Questões de Concurso Sobre lesões da mucosa oral em odontologia

Foram encontradas 343 questões

Q3166672 Odontologia

No que concerne ao exame da cavidade bucal, julgue o item que se segue.


O uso de próteses dentárias mal adaptadas pode levar ao desenvolvimento de lesão reacional do tecido conjuntivo fibroso denominada hiperplasia fibrosa inflamatória. 

Alternativas
Q3166670 Odontologia

No que concerne ao exame da cavidade bucal, julgue o item que se segue.


As petéquias são variações de normalidade da mucosa comumente encontradas durante o exame bucal, especialmente em pacientes idosos.

Alternativas
Q3166669 Odontologia

No que concerne ao exame da cavidade bucal, julgue o item que se segue.


Na mucosa bucal, ulcerações não dolorosas persistentes por mais de quinze dias devem ser devidamente investigadas em relação ao diagnóstico de câncer de boca. 

Alternativas
Q3166092 Odontologia
Qual é a característica distintiva da afasia de Wernicke?
Alternativas
Q3155959 Odontologia
Situação-Problema: Um paciente de 67 anos apresenta lesão eritematosa difusa no palato mole, associada a sensação de queimação e uso contínuo de prótese removível. A cultura confirmou a presença de Candida albicans. Considerando os fatores etiológicos e o manejo clínico, qual é a abordagem mais apropriada?
Alternativas
Q3144539 Odontologia
Qual é o mecanismo patogênico primário da mucosite oral induzida por quimioterapia?
Alternativas
Q3144535 Odontologia
Estratégia de tratamento com alta taxa de sucesso recomendada no manejo de pacientes com osteonecrose dos maxilares relacionada a medicamentos (metotrexato, bifosfonatos, imunoterapias) nos estágios 2 e 3. O trecho refere-se ao(à):
Alternativas
Q3144534 Odontologia
O relatório de monitoramento clínico do HIV mostrou um aumento importante do número de pessoas diagnosticadas (de 69% para 84%), em tratamento (de 44% para 63%) e com carga viral suprimida (de 38% para 58%) entre 2012 e 2017 no Brasil. O cirurgião-dentista é um importante auxiliar no monitoramento e diagnóstico precoce das pessoas vivendo com HIV/AIDS, pois a infecção bucal por _________________ representa um marcador da progressão da doença HIV/AIDS e é um preditivo para o aumento da imunossupressão. Entre as formas de infecção, a mais comumente encontrada na primo-infecção pelo HIV (fase aguda) é o(a) _________________.

Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do trecho acima. 
Alternativas
Q3134991 Odontologia
Monilíase é uma infecção fúngica causada pela Candida sp que pode acometer qualquer parte da cavidade oral. Agora, julgue as seguintes afirmações como verdadeiras (V) ou falsas (F) e, em seguida, assinale a alternativa cuja ordem de julgamento de cima para baixo esteja correta:
(__)A monilíase pode ser adquirida durante a amamentação se houver contaminação do seio materno.
(__)A violeta genciana é amplamente recomendada no tratamento da monilíase devido à sua eficácia.
(__)A nistatina oral é a primeira escolha no tratamento da monilíase em crianças.
Alternativas
Q3127373 Odontologia
Paciente, sexo masculino, 70 anos, fumante há 45 anos, procurou o cirurgião-dentista da sua Unidade Básica de Saúde (USB) para avaliação de dor no dente 46. Durante o exame físico intra-oral, observou-se uma mancha assintomática, bem delimitada, de coloração eritematosa, consistência macia e textura aveludada localizada no palato mole, medindo aproximadamente 1,5 cm. Diante do caso clínico, marque a alternativa que corresponde ao diagnóstico provável, meio de diagnóstico e tratamento/conduta.
Alternativas
Q3105886 Odontologia
Acerca de exame clínico geral, intrabucal e diagnóstico na cavidade bucal, julgue o item subsequente. 

Os grânulos de Fordyce são formados pela presença de glândulas sebáceas em determinadas regiões da mucosa bucal, sendo considerados uma condição patológica. 
Alternativas
Q3105885 Odontologia
Acerca de exame clínico geral, intrabucal e diagnóstico na cavidade bucal, julgue o item subsequente. 

Quando comparadas a leucoplasias, as eritroplasias devem ser acompanhadas e manejadas de forma mais rigorosa e cuidadosa devido ao seu maior risco de transformação maligna. 
Alternativas
Q3105884 Odontologia
Acerca de exame clínico geral, intrabucal e diagnóstico na cavidade bucal, julgue o item subsequente. 

O sinal de Nikolsky pode ser realizado durante o exame intrabucal para avaliar suspeita de doenças mucocutâneas, especialmente aquelas que causam lesões e descolamento do epitélio da mucosa bucal como, por exemplo, o pênfigo vulgar.
Alternativas
Q3093291 Odontologia
Qual é a especialidade odontológica responsável pelo diagnóstico clínico, tratamento e acompanhamento das lesões neoplásicas benignas que podem ser encontradas na superfície da mucosa bucal?
Alternativas
Q3080659 Odontologia
A gengivite herpética aguda é
Alternativas
Q3080656 Odontologia

A doença das mãos-pés e boca (DMPB) é a infecção pelo enterovírus mais bem conhecida. Assim como a herpangina, as erupções cutâneas e as lesões orais estão associadas a sintomas semelhantes aos da gripe (p.ex., faringite, disfagia, febre), algumas vezes acompanhadas por tosse, rinorreia, anorexia, vômito, diarreia, mialgia e cefaleia.

O nome descreve bem a localização das lesões. As lesões orais surgem na ausência de sintomas prodrômicos e precedem o desenvolvimento das lesões cutâneas e o odontopediatra deve estar sempre atento.

Analise as afirmações a seguir sobre a DMPB.


I O número de lesões na pele afeta principalmente as bordas das palmas das mãos, plantas dos pés e tronco.


II As lesões cutâneas individuais surgem como máculas eritematosas que evoluem para vesículas centrais e cicatrizam sem a formação de crosta. 


III A mucosa jugal, a mucosa labial e a língua são os locais mais comumente afetados, mas qualquer área da mucosa oral pode estar envolvida.


IV As lesões orais ulceram rapidamente e cicatrizam-se dentro de uma semana, mas a laserterapia de baixa potência é indicada e ajuda a diminuir o desconforto da criança.



Estão corretas, apenas

Alternativas
Q3080655 Odontologia

A gengivoestomatite herpética (GEH) é causada pelo herpesvírus simples. A infecção primária ocorre, em geral, na faixa etária de 2 a 6 anos e caracteriza-se pela presença de algumas vesículas. Acredita-se que a maioria das infecções primárias seja do tipo subclínico. Há casos, porém, nos quais a infecção manifesta-se por sintomatologia aguda, com a presença de pequenas vesículas que se rompem formando úlceras dolorosas, cobertas por uma membrana de cor acinzentada, apresentando inflamação circunscrita. Isso posto, indique a afirmativa correta sobre a GEH.

Alternativas
Q3080643 Odontologia
A linha alba é uma alteração comum da mucosa jugal que
Alternativas
Q3080587 Odontologia
A mucosite oral é a complicação oral mais debilitante das altas doses de quimioterapia e de radioterapia de cabeça e pescoço. Adicionalmente ao desconforto local, a mucosite pode estar associada a um aumento da necessidade de nutrição parenteral total, a internações hospitalares de longo tempo, à bacteremia sistêmica e à sepse. Cerca de 80% dos pacientes tratados com radioterapia na região de cabeça e pescoço desenvolvem mucosite, e sua prevalência se aproxima dos 100% para os que estão sendo tratados para neoplasias de orofaringe e boca. Quando os agentes quimioterápicos são utilizados com vistas à redução parcial do tumor, para que uma complementação terapêutica com a cirurgia e/ou radioterapia possa ser realizada posteriormente, recebem o o nome de 
Alternativas
Q3080582 Odontologia
A Papilite Lingual Transitória (lie bumps, tongue torches) representa uma doença comum na boca que, por alguma razão, raramente tem sido documentada. Os pacientes afetados sofrem alterações clínicas que envolvem um número variável de papilas fungiformes da língua, atualmente, a patogênese é desconhecida, porém as lesões resultam de várias influências. As causas sugeridas incluem a irritação local, o estresse, a doença gastrintestinal, a oscilação hormonal, a infecção no trato respiratório superior, a infecção viral e a hipersensibilidade tópica a alimentos, bebidas ou produtos para higiene oral.  
A conduta do estomatologista deve incluir 
Alternativas
Respostas
1: C
2: E
3: C
4: C
5: A
6: B
7: B
8: A
9: C
10: D
11: E
12: C
13: C
14: B
15: D
16: A
17: E
18: C
19: B
20: E