do HIV pode ocorrer através do uso de uma mesma seringa por mais de uma pessoa.
Marque a alternativa CORRETA:
Leia as afirmativas a seguir:
I. Os carboidratos são nutrientes que fornecem energia para o nosso organismo.
II. A vigilância em saúde não tem por objetivo a observação permanente da situação de saúde da população.
Marque a alternativa CORRETA: