Questões de Concurso
Sobre recomendações nutricionais (dris, rda, ai, ul) em nutrição
Foram encontradas 214 questões
Considerando as ingestões dietéticas de referência (DRI), julgue o item que se segue, referentes a planejamento nutricional.
A ingestão adequada (AI) é utilizada quando não há evidências científicas suficientes para determinar a ingestão dietética recomendada (RDA), e deve ser usada como referência para o planejamento alimentar de indivíduos saudáveis.
Considerando as ingestões dietéticas de referência (DRI), julgue o item que se segue, referentes a planejamento nutricional.
O planejamento de necessidades nutricionais para indivíduos com doenças crônicas deve seguir as mesmas recomendações gerais da ingestão dietética recomendada (RDA) para a população saudável, sem ajustes específicos.
Considerando as ingestões dietéticas de referência (DRI), julgue o item que se segue, referentes a planejamento nutricional.
A ingestão dietética recomendada (RDA) é utilizada para planejar a prescrição de dietas em indivíduos saudáveis, com base nas necessidades médias da população.
Considerando as ingestões dietéticas de referência (DRI), julgue o item que se segue, referentes a planejamento nutricional.
Em caso de deficiência nutricional diagnosticada, as recomendações dietéticas podem ser ajustadas para fornecer mais nutrientes específicos, mas sem a necessidade de modificar a ingestão total de calorias.
As distribuições ideais de macronutrientes para crianças, adultos, gestantes e lactantes, expressas pela AMDR, são:
I. Carboidratos: 45 a 65%.
II. Gorduras totais: 25 a 35% (ou 30 a 40% para crianças de 1 a 3 anos). III. Proteínas: 5 a 20% para crianças de 1 a 3 anos, 10 a 30% para indivíduos de 4 a 18 anos, e 10 a 35% para o restante dos grupos populacionais.
IV. Fibras: não foi estabelecido um valor de AMDR, mas se estabelece o valor de 14 g a cada 1000 calorias para todas as faixas etárias a partir de um ano de idade.
A alternativa correta é:
1. Nível de ingestão máxima tolerável (UL) 2. Ingestão adequada (AI) 3. Quota diária recomendada (RDA) 4. Necessidade média estimada (EAR)
( ) É uma recomendação de nutrientes embasada em estimativas de médias de nutrientes, estabelecidas experimentalmente ou por meio de observações de um grupo (ou grupos) de pessoas saudáveis quando não estão disponíveis evidências científicas suficientes para se calcular as RDA ou uma EAR.
( ) É a quantidade de um nutriente com a qual cerca da metade dos indivíduos teria suas necessidades atendidas e metade não teria. Esta deve ser empregada para avaliar a adequabilidade nutricional das populações, mas não de indivíduos.
( ) Esta expressa a quantidade de um nutriente necessária para atender as necessidades de quase todos os indivíduos (97% a 98%) de uma população saudável para os quais ela foi desenvolvida. Esta para um nutriente deve servir como uma meta de ingestão para os indivíduos, não como uma referência para a adequabilidade de dietas de populações.
( ) Este foi estipulado para muitos nutrientes para diminuir o risco de efeitos adversos ou tóxicos do consumo de nutrientes em formas concentradas – isoladamente ou em combinação com outros (não no alimento) – ou por enriquecimento e fortificação.
Assinale a alternativa que possui a associação CORRETA:
I. O EAR (Estimated Average Requerement, Necessidade média estimada) é conceituado como o valor médio de ingestão diária de um nutriente, mas que ainda não existem evidências científicas suficientes para o estabelecimento de uma RDA (Recommended Dietary Allowance, Ingestão diária recomendada).
II. A ingestão de nutrientes acima dos valores de UL (Tolerable Upper Intake Level, Limite máximo de ingestão tolerável) garante boa tolerância biológica, favorecendo a saúde integral do indivíduo.
III. A ingestão habitual de um nutriente igual ou acima da RDA (estando inferior ao valor preconizado para UL) tem pequena probabilidade de estar inadequada.
Está correto o que se afirma em
Com relação às recomendações para as refeições da alimentação dos estudantes, assinale com V as afirmativas verdadeiras e com F as falsas.
( ) É obrigatória a inclusão de alimentos fonte de ferro não heme, no mínimo quatro dias por semana, nos cardápios escolares.
( ) É obrigatória a inclusão de alimentos fonte de vitamina A, pelo menos três dias por semana, nos cardápios escolares.
( ) Os cardápios devem, obrigatoriamente, limitar a oferta de produtos cárneos a, no máximo, duas vezes por mês.
( ) No caso de alimentos fonte de ferro heme, estes devem ser acompanhados de facilitadores da sua absorção, como alimentos fonte de vitamina C.
Assinale a sequência correta.
Leia o caso clínico a seguir.
Paciente S.T, sexo masculino, 40 anos, 70 kg, 1,62 m, no quinto dia após ter diagnóstico de acidente vascular cerebral, entrando na fase de recuperação.
De acordo com a Diretriz BRASPEN de Terapia Nutricional
no Paciente com Doenças Neurodegenerativas (2022), qual
é a recomendação nutricional para esse paciente, de
calorias e proteínas, respectivamente?