Questões de Concurso
Sobre pesquisas de orçamento familiar (pof) em nutrição
Foram encontradas 34 questões
A pesquisa é uma componente importante da prática nutricional. Qual é uma atividade típica de um nutricionista pesquisador?
Com relação à segurança alimentar e nutricional (SAN), descrita na Lei Orgânica n.º 11.346/2006, e à transição epidemiológica e nutricional no Brasil, que se refere a mudanças significativas nos padrões de saúde e alimentação ao longo do tempo, julgue o próximo item.
A Pesquisa Nacional de Saúde, realizada pelo Ministério da
Saúde em parceria com o IBGE, fornece informações sobre a
saúde da população brasileira, enquanto a Pesquisa de
Orçamento Familiar é uma fonte relevante para entender os
padrões de consumo alimentar e as condições nutricionais da
população. Ambas podem ser utilizadas pelos nutricionistas
como indicadores para planejar estratégias e ações voltadas
para o controle do excesso de peso e da obesidade na
população brasileira.


Considere a figura abaixo, que apresenta a prevalência do consumo recomendado de hortaliças e frutas na população brasileira.

Assinale a alternativa que traz uma interpretação correta desse gráfico.
A respeito de aspectos referentes a alimentação e nutrição, julgue o próximo item.
Pela comparação dos dados da Pesquisa Nacional de Saúde
(PNS) de 2019 com a Pesquisa de Orçamento Familiar
(POF) 2002-2003, observa-se um aumento na prevalência
estimada de excesso de peso mais acentuado entre os
homens.
A Pesquisa de Orçamentos Familiares (2008/2009) apresenta dados relativos ao estado nutricional da população brasileira. A partir dos resultados de tal pesquisa, observados na população infantil e adolescente, é correto afirmar que
As POFs fornecem periodicamente dados nacionais de disponibilidade domiciliar de alimentos para análises de tendências e comparações internacionais, possibilitando as estimativas de consumo, bem como a identificação de padrões e mudanças temporais na alimentação no Brasil. Outros temas, fortemente relacionados à qualidade das condições de vida, são destaque nas POFs. Sobre isso, marque V (verdadeiro) ou F (falso) para as afirmações:
( ) Considera refeições realizadas fora do domicílio .
( ) Fornece periodicamente dados nacionais de disponibilidade domiciliar de alimentos para análises de tendências e comparações internacionais.
( ) Possibilita as estimativas de consumo.
( ) As informações sobre a disponibilidade de alimentos possibilitam avaliar o consumo alimentar individual.
( ) Identifica os padrões e mudanças temporais na alimentação no Brasil.
Assinale a alternativa correta:
A POF 2008-2009 é a quinta pesquisa realizada pelo IBGE sobre orçamentos familiares. Os resultados apresentados contemplam o consumo de alimentos e grupos de alimentos, consumo de nutrientes e ainda algumas análises que combinam nutrientes e grupos de alimentos ou alimentos considerados marcadores da qualidade da dieta. Marque V para verdadeiro e F para falso, baseado no gráfico abaixo:
( ) Há uma associação negativa entre frequências de consumo e valores per capita de consumo com as classes de renda para as verduras, associação essa que é bem clara para a salada crua e as frutas.
( ) O consumo de farinha de mandioca é mais de 10 vezes maior na menor classe de renda quando comparada à maior.
( ) A farinha de mandioca apresenta associação positiva para frequências de consumo e valores per capita de consumo com as classes de renda para as verduras e frutas.
( ) As comparações por quartos de renda mostraram que para arroz e feijão houve aumento na frequência e no consumo per capita do primeiro para o segundo quartos de renda, com posterior redução nos dois últimos quartos de renda.
Assinale a alternativa correta:
A Pesquisa de Orçamentos Familiares - POF visa principalmente mensurar as estruturas de consumo, dos gastos, dos rendimentos e parte da variação patrimonial das famílias. Possibilita traçar, portanto, um perfil das condições de vida da população brasileira a partir da análise de seus orçamentos domésticos. Além das informações diretamente associadas às estruturas orçamentárias, várias outras características dos domicílios e das famílias são investigadas, ampliando o potencial de utilização dos resultados da pesquisa. É possível, EXCETO:
I – O brasileiro de baixa renda apresenta melhor qualidade na dieta.
II – O brasileiro de melhor renda apresenta melhor qualidade na dieta.
III – O brasileiro de baixa renda apresenta pior qualidade na dieta.