Questões de Concurso Sobre morfologia de hemácias e leucócitos em biomedicina - análises clínicas

Foram encontradas 89 questões

Q3144760 Biomedicina - Análises Clínicas
Uma paciente do sexo feminino, 70 anos, foi internada, no inverno (temperatura ambiente de 9°C), em um hospital privado no Rio Grande do Sul devido a processo infeccioso. Seu eritrograma apresentou o seguinte resultado: eritrócitos de 2,85x106 /mm3 (baixo), hemoglobina de 12,9 g/dL, hematócrito de 31,9%, Volume Corpuscular Médio (VCM) de 112 fL (alto), concentração de hemoglobina corpuscular média de 40,3 g/dL (resultado muito alto) e RDW (Red Cell Distribution Width) de 11,6%. Apresentou leucocitose (18.500/mm3 ). Na microscopia, foram observados conglomerados de eritrócitos. A amostra foi aquecida em banho maria a 37°C e processada novamente no equipamento hematológico, onde observou-se aumento no número de eritrócitos (4,01x106 /mm3 ) e redução significativa no VCM (95 fL) e no CHCM (32,8 g/dL). Diante do exposto, provavelmente se trata de um caso de:
Alternativas
Q3082883 Biomedicina - Análises Clínicas
A Púrpura Trombocitopênica Trombótica (PTT) é uma doença caracterizada pela formação de trombos plaquetários na microvasculatura, podendo, inclusive, ocasionar hipóxia em alguns órgãos. Esses trombos ocorrem devido a fatores hereditários ou adquiridos que induzem à agregação plaquetária, sem que haja ativação da cascata de coagulação. Como consequência desses trombos, ocorre hemólise intravascular devido a perturbação no fluxo de sangue e dano mecânico à membrana das hemácias que se chocam contra a parede dos vasos. Com base nisso, além da trombocitopenia, quais outros achados laboratoriais são encontrados na PTT?
Alternativas
Ano: 2024 Banca: COSEAC Órgão: FEMAR - RJ Prova: COSEAC - 2024 - FEMAR - RJ - Biomédico |
Q3081342 Biomedicina - Análises Clínicas
O aumento típico no hematócrito após a transfusão de uma unidade de concentrado de hemácias é de
Alternativas
Ano: 2024 Banca: COSEAC Órgão: FEMAR - RJ Prova: COSEAC - 2024 - FEMAR - RJ - Biomédico |
Q3081318 Biomedicina - Análises Clínicas

A cistatina C é uma proteína sérica de baixo peso molecular cuja síntese é relativamente constante a partir dos quatro meses de vida. Devido às características e propriedades biológicas dessa proteína, a sua concentração sérica pode ser um excelente marcador para avaliar a função renal. 

Sobre esse marcador, pode-se considerar as proposições abaixo como verdadeiras, EXCETO:

Alternativas
Ano: 2024 Banca: COSEAC Órgão: FEMAR - RJ Prova: COSEAC - 2024 - FEMAR - RJ - Biomédico |
Q3081317 Biomedicina - Análises Clínicas
Compreende uma desordem autossômica dominante em que morfologicamente os neutrófilos se apresentam com núcleo bilobados, arredondados ou mesmo sem lobulação, sendo por isso, em muitos casos, confundidos com bastonetes:
Alternativas
Ano: 2024 Banca: COSEAC Órgão: FEMAR - RJ Prova: COSEAC - 2024 - FEMAR - RJ - Biólogo |
Q3079600 Biomedicina - Análises Clínicas

Antes de 2009 a hemoglobina glicada (HbA1c) era apenas utilizada para acompanhar o tratamento dos pacientes com diagnóstico já estabelecido para diabetes. Mas, em 2010, a Sociedade Americana de Diabetes (ADA) incluiu novos critérios para o diagnóstico de DM incluindo a HbA1c. Contudo, uma das condições abaixo pode influenciar na acurácia do valor desse teste. Identifique-a.

Alternativas
Q3079071 Biomedicina - Análises Clínicas
Os leucócitos são responsáveis por proteger o organismo de doenças, eles são de diversos tipos, sobre eles é correto afirmar que:
Alternativas
Q2527231 Biomedicina - Análises Clínicas
As hemácias apresentam-se sob a forma de discos bicôncavos anucleados (sem núcleo) que medem, aproximadamente, 7 μm de diâmetro. Nos contadores automatizados, para indicar que existe uma diferença na distribuição por tamanho das hemácias, o termo utilizado é 
Alternativas
Q2500327 Biomedicina - Análises Clínicas
As vidrarias são instrumentos muito importantes dentro de um laboratório. Conforme a finalidade, as vidrarias utilizadas na medição e transferência de líquidos de um recipiente a outro são confeccionadas a partir de diversos materiais, modelos. Elas, entretanto, se diferenciam entre si pela precisão e aplicação nas soluções.
Observe a figura abaixo. Ela mostra uma vidraria utilizada na mediação e transferência de líquidos entre recipientes.
Imagem associada para resolução da questão

Considerando a vidraria apresentada na figura, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q2500324 Biomedicina - Análises Clínicas
As lesões celulares compreendem alterações patológicas ocasionadas nas células que afetam a sua estrutura, função e metabolismo. Essas lesões são classificadas como reversíveis ou irreversíveis, conforme o grau e a duração do dano celular. Com relação às lesões irreversíveis e às alterações que elas acarretam as células, é correto afirmar que
Alternativas
Q2500323 Biomedicina - Análises Clínicas
A partir de um estímulo, a célula pode responder de três formas distintas: adaptação, lesão reversível e lesão irreversível. No processo de adaptação, a célula sofre alterações no seu volume, no seu número e na sua diferenciação. Essas alterações ocorrem em decorrência da demanda funcional, por estímulo hormonal, em ambientes hostis ou por fatores genéticos, como mostra a figura a seguir:
Imagem associada para resolução da questão

Considerando as características dos diferentes tipos de adaptação celular, assinale a afirmativa incorreta.
Alternativas
Q2412774 Biomedicina - Análises Clínicas

Uma das provas do sistema ABO de tipagem sanguínea consiste em pôr a amostra em contato com a suspensão de hemácias fenotipadas do tipo A e B, para identificar a presença ou não dos anticorpos anti-A e anti-B. Este teste trata da prova

Alternativas
Q2410030 Biomedicina - Análises Clínicas

Em relação à policromatofilia, assinale a alternativa CORRETA.

Alternativas
Q2321651 Biomedicina - Análises Clínicas
Os leucócitos podem ser divididos em dois grupos principais: granulócitos e agranulócitos.
Alternativas
Q2321625 Biomedicina - Análises Clínicas
A contagem manual em câmara de hemácias e leucócitos é um método preciso e confiável para determinar a concentração dessas células em uma amostra de sangue.
Alternativas
Q2272543 Biomedicina - Análises Clínicas
Como resultado de um hematócrito teremos informações sobre:
Alternativas
Q2239635 Biomedicina - Análises Clínicas
Em relação aos exames hematológicos, numerar a 2ª coluna de acordo com a 1ª e, após, assinalar a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
(1) Hemoglobina corpuscular média. (2) Hematócrito. (3) Volume corpuscular médio.
(_) É o volume da massa eritroide de uma amostra de sangue, expresso em porcentagem do volume desta. (_) É a quantidade média de hemoglobina por eritrócito. (_) É a divisão do hematócrito pela contagem de eritrócitos.
Alternativas
Q2229383 Biomedicina - Análises Clínicas
As estruturas derivadas do citoplasma do megacariócito que não são consideradas células, pois não possuem núcleo e são incapazes de realizar divisão celular, são denominadas: 
Alternativas
Q2222683 Biomedicina - Análises Clínicas
Conforme a Portaria nº 158, de 2016, do Ministério da Saúde, os concentrados de hemácias congeladas são conservados em temperaturas iguais ou inferiores a 65ºC negativos, na presença de um agente crioprotetor, tais como: 
Alternativas
Q2207232 Biomedicina - Análises Clínicas
Os chamados exames complementares são aqueles usados pelo médico para auxiliar no diagnóstico de certas enfermidades. Entre esses exames, estão os laboratoriais. O exame laboratorial que testa a velocidade com a qual as hemácias sedimentam espontaneamente , em uma coluna de sangue total, em um determinado período de tempo (1 hora), é o
Alternativas
Respostas
1: D
2: A
3: E
4: B
5: D
6: A
7: C
8: A
9: E
10: A
11: E
12: E
13: C
14: C
15: C
16: E
17: B
18: A
19: B
20: B