Questões de Concurso
Sobre nutrição do idoso em nutrição
Foram encontradas 331 questões
Assim, quanto às recomendações voltadas ao público idoso, assinala a afirmativa correta.
I. A perda de massa muscular esquelética em idosos é um importante marcador de subnutrição que pode estar associado ao aumento do risco de morbidade e mortalidade.
II. A redução da altura em idosos ocorre devido ao fortalecimento da musculatura das pernas e ao realinhamento postural decorrente do envelhecimento.
III. O declínio da Taxa Metabólica em Repouso (TMR) em idosos está relacionado à redução das células musculares metabolicamente ativas, destacando a importância de padrões específicos de IMC para este grupo populacional.
IV. Alterações hormonais no período do climatério não influenciam na perda de massa óssea em mulheres idosas.
Quais estão corretas?
I. A perda de massa magra é comum e contribui para a síndrome de fragilidade.
II. O índice de massa corporal (IMC) ideal para idosos pode ser maior do que para adultos mais jovens.
III. A diminuição da sensação de sede pode aumentar o risco de desidratação.
IV. A circunferência da panturrilha é um indicador relevante para a avaliação da massa muscular.
Estão corretas:
Leia o caso clínico a seguir.
Paciente J. S., 62 anos, 1,50 m de altura, 102 kg, com indicação de cirurgia bariátrica.
Segundo a Diretriz BRASPEN de Terapia Nutricional no Envelhecimento (2019), quais as recomendações calóricas e proteicas para idosos obesos?
( ) Baixo peso IMC ≤22 kg/m².
( ) Adequado ou eutrófico IMC >22 e <27 kg/m².
( ) Sobrepeso IMC ≥27 kg/m².
( ) Obesidade ≥35 kg/m².
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do trecho acima.
( ) O consumo de água é fundamental para prevenir desidratação, constipação e complicações no trato urinário, situações que podem ser comuns nesse ciclo de vida.
( ) Deve-se orientar o consumo de, no máximo, dois copos de água durante as principais refeições na rotina diária.
( ) Deve-se incentivar o consumo de água pura ou “temperada” com rodelas de limão, folhas de hortelã, casca de abacaxi etc. ao longo de todo o dia.
( ) O consumo de bebidas adoçadas artificialmente apresentadas como “diet” ou “zero” é uma alternativa que pode prevenir o ganho de peso, além de trazer benefícios metabólicos e cardiovasculares aos indivíduos.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
É correto afirmar:
I. Para que a EAN na terceira idade seja realizada de modo eficaz, é necessário participação dos idosos no processo ensino aprendizagem através de atividades lúdicas de cunho pedagógico. Este envolvimento possibilita uma maior autonomia por parte dos indivíduos desta faixa etária, a partir da melhora nas escolhas relacionadas a hábitos alimentares mais saudáveis.
II. A prevalência de casos de doenças crônicas não transmissíveis entre os idosos é crescente e responsável por agravar as condições já intrínsecas da terceira idade, como a hipertrofia muscular (sarcopenia) e distúrbios gustativos.
III. A nutrição exerce um impacto significativo na qualidade de vida dos indivíduos longevos, e uma alimentação equilibrada é essencial para promover o bem-estar nesta fase. Dessa forma, estimular a prática de uma dieta adequada torna-se uma medida fundamental para atender às necessidades específicas de saúde e qualidade de vida dos idosos.
IV. Uma melhor qualidade de vida e o controle das Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNTs) serão realizados por meio do conhecimento adquirido nas intervenções educativas em alimentação e nutrição, capacitando os indivíduos a fazerem escolhas alimentares mais conscientes e saudáveis.
A alternativa correta é:
Analise as afirmativas abaixo em relação à nutrição dos idosos, considerando as recomendações da Diretriz BRASPEN de terapia nutricional no envelhecimento.
1. Os métodos de triagem nutricional mais indicados para os pacientes idosos são a Mini Avaliação Nutricional na versão completa ou reduzida (MANr).
2. A necessidade energética para indivíduos idosos, com mais de 80 anos de idade, é de 35 a 45 kcal por kg de peso corporal dia, devendo ser ajustada às características individuais.
3. A necessidade energética para indivíduos idosos deve ser de 30 a 35 kcal kg de peso corporal ao dia. Entretanto essa necessidade deve ser ajustada individualmente de acordo com o estado nutricional, nível de atividade física e a demanda metabólica relacionada à doença.
4. O uso de suplementos de vitaminas C (1 g/ dia) e D (7.000 UI/dia) e dos minerais ferro (8 mg/dia) e zinco (12 mg/dia) devem ser recomendados para todos os idosos com mais de 70 anos, dado o elevado risco de doenças infecciosas nessa população.
5. A necessidade proteica das pessoas idosas deve ser entre 1,0 a 1,5 g de proteína por kg de peso corporal por dia. A quantidade necessita ser ajustada individualmente de acordo com o estado nutricional, prática de atividade física, presença e tipo de patologia, e conforme o grau de catabolismo relacionado à doença.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.