Questões de Concurso Sobre doença renal em nutrição

Foram encontradas 281 questões

Q3247709 Nutrição
Ao formular dietas para pacientes com insuficiência renal crônica, o nutricionista deve equilibrar proteínas, eletrólitos e fluidos. De que forma a restrição proteica controlada auxilia na preservação da função renal?
Alternativas
Q3241866 Nutrição

Durante o tratamento conservador da doença renal crônica (DRC), o paciente necessita de cuidados nutricionais especiais. Com a redução da taxa de filtração glomerular, há um acúmulo de toxinas ou de produtos tóxicos que deveriam ser excretados na urina. Entre esses, destacam-se os compostos nitrogenados como ureia, creatinina, ácido úrico e outros, além de eletrólitos, como o potássio, e minerais como o fósforo. A terapia nutricional no tratamento conservador visa:



I. Atenuar as manifestações clínicas da síndrome urêmica, principalmente os sintomas gastrointestinais.


II. Auxiliar no tratamento das complicações metabólicas.


III. Prevenir ou retardar o desenvolvimento de doença cardiovascular.



Está CORRETO o que se afirma: 

Alternativas
Q3221144 Nutrição
A respeito do paciente com insuficiência renal crônica em hemodiálise que precisa de ajustes específicos na sua prescrição dietética para prevenir complicações metabólicas, podemos afirmar que a estratégia nutricional mais adequada para esse caso é: 
Alternativas
Q3214781 Nutrição
De acordo com a Portaria Conjunta SAES/SECTICS no 11, de 16 de setembro de 2024, que aprova o Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas das Estratégias para Atenuar a Progressão da Doença Renal Crônica, faz parte do tratamento não medicamentoso da doença, a restrição de determinado nutriente na presença de hipercalemia. O nutriente mencionado é:
Alternativas
Q3214174 Nutrição
Questão 26 Um paciente adulto com diagnóstico de doença renal crônica é submetido à hemodiálise regularmente. Sobre a dieta recomendada para essa condição, assinale a alternativa correta:
Alternativas
Q3201466 Nutrição
As alterações fisiológicas do próprio envelhecimento têm repercussão na saúde e nutrição dos idosos. Baseado na afirmativa apresentada no enunciado, identifique um fator ou prática que melhora a absorção de cálcio, especialmente em idosos.
Alternativas
Q3199419 Nutrição
No tratamento de pacientes com insuficiência renal crônica, a dietoterapia é fundamental para retardar a progressão da doença e minimizar complicações. Qual das seguintes recomendações dietéticas é mais adequada para esses pacientes?
Alternativas
Q3197936 Nutrição
Sr Antônio, 72 anos de idade, é um paciente hospitalar em estágio avançado de insuficiência renal crônica, submetido a sessões regulares de hemodiálise. A principal recomendação feita pela nutricionista relacionada ao consumo de proteínas para paciente em hemodiálise é de:
Alternativas
Q3185163 Nutrição

Quando o indivíduo apresenta Doença Renal Crônica (DRC), o rim não consegue eliminar adequadamente os restos dos alimentos digeridos e, nessa situação, torna-se necessária uma orientação quanto à alimentação, que deve ter certos cuidados. O nutricionista deve estar atento ao tipo de tratamento médico que o paciente renal está sendo submetido, pois isso afeta o tratamento nutricional de escolha. Considerando que Joana, mulher, adulta, encontra-se em processo de hemodiálise e está com baixo peso (desnutrição), analise as recomendações nutricionais e marque V para as verdadeiras e F para as falsas.


( ) Ao iniciar o programa dialítico, a ingestão de proteína é maior do que no tratamento conservador, recomendando-se a ingestão de 1,4 a 1,5 g/kg do peso atual.


( ) A ingestão energética deve ser maior que 40 kcal/Kg/dia, utilizando o peso atual da paciente.


( ) Deve-se realizar monitoramento rígido dos valores laboratoriais de potássio. Para o controle desse mineral, é recomendado que se prepare verduras e legumes cozidos para as suas principais refeições.


A sequência está correta em

Alternativas
Q3185160 Nutrição

Segundo a Sociedade Brasileira de Nefrologia, no Brasil, cerca de 1,4 a 1,8 milhão de pessoas apresentam Doença Renal Crônica (DRC); 70 mil estão em diálise (90% em hemodiálise e 10% em diálise peritoneal); e 25 mil são transplantados renais. Por ano, 3 mil pacientes são submetidos ao transplante renal, enquanto 33 mil esperam na fila por um enxerto. Sobre as alterações fisiológicas na fase de pós-transplante renal, analise as afirmativas a seguir.


I. A perda óssea é uma complicação importante em pacientes transplantados, sendo atribuída a vários fatores, como hiperparatireoidismo, acidose e glicocorticoides. A osteoporose induzida pelos glicocorticoides ocorre após o início da terapia, e grande parte da perda de massa óssea se dá nos primeiros meses após o transplante, quando as doses de glicocorticoides são altas.


II. A obesidade é extremamente frequente em pacientes transplantados renais e seu aparecimento é atribuído a diversos fatores, como maior liberdade na escolha de alimentos e aumento do apetite e, consequentemente, da ingestão calórica provocada pelo uso de corticoides. A síndrome metabólica está diretamente relacionada à diminuição da sobrevida do enxerto.


III. O hiperparatireoidismo terciário pode persistir após o transplante e levar à hipofosfatemia e hipocalcemia, comuns nas primeiras semanas após o transplante; isso ocorre devido à perda tubular renal de minerais causada pelos glicocorticoides.


Está correto o que se afirma em 

Alternativas
Q3179011 Nutrição
A prevenção das doenças renais crônicas está diretamente relacionada a estilos e condições de vida das pessoas. Tratar e controlar os fatores de risco como diabetes, hipertensão, obesidade, doenças cardiovasculares e tabagismo são as principais formas de prevenir doenças renais. Para melhor estruturação do tratamento dos pacientes com doenças renais crônicas é necessário que, após o diagnóstico, todos os pacientes sejam classificados da seguinte maneira:
Qual das informações está ERRADA com base no estágio? 
Alternativas
Q3179010 Nutrição
A principal função do rim é remover os resíduos e o excesso de água do organismo. A Doença Crônica Renal leva a uma redução dessa capacidade, por pelo menos três meses, e é classificada em seis estágios, conforme a perda renal. O rim tem múltiplas funções e todas elas são fundamentais para o organismo se manter vivo e funcionando.
Dentre as principais funções renais, qual alternativa está equivocada? 
Alternativas
Q3174264 Nutrição
De acordo com a Sociedade Brasileira de Diabetes, qual é a recomendação de consumo de proteínas para pessoas com DM2 com função renal preservada?
Alternativas
Q3161553 Nutrição
Uma característica importante dos alimentos para pacientes renais crônicos em hemodiálise é:
Alternativas
Q3159426 Nutrição

A intervenção nutricional adequada é fundamental para a melhoria dos resultados terapêuticos e da qualidade de vida de pacientes submetidos a diversos tipos de tratamento. A esse respeito, julgue o item a seguir. 


O tratamento dietoterápico para paciente com insuficiência renal tem como objetivo preservar ou melhorar o seu estado nutricional, ajustar a dieta conforme a função renal e o tratamento médico indicado, além de prevenir o agravamento da condição do paciente, devendo o controle de sódio, proteínas e ingestão hídrica ser ajustado conforme a sua situação clínica. 

Alternativas
Q3159419 Nutrição

        Paciente do sexo masculino, com 52 anos de idade, apresenta desnutrição moderada e taxa de filtração glomerular de 45 ml/min/1,73 m2. Relata vir apresentando, nas últimas semanas, urina escura e com odor forte, bem como inchaço nas pernas.


A partir do caso clínico hipotético precedente, julgue o item a seguir. 


O paciente em questão apresenta quadro de insuficiência renal grave e está apto a ser transplantado, devendo ser encaminhado para o sistema de regulação de transplante. 

Alternativas
Q3159418 Nutrição

        Paciente do sexo masculino, com 52 anos de idade, apresenta desnutrição moderada e taxa de filtração glomerular de 45 ml/min/1,73 m2. Relata vir apresentando, nas últimas semanas, urina escura e com odor forte, bem como inchaço nas pernas.


A partir do caso clínico hipotético precedente, julgue o item a seguir. 


No caso em questão, recomenda-se que a dieta do paciente inclua alimentos como castanhas e demais oleaginosas, para aumentar aporte calórico e diminuir consumo de sal. 

Alternativas
Q3144546 Nutrição
A oferta adequada de cálcio é fundamental para pacientes pediátricos com Doença Renal Crônica (DRC). Sobre o tema, analise as assertivas abaixo, assinalando V, se verdadeiras, ou F, se falsas.

( ) A oferta insuficiente de cálcio pode prejudicar a mineralização óssea durante a infância e a massa óssea na adolescência.
( ) Como não há necessidade de controle proteico nessa fase da DRC em pacientes pediátricos, a oferta de cálcio torna-se facilitada, já que os alimentos fontes de cálcio são também fontes de proteína.
( ) A suplementação com cálcio nos intervalos das refeições e em horários distantes dos suplementos de ferro torna-se necessária no pós-transplante renal.
( ) A absorção de cálcio torna-se bastante prejudicada na DRC em função da diminuição da produção endógena de calcitriol.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Alternativas
Q3118768 Nutrição
A Doença Renal Crônica (DRC) é caracterizada pela perda progressiva e irreversível da função renal, resultando na incapacidade dos rins de manter o equilíbrio do organismo. Nesse contexto, assinale a alternativa CORRETA, no que diz respeito à recomendação de energia para pacientes com Doença Renal Crônica (DRC).
Fonte: https://www.asbran.org.br/storage/downloads/ files/2021/07/diretriz-de-terapia-nutricional-nopaciente-com-doenca-renal.pdf
Alternativas
Q3107952 Nutrição
“As doenças renais agudas e crônicas são altamente prevalentes e representam causas importantes de morbidade e mortalidade nos pacientes afetados por essas enfermidades. A taxa de mortalidade pode ser elevada em algumas situações, e variável de acordo com fatores etiológicos e estado clínico. Assim, a abordagem nutricional desses pacientes é complexa, pois eles representam um grupo heterogêneo, com características metabólicas e necessidades nutricionais distintas”.

Disponível em: https://www.asbran.org.br/storage/downloads/files/2021/07/ diretriz-de-terapia-nutricional-no-paciente-com-doencarenal.pdf Acesso em: 12 de nov. 2024.

Considerando o diagnóstico de doença renal, qual fruta abaixo NÃO pode ser consumida por esse perfil de pacientes por ser nefrotóxica?
Alternativas
Respostas
1: B
2: D
3: B
4: B
5: A
6: D
7: C
8: D
9: D
10: C
11: C
12: D
13: C
14: D
15: C
16: E
17: E
18: A
19: C
20: A