Questões de Concurso Sobre morfologia de hemácias e leucócitos em biomedicina - análises clínicas

Foram encontradas 98 questões

Q3213263 Biomedicina - Análises Clínicas
O uso de citometria de fluxo em análises laboratoriais permite: 
Alternativas
Q3213250 Biomedicina - Análises Clínicas
Durante a análise laboratorial de um paciente com suspeita de leucemia mieloide aguda, o biomédico observa uma contagem elevada de blastos no hemograma e anormalidades na morfologia celular. Para confirmação diagnóstica, quais exames adicionais devem ser priorizados?
Alternativas
Q3201805 Biomedicina - Análises Clínicas
Uma característica das hemoglobinas variantes é:
Alternativas
Q3182105 Biomedicina - Análises Clínicas
A idade, o sexo e até mesmo a raça são fundamentais para a interpretação dos exames hematológicos, pois os valores de referência foram definidos para diferentes populações e agrupados conforme gênero e faixa etária. Nesse contexto, em relação ao recém-nascido, analise as afirmações abaixo:

1. Ocorre um aumento substancial na contagem de glóbulos vermelhos nos recém-nascidos em comparação com a dos adultos, em decorrência da glicose ser metabolizada muito rapidamente em neonatos. O aumento do oxigênio arterial logo após o nascimento ocasiona um aumento dos níveis de hemoglobina.
2. Nos recém-nascidos, a contagem de neutrófilos é elevada e atinge um valor máximo entre 1 e 2 dias após o nascimento, enquanto a contagem de monócitos permanece aumentada até duas semanas após o nascimento, e a contagem de eosinófilos, por até uma semana. Já a contagem de basófilos permanece elevada, mas apenas temporariamente, até um dia após o nascimento.
3. A contagem de linfócitos está aumentada significativamente no momento do nascimento e permanece elevada em crianças de até 4 anos de idade.
4. Os eritroblastos estão presentes em sangue periférico de recém-nascidos, mas em baixas concentrações. Eles podem apresentar-se em concentrações elevadas na doença hemolítica do recém-nascido.

O resultado da somatória dos números correspondentes às afirmações corretas é: 
Alternativas
Q3177432 Biomedicina - Análises Clínicas
Sobre hematologia, relacione a Coluna 1 à Coluna 2, associando cada componente às suas características.

Coluna 1

1. Transferrina.
2. Ferritina.
3. Hemossiderina.
4. Ceruloplasmina.

Coluna 2

( ) Transporta o ferro no sangue para células como o baço, fígado, medula e músculos.
( ) Íons férricos de armazenamento.
( ) Reserva de ferro no fígado, baço e medula óssea.
( ) Transporta íons cobre do fígado para os tecidos.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Alternativas
Q3177423 Biomedicina - Análises Clínicas
Sobre os eritrócitos, assinale a alternativa INCORRETA.
Alternativas
Q3177004 Biomedicina - Análises Clínicas
O ciclo do sangue é realizado com o objetivo de verificar se o candidato à doação possui níveis de hemoglobina dentro das possibilidades. Caso o resultado seja acima ou abaixo dos valores indicados, o indivíduo é orientado a procurar serviços médicos. O ciclo do sangue possui os seguintes setores:

I. Captação e conscientização de doadores.
II. Triagem clínica e hematológica.
III. Coleta de sangue.
IV. Fracionamento.
V. Distribuição.

Quais estão corretos?
Alternativas
Q3144760 Biomedicina - Análises Clínicas
Uma paciente do sexo feminino, 70 anos, foi internada, no inverno (temperatura ambiente de 9°C), em um hospital privado no Rio Grande do Sul devido a processo infeccioso. Seu eritrograma apresentou o seguinte resultado: eritrócitos de 2,85x106 /mm3 (baixo), hemoglobina de 12,9 g/dL, hematócrito de 31,9%, Volume Corpuscular Médio (VCM) de 112 fL (alto), concentração de hemoglobina corpuscular média de 40,3 g/dL (resultado muito alto) e RDW (Red Cell Distribution Width) de 11,6%. Apresentou leucocitose (18.500/mm3 ). Na microscopia, foram observados conglomerados de eritrócitos. A amostra foi aquecida em banho maria a 37°C e processada novamente no equipamento hematológico, onde observou-se aumento no número de eritrócitos (4,01x106 /mm3 ) e redução significativa no VCM (95 fL) e no CHCM (32,8 g/dL). Diante do exposto, provavelmente se trata de um caso de:
Alternativas
Q3100574 Biomedicina - Análises Clínicas
A hematologia compreende o estudo do sangue e dos tecidos hematopoiéticos, que correspondem a um dos maiores sistemas orgânicos. O sangue constitui 6 a 8% da massa corporal total e consiste em células sanguíneas suspensas em um fluido denominado plasma. Os principais tipos de células são as células vermelhas (hemácias ou eritrócitos), células brancas (leucócitos) e as plaquetas (trombócitos).
Analise as afirmativas a seguir sobre esse assunto.

I- As hemácias possuem um pigmento chamado hemoglobina que é responsável pelo transporte de CO² no sistema circulatório.
II- Os leucócitos são classificados em polimorfonucleares e mononucleares e são responsáveis pela defesa do organismo.
III- As plaquetas encontram-se em números reduzidos na trombocitopenia.

Está(ão) CORRETA(S) as(s) afirmativa(s)
Alternativas
Q3082883 Biomedicina - Análises Clínicas
A Púrpura Trombocitopênica Trombótica (PTT) é uma doença caracterizada pela formação de trombos plaquetários na microvasculatura, podendo, inclusive, ocasionar hipóxia em alguns órgãos. Esses trombos ocorrem devido a fatores hereditários ou adquiridos que induzem à agregação plaquetária, sem que haja ativação da cascata de coagulação. Como consequência desses trombos, ocorre hemólise intravascular devido a perturbação no fluxo de sangue e dano mecânico à membrana das hemácias que se chocam contra a parede dos vasos. Com base nisso, além da trombocitopenia, quais outros achados laboratoriais são encontrados na PTT?
Alternativas
Ano: 2024 Banca: COSEAC Órgão: FEMAR - RJ Prova: COSEAC - 2024 - FEMAR - RJ - Biomédico |
Q3081342 Biomedicina - Análises Clínicas
O aumento típico no hematócrito após a transfusão de uma unidade de concentrado de hemácias é de
Alternativas
Ano: 2024 Banca: COSEAC Órgão: FEMAR - RJ Prova: COSEAC - 2024 - FEMAR - RJ - Biomédico |
Q3081318 Biomedicina - Análises Clínicas

A cistatina C é uma proteína sérica de baixo peso molecular cuja síntese é relativamente constante a partir dos quatro meses de vida. Devido às características e propriedades biológicas dessa proteína, a sua concentração sérica pode ser um excelente marcador para avaliar a função renal. 

Sobre esse marcador, pode-se considerar as proposições abaixo como verdadeiras, EXCETO:

Alternativas
Ano: 2024 Banca: COSEAC Órgão: FEMAR - RJ Prova: COSEAC - 2024 - FEMAR - RJ - Biomédico |
Q3081317 Biomedicina - Análises Clínicas
Compreende uma desordem autossômica dominante em que morfologicamente os neutrófilos se apresentam com núcleo bilobados, arredondados ou mesmo sem lobulação, sendo por isso, em muitos casos, confundidos com bastonetes:
Alternativas
Ano: 2024 Banca: COSEAC Órgão: FEMAR - RJ Prova: COSEAC - 2024 - FEMAR - RJ - Biólogo |
Q3079600 Biomedicina - Análises Clínicas

Antes de 2009 a hemoglobina glicada (HbA1c) era apenas utilizada para acompanhar o tratamento dos pacientes com diagnóstico já estabelecido para diabetes. Mas, em 2010, a Sociedade Americana de Diabetes (ADA) incluiu novos critérios para o diagnóstico de DM incluindo a HbA1c. Contudo, uma das condições abaixo pode influenciar na acurácia do valor desse teste. Identifique-a.

Alternativas
Q3079071 Biomedicina - Análises Clínicas
Os leucócitos são responsáveis por proteger o organismo de doenças, eles são de diversos tipos, sobre eles é correto afirmar que:
Alternativas
Q2927544 Biomedicina - Análises Clínicas

O leucócito que apresenta grânulos alaranjados no citoplasma é:

Alternativas
Q2527231 Biomedicina - Análises Clínicas
As hemácias apresentam-se sob a forma de discos bicôncavos anucleados (sem núcleo) que medem, aproximadamente, 7 μm de diâmetro. Nos contadores automatizados, para indicar que existe uma diferença na distribuição por tamanho das hemácias, o termo utilizado é 
Alternativas
Q2500327 Biomedicina - Análises Clínicas
As vidrarias são instrumentos muito importantes dentro de um laboratório. Conforme a finalidade, as vidrarias utilizadas na medição e transferência de líquidos de um recipiente a outro são confeccionadas a partir de diversos materiais, modelos. Elas, entretanto, se diferenciam entre si pela precisão e aplicação nas soluções.
Observe a figura abaixo. Ela mostra uma vidraria utilizada na mediação e transferência de líquidos entre recipientes.
Imagem associada para resolução da questão

Considerando a vidraria apresentada na figura, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q2500324 Biomedicina - Análises Clínicas
As lesões celulares compreendem alterações patológicas ocasionadas nas células que afetam a sua estrutura, função e metabolismo. Essas lesões são classificadas como reversíveis ou irreversíveis, conforme o grau e a duração do dano celular. Com relação às lesões irreversíveis e às alterações que elas acarretam as células, é correto afirmar que
Alternativas
Q2500323 Biomedicina - Análises Clínicas
A partir de um estímulo, a célula pode responder de três formas distintas: adaptação, lesão reversível e lesão irreversível. No processo de adaptação, a célula sofre alterações no seu volume, no seu número e na sua diferenciação. Essas alterações ocorrem em decorrência da demanda funcional, por estímulo hormonal, em ambientes hostis ou por fatores genéticos, como mostra a figura a seguir:
Imagem associada para resolução da questão

Considerando as características dos diferentes tipos de adaptação celular, assinale a afirmativa incorreta.
Alternativas
Respostas
1: A
2: A
3: B
4: E
5: B
6: A
7: D
8: D
9: D
10: A
11: E
12: B
13: D
14: A
15: C
16: A
17: A
18: E
19: A
20: E