Questões de Concurso Sobre microbiologia na odontologia pré-clínica em odontologia

Foram encontradas 445 questões

Q3138171 Odontologia
Agentes sem efeitos anticárie documentados são usados principalmente para controlar problemas bucais secundários, como mau hálito, irritação das gengivas e formação de biofilme, além de proporcionar sensação de frescor e limpeza na boca. Esses agentes não combatem diretamente a cárie, mas auxiliam na higiene bucal e podem contribuir para o bem-estar oral. Com relação aos tipos de agentes, assinale a alternativa correta:
Alternativas
Q3110661 Odontologia
Qual concentração de clorexidina é indicada para a realização de bochechos diários com objetivo de controle de placa bacteriana?
Alternativas
Q3080689 Odontologia
Os incisivos centrais superior e inferior, o incisivo mandibular lateral inferior e os caninos de ambos os arcos, com frequência, apresentam uma infecção odontogênica no espaço 
Alternativas
Q3080659 Odontologia
A gengivite herpética aguda é
Alternativas
Q3080578 Odontologia
A tuberculose (TB) é uma doença infecciosa crônica, causada por Mycobacterium tuberculosis. No mundo todo, é estimado que dois bilhões de pessoas estejam infectadas. A cada ano aproximadamente oito milhões de novos indivíduos são infectados, com dois a três milhões de mortes anualmente atribuídas à TB.
Sobre a TB é correto afirmar que 
Alternativas
Q3080577 Odontologia

A sífilis é uma infecção crônica mundial causada pelo Treponema pallidum. O organismo é muito vulnerável ao meio seco; portanto, as principais vias de transmissão são o contato sexual e da mãe para o feto.

O estomatologista deve ficar atento às lesões a seguir, pois elas podem estar presentes nas diferentes 3 fases da sífilis: 


I massa eritematosa e ulcerada na mucosa jugal.

II perfuração do palato duro.

III múltiplos nódulos endurecidos e levemente papilares no dorso da língua.


Essas lesões podem aparecer, respectivamente, nas fases:

Alternativas
Q3080576 Odontologia
O Noma (estomatite necrosante) é uma infecção oportunista, polimicrobiana, de progressão rápida, causada por componentes da microbiota oral normal que se tornam patogênicos durante períodos de comprometimento do estado imunológico. O Fusobacterium necrophorum e a Prevotella intermedia são os microrganismos prevalentes nessa infecção que acomete crianças desnutridas e adultos com doenças debilitantes relevantes: diabetes melito, leucemia, linfoma e infecção pelo HIV. 
Posto isso, assinale a afirmativa correta: 
Alternativas
Q3080575 Odontologia
Embora o termo Actinomicose pareça estar relacionado à infecção fúngica, essa é uma infecção causada por bactérias anaeróbias gram-positivas, filamentosas e ramificadas; sendo assim, é correto afirmar que
Alternativas
Q3071159 Odontologia
O Streptococcus mutans é uma bactéria cariogênica chave no desenvolvimento da cárie dentária. Qual dos seguintes mecanismos de ação é o PRINCIPAL responsável pela sua capacidade de causar desmineralização do esmalte dentário?
Alternativas
Q3039165 Odontologia
Com relação aos microorganismos Streptococcus mutans e Lactobacillus spp., espécies encontradas na cavidade oral, pode-se afirmar.
Alternativas
Q3035109 Odontologia
Sobre a etiologia da cárie dentária, a hipótese da placa ecológica estabelece que alterações em fatores ambientais modificam o equilíbrio da microbiota do biofilme. Isso ocorre, por exemplo, quando se aumenta a frequência de consumo da sacarose.
Além da produção de ácidos, a sacarose estimula a produção de polissacarídeos extracelulares solúveis e insolúveis, sintetizados por enzimas bacterianas, cujas funções envolvem: 
Alternativas
Q3033172 Odontologia
A erosão é a perda da estrutura dentária, causada por: 
Alternativas
Q3030075 Odontologia
A cárie dental é uma doença multifatorial. Qual dos seguintes fatores é considerado o principal agente etiológico da cárie?
Alternativas
Q2920076 Odontologia

A placa bacteriana é clinicamente definida como uma substância estruturada, que adere firmemente às estruturas dentais, incluindo restaurações e próteses. O processo de formação da placa na superfície dentária pode ser dividido em três fases principais:

Alternativas
Q2920072 Odontologia

Os micro-organismos associados às doenças periodontais residem nos biofilmes acima e abaixo da margem gengival. O micro-organismo predominante na placa supragengival na fase inicial da gengivite induzida pela placa dentária é:

Alternativas
Ano: 2008 Banca: FUNRIO Órgão: SUFRAMA Prova: FUNRIO - 2008 - SUFRAMA - Odontólogo |
Q2919597 Odontologia

Assinale a alternativa que corresponde, segundo Genko a um microorganismo associado aos abscessos periodontais.

Alternativas
Q2889657 Odontologia

A saliva, fluido corporal produzido pelas glândulas salivares, apresenta como componentes as aglutininas, lisozimas, imunoglobulinas e bicarbonato, os quais podem afetar a microflora cariogênica. As funções da saliva não incluem a

Alternativas
Q2882768 Odontologia

Dentre as espécies bacterianas, consideradas agentes etiológicos da doença periodontal, podemos apontar, corretamente

Alternativas
Ano: 2009 Banca: FUNRIO Órgão: MJSP Prova: FUNRIO - 2009 - MJ - Odontólogo |
Q2815927 Odontologia

Segundo Genco RJ e col, 1999, a alternativa que corresponde a um microorganismo associado com a Periodontite relacionada à diabetes mellitus insulinodependente é

Alternativas
Q2784964 Odontologia
Sobre a terapia das infecções bucais, sabe-se que a alteração das condições ambientais força algumas bactérias a sofrerem modificações. Assim, as bactérias mais sensíveis aos antibióticos morrem enquanto aquelas mais resistentes sobrevivem, gerando novas bactérias ainda mais adaptadas. Dessa forma, o uso indiscriminado (ou equivocado) de antimicrobianos é apontado como um dos maiores fatores que desencadeiam
Alternativas
Respostas
1: A
2: C
3: C
4: D
5: B
6: A
7: E
8: E
9: B
10: A
11: E
12: C
13: A
14: C
15: A
16: B
17: B
18: C
19: B
20: C