Questões de Concurso
Sobre a autonomia universitária frente às contradições sociais em pedagogia
Foram encontradas 24 questões
Leia o texto a seguir e assinale a alternativa correta.
Ao discutirmos a função social da educação e da escola, estamos entendendo a educação no seu sentido ampliado, ou seja, enquanto prática social que se dá nas relações sociais que os homens estabelecem entre si, nas diversas instituições e movimentos sociais, sendo, portanto, constituinte e constitutiva dessas relações.
I - A escola, no desempenho de sua função social de formadora de sujeitos históricos, precisa ser um espaço de sociabilidade que possibilite a construção e a socialização do conhecimento produzido, tendo em vista que esse conhecimento não é dado a priori. Trata-se de conhecimento vivo e que se caracteriza como processo em construção.
II - Pensar a função social da educação e da escola implica problematizar a escola que temos na tentativa de construirmos a escola que queremos. Nesse processo, a articulação entre os diversos segmentos que compõem a escola e a criação de espaços e mecanismos de participação são prerrogativas fundamentais para o exercício do jogo democrático, na construção de um processo de gestão democrática.
III - A escola é uma instituição social que, mediante sua prática no campo do conhecimento, dos valores, atitudes e, mesmo por sua desqualificação, articula determinados interesses e desarticula outros. Nessa contradição existente no seu interior, está a possibilidade da mudança, haja vista as lutas que aí são travadas. Portanto, pensar a função social da escola implica repensar o seu próprio papel, sua organização e os atores que a compõem.
(Políticas e Gestão na Educação - 8. Função social da educação e da escola - João Ferreira de Oliveira – UFG; Karine Nunes de Moraes – UFG; Luiz Fernandes Dourado – UFG)
É verdadeiro o que está posto
A abordagem sociointeracionista de Vygotsky se contrapõe aos postulados inatistas, que podem servir para justificar práticas pedagógicas espontaneístas, pouco desafiadoras; bem como aos postulados do ambientalismo, que podem legitimar o fazer pedagógico assistencialista, que tenta compensar as “carências sociais” das crianças provenientes das classes populares. Com base nos pressupostos de Vygotsky, a qualidade do trabalho pedagógico está associada à:
Leia o fragmento e responda ao que se pede.
"Deve-se ressaltar que a autonomia plena, incluindo a administrativo-financeira, foi a grande ferramenta para a excelência acadêmica da USP e de suas coirmãs, a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e a Universidade Estadual Paulista (Unesp). Esta é, portanto, uma responsabilidade que os reitores das universidades estaduais paulistas assumem com prazer."
Fonte: Vahan Agopyan, prefácio do Livro "Os reitores da Universidade de
São Paulo 1934-2018", EDUSP, p. 12.
Sobre a autonomia financeira da USP, é correto afirmar:
Eunice Durham. A autonomia Universitária – extensão e limites, Núcleo de Pesquisas sobre Ensino Superior da Universidade de São Paulo,2005.
A esse respeito, assinale a afirmativa que descreve incorretamente uma das atribuições da universidade brasileira garantida pelo exercício de sua autonomia.
No fenômeno sócio-econômico-cultural da intergenericidade, compreende-se a capacidade mutável e recriável do gênero em uma determinada época, que sempre se renova e pode assumir outra estrutura composicional.
Fonte: Chaui, Marilena. A universidade pública sob nova perspectiva. Revista Brasileira de Educação [online]. 2003, n. 24 [Acessado 15 Setembro 2022] , pp. 5-15.
A partir da definição dos três sentidos principais da autonomia universitária em Chaui é INCORRETO afirmar que:
A respeito da formação nas universidades corporativas, julgue o item a seguir.
Universidades corporativas de locais diferentes, até mesmo
de países diferentes, podem unir-se em consórcios de
formação.
Valdemar Sguissardi (2011), em texto na coletânea “A universidade no Brasil: concepções e modelos”, considera que uma das vias de maior relevância para se compreender o funcionamento das Universidades brasileiras e planejar o seu futuro é a investigação e a análise dessas instituições do ponto de vista do que se convencionou denominar de “modelos universitários”.
Assinale a alternativa correta em relação a esses modelos, conforme dados apresentados pelo autor.
Eucidio Pimenta Arruda e Durcelina Ereni Pimenta Arruda (2015), ao discutirem sobre o Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB), apontam alguns desafios e possibilidades para o seu desenvolvimento.
Em relação à UAB, é CORRETO afirmar que
Considerando as condições da educação superior no Brasil, julgue o item que se segue.
A autonomia universitária, definida no artigo 207 da Constituição da República, significa competência de gestão administrativa, didático-científica, financeira e patrimonial, tornando as instituições públicas e privadas semelhantes entre si.
Aprender a aprender constitui uma competência essencial na Sociedade da Informação e do Conhecimento, como uma condição para o desenvolvimento da autonomia e da criatividade no estudo, de modo a lograr uma eficaz e eficiente autogestão da aprendizagem. Essa habilidade está relacionada com a metacognição. Considere as afirmações a seguir referentes a essa habilidade.
I A metacognição tem uma função importante na regulação dos processos cognitivos.
II O conhecimento declarativo é o mais relevante no desenvolvimento da metacognição.
III As características pessoais, a natureza das tarefas e as estratégias são elementos da metacognição.
IV A metacognição é favorecida com o estímulo do pensamento convergente.
Das afirmações, estão corretas
A autonomia didático-científica é condição necessária para a atividade-fim da universidade. Sobre o papel de decisão dos colegiados de ensino e pesquisa da instituição no exercício dessa autonomia, com base na legislação vigente, considere:
I - Criar, modificar e extinguir cursos.
II - Deliberar sobre os planos de carreira docente.
III - Elaborar programação dos cursos, pesquisas e das atividades de extensão.
Está correto o que se afirma em
Marque C,se a proposição é verdadeira; E,se a proposição é falsa.
A proposta [...] denominada Universidade Nova aponta para uma transformação radical da atual arquitetura acadêmica da universidade brasileira, visando superar desafios e corrigir alguns defeitos [...]. Isso implica os seguintes desdobramentos:
• Introduzir na educação superior temas relevantes da cultura contemporânea, o que, considerando a diversidade multicultural do mundo atual, significa pensar em culturas, no plural;
• Dotar a educação superior de maior mobilidade, flexibilidade, eficiência e qualidade, visando à compatibilização com as demandas e os modelos da educação superior do mundo contemporâneo.
(SANTOS; ALMEIDA, 2008, p.199-200).
Uma ação concreta dessa proposta foi a implantação dos Bacharelados Interdisciplinares (BI) no Ensino
Superior brasileiro, contribuindo para sua inovação curricular, sendo a UFBA uma das instituições
pioneiras na adoção dessa proposta.