Questões de Concurso
Sobre recomendações nutricionais (dris, rda, ai, ul) em nutrição
Foram encontradas 210 questões
A avaliação nutricional é um processo sistemático que visa determinar o estado nutricional de uma pessoa, grupo ou população. É utilizada para diagnosticar condições de desnutrição, sobrepeso, obesidade ou deficiências específicas de nutrientes. A partir da avaliação nutricional, desenvolvem-se planos de intervenção dietética e tratamentos adequados. Sobre esse assunto, analise as afirmativas a seguir e classifique-as em verdadeiras (V) ou falsas (F).
( ) Na avaliação do estado nutricional, as determinações bioquímicas complementam as informações obtidas na história clínica, no exame físico e nas medidas antropométricas do paciente. A transferrina sérica é o indicador bioquímico mais comumente utilizado para avaliar a desnutrição aguda.
( ) O Índice de Massa Corporal (IMC) pré-gestacional é um indicador fundamental para classificar o estado nutricional da gestante e prever o ganho de peso adequado durante a gravidez. O ganho de peso recomendado para gestantes com IMC entre 18,5 e 24,9 varia de 11,5 a 16 kg durante toda a gestação.
( ) O IMC, apesar de ser um instrumento de fácil utilização na rotina dos serviços de saúde, em sua análise na classificação nutricional de idosos, apresenta limitações, especialmente pela incapacidade de diferenciar a massa magra e a massa gorda.
( ) O recordatório de 24 horas é um instrumento que permite a avaliação da dieta habitual de grupos populacionais e tem como vantagens a rapidez na aplicação e a eficiência na prática epidemiológica na identificação do consumo habitual de alimentos além do baixo custo.
( ) Os principais índices utilizados para a avaliação do estado nutricional infantil incluem peso/idade, peso/estatura, estatura/idade e Índice de Massa Corporal por idade. Para um diagnóstico nutricional preciso, os resultados obtidos a partir desses índices devem ser comparados com curvas de crescimento de referência.
Assinale a alternativa que contém a sequência CORRETA, considerando as afirmativas de cima para baixo.
1. Nível de ingestão máxima tolerável (UL) 2. Ingestão adequada (AI) 3. Quota diária recomendada (RDA) 4. Necessidade média estimada (EAR)
( ) É uma recomendação de nutrientes embasada em estimativas de médias de nutrientes, estabelecidas experimentalmente ou por meio de observações de um grupo (ou grupos) de pessoas saudáveis quando não estão disponíveis evidências científicas suficientes para se calcular as RDA ou uma EAR.
( ) É a quantidade de um nutriente com a qual cerca da metade dos indivíduos teria suas necessidades atendidas e metade não teria. Esta deve ser empregada para avaliar a adequabilidade nutricional das populações, mas não de indivíduos.
( ) Esta expressa a quantidade de um nutriente necessária para atender as necessidades de quase todos os indivíduos (97% a 98%) de uma população saudável para os quais ela foi desenvolvida. Esta para um nutriente deve servir como uma meta de ingestão para os indivíduos, não como uma referência para a adequabilidade de dietas de populações.
( ) Este foi estipulado para muitos nutrientes para diminuir o risco de efeitos adversos ou tóxicos do consumo de nutrientes em formas concentradas – isoladamente ou em combinação com outros (não no alimento) – ou por enriquecimento e fortificação.
Assinale a alternativa que possui a associação CORRETA:
I. O EAR (Estimated Average Requerement, Necessidade média estimada) é conceituado como o valor médio de ingestão diária de um nutriente, mas que ainda não existem evidências científicas suficientes para o estabelecimento de uma RDA (Recommended Dietary Allowance, Ingestão diária recomendada).
II. A ingestão de nutrientes acima dos valores de UL (Tolerable Upper Intake Level, Limite máximo de ingestão tolerável) garante boa tolerância biológica, favorecendo a saúde integral do indivíduo.
III. A ingestão habitual de um nutriente igual ou acima da RDA (estando inferior ao valor preconizado para UL) tem pequena probabilidade de estar inadequada.
Está correto o que se afirma em
Com relação às recomendações para as refeições da alimentação dos estudantes, assinale com V as afirmativas verdadeiras e com F as falsas.
( ) É obrigatória a inclusão de alimentos fonte de ferro não heme, no mínimo quatro dias por semana, nos cardápios escolares.
( ) É obrigatória a inclusão de alimentos fonte de vitamina A, pelo menos três dias por semana, nos cardápios escolares.
( ) Os cardápios devem, obrigatoriamente, limitar a oferta de produtos cárneos a, no máximo, duas vezes por mês.
( ) No caso de alimentos fonte de ferro heme, estes devem ser acompanhados de facilitadores da sua absorção, como alimentos fonte de vitamina C.
Assinale a sequência correta.
Leia o caso clínico a seguir.
Paciente S.T, sexo masculino, 40 anos, 70 kg, 1,62 m, no quinto dia após ter diagnóstico de acidente vascular cerebral, entrando na fase de recuperação.
De acordo com a Diretriz BRASPEN de Terapia Nutricional
no Paciente com Doenças Neurodegenerativas (2022), qual
é a recomendação nutricional para esse paciente, de
calorias e proteínas, respectivamente?
O termo necessidade nutricional pode ser definido como a quantidade de nutrientes e energia disponíveis nos alimentos que um indivíduo sadio deve ingerir para satisfazer suas necessidades fisiológicas normais e prevenir sintomas de deficiência. Acerca das necessidades e recomendações nutricionais para humanos, assinale a alternativa CORRETA.
A nutricionista de um estabelecimento recebeu uma preparação com peso final de 2.600 g, com valor calórico total de 3.200 kcal, 15% de proteínas e 55% de carboidratos. De acordo com os cálculos feitos pela nutricionista, essa preparação apresenta, aproximadamente, uma quantidade de gorduras de:
Qual a Ingestão Dietética de Referência (Dietary Referen-ces Intake, DRI) deve ser definida quando o nível de ingestão alimentar diária de um nutriente é suficiente para atender as necessidades de praticamente todos (97% a 98%) os indiví-duos saudáveis de um determinado grupo do mesmo sexo e estágio de vida?
I. A redução da capacidade funcional está diretamente relacionada à perda de massa muscular.
II. A capacidade funcional pode ser avaliada por meio de força muscular, função dos músculos respiratórios, mudanças na capacidade de realizar as atividades de vida diária.
III. A redução da albumina sérica reflete a depleção proteica crônica.
IV. A concentração de hemoglobina é empregada para diagnóstico de anemia, porém sofre interferência de condições crônicas, tais como a insuficiência cardíaca e a doença pulmonar obstrutiva crônica.
Está CORRETO o que se afirma em
A AN dos pacientes com IH é de __________ realização, pois existem alterações secundárias à própria cirrose e à desnutrição, complicando a avaliação desses pacientes. Tal fato se deve a alterações da síntese de proteína e ___________________, que causa aumento do peso, frequentes em pacientes crônicos e até em fases iniciais da doença, podendo subestimar a prevalência e o grau de desnutrição.
As Dietary ReferenceIntake (DRIs) são valores de referência de ingestão utilizados para a avaliação e planejamento de dietas para indivíduos saudáveis. São compostas por quatro valores: para a avaliação da dieta de indivíduos, as categorias de referência adequadas são ______ e UL, e para meta de ingestão considera-se a RDA ou _____. Valores habituais de consumo abaixo do EAR denotam risco de___________, e acima de ______, risco de desenvolvimento de efeitos adversos.