Questões de Concurso
Sobre lesões da mucosa oral em odontologia
Foram encontradas 343 questões
No que concerne ao exame da cavidade bucal, julgue o item que se segue.
O uso de próteses dentárias mal adaptadas pode levar ao desenvolvimento de lesão reacional do tecido conjuntivo fibroso denominada hiperplasia fibrosa inflamatória.
No que concerne ao exame da cavidade bucal, julgue o item que se segue.
As petéquias são variações de normalidade da mucosa comumente encontradas durante o exame bucal, especialmente em pacientes idosos.
No que concerne ao exame da cavidade bucal, julgue o item que se segue.
Na mucosa bucal, ulcerações não dolorosas persistentes por mais de quinze dias devem ser devidamente investigadas em relação ao diagnóstico de câncer de boca.
Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do trecho acima.
(__)A monilíase pode ser adquirida durante a amamentação se houver contaminação do seio materno.
(__)A violeta genciana é amplamente recomendada no tratamento da monilíase devido à sua eficácia.
(__)A nistatina oral é a primeira escolha no tratamento da monilíase em crianças.
Os grânulos de Fordyce são formados pela presença de glândulas sebáceas em determinadas regiões da mucosa bucal, sendo considerados uma condição patológica.
Quando comparadas a leucoplasias, as eritroplasias devem ser acompanhadas e manejadas de forma mais rigorosa e cuidadosa devido ao seu maior risco de transformação maligna.
O sinal de Nikolsky pode ser realizado durante o exame intrabucal para avaliar suspeita de doenças mucocutâneas, especialmente aquelas que causam lesões e descolamento do epitélio da mucosa bucal como, por exemplo, o pênfigo vulgar.
A doença das mãos-pés e boca (DMPB) é a infecção pelo enterovírus mais bem conhecida. Assim como a herpangina, as erupções cutâneas e as lesões orais estão associadas a sintomas semelhantes aos da gripe (p.ex., faringite, disfagia, febre), algumas vezes acompanhadas por tosse, rinorreia, anorexia, vômito, diarreia, mialgia e cefaleia.
O nome descreve bem a localização das lesões. As lesões orais surgem na ausência de sintomas prodrômicos e precedem o desenvolvimento das lesões cutâneas e o odontopediatra deve estar sempre atento.
Analise as afirmações a seguir sobre a DMPB.
I O número de lesões na pele afeta principalmente as bordas das palmas das mãos, plantas dos pés e tronco.
II As lesões cutâneas individuais surgem como máculas eritematosas que evoluem para vesículas centrais e cicatrizam sem a formação de crosta.
III A mucosa jugal, a mucosa labial e a língua são os locais mais comumente afetados, mas qualquer área da mucosa oral pode estar envolvida.
IV As lesões orais ulceram rapidamente e cicatrizam-se dentro de uma semana, mas a laserterapia de baixa potência é indicada e ajuda a diminuir o desconforto da criança.
Estão corretas, apenas
A gengivoestomatite herpética (GEH) é causada pelo herpesvírus simples. A infecção primária ocorre, em geral, na faixa etária de 2 a 6 anos e caracteriza-se pela presença de algumas vesículas. Acredita-se que a maioria das infecções primárias seja do tipo subclínico. Há casos, porém, nos quais a infecção manifesta-se por sintomatologia aguda, com a presença de pequenas vesículas que se rompem formando úlceras dolorosas, cobertas por uma membrana de cor acinzentada, apresentando inflamação circunscrita. Isso posto, indique a afirmativa correta sobre a GEH.
A conduta do estomatologista deve incluir