Questões de Concurso Sobre biologia molecular em biomedicina em biomedicina - análises clínicas

Foram encontradas 370 questões

Q3247324 Biomedicina - Análises Clínicas
Analise as proposições sobre a microbiologia médica (bacteriologia, virologia e micologia) e seus métodos diagnósticos:

I – As técnicas de biologia molecular ampliam a precisão, porém exigem correlação clínica.
II – O uso de meios seletivos diminui a ocorrência de contaminantes, mas requer monitoramento adicional.
III – A detecção de antígenos virais pode anteceder a fase sintomática, auxiliando no controle de surtos.
IV – A análise histopatológica substitui totalmente os métodos microbiológicos em qualquer infecção.

Estão corretas apenas as afirmativas:
Alternativas
Q3247319 Biomedicina - Análises Clínicas
A presença de leucemias exige estudo imunofenotípico associado a métodos de biologia molecular. Qual benefício essa abordagem integrada traz ao diagnóstico laboratorial?
Alternativas
Q3243200 Biomedicina - Análises Clínicas

Com relação aos critérios laboratoriais usados para confirmar casos de Síndrome Gripal (SG) ou Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) relacionados a vírus respiratórios, como SARS-CoV-2 (causador da COVID-19), Influenza e Vírus Sincicial Respiratório (VSR), assinale a alternativa que corresponde a um método utilizado para a confirmação desses casos.

Alternativas
Q3219534 Biomedicina - Análises Clínicas
O sistema de edição gênica, conhecido como CRISPR-Cas9, vem, cada vez mais, ganhando espaço entre os cientistas. A técnica consiste na utilização de uma proteína derivada de bactérias (Cas9), a qual cliva moléculas de ácido nucleicos derivadas de uma infecção viral. A enzima Cas9, na presença de um RNA guia, é capaz de modelar o trecho do material genético que será recortado para edição. Baseando-se nessas informações, considere as afirmativas abaixo.
I A proteína Cas9 promove a duplicação do material genético do vírus.
II As proteínas de reparo de DNA não desempenham sua função de reparo de DNA na presença da Cas9 nas células eucariontes.
III A técnica do CRISPR permite um maior direcionamento até as células-alvo em virtude de mutações genéticas pontuais presentes no seu DNA.
IV A implementação do CRISPR facilita a obtenção de modelos de animais que tenham ausência de expressão de um determinado gene (animais knockout), sem que seja necessário realizar o processo tradicional para obtenção destes.
Das afirmativas, estão corretas
Alternativas
Q3219533 Biomedicina - Análises Clínicas
O termo epigenética é empregado ao estudo da influência do ambiente e do comportamento na expressão fenotípica de um gene sem que ocorra alteração na sequência de DNA. Em relação à epigenética, analise as afirmativas abaixo.
I As modificações epigenéticas restringem-se à compactação de moléculas de DNA presente nas células somáticas.
II A metilação do DNA, uma das principais formas de modificação epigenética, pode ser herdada sem que ocorra modificação no material genético.
III As proteínas envolvidas na compactação da cromatina tem sua atividade regulada apenas por fatores intrínsecos à célula.
IV As modificações epigenéticas no DNA de um indivíduo podem ser induzidas por fatores intrínsecos à célula e por fatores ambientais.
Das afirmativas, estão corretas
Alternativas
Q3219532 Biomedicina - Análises Clínicas
A eletroforese em gel de agarose é uma técnica, rotineiramente, realizada em laboratórios de biologia celular. É utilizada, por exemplo, na pesquisa científica auxiliando a genotipagem de animais transgênicos na perícia criminal bem como nos testes de paternidade. Nessa técnica,
Alternativas
Q3219531 Biomedicina - Análises Clínicas
Atualmente, diversas empresas estão oferecendo serviços de “teste de ancestralidade” ou de “risco genético”. Esses testes são feitos a partir do sequenciamento do material genético que é coletado pelo próprio cliente e enviado para a empresa responsável por realizar o sequenciamento. Sobre os tipos de sequenciamento atualmente disponíveis, analise as afirmativas abaixo.
I O método de Sanger foi o modelo utilizado como base para a realização do Projeto Genoma Humano.
II A permanência da utilização da eletroforese no sequenciamento de segunda geração ainda é um impeditivo na melhora do processamento do material genético.
III O Ion Torrent é a primeira tecnologia que pode ser utilizada sem a necessidade de captar sinal luminescente ou fluorescente.
IV O sequenciamento do genoma, atualmente, só pode ser realizado após amplificação da amostra por PCR, diminuindo, significativamente, os custos e o tempo de execução.
Das afirmativas, estão corretas
Alternativas
Q3219530 Biomedicina - Análises Clínicas
Na área da bioinformática, os estudos têm sido cada vez mais abrangentes, sendo parte importante das pesquisas nas áreas de genômica e biologia molecular. Uma das características amplamente utilizadas para identificar regiões codificantes, encontradas no DNA, são as fases de leitura aberta (do inglês Open Reading Frame – ORF), as quais correspondem à
Alternativas
Q3219529 Biomedicina - Análises Clínicas
A pandemia de COVID-19, desencadeada pela infecção causada pelo vírus SARS-CoV-2, popularizou a realização de diagnósticos por meio de técnicas de biologia molecular. A fim de detectar o RNA viral, optou-se pela técnica de RT-PCR pelo fato de ter maior acurácia para diagnosticar o SARS-CoV-2. Essa técnica utiliza
Alternativas
Q3219528 Biomedicina - Análises Clínicas
A Bromodeoxiuridina (em inglês, sigla BrdU) é um análogo do nucleosídeo timidina, que pode ser incorporado ao material genético durante o seu processo de divisão celular, sendo detectado, posteriormente, por intermédio de técnicas de imunohistoquímica. A incorporação do BrdU ao material genético deve ocorrer durante o ciclo celular, na fase
Alternativas
Q3219527 Biomedicina - Análises Clínicas
As cascatas de sinalização celular são uma importante ferramenta de carreamento de informações para o meio intracelular e ocorrem por intermédio de reações proteicas. Sobre essas cascatas de sinalização, avalie as afirmativas abaixo.
I Moléculas que atravessam a membrana plasmática e se ligam diretamente a receptores intracelulares podem atuar como proteínas regulatórias, modificando a expressão gênica.
II A sinalização celular ocorre, necessariamente, entre células de um mesmo organismo.
III Organismos procariotos tem, em sua estrutura celular, receptores de membrana associados à proteína G, os quais podem ser ativados por moléculas sinalizadoras, como a toxina colérica.
IV As cascatas de sinalização acionadas no citosol são ativadas por meio da fosforilação de proteínas citoplasmáticas.
Das afirmativas, estão corretas
Alternativas
Q3219526 Biomedicina - Análises Clínicas
O processo de replicação de DNA tem como objetivo duplicar, de forma idêntica, o material genético da célula. Para evitar a propagação de erros que eventualmente ocorram durante a leitura do código genético, as células têm enzimas especializadas em reparar o DNA danificado. Nos sistemas de reparo de DNA,
Alternativas
Q3219525 Biomedicina - Análises Clínicas
A estrutura do DNA, presente em uma célula eucariótica, é altamente complexa e bastante extensa. Como forma de compactar o DNA em cromossomos, o material genético tem, em sua conformação, proteínas ligantes de DNA, as histonas, que dão suporte ao primeiro nível de compactação de DNA, o nucleossomo. Em relação aos mecanismos de compactação de DNA,
Alternativas
Q3192323 Biomedicina - Análises Clínicas
A genética moderna tem revolucionado nossa compreensão sobre a diversidade biológica e a evolução das espécies. Com avanços tecnológicos, é possível analisar o DNA de diferentes organismos e entender suas relações evolutivas.
Analise as afirmativas a seguir sobre as características e funções do DNA e escolha a sequência correta de verdadeiro (V) e falso (F).

( ) A eletroforese é uma técnica que separa macromoléculas com base em suas cargas elétricas, permitindo a análise de DNA, RNA e proteínas.
( ) O DNA humano e o de chimpanzés apresentam uma homologia de 99,9%, evidenciando a proximidade evolutiva entre as duas espécies.
( ) As sequências únicas de DNA são aquelas que possuem complementaridade com o RNA mensageiro, sendo responsáveis pela codificação de proteínas.
( ) As enzimas de restrição são produzidas por bactérias para proteger contra infecções virais, clivando o DNA viral em fragmentos.
( ) A quantidade de DNA em um organismo está diretamente relacionada à sua complexidade biológica, com organismos mais complexos possuindo mais DNA.
Alternativas
Q3192314 Biomedicina - Análises Clínicas
Complete a frase com a alternativa correta:

A interfase é a fase mais longa do ciclo celular, durante a qual ocorrem a replicação do DNA e a produção de_________.
Alternativas
Q3192313 Biomedicina - Análises Clínicas
Qual das seguintes fases do ciclo celular é responsável pela síntese ou duplicação do DNA?
Alternativas
Q3192310 Biomedicina - Análises Clínicas
No que tange às características da molécula de RNA, assinale a alternativa incorreta:
Alternativas
Q3182089 Biomedicina - Análises Clínicas
A Resolução da Diretoria Colegiada nº 75/2016, que trata sobre as boas práticas no ciclo do sangue, dispõe sobre a inclusão da obrigatoriedade de realização de testes de _________________ para detecção do vírus do(a) __________________________ na triagem de doadores de sangue.

Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do trecho acima.
Alternativas
Q3176996 Biomedicina - Análises Clínicas
A reação em cadeia da polimerase (PCR) é uma técnica utilizada em biologia molecular para amplificação de segmentos de ácidos nucleicos. A respeito dessa metodologia, analise as assertivas a seguir:

I. A PCR é a técnica de biologia molecular mais utilizada na detecção viral, principalmente em momentos em que a quantidade de DNA disponível é pequena. O papilomavírus humano (HPV) constitui um dos mais graves problemas de saúde pública e está ligado ao câncer do colo do útero, principalmente em países em desenvolvimento, como o Brasil, que desde 2009 já apresentava 40 mil novos casos por ano.
II. A PCR convencional possui como vantagem o elevado potencial para a identificação de níveis bem reduzidos de carga viral em células e tecidos e identificação de um alto número de tipos de HPV. Como desvantagem, pode acontecer falha na amplificação por inatividade dos primers ou resultante de um erro de extração de DNA.
III. Com o avanço da técnica em 2003, surge a técnica PCR em tempo real ou QPCR, em que se utiliza primers (iniciadores de amplificação), as sondas marcadas, permitindo a quantidade do alvo em estudo.
IV. A DNA-polimerase é o ponto-chave que une a técnica de PCR ao processo de duplicação que ocorre em nossas células. O DNA é composto por uma dupla fita que contém as informações genéticas de todo o corpo. Basicamente, no processo de replicação, essa dupla fita é separada dentro da célula, produzindo uma fita simples. Então, a enzima RNA-polimerase “constrói” fitas complementares a cada uma das fitas simples, dando origem a novas duas fitas duplas exatamente iguais.

Quais estão corretas?
Alternativas
Q3155700 Biomedicina - Análises Clínicas
“O diagnóstico molecular tem sido amplamente utilizado na identificação de mutações associadas ao câncer” (Alberts et al., 2014). Qual técnica molecular permite a análise de mutações em tempo real com quantificação relativa do DNA?
Alternativas
Respostas
1: A
2: D
3: E
4: A
5: A
6: A
7: A
8: A
9: A
10: A
11: A
12: A
13: A
14: E
15: D
16: D
17: E
18: B
19: C
20: E