Questões de Concurso
Sobre as funções do ensino superior: ensino, pesquisa, extensão e cultura em pedagogia
Foram encontradas 135 questões
São finalidades da educação Superior, EXCETO:
Referente aos processos de elaboração, desenvolvimento e avaliação de processos educacionais no Ensino Superior, relacione as duas colunas, tendo em vista a caracterização de alguns tipos de projetos.
1. Projetos de Intervenção.
2. Projetos de Pesquisa.
3. Projetos de Desenvolvimento ou de Produto.
4. Projetos de Ensino.
5. Projetos de Trabalho.
( ) Preveem a obtenção de conhecimentos como resultado do projeto, verificado pela experimentação.
( ) são elaborados dentro de uma disciplina, dirigidos à melhoria do processo de ensino-aprendizagem.
( ) Têm como finalidade a implantação de novas atividades, serviços ou produtos;
( ) São desenvolvidos por alunos em uma disciplina, sob a orientação de um professor, para a aprendizagem de conceitos e desenvolvimento de competências específicas.
( ) São desenvolvidos por alunos em uma disciplina, sob a orientação de um professor, para a aprendizagem de conceitos e desenvolvimento de competências específicas.
( ) Preveem a atuação direta no contexto para alterar a estrutura ou dinâmica do sistema ou organização. É prevista uma mudança positiva no desempenho, como objetivo a ser atendido.
A sequência CORRETA dessa associação é:
De acordo com as ideias expressas por Severino (2009), a exigência de uma postura investigativa nos processos de ensino e de aprendizagem na universidade decorre de duas injunções: uma delas é por causa da condição de historicidade do conhecimento, a outra é o
Para Fazenda (1993), uma das possibilidades de execução de um projeto interdisciplinar na universidade é por meio de pesquisa que, numa perspectiva interdisciplinar, significa
Para Severino (2007:37), “no ensino superior, os bons resultados do ensino e da aprendizagem vão depender, em muito, do empenho pessoal do aluno no cumprimento das atividades acadêmicas, aproveitando bem os subsídios trazidos pela intervenção dos professores e a disponibilidade de recursos pedagógicos fornecidos pela instituição de ensino. Para tanto, é muito importante que o aluno adquira hábitos apropriados e eficazes na condução de sua vida acadêmica”.
Analise os exemplos de hábitos apropriados e eficazes que o estudante universitário deve considerar na organização e no planejamento de sua vida acadêmica.
I. O estudante deve preparar e rever aulas para melhor acompanhar o desenvolvimento do seu curso.
II. O estudante deve realizar o levantamento de seu tempo disponível para o estudo em casa, predeterminar um horário para estudar e cumpri-lo rigorosamente.
III. O estudante deve sempre priorizar o estudo dos conteúdos das disciplinas profissionalizantes.
IV. O estudante deve evitar estudos em grupos, visto que eles dispersam a atenção e provocam falta de objetividade.
Assinale a alternativa que, segundo Severino (2007), apresenta as afirmativas corretas.
A partir da “indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão” presente no artigo 207 da Constituição Federal de 1988, o documento Política Nacional de Extensão Universitária (2012), produzido pelo Fórum de Pró-reitores de Extensão das Universidades Públicas Brasileiras (FORPROEX), defende:
"A diretriz Indissociabilidade Ensino - Pesquisa - Extensão reafirma a Extensão Universitária como processo acadêmico. Nessa perspectiva, o suposto é que as ações de extensão adquirem maior efetividade se estiverem vinculadas ao processo de formação de pessoas (Ensino) e de geração de conhecimento (Pesquisa).
(Fórum de Pró-Reitores de Extensão das Universidades Públicas Brasileiras. Política Nacional de Extensão Universitária. [s.n.]. Manaus, 2012.)
Considere as afirmativas a respeito da diretriz indissociabilidade entre ensino-pesquisa-extensão e marque V para as verdadeiras e F para as falsas.
( ) Proporciona ao estudante protagonismo em sua formação técnica e em sua formação cidadã. O eixo pedagógico "estudante - professor" é ampliado para o eixo "estudante - professor - comunidade”.
( ) Amplia o conceito de “sala de aula”, pois, além do espaço físico tradicional de ensino-aprendizagem, tornam-se “salas de aula” todos os espaços, dentro e fora da instituição de educação superior, em que se aprende, ensina e/ou re(constroem) conhecimentos.
( ) Configura as práticas como processos interdisciplinares, educativos e científicos, promovendo a interação transformadora entre instituição de educação superior e outros setores da sociedade de forma técnica, apolítica e sem influências ideológicas e culturais.
( ) Estimula atuação junto ao sistema de ensino público, possibilitando o fortalecimento da educação básica através de contribuições técnico-científicas e construção/difusão de valores de cidadania.
( ) Restringe-se à graduação porque a incorporação de estudantes de pós-graduação em ações extensionistas pode desqualificar e desvirtuar as atividades da pós-graduação, na medida em que ela privilegia o desenvolvimento de pesquisa.
Assinale a sequência CORRETA.
I. O ensino superior é visto como uma qualificação que proporciona melhores condições de empregabilidade, a baixa taxa de sucesso na graduação passa, então, a ser um fator que leva à desigualdade social, pois os índices de evasão estão normalmente associados aos alunos de baixa renda, e o abandono do curso dificulta a transformação social do indivíduo, contribuindo para uma perpetuação da sua condição socioeconômica.
II. Os prejuízos da evasão no ensino superior também atingem as instituições de forma econômica, organizacional e acadêmica. No âmbito econômico, existe a premissa de que as receitas das universidades são definidas de acordo com o número de alunos, portanto, a perda de alunos resulta em perda orçamentária.
Marque a alternativa CORRETA:
I. adesão ao diálogo interdisciplinar, por meio de uma organização curricular que acolha os eixos básico, científico, técnico e tecnológico.
II. promoção de intercâmbios constantes entre as áreas de conhecimento e as temáticas do cotidiano, conectando aspectos da formação técnico-profissional.
III. planejamento conjunto, envolvendo disciplinas, programas e projetos que, em conjunto, compõem as diretrizes dos cursos.
IV. condução dialógica, atrelada ao planejamento conjunto, do processo pedagógico de aprendizagem e de desenvolvimento dos estudantes.
V. formação inicial para atender às especificidades tecnológicas, no sentido de materializar a aproximação das dimensões acadêmicas, verificando as necessidades presentes na realidade da qual os sujeitos fazem parte.
As ações recomendadas para a integração entre a tríade do ensino-pesquisa-extensão aparecem corretamente nos itens
Considerando o ensino com pesquisa, explorado nas asserções a seguir, analise o conteúdo de ambas e a relação entre elas:
I- Para concretizar o ensino pela pesquisa, é possível selecionar temas ou problemas da realidade social da vida dos alunos, mesmo que não componham o quadro de conteúdo das disciplinas curriculares tradicionais, os quais podem ser trabalhados em projetos interdisciplinares relativos a assuntos escolares ou da vida cotidiana dos alunos, como aspectos da comunidade, da escola, da família, de etnia, entre outros.
PORQUE
II- A implementação da "pedagogia de projetos" e com pesquisa nas escolas não envolve temas-eventos ou datas comemorativas, como dia da árvore, dia do índio, dia das mães ou dia dos pais. Essas datas comemorativas perdem o sentido, porque são situações descontextualizadas dos problemas reais da vida dos estudantes.
Considerando ambas as asserções, assinale a alternativa CORRETA:
As discussões sobre tais cursos tinham como um dos seus temas centrais as relações entre ensino e pesquisa na formação e na prática de professores. Dessas discussões, emergiram nos anos 1990 diversas ações voltadas para os professores.
Assinale a opção que apresenta as expressões empregadas nas discussões e nas ações para nomear o tipo de professor que se pretendia formar.
Imagine que, em uma universidade, o curso de Pedagogia possui um corpo docente altamente qualificado e engajado em pesquisas relevantes para a área da Educação. No entanto os estudantes do curso começam a reclamar que o conteúdo das disciplinas não está sendo aplicado de forma prática e contextualizada, o que limita sua capacidade de aplicar os conceitos em situações reais. Os professores do curso de Pedagogia, então, reconhecem que a pesquisa é importante para se manterem atualizados e informados sobre as tendências e teorias da Educação, mas entendem que o ensino e a extensão são igualmente importantes para garantir que os alunos possam aplicar essas teorias na prática. Com isso, os professores decidem incorporar mais atividades práticas e projetos de extensão em suas disciplinas, visando conectar a teoria à prática e proporcionar aos alunos a oportunidade de aplicar, em situações reais, o que aprenderam. Com essa abordagem, o curso de Pedagogia consegue promover a indissociabilidade entre o ensino, a pesquisa e a extensão. Qual é a importância da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão no trabalho pedagógico?
(Haddad;DI Pierro, 2000)
A alternativa que preenche, corretamente, a lacuna é:
( ) Na Educação Superior temos o programa Incluir, que visa promover a inclusão de estudantes com deficiência, garantindo-lhes condições de acessibilidade nas instituições federais de Educação Superior.
( ) O acesso a um sistema educacional inclusivo em todos os níveis pressupõe a adoção de medidas de apoio específicas para garantir as condições de acessibilidade, necessárias à participação parcial e heteronomia dos estudantes com deficiência, em ambientes que minimizem seu desenvolvimento acadêmico e social.
( ) O acesso das pessoas com deficiência à Educação Superior vem diminuindo significativamente, em consequência do desenvolvimento inclusivo da Educação Básica, que passou a atender esse público em suas plenas necessidades e capacidades.