Questões de Concurso
Sobre doenças neurológicas em nutrição
Foram encontradas 31 questões
• Para estes pacientes, tem por objetivo a oferta de dieta cetogênica ou da Dieta de Atkins Modificada(DAM).
• Dieta com alto teor de gorduras, baixo teor de carboidratos e teor moderado de proteínas.
As características acima definem a dietoterapia para qual patologia?
Sobre o manejo nutricional da ELA, marque a afirmativa correta.
( ) No caso da cocaína e do crack — drogas estimulantes do sistema nervoso central —, os usuários têm seu apetite inibido e normalmente se apresentam emagrecidos. Muitas vezes, relatam náuseas e vômitos, o que pode também influenciar na ingestão alimentar. A atenção ao peso deve ser redobrada naqueles não abstinentes, uma vez que as oscilações de apetite podem levar a desnutrição, deficiência de vitamina B6, vitaminas antioxidantes (A, E e C), anemia, entre outros distúrbios metabólicos. ( ) As anfetaminas possuem efeitos semelhantes aos da cocaína e do crack, sendo estimulantes do sistema nervoso central, desencadeando efeitos eufóricos e inibindo o apetite. São utilizadas com frequência para o controle de peso, e seu uso crônico pode causar xerostomia, constipação, diarreia, redução plasmática de cálcio, problemas cardíacos, hipertensão e ranger de dentes. ( ) Os opioides, como a morfina e a heroína, costumam causar aumento de apetite, constipação e xerostomia. A perda de peso pode ocorrer, pois o metabolismo desses dependentes encontra-se desequilibrado e acelerado. Além disso, achados clínicos como úlceras gástricas, anemias, intolerância a glicose e distúrbios eletrolíticos (como hipercalemia) também são comuns.
Leia o caso seguir.
L.F., paciente de 60 anos, 96 kg, 1,65 m de altura, que foi recebido em uma unidade de internação, em fase aguda de acidente vascular cerebral.
De acordo com a Diretriz BRASPEN de Terapia Nutricional no Paciente com Doenças Neurodegenerativas (2022), qual é a recomendação de calorias e proteínas para esse paciente?
I.A dieta deve ser hipoglicídica (30%-40%VET), com o objetivo de melhorar a resistência insulínica e o perfil lipídico.
II.A dieta deve ser hipolipídica (15-20%VET), com o objetivo de evitar a sobrecarga hepática.
III.A dieta deve ser suplementada com Vitamina E (pacientes não diabéticos), com o objetivo de melhorar o perfil enzimático, bioquímico e histológico da fibrose hepática.
IV.A Ingestão calórica deve ser hipocalórica 22-25Kcal/Kg peso, com o objetivo de promover a adequação do peso (perda de peso 7% a 10% promove melhor prognóstico).
Está (ão) CORRETO (S), apenas: