Questões de Concurso Sobre biologia molecular em biomedicina em biomedicina - análises clínicas

Foram encontradas 342 questões

Q3069545 Biomedicina - Análises Clínicas
Para os profissionais da área da saúde, conhecimentos de anatomia e fisiologia são de extrema importância, pois são essenciais para a compreensão do funcionamento do corpo humano. A respeito da anatomia e da fisiologia humanas, analise as seguintes assertivas assinalando V, se verdadeiras, ou F, se falsas.

( ) Os sistemas do corpo humano são compostos por órgãos que realizam funções fundamentais para a manutenção da vida. Os sistemas são divididos em: respiratório, muscular, nervoso, digestório, sensorial, endócrino, excretor, urinário, esquelético, reprodutor e tegumentar.
( ) O nível de organização do corpo humano constitui-se em: células, tecidos, órgãos, sistemas e organismo. Cada uma dessas estruturas tem um nível hierárquico até a formação de todo o organismo.
( ) As células são estruturas formadas por duas partes básicas: citoplasma e núcleo.
( ) O maior osso do corpo humano é o fêmur, o osso da coxa da perna. Já o menor osso é o estribo, localizado no ouvido interno.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Alternativas
Q3050338 Biomedicina - Análises Clínicas
As Hemofilias A e B são distúrbios congênitos da coagulação com importância clínica, pois têm uma tendência grave e duradoura de sangramento excessivo, que ocorre quase exclusivamente em homens e segue o padrão de herança ligado ao cromossoma X. Esta síndrome é produzida, especificamente, pela deficiência de um fator de coagulação. No caso da hemofilia B, está ligada à deficiência do fator: 
Alternativas
Q3050329 Biomedicina - Análises Clínicas
Caso clínico: Uma paciente do sexo feminino, com 70 anos, admitida no serviço de hematologia em um hospital, apresentou um quadro de leucocitose com presença de granulócitos, desvio à esquerda não escalonado, observando uma anemia normocítica e normocrômica, discreta plaquetose, com a queixa da perda de 7 kg em 2 meses. Foi feita uma investigação medular, demostrando a medula óssea extremamente hipercelular e apresentando este resultado do hemograma:
Imagem associada para resolução da questão

Com base no resultado apresentado, pode-se afirmar que se trata de uma
Alternativas
Q3050328 Biomedicina - Análises Clínicas
O teste de fragilidade osmótica mede a intensidade de hemólise dos eritrócitos submetidos às soluções de NaCl em concentrações que variam de 0,1% a 0,9%. Esse teste é específico para anemia esferocítica e pode ser realizado da forma direta ou induzida, sendo que, na forma direta, o sangue deve ser coletado preferencialmente com o anticoagulante:
Alternativas
Q3012374 Biomedicina - Análises Clínicas
Qual é a denominação correta do gráfico apresentado como resultado da reação de PCR em tempo real? 
Alternativas
Q3012373 Biomedicina - Análises Clínicas
Qual é a função do agente fluorescente na Reação de PCR em tempo real?
Alternativas
Q3012372 Biomedicina - Análises Clínicas
A utilização de controle positivo é importante em uma reação de PCR convencional. Qual é a importância do uso de um controle positivo em uma reação de PCR convencional?
Alternativas
Q3012371 Biomedicina - Análises Clínicas
Qual é a função do tampão de reação em uma PCR?
Alternativas
Q3012370 Biomedicina - Análises Clínicas
Qual é a principal limitação do uso de PCR convencional em comparação com métodos de PCR em tempo real (qPCR)?
Alternativas
Q3012369 Biomedicina - Análises Clínicas
O Mix da reação de PCR é composto por vários reagentes, que devem ser de alta qualidade e pureza. Assinale a alternativa que apresenta o reagente utilizado como cofator enzimático da enzima DNA polimerase na reação.
Alternativas
Ano: 2008 Banca: CESPE / CEBRASPE Órgão: UEPA Prova: CESPE - 2008 - UEPA - Citotécnico |
Q2908813 Biomedicina - Análises Clínicas

A palavra patologia tem origem no latim (pathos = sofrimento, e logos = estudo) e por definição é estudo do sofrimento. A célula é a unidade de estudo morfológico das alterações; portanto, em seus padrões de resposta às diversas injúrias está a base do conhecimento desta ciência. A respeito das alterações celulares, assinale a opção correta.

Alternativas
Q2588721 Biomedicina - Análises Clínicas

Um pesquisador está realizando uma espectrofotometria para determinar a concentração de uma solução de ácido nucleico. Ele registra uma absorbância de 0,600 em uma cubeta de 1 cm de caminho óptico para a amostra. Sabendo que o coeficiente de extinção molar do ácido nucleico é de 15.000 M-1 cm-1, qual é a concentração da solução?

Alternativas
Q2569710 Biomedicina - Análises Clínicas
Estudantes de biologia estão realizando um experimento enzimático para medir a atividade da enzima amilase. Para esse experimento, eles precisam pipetar diferentes volumes de líquidos específicos. Eles têm as seguintes opções de pipetas de precisão: P20, P100, P200 e P1000. Dados os volumes que precisam ser pipetados, 

I. 10 µL de solução de enzima. II. 50 µL de tampão de fosfato. III. 750 µL de solução salina.

assinale a alternativa que apresenta a combinação de pipetas de precisão mais recomendada para os volumes indicados. 


Alternativas
Q2565795 Biomedicina - Análises Clínicas
O Instituto de Biologia Molecular do Paraná (IBMP) obteve, em 2019, o registro do teste molecular ZDC junto à Anvisa para o diagnóstico da infecção viral por zika, dengue ou chikungunya na fase ativa, com diferenciação dos sorotipos de dengue na mesma reação. O kit, de perfil qualitativo, avalia a presença do alvo molecular, e os testes têm como base a técnica da reação em cadeia da polimerase em tempo real quantitativa com transcrição reversa, ou RT-qPCR, que é uma das variações da técnica original da reação em cadeia da polimerase (PCR) convencional. Sobre a metodologia do teste paranaense, é correto afirmar que:
Alternativas
Q2531229 Biomedicina - Análises Clínicas
Julgue o item que se segue. 
Na técnica de reação em cadeia da polimerase (PCR), são empregados reagentes como polimerases, nucleotídeos e tampões de reação para amplificar regiões específicas do DNA. Esses reagentes possibilitam a replicação controlada do material genético, permitindo a detecção de sequências específicas de DNA em amostras biológicas, o que é fundamental para pesquisas em áreas como genética, biologia molecular e medicina personalizada. 
Alternativas
Q2528991 Biomedicina - Análises Clínicas
O que são os pedaços curtos de DNA usados para amplificação por PCR na biologia molecular?
Alternativas
Q2500313 Biomedicina - Análises Clínicas
Os distúrbios do crescimento celular são anomalias no desenvolvimento, proliferação, diferenciação ou apoptose das células. Esses distúrbios podem ter implicações significativas para a saúde e podem manifestar-se de várias maneiras, incluindo hiperplasia, hipoplasia, metaplasia, displasia e neoplasia. Dentre esses distúrbios, a neoplasia se caracteriza como uma proliferação anormal do tecido que ocorre devido ao aumento anormal do número de células. A neoplasia, conforme o seu comportamento biológico, é classificada como benignas ou malignas, como mostra a figura abaixo: 

Imagem associada para resolução da questão
Considerando o que mostra a figura e o comportamento biológico das neoplasias benignas e malignas, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q2500312 Biomedicina - Análises Clínicas
O diagnóstico molecular é a aplicação de técnicas de biologia molecular para estudar doenças humanas, incluindo doenças infecciosas, condições hereditárias e câncer, visando à investigação de alvos de interesse a partir da análise genômica e proteômica, com o objetivo de identificar biomarcadores de doenças, criar melhores ensaios de diagnóstico, encontrar novos tratamentos e possíveis curas. Atualmente, o diagnóstico molecular de doenças pode ser dividido em duas técnicas de biologia molecular distintas: a técnica PCR (Polymerase Chain Reaction) e a tecnologia isotérmica. Sobre a metodologia dessas duas técnicas, analise as afirmativas a seguir:
I. A técnica PCR amplifica em milhares de vezes uma determinada região da molécula de DNA. Essa técnica tem como procedimento aquecer e depois resfriar a amostra para a obtenção do resultado. II. A tecnologia isotérmica é uma técnica que amplifica fragmentos de DNA de forma muito mais rápida para a detecção de diversos patógenos. Ela fornece resultados de diagnósticos em intervalos de tempo de até 15 minutos. III. A tecnologia isotérmica, como faz a técnica PCR, também realiza a amplificação de regiões da molécula de DNA. No entanto, ela apresenta um diferencial em relação à técnica PCR por não demandar o aquecimento e o resfriamento da amostra, ou seja, nela a temperatura não necessita de variação.
Assinale
Alternativas
Q2493577 Biomedicina - Análises Clínicas
A tecnologia do RNA mensageiro (mRNA) é uma plataforma investigada há muitos anos. A emergência da pandemia da covid-19 obrigou cientistas de todo o mundo a se unir em torno do desenvolvimento de diversas vacinas, tendo apostado naquelas que são tidas como convencionais, ou seja, com base no vírus propriamente dito, mas inativado, ou em seus fragmentos, cultivando-os em laboratório. A respeito das vacinas utilizando a tecnologia de RNA mensageiro, avaliar se as afirmativas são certas (C) ou erradas (E) e assinalar a sequência correspondente.

( ) As vacinas de RNA contêm informações genéticas selecionadas do vírus na forma de mRNA e, após a entrega citosólica, esses genes são traduzidos em proteínas virais.
( ) A adesão e o recrutamento de leucócitos necessita de adesão temporária do leucócito à cobertura endotelial dos vasos sanguíneos.
( ) A tecnologia TriMix compreende três diferentes mRNAs que codificam proteínas (caTLR4, CD40L e CD70), que estimulam as células dendríticas a ativar CD4+ e respostas de células TCD8+
Alternativas
Q2491140 Biomedicina - Análises Clínicas
Um indivíduo masculino de 25 anos, após procurar um Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) foi diagnosticado com HIV, sendo encaminhado para o ambulatório de Imunologia do Hospital Universitário Gaffrée Guinle. Após consulta com o infectologista, foi realizada a quantificação da carga viral, sendo 104 cópias/mL. Este paciente não apresentava nenhuma contraindicação para o início do tratamento antirretroviral. Os testes de carga viral se baseiam em genes do HIV, os quais podem ou não ser alvo de anƟ rretrovirais. A resistência a antirretrovirais pode acarretar mutações no genoma do HIV. Para os alvos no genoma do HIV e tratamento indicado para este paciente o correto é: 
Alternativas
Respostas
1: C
2: D
3: D
4: D
5: B
6: C
7: A
8: B
9: A
10: B
11: A
12: A
13: C
14: D
15: C
16: C
17: D
18: E
19: C
20: A