Questões de Concurso Sobre nutrição do idoso em nutrição

Foram encontradas 331 questões

Q3144579 Nutrição
Sobre a orientação alimentar da pessoa idosa, o Ministério da Saúde (2021) afirma que, nesse ciclo de vida, a perda de paladar e redução da autonomia podem tornar alguns produtos mais atrativos para o consumo, pela praticidade e alta ___________. No entanto, os alimentos __________________ são nutricionalmente ___________, __________ em gorduras, açúcares e sódio, e muito pobres em fibras, vitaminas e minerais.

Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do trecho acima. 
Alternativas
Q3144568 Nutrição
Em relação à orientação alimentar da pessoa idosa quanto à ingestão de líquidos, segundo o Ministério da Saúde (2021), analise as assertivas abaixo, assinalando V, se verdadeiras, ou F, se falsas.

( ) O consumo de água é fundamental para prevenir desidratação, constipação e complicações no trato urinário, situações que podem ser comuns nesse ciclo de vida.
( ) Deve-se orientar o consumo de, no máximo, dois copos de água durante as principais refeições na rotina diária.
( ) Deve-se incentivar o consumo de água pura ou “temperada” com rodelas de limão, folhas de hortelã, casca de abacaxi etc. ao longo de todo o dia.
( ) O consumo de bebidas adoçadas artificialmente apresentadas como “diet” ou “zero” é uma alternativa que pode prevenir o ganho de peso, além de trazer benefícios metabólicos e cardiovasculares aos indivíduos.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é: 
Alternativas
Q3134008 Nutrição
A nutrição é uma parte essencial para a manutenção da saúde ao longo de todas as fases da vida. Cada etapa do ciclo de vida – infância, adolescência, idade adulta e velhice – apresenta demandas nutricionais específicas que são cruciais para o desenvolvimento, manutenção e prevenção de doenças. Sobre nutrição na adolescência é correto afirmar:  
Alternativas
Q3134005 Nutrição
A educação alimentar e nutricional (EAN) é um recurso que prioriza o conhecimento e a prática de uma alimentação balanceada e a promoção de hábitos alimentares saudáveis de modo perdurável e que garanta autonomia das pessoas. Deve fomentar o diálogo junto a todos que podem e devem se beneficiar com a promoção da saúde de forma individual ou coletividade, levando em consideração os ciclos de vida, cultura e sistema alimentar em que estão inseridos.
É correto afirmar:
I. Para que a EAN na terceira idade seja realizada de modo eficaz, é necessário participação dos idosos no processo ensino aprendizagem através de atividades lúdicas de cunho pedagógico. Este envolvimento possibilita uma maior autonomia por parte dos indivíduos desta faixa etária, a partir da melhora nas escolhas relacionadas a hábitos alimentares mais saudáveis.
II. A prevalência de casos de doenças crônicas não transmissíveis entre os idosos é crescente e responsável por agravar as condições já intrínsecas da terceira idade, como a hipertrofia muscular (sarcopenia) e distúrbios gustativos.
III. A nutrição exerce um impacto significativo na qualidade de vida dos indivíduos longevos, e uma alimentação equilibrada é essencial para promover o bem-estar nesta fase. Dessa forma, estimular a prática de uma dieta adequada torna-se uma medida fundamental para atender às necessidades específicas de saúde e qualidade de vida dos idosos.
IV. Uma melhor qualidade de vida e o controle das Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNTs) serão realizados por meio do conhecimento adquirido nas intervenções educativas em alimentação e nutrição, capacitando os indivíduos a fazerem escolhas alimentares mais conscientes e saudáveis.
A alternativa correta é: 
Alternativas
Q3107955 Nutrição
Com o envelhecimento, ocorrem diversas mudanças fisiológicas que impactam as necessidades nutricionais dos idosos. Qual das alternativas abaixo representa uma recomendação apropriada para o atendimento nutricional dessa faixa etária? 
Alternativas
Ano: 2024 Banca: UFES Órgão: UFES Prova: UFES - 2024 - UFES - Nutricionista |
Q3077822 Nutrição
Considerando o envelhecimento populacional e/ou as recomendações nutricionais para idosos, é CORRETO o que se afirma em:
Alternativas
Q3067219 Nutrição
Maria, uma mulher de 55 anos,foi recentemente diagnosticada com dislipidemia, caracterizada por níveis elevados de colesterol LDL e triglicerídeos. O objetivo do tratamento dietético é melhorar seu perfil lipídico e, ao mesmo tempo, promover a saúde cardiovascular de forma duradoura. Considerando as diretrizes nutricionais atuais, a abordagem dietética mais adequada para o manejo da dislipidemia é:
Alternativas
Q3064479 Nutrição

Analise as afirmativas abaixo em relação à nutrição dos idosos, considerando as recomendações da Diretriz BRASPEN de terapia nutricional no envelhecimento.



1. Os métodos de triagem nutricional mais indicados para os pacientes idosos são a Mini Avaliação Nutricional na versão completa ou reduzida (MANr).


2. A necessidade energética para indivíduos idosos, com mais de 80 anos de idade, é de 35 a 45 kcal por kg de peso corporal dia, devendo ser ajustada às características individuais.


3. A necessidade energética para indivíduos idosos deve ser de 30 a 35 kcal kg de peso corporal ao dia. Entretanto essa necessidade deve ser ajustada individualmente de acordo com o estado nutricional, nível de atividade física e a demanda metabólica relacionada à doença.


4. O uso de suplementos de vitaminas C (1 g/ dia) e D (7.000 UI/dia) e dos minerais ferro (8 mg/dia) e zinco (12 mg/dia) devem ser recomendados para todos os idosos com mais de 70 anos, dado o elevado risco de doenças infecciosas nessa população.


5. A necessidade proteica das pessoas idosas deve ser entre 1,0 a 1,5 g de proteína por kg de peso corporal por dia. A quantidade necessita ser ajustada individualmente de acordo com o estado nutricional, prática de atividade física, presença e tipo de patologia, e conforme o grau de catabolismo relacionado à doença.



Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas. 

Alternativas
Q3055779 Nutrição
O Plano Estadual para a Pessoa Idosa (Futuridade) é uma ação do Governo do Estado de São Paulo, que objetiva fortalecer a rede de atenção aos idosos e promover o bem-estar e a qualidade de vida. Neste âmbito, o Índice Futuridade (IF) é um instrumento de monitoramento e avaliação que é composto pelas seguintes dimensões: 
Alternativas
Q3044139 Nutrição
Sobre o paciente idoso hospitalizado, quando deverá ser oferecida a dieta pastosa? 
Alternativas
Q3040422 Nutrição
Em relação à nutrição no envelhecimento, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q3027571 Nutrição
Sobre características peculiares do indivíduo idoso que devem ser consideradas no manejo da sua alimentação, marque a afirmação CORRETA.
Alternativas
Q3027570 Nutrição
Qual a recomendação (RDA) de cálcio em mg/dia para uma mulher com 75 anos?
Alternativas
Q3027003 Nutrição
A obesidade está associada ao aumento da mortalidade e contribui para o desenvolvimento de diversas doenças crônicas, dentre elas, diabetes mellitus, hipertensão arterial, dislipidemias, câncer e outras. A prevalência da obesidade tem aumentado em todas as idades nos últimos anos; entre elas, adultos idosos não fazem exceção. Com relação a avaliação nutricional do idoso, um dos métodos usados é o Índice de massa corporal (IMC). Qual o índice abaixo que indica sobrepeso somente no idoso?
Alternativas
Q3020593 Nutrição
Um nutricionista prescreveu um suplemento de vitamina D para uma idosa. A família, preocupada com a indicação, questionou quanto ao risco de toxicidade. O profissional afirmou este risco se daria a partir da ingestão de 4000 UI/ vitamina D/ dia. No contexto das DRI’s (Dietary Reference Intake) este valor se refere à:
Alternativas
Q3015201 Nutrição
Considerando as alterações na composição corporal decorrentes do envelhecimento, assinale a alternativa correta sobre a sarcopenia do idoso: 
Alternativas
Q3013160 Nutrição

Um paciente idoso, de 76 anos de idade, apresenta índice de massa corporal (IMC) igual a 20 kg/m2 , 85% de adequação da circunferência do braço (CB) e 70% de adequação da prega cutânea triciptal (PCT); a circunferência da panturrilha (CP) foi mensurada em 28 cm.

Considerando esse caso clínico, julgue o item que se segue.


Caso esse idoso esteja acamado, seu peso poderá ser estimado pela fórmula de Chumlea utilizando-se somente os dados que foram informados no caso clínico.  

Alternativas
Q3013159 Nutrição

Um paciente idoso, de 76 anos de idade, apresenta índice de massa corporal (IMC) igual a 20 kg/m2 , 85% de adequação da circunferência do braço (CB) e 70% de adequação da prega cutânea triciptal (PCT); a circunferência da panturrilha (CP) foi mensurada em 28 cm.

Considerando esse caso clínico, julgue o item que se segue.


A CP, parâmetro sensível para mensurar perda de massa muscular em idosos, está inadequada no caso do paciente em apreço.

Alternativas
Q3013158 Nutrição

Um paciente idoso, de 76 anos de idade, apresenta índice de massa corporal (IMC) igual a 20 kg/m2 , 85% de adequação da circunferência do braço (CB) e 70% de adequação da prega cutânea triciptal (PCT); a circunferência da panturrilha (CP) foi mensurada em 28 cm.

Considerando esse caso clínico, julgue o item que se segue.


De acordo com os atuais critérios da Organização Mundial da Saúde, esse paciente é classificado como eutrófico pelo IMC.  

Alternativas
Q3007769 Nutrição
Paciente sexo feminino, 80 anos, deu entrada na emergência com um quadro de insuficiência cardíaca e taquicardia. Após vários exames foi comprovada também a presença de acidose lática, confirmando o diagnóstico de beribéri úmido.
De acordo com o caso clínico supracitado, o nutriente em deficiência na idosa em questão é
Alternativas
Respostas
1: D
2: C
3: D
4: C
5: A
6: A
7: D
8: E
9: C
10: E
11: C
12: D
13: C
14: B
15: D
16: D
17: E
18: C
19: E
20: D