Questões de Concurso Sobre nutrição e aids em nutrição

Foram encontradas 60 questões

Q2489862 Nutrição
Considerando as alterações metabólicas e as recomendações nutricionais para pacientes com Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (SIDA), é correto afirmar:  
Alternativas
Q2489839 Nutrição
A transmissão vertical é a passagem de uma infecção, ou doença, da mãe para o bebê. Esse contágio pode acontecer durante a gestação, no trabalho de parto ou através da amamentação. Qual dos itens abaixo indica uma contraindicação permanente para o aleitamento materno?
Alternativas
Q2404180 Nutrição

Um paciente de 33 anos de idade, foi diagnosticado há 12 anos como soropositivo para HIV, foi internado com história de diarreia há duas semanas, perda de peso intensa nos últimos seis meses e febre diária. O paciente se queixa de cefaleia, dores abdominais, cólicas e náuseas. Está com anorexia e refere perda de peso de 20 kg nos últimos seis meses. Seu peso usual é 67 kg. O paciente ainda refere disfagia e odinofagia com a ingestão de alimentos sólidos e apresenta monilíase oral. O exame físico revela clavícula e arcos intercostais expostos, hipotrofia da panturrilha com edema em membros inferiores.


Acerca desse caso, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Q2377942 Nutrição
As mudanças metabólicas e nas formas do corpo em pacientes com HIV/AIDS consistem em, EXCETO: 
Alternativas
Q2308161 Nutrição
Sobre nutrição e AIDS, analisar os itens abaixo: 

I. A síndrome de wasting (emagrecimento intenso) é sintoma grave da AIDS. II. A desnutrição e suas complicações podem contribuir para a progressão da AIDS, em decorrência de seus efeitos na imunocompetência. 
Alternativas
Q2270313 Nutrição
De acordo com o atual relatório do Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/AIDS (UNAIDS, 2022), em 2021, existiam em torno de 38,4 milhões de pessoas vivendo com HIV (PVHIV), 75% tinham acesso ao tratamento e entre essas, 68% atingiram supressão viral. E segundo dados do Boletim Epidemiológico de HIV/AIDS (2022), em 2021, foram registrados 35.246 casos de HIV/AIDS no Brasil. Houve a implementação de boas estratégias para a redução do número anual de novas infecções do HIV/ AIDS no mundo, como o uso contínuo da terapia antirretroviral/TARV, realização precoce de exames para diagnóstico, inovação tecnológica, acompanhamento do paciente, sistemas para coleta e análise das informações cada vez mais avançados e accessíveis. Com essas medidas, houve de fato redução do número de novos casos anuais, mas o valor permaneceu acima do que foi acordado nas metas inicialmente estabelecidas pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Sobre esse tema, analise as afirmativas:

I - Diante dos fatos, a OMS e a UNAIDS sugeriram uma nova meta: a criação do “quarto 90”, com o objetivo de mensurar a PVHIV em uso de TARV, com supressão viral e apresentando boa saúde, avaliada pelo número de comorbidades e pela auto percepção da qualidade de vida.
II - A TARV teve como resultado redução da mortalidade das PVHIV, consequentemente aumento da sobrevida dessa população, melhoria da qualidade de vida e supressão da carga viral. Por outro lado, o uso da TARV têm sido associado à distribuição anormal de gordura corporal (lipodistrofia), resistência à insulina, dislipidemia, obesidade, alterações ósseas, renais e hepáticas. Os inibidores de integrase podem aumentar o risco cardiovascular. 
III - A lipodistrofia é um grupo de desordens do tecido adiposo caracterizadas pela alteração seletiva de gordura de várias partes do corpo. A redistribuição de gordura pode acontecer em conjunto com alterações metabólicas. A lipodistrofia tem um impacto importante na qualidade de vida das PVHIV, causando-lhes problemas físicos, psicológicos e sociais. Estima-se que, para a lipodistrofia tornar-se visível, e necessária uma alteração de pelo menos 50% do tecido adiposo.
IV - Pode haver a lipoatrofia (redução da gordura em regiões periféricas), lipo-hipertrofia (acúmulo de gordura na região abdominal, presença de gibosidade dorsal, “ginecomastia” nos homens e aumento de mamas em mulheres e acumulo de gordura em diversos locais do corpo, como a região pubiana, entre outras) e a forma mista.
V - Uma recente meta análise Sarcopenia in people living with the Human Immunodeficiency Virus: a systematic review and meta-analysis publicada no European Journal of Clinical Nutrition (Oliveira et al., 2020) incluiu 2267 participantes e a prevalência estimada de sarcopenia foi de 24,1%. Uma afirmativa que pode justificar a prevalência de sarcopenia encontrada é: “Apesar dos avanços na TARV, as PVHIV ainda experimentam mais perda muscular do que as pessoas sem HIV”.

    Assinale a opção que corresponde à sequência correta, considerando V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
Alternativas
Q2240415 Nutrição
Sobre nutrição e aids, analisar a sentença abaixo:
A má absorção intestinal (especialmente de lipídios) não pode ocorrer durante todo o processo da doença e sempre está acompanhada por diarreia ou outros sintomas clássicos (1ª parte). A zidovudina (AZT) pode melhorar a função intestinal de pacientes, sugerindo que a supressão do HIV pode reverter muitos efeitos intestinais do vírus (2ª parte).
A sentença está: 
Alternativas
Q2239491 Nutrição
São objetivos da terapia nutricional para pacientes com HIV/Aids, EXCETO: 
Alternativas
Q2066288 Nutrição
Analise as afirmativas e assinale a alternativa correta em relação à Terapia Nutricional para pacientes com AIDS.
Alternativas
Q2049700 Nutrição
Baseado nos procedimentos éticos, legais e morais para a prevenção da contaminação pelo HIV, por intermédio do aleitamento materno sem riscos, é INCORRETO afirmar:
Alternativas
Q1911685 Nutrição

Nos serviços de aconselhamento para portadores de HIV/AIDS, as orientações nutricionais têm como objetivo melhorar o estado nutricional, a imunidade e a qualidade de vida.


Considerando a sentença acima, é CORRETO afirmar que:

Alternativas
Q1906409 Nutrição
Algumas questões pertinentes à própria infecção pelo HIV merecem atenção na Avaliação Nutricional, como as mudanças significativas no estado nutricional como a “Síndrome de Wasting”, caracterizada por:
Alternativas
Q1846389 Nutrição
O Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas para Manejo da infecção pelo HIV em adultos (Ministério da Saúde, 2017) apresenta algumas recomendações dietéticas para pacientes com hipercolesterolemia. Nesse contexto, o consumo de alguns alimentos deve ser evitado e outros podem ser consumidos com moderação, dentre eles,
Alternativas
Ano: 2021 Banca: FGV Órgão: FAMEMA Prova: FGV - 2021 - FAMEMA - Nutrição |
Q1798345 Nutrição
O tratamento de pacientes portadores de HIV pode gerar uma série de efeitos colaterais, incluindo náuseas e vômitos. Para pacientes com esses sintomas, assinale a opção que indica a recomendação adequada.
Alternativas
Q1762806 Nutrição

Sobre as recomendações nutricionais para os efeitos adversos gerais no HIV/AIDS, numerar a 2ª coluna de acordo com a 1ª e, após, assinalar a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:


(1) Náuseas e vômitos.

(2) Diarreia.

(3) Úlceras de boca e esôfago, dor de garganta.


( ) Evitar frutas cítricas, vinagre, alimentos picantes, salgados ou quentes; umedecer os alimentos com caldos ou molhos; beber líquidos com as refeições; evitar bebidas ácidas; experimentar alimentos e bebidas em temperatura ambiente.

( ) Optar por frutas como banana e maçã; beber líquidos que reponham eletrólitos, como caldos e soluções de hidratação oral; optar por refeições pequenas e frequentes; evitar alimentos ricos em gordura, alimentos gordurosos; evitar alimentos muito condimentados; evitar itens açucarados, como refrigerantes e sucos de frutas; evitar leite e produtos lácteos; limitar a quantidade de cafeína.

( ) Fazer refeições pequenas e frequentes; evitar beber líquidos com as refeições; beber líquidos frescos e claros; experimentar comidas leves; limitar os alimentos ricos em gordura ou gordurosos, ou alimentos com odores fortes, como queijos ou peixes curados; comer alimentos à temperatura ambiente ou mais frios; usar roupas largas; sentar-se ereto após as refeições.

Alternativas
Q1728458 Nutrição
Em relação ao tratamento dietoterápico para crianças infectadas pelo HIV, analise as proposições abaixo e atribua (V) verdadeiro ou (F) falso. (__) - A relação de nitrogênio-calorias não proteicas deve ser de 1:80 a 1:120; (__) - Quanto as calorias, não se deve suplementar mais de 50% da Recommended Dietary Allowance (Ingestão Dietética Recomendada, RDA) para gênero e idade; (__) - Selênio, zinco, cobre e magnésio devem ser suplementados (habitualmente, 50% a mais do que a Recommended Dietary Allowance (Ingestão Dietética Recomendada, RDA); (__) - A oferta de glicídios deve ser em torno de 55%, estimulando o consumo dos complexos para evitar altos índices glicêmicos; (__) - O aumento do fracionamento e da densidade calórica devem ser considerados. Assinale a alternativa que contém, de cima para baixo, a sequência correta:
Alternativas
Q1708199 Nutrição
Os medicamentos antirretrovirais utilizados por pacientes com HIV/AIDS podem afetar a absorção, o metabolismo, a distribuição e a excreção dos nutrientes. Além disso, efeitos colaterais dos medicamentos podem afetar o consumo alimentar. Outros efeitos colaterais, relacionados ao manejo nutricional, incluem as alterações metabólicas, que são:
Alternativas
Q1701643 Nutrição
Um paciente de 68 anos de idade está na terceira internação hospitalar em um intervalo de dois anos. É coinfectado por vírus da imunodeficiência humana (HIV) e por vírus da hepatite C (VHC) há cerca de 20 anos. Não utiliza, de forma efetiva, as medicações prescritas pelo médico infectologista. Apresenta quadro de pneumonia pneumocócica e sarcoma de Kaposi. Ao exame físico, demonstra atrofia muscular em membros inferiores e na região temporal, além de pouca reserva adiposa. Ainda assim, refere apetite regular. Está em cuidados paliativos.

A respeito desse caso clínico e com base nos conhecimentos correlatos, julgue o item a seguir.  
Considerando o quadro de imunodeficiência, a oferta de alimentos crus deve ser evitada, pois existe o risco de diarreia.
Alternativas
Q1701642 Nutrição
Um paciente de 68 anos de idade está na terceira internação hospitalar em um intervalo de dois anos. É coinfectado por vírus da imunodeficiência humana (HIV) e por vírus da hepatite C (VHC) há cerca de 20 anos. Não utiliza, de forma efetiva, as medicações prescritas pelo médico infectologista. Apresenta quadro de pneumonia pneumocócica e sarcoma de Kaposi. Ao exame físico, demonstra atrofia muscular em membros inferiores e na região temporal, além de pouca reserva adiposa. Ainda assim, refere apetite regular. Está em cuidados paliativos.

A respeito desse caso clínico e com base nos conhecimentos correlatos, julgue o item a seguir.  
Cabe somente ao nutricionista a responsabilidade de suspender a alimentação do paciente em cuidados paliativos.
Alternativas
Q1701641 Nutrição
Um paciente de 68 anos de idade está na terceira internação hospitalar em um intervalo de dois anos. É coinfectado por vírus da imunodeficiência humana (HIV) e por vírus da hepatite C (VHC) há cerca de 20 anos. Não utiliza, de forma efetiva, as medicações prescritas pelo médico infectologista. Apresenta quadro de pneumonia pneumocócica e sarcoma de Kaposi. Ao exame físico, demonstra atrofia muscular em membros inferiores e na região temporal, além de pouca reserva adiposa. Ainda assim, refere apetite regular. Está em cuidados paliativos.

A respeito desse caso clínico e com base nos conhecimentos correlatos, julgue o item a seguir.  
A oferta de líquidos e nutrientes deve ser estabelecida de acordo com a aceitação e a tolerância, para promoção, prioritariamente, de conforto.
Alternativas
Respostas
1: C
2: D
3: C
4: D
5: A
6: B
7: C
8: A
9: D
10: D
11: E
12: A
13: E
14: C
15: B
16: B
17: C
18: C
19: E
20: C