Questões de Nutrição - Doenças Genéticas para Concurso

Foram encontradas 24 questões

Q3053352 Nutrição
Considerando a dietoterapia na fibrose cística (FC) em crianças, assinalar a alternativa CORRETA.
Alternativas
Q2273112 Nutrição
A patogênese das doenças inflamatórias intestinais (DII), que incluem a retocolite ulcerativa (RCU) e a Doença de Crohn (DdC) é complexa e multifatorial, envolvendo fatores genéticos, autoimunes e ambientais, sendo, aparentemente, os últimos os mais importantes. Como está caracterizada a doença de Crohn?
Alternativas
Q2160326 Nutrição
Um dos cuidados nutricionais a ser seguido com pacientes portadores de Fibrose Cística é: 
Alternativas
Q2085104 Nutrição
Um exemplo clássico de um Erro Inato do Metabolismo (EIM) é a fenilcetonúria, que resulta de uma mutação no gene codificador para a enzima fenilalanina hidroxilase, gerando sua deficiência ou inatividade, conduzindo a uma incapacidade para converter a fenilalanina em tirosina. Sobre a fisiopatologia e tratamento de tal patologia, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) O paciente não tratado precocemente apresenta retardo mental, hiperatividade, microcefalia, atraso de desenvolvimento, convulsões, eczemas, distúrbio de comportamento e outros sintomas.
( ) A dieta consiste em oferecer alimentos com baixo teor de fenilalanina;porém, em quantidades suficiente, por se tratar de um aminoácido condicionalmente essencial. Retira- -se da dieta alimentos ricos em proteína de origem animal e vegetal.
( ) A dieta deve ser suplementada com produtos especiais Medical Foods ou fórmula metabólica, que consistem em uma mistura de aminoácidos isentos de fenilalanina, utilizados para suprir a necessidade proteica da dieta, sendo a principal fonte de nitrogênio, fornecendo, aproximadamente, 75% da proteína dietética.
( ) A recomendação de proteína é maior quando aminoácidos são a principal fonte proteica em razão da rápida absorção, do rápido catabolismo e da possível diminuição na absorção. Dessa forma, na dieta para fenilcetonúricos, a recomendação proteica excede as Ingestões Diárias Recomendada (DRI).
A sequência está correta em
Alternativas
Q2066976 Nutrição
A fibrose cística é um distúrbio complexo que acomete vários sistemas orgânicos, sendo herdado de forma autossômica recessiva. As más digestão e absorção, assim como as complicações progressivas dessa doença, dificultam o alcance das necessidades nutricionais. Segundo Krause (2013), a recomendação de lipídeos para esses pacientes deve ser:
Alternativas
Q1832521 Nutrição
O Sr. OTS foi internado no Hospital Regional com o diagnóstico de fibrose cística. Na terapia nutricional para essa patologia, deve-se levar em consideração o fracionamento e a consistência da dieta, de acordo com o grau de dispneia do indivíduo. A dieta deve ser 
Alternativas
Q1800513 Nutrição
Fibrose Cística (FC ) é uma doença hereditária, caracterizada por uma doença pulmonar supurativa crônica, insuficiência pancreática e aumento dos níveis de sódio e cloro no suor, que incide em crianças e adultos jovens. Marque a alternativa incorreta diante dos cuidados nutricionais para pacientes com ( FC ):
Alternativas
Q1695451 Nutrição
Assinale a opção em que apresenta o nome do mineral relacionado à doença de Wilson, o qual se acumula no fígado e no cérebro.
Alternativas
Q1402457 Nutrição

O teste do pezinho diagnostica diferentes doenças em recém-nascidos; entre elas, a fenilcetonúria (PKU), conhecida por ser o erro inato metabólico mais comum entre as hiperfenilalaninemias. Acerca da PKU, julgue o item que se segue.

Alimentos com baixo teor de fenilalanina podem ser ofertados a crianças de até treze anos de idade conforme a tolerância, desde que a concentração sanguínea de fenilalanina permaneça controlada, geralmente com valores séricos entre 2 mg/dL a 6 mg/dL.

Alternativas
Q1402456 Nutrição

O teste do pezinho diagnostica diferentes doenças em recém-nascidos; entre elas, a fenilcetonúria (PKU), conhecida por ser o erro inato metabólico mais comum entre as hiperfenilalaninemias. Acerca da PKU, julgue o item que se segue.


Maçã, arroz e presunto são alimentos com baixos teores de fenilalanina.

Alternativas
Q1402455 Nutrição

O teste do pezinho diagnostica diferentes doenças em recém-nascidos; entre elas, a fenilcetonúria (PKU), conhecida por ser o erro inato metabólico mais comum entre as hiperfenilalaninemias. Acerca da PKU, julgue o item que se segue.


Alimentos fontes de fenilalanina devem ser restringidos e a suplementação de tirosina deve ser indicada para indivíduos com defeito na fenilalanina hidroxilase.

Alternativas
Q1367965 Nutrição
A fibrose cística é uma doença genética de caráter autossômico recessivo que afeta as glândulas exócrinas de vários sistemas do corpo humano e, sobretudo, do trato respiratório. Caracteriza-se por ser uma doença pulmonar obstrutiva crônica, com acúmulo de secreção espessa e purulenta, infecções respiratórias recorrentes, perda progressiva da função pulmonar e depuração mucociliar diminuída, insuficiência pancreática e aumento de eletrólitos no suor, podendo acometer também, embora com menor frequência, o intestino, o fígado, as vias biliares e o sistema reprodutivo. Em relação às características da dieta, analise as assertivas abaixo e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas, de acordo com Guia Ambulatorial de Nutrição Materno Infantil.
( ) Hipercalórica, com calorias entre 120% e 150% da EER. ( ) Hiperproteica, com calorias entre 15 e 20% do valor calórico total (VCT) oferecido, sendo 2/3 de proteína de alto valor biológico. ( ) Hiperglicídica, com calorias entre 50 e 60% do VCT oferecido e predomínio de carboidratos complexos e fibras. ( ) Hipolipídica, com calorias entre 25 e 30% do VCT oferecido, sendo que o uso de triglicerídeos de cadeia média são uma boa opção por não necessitarem de enzimas pancreáticas ou sais biliares para a sua absorção. ( ) Adequada em vitaminas hidrossolúveis e suplementada em vitaminas lipossolúveis e minerais, conforme necessidade.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Alternativas
Q1364908 Nutrição
Sobre os distúrbios de espectro autista (DEA), analisar os itens abaixo:
I. Afetam uma em cada 110 crianças e são diagnosticados por prejuízos em três categorias comportamentais: interações sociais, comunicação verbal e não verbal e comportamentos restritos e repetitivos. II. Todas as crianças com DEA apresentam parâmetros de crescimento anormais, suas dietas restritas sempre as põem em risco de ingestão de nutrientes marginal ou inadequada. III. Aconselhamentos nutricionais populares para crianças com DEA incluem dietas de eliminação (isto é, isenta de glúten e caseína). IV. Intervenções no comportamento nutricional podem aumentar os tipos de alimentos aceitos em casa e na escola.
Estão CORRETOS:
Alternativas
Q1322732 Nutrição
É uma anemia hereditária grave, caracterizada por hemácias microcíticas, hipocrômicas e de meia-vida curta. Decorre de defeito da síntese de hemoglobina. A eritropoiese ineficaz pode levar a aumento do volume plasmático, esplenomegalia progressiva e expansão da medula óssea, com deformidades faciais, osteomalácia e alterações ósseas. Há aumento da absorção e deposição progressiva de ferro nos tecidos, resultando em lesão oxidativa. O acúmulo de ferro causa disfunções cardíacas, hepáticas e das glândulas endócrinas. Assinale a alternativa que corresponde ao tipo de anemia a que o texto acima se refere.
Alternativas
Q1313118 Nutrição
A Doença Celíaca (DC) é uma doença autoimune desencadeada pela ingestão de cereais que contêm glúten por indivíduos geneticamente predispostos. Além do consumo do glúten e da suscetibilidade genética, é também necessária a presença de fatores imunológicos e ambientais para que a doença se expresse. Atualmente, não há dúvidas de que a doença celíaca é uma afecção mais comum no Brasil do que previamente se supunha. Ademais, assim como ocorre em outras partes do mundo, pode permanecer sem diagnóstico por prolongado período de tempo. Diante disso, assinale a alternativa INCORRETA:
Alternativas
Q1249965 Nutrição
Qual das alternativas abaixo melhor caracteriza um paciente com fibrose cística?
Alternativas
Q1249392 Nutrição

Sobre a Fibrose Cística (FC), analisar os itens abaixo:


I. Na FC, quase todas as glândulas exócrinas e endócrinas são afetadas pela secreção de um muco anormalmente espesso e aderente que obstrui as glândulas e os ductos em diversos órgãos.

II. As complicações gastrointestinais incluem a formação de fezes volumosas e fétidas; cólicas e obstrução intestinal; prolapso retal; e acometimento do fígado e da vesícula biliar.

III. À medida que a doença progride, o dano à porção endócrina do pâncreas pode causar prejuízo à tolerância da glicose e desenvolvimento de diabetes melitus relacionado à FC.

IV. Os objetivos do cuidado nutricional na FC são controlar a má digestão e a má absorção, fornecer nutrientes adequados para promover crescimento ideal ou manter um peso apropriado para a altura e a função pulmonar e prevenir deficiências nutricionais.


Estão CORRETOS:

Alternativas
Q1170693 Nutrição
A hemocromatose é uma doença do metabolismo do ferro que leva à absorção excessiva do mineral. A origem da disfunção é um defeito no braço curto do cromossomo 6, porém fatores ambientais colaboram para que a patologia seja desencadeada. Sobre a dietoterapia, é correto afirmar que
Alternativas
Q1124564 Nutrição
Dentre as recomendações nutricionais para pacientes com fibrose cística, é correto afirmar que:
Alternativas
Q1106629 Nutrição

A alimentação e a nutrição são fundamentais no tratamento de diversas doenças, sendo muitas vezes a intervenção essencial a ser realizada para o controle ou cura dos sintomas apresentados.


Em relação às condições clínicas específicas, é correto afirmar que a

Alternativas
Respostas
1: D
2: B
3: E
4: A
5: A
6: D
7: D
8: B
9: C
10: E
11: C
12: A
13: C
14: D
15: D
16: C
17: C
18: C
19: A
20: B