Questões de Concurso Comentadas sobre cirurgia em odontopediatria em odontologia

Foram encontradas 46 questões

Q2690501 Odontologia

Quando há perda precoce de um dente decíduo, a erupção do seu sucessor permanente pode ser atrasada em decorrência de um espessamento fibroso do tecido gengival. A exérese do tecido fibroso deve ser feita a partir de incisões elípticas, circulares ou ovais, permitindo a exposição do bordo incisal ou da face oclusal do dente. Assim, o método adotado pelo odontopediatra é a

Alternativas
Q2388869 Odontologia
Uma síndrome é o conjunto de sintomas que definem um determinado estado clínico associado a problemas de saúde, que nem sempre tem as causas descobertas, mas podem apresentar características clínicas que podem sugerir um direcionamento para o diagnóstico. Uma criança buscou o serviço de Odontologia, no Centro de Especialidades Odontológicas, apresentando cabeça pequena, ovalada, em forma de embrião, face pequena com proeminência orbitária e frontal desproporcionais para o tamanho do crânio. Além disso, apresentou pele desidratada, cabelos ralos e finos, nariz em cela, lábios finos e desidratados, baixa estatura e baixo peso, mãos e pés pequenos, dedos curtos, linfadenopatia, hepatoesplenomegalia, miocardia, tendência a infecções oportunistas e distúrbios do sistema nervoso central. Durante anamnese, a mãe relatou que teve alguns problemas, durante a gravidez, que podem estar relacionados à deficiência apresentada pela criança.

O quadro clínico descrito a está relacionado ao possível diagnóstico clínico da síndrome
Alternativas
Q2388840 Odontologia
Quando uma criança sofre trauma e o tratamento de escolha é a imobilização dos dentes traumatizados. Indica que esses dentes
Alternativas
Q2388828 Odontologia
Um importante aspecto do tratamento pulpar em dentes decíduos é estabelecer o grau de saúde da polpa por meio da avaliação do estágio de inflamação ou necrose pulpar. Essa avalição é realizada por 
Alternativas
Q2379157 Odontologia
Em que idade é comum a necessidade de intervenções cirúrgicas na odontopediatria:
Alternativas
Q2379156 Odontologia
Por que a cirurgia bucal pediátrica é importante:
Alternativas
Q2379155 Odontologia
Quais são os principais procedimentos realizados na cirurgia bucal pediátrica:
Alternativas
Q2318842 Odontologia
Maria, 12 anos, chegou ao posto de saúde para consulta odontológica. Durante o exame clínico, foi diagnosticada uma lesão cariosa no dente 36. Como a paciente estava desacompanhada do responsável, o Cirurgião-Dentista negou-se a realizar o procedimento naquele momento. Esta decisão foi tomada para que não houvesse infração ao Código de Ética Odontológico, relativo ao capítulo:
Alternativas
Q2185041 Odontologia
A fissura é um espaço congênito anormal ou solução de continuidade no lábio superior, alvéolo ou palato. O termo coloquial para essa condição é lábio leporino e os termos mais apropriados são fissura labial, fissura palatina, ou fissura de lábio e palato. As fissuras de lábio e palato são as anomalias congênitas mais relevantes que afetam a região bucofacial. Acerca das fissuras e anomalias associadas, conforme descrito por Hupp et al. (2015), é INCORRETO afirmar que:
Alternativas
Ano: 2023 Banca: IBFC Órgão: UFPB Prova: IBFC - 2023 - UFPB - Odontólogo |
Q2073674 Odontologia
As cirurgias odontológicas são realizadas no dia a dia da atividade profissional do dentista, e apresentam-se com diversos graus de dificuldade. Durante o procedimento de exodontia pode haver fratura de raiz por diversos motivos, fazendo com que essa intercorrência obrigue o profissional a alterar a técnica utilizada, de fechada para aberta, bem como de decidir sobre a permanência do fragmento fraturado, quando o risco sobrepõe o benefício. Segundo Peterson, existem condições para que o fragmento permaneça no alvéolo. Assinale a alternativa incorreta sobre as cirurgias odontológicas. 
Alternativas
Q2061685 Odontologia
Quando há a retenção prolongada do dente permanente, a ulectomia se faz necessária no paciente infantil. Qual o objetivo deste ato cirúrgico? 
Alternativas
Q1845837 Odontologia
Com relação às fraturas condilares em crianças, assinale a afirmativa correta.
Alternativas
Q1750790 Odontologia
“Após sofrer uma queda, uma criança de 5 anos de idade chega ao consultório odontológico, acompanhada dos pais, com sangramento na região do elemento 51. A criança estava muito nervosa e não colaborava com o atendimento. O uso do condicionamento psicológico não foi suficiente para acalmá-la e, portanto, o cirurgião dentista instituiu terapia farmacológica com benzodiazepínico para conseguir realizar o atendimento.”
Marque a alternativa que indica a prescrição mais adequada para o caso:
Alternativas
Q1697617 Odontologia
Paciente do sexo masculino, 10 anos, compareceu a urgência odontológica após sofrer uma queda na borda da piscina que ocasionou uma fratura dentária envolvendo esmalte e dentina, expondo a polpa. Essa fratura é classificada como:
Alternativas
Q1630153 Odontologia
Paciente infantil com 25 dias de nascido, após avaliação da equipe de saúde foi indicado para cirurgia de frenotomia lingual em ambulatório, visto que a inserção do freio está prejudicando a amamentação. Sobre as condutas acerca desse procedimento, julgue os itens seguintes como Verdadeiro (V) ou Falso (F) e assinale a alternativa correta. I. Pode-se elencar como instrumentais para realização do procedimento: pinça clínica, tesoura reta e tentacânula. II. Deve-se deixar preparados, para o início do procedimento, a seringa Carpule, tubete anestésico e agulha. III. Deve-se deixar preparados, para a finalização da cirurgia, fio de sutura estéril e pinça porta agulha, frequentemente utilizados nesse caso. IV. Ao final da cirurgia, o paciente deve ser orientado a permanecer de jejum por pelo menos 2 horas para evitar vômitos.
Alternativas
Q1621028 Odontologia
Paciente de 12 anos, gênero feminino, apresenta aumento de volume nodular, séssil, medindo 1 cm de diâmetro, avermelhado e ulcerado na gengiva, na altura do dente 13. Sabendo que essa lesão ocorre exclusivamente na gengiva, que se origina da papila interdental e que o padrão microscópico básico é de uma proliferação de fibroblastos associada à formação de material mineralizado, o diagnóstico provável e respectivo tratamento são:
Alternativas
Q1621012 Odontologia
Paciente de 9 anos, gênero feminino, sofreu queda durante manobra de skate, o que gerou avulsão do dente 11. O dente imaturo foi reimplantado, no consultório odontológico, 30 minutos após a avulsão. A estabilização realizada foi a flexível, por promover a união fibrosa, evitando a anquilose e a reabsorção externa da raiz.
O período de estabilização indicado para esse caso clínico é de
Alternativas
Q1326762 Odontologia
É bastante comum na Odontopediatria relacionar características de personalidade à idade cronológica da criança. Considerando-se o comportamento de uma criança de 2 anos que não colabora, conhecida pela fase “terrível 2 anos”, os cirurgiões-dentistas se referem a tais crianças como estando no estágio:
Alternativas
Q1319158 Odontologia
Sobre as alterações encontradas na sífilis congênita – tríade de Hutchinson, assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas:
( ) Glossite intersticial. ( ) Molares em amora. ( ) Queratite ocular intersticial. ( ) Erupção cutânea maculopapular. ( ) Surdez provocada pelo comprometimento do oitavo par craniano.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Alternativas
Q1314550 Odontologia
Quando procedimentos operatórios ou cirúrgicos são executados em dentes decíduos inferiores de um paciente infantil, o nervo alveolar inferior deve ser bloqueado. Durante a técnica anestésica, é importante considerar que o forame mandibular, em crianças, está localizado:
Alternativas
Respostas
1: A
2: C
3: D
4: A
5: D
6: D
7: B
8: D
9: B
10: C
11: B
12: E
13: B
14: E
15: C
16: B
17: B
18: B
19: E
20: A