Questões de Concurso Sobre nutrição do idoso em nutrição

Foram encontradas 331 questões

Q3280896 Nutrição
No processo de envelhecimento, o cuidado com a nutrição vai além do manejo de doenças, tornando-se um elemento essencial para um estilo de vida saudável e a prevenção de enfermidades. Com relação às alterações observadas nessa fase da vida, é CORRETO afirmar:
Alternativas
Ano: 2025 Banca: FGV Órgão: EBSERH Prova: FGV - 2025 - EBSERH - Grupo Nutricionista |
Q3251719 Nutrição
O envelhecimento da população traz consigo a necessidade de ações efetivas dos setores de saúde, assim como a criação de políticas públicas que visem maior qualidade de vida e um envelhecer ativo, tendo na alimentação saudável um pilar para esse desfecho.
Assim, quanto às recomendações voltadas ao público idoso, assinala a afirmativa correta. 
Alternativas
Q3185157 Nutrição
O Brasil passa por um crescente e exponencial aumento da expectativa de vida, que será ainda maior nos próximos anos, demandando serviços de saúde especializados, que deverão ser um reflexo do planejamento e das prioridades atuais das políticas públicas sociais. Sobre a nutrição no processo de envelhecimento, assinale a afirmativa correta.
Alternativas
Q3183241 Nutrição
Sobre as alterações fisiológicas e nutricionais associadas ao envelhecimento, analise as assertivas abaixo:

I. A perda de massa muscular esquelética em idosos é um importante marcador de subnutrição que pode estar associado ao aumento do risco de morbidade e mortalidade.
II. A redução da altura em idosos ocorre devido ao fortalecimento da musculatura das pernas e ao realinhamento postural decorrente do envelhecimento.
III. O declínio da Taxa Metabólica em Repouso (TMR) em idosos está relacionado à redução das células musculares metabolicamente ativas, destacando a importância de padrões específicos de IMC para este grupo populacional.
IV. Alterações hormonais no período do climatério não influenciam na perda de massa óssea em mulheres idosas.

Quais estão corretas?
Alternativas
Q3163629 Nutrição
A avaliação do estado nutricional em idosos exige a consideração de fatores específicos devido às alterações fisiológicas relacionadas ao envelhecimento. Analise as afirmativas:

I. A perda de massa magra é comum e contribui para a síndrome de fragilidade.

II. O índice de massa corporal (IMC) ideal para idosos pode ser maior do que para adultos mais jovens.

III. A diminuição da sensação de sede pode aumentar o risco de desidratação.

IV. A circunferência da panturrilha é um indicador relevante para a avaliação da massa muscular.


Estão corretas:
Alternativas
Q3210198 Nutrição

Leia o caso clínico a seguir.


Paciente J. S., 62 anos, 1,50 m de altura, 102 kg, com indicação de cirurgia bariátrica.


 Segundo a Diretriz BRASPEN de Terapia Nutricional no Envelhecimento (2019), quais as recomendações calóricas e proteicas para idosos obesos?

Alternativas
Q3210195 Nutrição
De acordo com a Diretriz BRASPEN de Terapia Nutricional no Envelhecimento (2019), com o objetivo de prevenir a síndrome de realimentação entre idosos desnutridos ou em risco nutricional que iniciam terapia nutricional enteral ou parenteral, deve-se iniciar uma oferta calórica reduzida, menor que
Alternativas
Q3210194 Nutrição
Segundo a Diretriz BRASPEN de Terapia Nutricional no Envelhecimento (2019), durante os primeiros dias de nutrição enteral em idosos em risco ou desnutridos, a atenção especial deve ser dada à monitorização laboratorial de
Alternativas
Q3192250 Nutrição
O envelhecimento é um fenômeno biológico natural, no qual ocorrem, alterações fisiológicas, anatômicas, bioquímicas e comportamentais. Com relação a nutrição do idoso, análise e assinale a alternativa incorreta:
Alternativas
Q3174241 Nutrição
Nos procedimentos de diagnóstico e acompanhamento do estado nutricional de idosos, o SISVAN utilizará como critério prioritário a classificação do IMC, considerando pontos de corte diferentes daqueles utilizados para adultos. Essa diferença deve-se às alterações fisiológicas nos idosos. Sobre as categorias diagnósticas do IMC em idosos, assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.

( ) Baixo peso IMC ≤22 kg/m².
( ) Adequado ou eutrófico IMC >22 e <27 kg/m².
( ) Sobrepeso IMC ≥27 kg/m².
( ) Obesidade ≥35 kg/m².

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Alternativas
Q3144579 Nutrição
Sobre a orientação alimentar da pessoa idosa, o Ministério da Saúde (2021) afirma que, nesse ciclo de vida, a perda de paladar e redução da autonomia podem tornar alguns produtos mais atrativos para o consumo, pela praticidade e alta ___________. No entanto, os alimentos __________________ são nutricionalmente ___________, __________ em gorduras, açúcares e sódio, e muito pobres em fibras, vitaminas e minerais.

Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do trecho acima. 
Alternativas
Q3144568 Nutrição
Em relação à orientação alimentar da pessoa idosa quanto à ingestão de líquidos, segundo o Ministério da Saúde (2021), analise as assertivas abaixo, assinalando V, se verdadeiras, ou F, se falsas.

( ) O consumo de água é fundamental para prevenir desidratação, constipação e complicações no trato urinário, situações que podem ser comuns nesse ciclo de vida.
( ) Deve-se orientar o consumo de, no máximo, dois copos de água durante as principais refeições na rotina diária.
( ) Deve-se incentivar o consumo de água pura ou “temperada” com rodelas de limão, folhas de hortelã, casca de abacaxi etc. ao longo de todo o dia.
( ) O consumo de bebidas adoçadas artificialmente apresentadas como “diet” ou “zero” é uma alternativa que pode prevenir o ganho de peso, além de trazer benefícios metabólicos e cardiovasculares aos indivíduos.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é: 
Alternativas
Q3134008 Nutrição
A nutrição é uma parte essencial para a manutenção da saúde ao longo de todas as fases da vida. Cada etapa do ciclo de vida – infância, adolescência, idade adulta e velhice – apresenta demandas nutricionais específicas que são cruciais para o desenvolvimento, manutenção e prevenção de doenças. Sobre nutrição na adolescência é correto afirmar:  
Alternativas
Q3134005 Nutrição
A educação alimentar e nutricional (EAN) é um recurso que prioriza o conhecimento e a prática de uma alimentação balanceada e a promoção de hábitos alimentares saudáveis de modo perdurável e que garanta autonomia das pessoas. Deve fomentar o diálogo junto a todos que podem e devem se beneficiar com a promoção da saúde de forma individual ou coletividade, levando em consideração os ciclos de vida, cultura e sistema alimentar em que estão inseridos.
É correto afirmar:
I. Para que a EAN na terceira idade seja realizada de modo eficaz, é necessário participação dos idosos no processo ensino aprendizagem através de atividades lúdicas de cunho pedagógico. Este envolvimento possibilita uma maior autonomia por parte dos indivíduos desta faixa etária, a partir da melhora nas escolhas relacionadas a hábitos alimentares mais saudáveis.
II. A prevalência de casos de doenças crônicas não transmissíveis entre os idosos é crescente e responsável por agravar as condições já intrínsecas da terceira idade, como a hipertrofia muscular (sarcopenia) e distúrbios gustativos.
III. A nutrição exerce um impacto significativo na qualidade de vida dos indivíduos longevos, e uma alimentação equilibrada é essencial para promover o bem-estar nesta fase. Dessa forma, estimular a prática de uma dieta adequada torna-se uma medida fundamental para atender às necessidades específicas de saúde e qualidade de vida dos idosos.
IV. Uma melhor qualidade de vida e o controle das Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNTs) serão realizados por meio do conhecimento adquirido nas intervenções educativas em alimentação e nutrição, capacitando os indivíduos a fazerem escolhas alimentares mais conscientes e saudáveis.
A alternativa correta é: 
Alternativas
Q3121818 Nutrição
Na avaliação nutricional de idosos, é essencial observar a ingestão de:
Alternativas
Q3107955 Nutrição
Com o envelhecimento, ocorrem diversas mudanças fisiológicas que impactam as necessidades nutricionais dos idosos. Qual das alternativas abaixo representa uma recomendação apropriada para o atendimento nutricional dessa faixa etária? 
Alternativas
Ano: 2024 Banca: UFES Órgão: UFES Prova: UFES - 2024 - UFES - Nutricionista |
Q3077822 Nutrição
Considerando o envelhecimento populacional e/ou as recomendações nutricionais para idosos, é CORRETO o que se afirma em:
Alternativas
Q3067219 Nutrição
Maria, uma mulher de 55 anos,foi recentemente diagnosticada com dislipidemia, caracterizada por níveis elevados de colesterol LDL e triglicerídeos. O objetivo do tratamento dietético é melhorar seu perfil lipídico e, ao mesmo tempo, promover a saúde cardiovascular de forma duradoura. Considerando as diretrizes nutricionais atuais, a abordagem dietética mais adequada para o manejo da dislipidemia é:
Alternativas
Q3064479 Nutrição

Analise as afirmativas abaixo em relação à nutrição dos idosos, considerando as recomendações da Diretriz BRASPEN de terapia nutricional no envelhecimento.



1. Os métodos de triagem nutricional mais indicados para os pacientes idosos são a Mini Avaliação Nutricional na versão completa ou reduzida (MANr).


2. A necessidade energética para indivíduos idosos, com mais de 80 anos de idade, é de 35 a 45 kcal por kg de peso corporal dia, devendo ser ajustada às características individuais.


3. A necessidade energética para indivíduos idosos deve ser de 30 a 35 kcal kg de peso corporal ao dia. Entretanto essa necessidade deve ser ajustada individualmente de acordo com o estado nutricional, nível de atividade física e a demanda metabólica relacionada à doença.


4. O uso de suplementos de vitaminas C (1 g/ dia) e D (7.000 UI/dia) e dos minerais ferro (8 mg/dia) e zinco (12 mg/dia) devem ser recomendados para todos os idosos com mais de 70 anos, dado o elevado risco de doenças infecciosas nessa população.


5. A necessidade proteica das pessoas idosas deve ser entre 1,0 a 1,5 g de proteína por kg de peso corporal por dia. A quantidade necessita ser ajustada individualmente de acordo com o estado nutricional, prática de atividade física, presença e tipo de patologia, e conforme o grau de catabolismo relacionado à doença.



Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas. 

Alternativas
Q3055779 Nutrição
O Plano Estadual para a Pessoa Idosa (Futuridade) é uma ação do Governo do Estado de São Paulo, que objetiva fortalecer a rede de atenção aos idosos e promover o bem-estar e a qualidade de vida. Neste âmbito, o Índice Futuridade (IF) é um instrumento de monitoramento e avaliação que é composto pelas seguintes dimensões: 
Alternativas
Respostas
1: E
2: C
3: C
4: A
5: D
6: D
7: A
8: C
9: D
10: D
11: D
12: C
13: D
14: C
15: B
16: A
17: A
18: D
19: E
20: C