Questões de Concurso Sobre lesões da mucosa oral em odontologia

Foram encontradas 330 questões

Q3105886 Odontologia
Acerca de exame clínico geral, intrabucal e diagnóstico na cavidade bucal, julgue o item subsequente. 

Os grânulos de Fordyce são formados pela presença de glândulas sebáceas em determinadas regiões da mucosa bucal, sendo considerados uma condição patológica. 
Alternativas
Q3105885 Odontologia
Acerca de exame clínico geral, intrabucal e diagnóstico na cavidade bucal, julgue o item subsequente. 

Quando comparadas a leucoplasias, as eritroplasias devem ser acompanhadas e manejadas de forma mais rigorosa e cuidadosa devido ao seu maior risco de transformação maligna. 
Alternativas
Q3105884 Odontologia
Acerca de exame clínico geral, intrabucal e diagnóstico na cavidade bucal, julgue o item subsequente. 

O sinal de Nikolsky pode ser realizado durante o exame intrabucal para avaliar suspeita de doenças mucocutâneas, especialmente aquelas que causam lesões e descolamento do epitélio da mucosa bucal como, por exemplo, o pênfigo vulgar.
Alternativas
Q3093291 Odontologia
Qual é a especialidade odontológica responsável pelo diagnóstico clínico, tratamento e acompanhamento das lesões neoplásicas benignas que podem ser encontradas na superfície da mucosa bucal?
Alternativas
Q3080659 Odontologia
A gengivite herpética aguda é
Alternativas
Q3080656 Odontologia

A doença das mãos-pés e boca (DMPB) é a infecção pelo enterovírus mais bem conhecida. Assim como a herpangina, as erupções cutâneas e as lesões orais estão associadas a sintomas semelhantes aos da gripe (p.ex., faringite, disfagia, febre), algumas vezes acompanhadas por tosse, rinorreia, anorexia, vômito, diarreia, mialgia e cefaleia.

O nome descreve bem a localização das lesões. As lesões orais surgem na ausência de sintomas prodrômicos e precedem o desenvolvimento das lesões cutâneas e o odontopediatra deve estar sempre atento.

Analise as afirmações a seguir sobre a DMPB.


I O número de lesões na pele afeta principalmente as bordas das palmas das mãos, plantas dos pés e tronco.


II As lesões cutâneas individuais surgem como máculas eritematosas que evoluem para vesículas centrais e cicatrizam sem a formação de crosta. 


III A mucosa jugal, a mucosa labial e a língua são os locais mais comumente afetados, mas qualquer área da mucosa oral pode estar envolvida.


IV As lesões orais ulceram rapidamente e cicatrizam-se dentro de uma semana, mas a laserterapia de baixa potência é indicada e ajuda a diminuir o desconforto da criança.



Estão corretas, apenas

Alternativas
Q3080655 Odontologia

A gengivoestomatite herpética (GEH) é causada pelo herpesvírus simples. A infecção primária ocorre, em geral, na faixa etária de 2 a 6 anos e caracteriza-se pela presença de algumas vesículas. Acredita-se que a maioria das infecções primárias seja do tipo subclínico. Há casos, porém, nos quais a infecção manifesta-se por sintomatologia aguda, com a presença de pequenas vesículas que se rompem formando úlceras dolorosas, cobertas por uma membrana de cor acinzentada, apresentando inflamação circunscrita. Isso posto, indique a afirmativa correta sobre a GEH.

Alternativas
Q3080643 Odontologia
A linha alba é uma alteração comum da mucosa jugal que
Alternativas
Q3080587 Odontologia
A mucosite oral é a complicação oral mais debilitante das altas doses de quimioterapia e de radioterapia de cabeça e pescoço. Adicionalmente ao desconforto local, a mucosite pode estar associada a um aumento da necessidade de nutrição parenteral total, a internações hospitalares de longo tempo, à bacteremia sistêmica e à sepse. Cerca de 80% dos pacientes tratados com radioterapia na região de cabeça e pescoço desenvolvem mucosite, e sua prevalência se aproxima dos 100% para os que estão sendo tratados para neoplasias de orofaringe e boca. Quando os agentes quimioterápicos são utilizados com vistas à redução parcial do tumor, para que uma complementação terapêutica com a cirurgia e/ou radioterapia possa ser realizada posteriormente, recebem o o nome de 
Alternativas
Q3080582 Odontologia
A Papilite Lingual Transitória (lie bumps, tongue torches) representa uma doença comum na boca que, por alguma razão, raramente tem sido documentada. Os pacientes afetados sofrem alterações clínicas que envolvem um número variável de papilas fungiformes da língua, atualmente, a patogênese é desconhecida, porém as lesões resultam de várias influências. As causas sugeridas incluem a irritação local, o estresse, a doença gastrintestinal, a oscilação hormonal, a infecção no trato respiratório superior, a infecção viral e a hipersensibilidade tópica a alimentos, bebidas ou produtos para higiene oral.  
A conduta do estomatologista deve incluir 
Alternativas
Q3080581 Odontologia
O granuloma piogênico é uma massa indolor vermelha e pequena, que sangra facilmente, ulcerada e que cresce rapidamente e, em geral, é observada na margem gengival ou na língua. O tratamento é feito pela excisão, para excluir as proliferações angiomatosas. Essa lesão pode ser favorecida por
Alternativas
Q3080579 Odontologia
A síndrome de Behçet (SB), algumas vezes também conhecida como síndrome Adamantiades e doença de Behçet, é a associação da tríade: úlceras aftosas, ulceração genital e doença ocular (uveíte), embora diversas outras manifestações sistêmicas possam também ser vistas, caracterizadas por vasculite necrotizante. Não há exame laboratorial que determine o diagnóstico. Acerca do assunto, assinale a afirmativa correta: 
Alternativas
Q3080574 Odontologia
No exame histopatológico, a língua pilosa (LP) caracteriza-se por alongamento pronunciado e hiperparaqueratose das papilas filiformes. Sobre esta afecção é correto afirmar que
Alternativas
Q3071153 Odontologia
Um paciente relata histórico de úlceras aftosas recorrentes, apresentando atualmente uma lesão ativa na mucosa labial. Qual das seguintes alternativas descreve o tratamento MAIS ADEQUADO para essa afecção do tecido mole?
Alternativas
Q3070171 Odontologia
São patologias que podem acometer a estrutura da língua, com EXCEÇÃO de: 
Alternativas
Q3066074 Odontologia
Um paciente jovem, masculino, apresenta inchaço indolor na região posterior da mandíbula. A radiografia revela uma lesão multilocular radiolúcida. O diagnóstico mais provável é:
Alternativas
Q3066073 Odontologia
Uma mulher de 50 anos apresenta uma lesão nodular na parótida, com crescimento lento e sem dor. O exame histopatológico revelou ser um adenoma pleomórfico. Qual é a conduta mais indicada?
Alternativas
Q3066072 Odontologia
Um paciente de 45 anos, fumante crônico, apresenta uma lesão ulcerada na língua que não cicatriza após 3 semanas. Ao exame clínico, há bordas elevadas e uma base endurecida. Qual seria o próximo passo mais apropriado na abordagem dessa lesão?
Alternativas
Q3056354 Odontologia
É uma infecção própria da mucosa bucal, não possuindo comprometimento cutâneo. É causada pelo vírus HPV subtipos 13 e 32. Clinicamente, são apresentados como lesões nodulares, exofíticas múltiplas, de base séssil, com poucas projeções digitiformes em sua superfície. Pode acometer qualquer região da mucosa bucal, apesar de discreta preferência por lábios e região de fundo de sulco. São lesões mais prevalentes em crianças e adolescentes e, nesse grupo,são autolimitantes, possuindo, muitas vezes, remissão espontânea, não se indicando, portanto, tratamento. Quando da ocorrência em adultos, a remoção das lesões pode não ter resultado a longo prazo, pois, frequentemente, ocorrem recidivas das lesões.

(Kignel, 2013.)

Considerando o trecho anterior, podemos afirmar que se trata do seguinte diagnóstico:
Alternativas
Q3052705 Odontologia
O papiloma escamoso é uma neoplasia benigna comum na cavidade oral com etiologia viral, o HPV. A lesão na cavidade oral é bem delimitada, de coloração esbranquiçada com aspecto pedicular e rugoso, tendo crescimento exofítico. Acomete principalmente língua, lábios, mucosa jugal, gengiva inserida e palato.
Com relação ao tratamento indicado para o papiloma escamoso, assinale a afirmativa correta.
Alternativas
Respostas
1: E
2: C
3: C
4: B
5: D
6: A
7: E
8: C
9: B
10: E
11: C
12: B
13: A
14: C
15: C
16: B
17: A
18: C
19: C
20: C