Questões de Concurso Sobre aspectos sociológicos da educação em pedagogia

Foram encontradas 1.740 questões

Q3194937 Pedagogia
O sociólogo Pierre Bourdieu trouxe importantes contribuições para a compreensão da educação e da reprodução social. Segundo Bourdieu, o conceito de “capital cultural” refere-se:
Alternativas
Ano: 2025 Banca: UFCG Órgão: UFCG Prova: UFCG - 2025 - UFCG - Pedagogia |
Q3188770 Pedagogia
Pensar a função social da escola é pensar os sentidos da Educação e da sociedade que a constrói e que se constrói. A formação do sujeito e de sua subjetividade são produtos do processo educativo a que este mesmo sujeito está submetido e se há interesse da sociedade em participar desse processo de forma consciente e articulada, com fins de uma (re)organização social mais justa, a escola, as “pedagogias”, a Educação deverão ser pautas para construção de políticas públicas com objetivos melhor definidos (Caffagni, C. W. do A. Qual a função social da escola? Reflexões de nuances sociais e políticas a respeito da instituição escolar. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, v. 32, n. 122, p. 244-250, jan. 2024).
Neste excerto, a autora discute a importância da ampla participação no processo de reflexão e definição da função social de cada escola de educação básica. Entretanto, é preciso destacar que a legislação educacional orienta a definição da função social da escola. Considerando o disposto na Lei n.º 9.394/96, que estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), ao tratar da finalidade da educação, toda escola, ao construir sua função social, precisa contemplar o/a:
Alternativas
Ano: 2025 Banca: UFCG Órgão: UFCG Prova: UFCG - 2025 - UFCG - Pedagogia |
Q3188754 Pedagogia
Os professores André e Júlio trabalham no Curso de Pedagogia em uma mesma instituição de ensino superior. O professor André concentra seus esforços no trabalho com os conteúdos do seu Plano de Ensino, priorizando a exposição oral, apresentando exemplos e notícias atualizadas sobre os assuntos trabalhados e utilizando das referências bibliográficas. O professor Júlio desenvolve projetos interdisciplinares que envolvem os estudantes em pesquisas e ações de extensão, promovendo a articulação entre teoria e prática. Considerando as práticas dos professores e a relação entre ensino, pesquisa e extensão, avalie as proposições a seguir:

I - O professor André, ao focar no trabalho com os conhecimentos, atende aos princípios da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, pois a base de qualquer trabalho docente é a sólida formação teórica dos estudantes.
II - O professor Júlio, ao desenvolver projetos interdisciplinares, demonstra sua compreensão sobre a função social da universidade, promovendo a integração entre as diferentes áreas do conhecimento e a articulação com a comunidade.
III - A prática do professor André é adequada para a formação de profissionais críticos e reflexivos, capazes de atuar de forma transformadora na sociedade, pois o aprofundamento teórico potencializa o desenvolvimento de competências.

A partir do caso, é CORRETO concluir o que se afirma em:
Alternativas
Q3185557 Pedagogia
O Tribunal de Justiça do Estado de Rondônia (TJRO) recebe, eventualmente, consultas acerca da implementação e avaliação de políticas públicas educacionais nas escolas públicas do estado, especialmente em relação ao currículo escolar. Tais processos envolvem a análise de propostas de reestruturação curricular, com foco na função social da escola e na adequação das metodologias de ensino. Em um desses processos houve questionamento sobre a adequação do currículo escolar de uma determinada escola pública estadual. A escola tem sido alvo de críticas por priorizar atividades comemorativas e eventos isolados à revelia do ensino de conteúdos sistematizados. Considerando a elaboração de um parecer técnico sobre a situação e, ainda, o contexto da função social da escola em conjunto com a reflexão sobre o currículo escolar no Brasil, é possível afirmar que a escola:
Alternativas
Q3183479 Pedagogia
"A consciência coletiva é, por conseguinte, o conjunto das crenças e dos sentimentos comuns à média dos membros de uma mesma sociedade, formando um sistema determinado que tem vida própria. Ela é, por definição, difusa em toda a extensão da sociedade; consequentemente, não é suscetível de ser localizada" (Durkheim, 1999, p. 50). Partindo do excerto da obra Da divisão do Trabalho Social , escrita por Émile Durkheim, em 1893, podemos entender que o fundador da sociologia francesa defende a tese de que, em determinados tipos de sociedade, a consciência coletiva é o elemento fundamental para a coesão social dos indivíduos. Ora, com base no excerto e no conceito de consciência coletiva, assinale a alternativa correta que indique o fator de influência para a manutenção da consciência coletiva em diferentes tipos de sociedades:
Alternativas
Q3183478 Pedagogia
No desenvolvimento da modernidade iluminista ocidental, alguns processos sociais, ideológicos e políticos foram protagonistas do projeto civilizacional e cultural que buscou estruturar a fundação de uma nova ordem social baseada em valores seculares e humanistas.

Fonte: RANQUETAT JR, Cesar. Laicidade, laicismo e secularização: definindo e esclarecendo conceitos. Revista Sociais e Humanas, v. 21, n. 1, p. 67-75, 2008.

Como base nesta afirmação e nas concepções contidas na obra O Dossel Sagrado (1971), de autoria de Peter Berger, qual conceito se refere ao fenômeno histórico-social pelo qual setores da sociedade e da cultura são subtraídos da dominação das instituições e símbolos religiosos, caracterizando-se pelo declínio da religião e pela perda de sua posição central na vida social e institucional? 
Alternativas
Q3180926 Pedagogia
A escola tem um papel social fundamental que ultrapassa o ensino de conteúdos acadêmicos. Com base nessa afirmação, assinale a alternativa que melhor representa o papel social da escola no contexto da inclusão:
Alternativas
Q3179961 Pedagogia
Ressaltando a existência de uma intensa e nem sempre equilibrada relação entre sociedade e natureza, ressaltando a complexidade dessa interação. De acordo com a abordagem apresentada, quais dos seguintes fatores são apontados como essenciais para entender essa relação?
Alternativas
Q3177310 Pedagogia
Qual é o papel central da Pedagogia Social ao lidar com indivíduos em situações de exclusão, e como isso se relaciona com a transformação social?
Alternativas
Q3177299 Pedagogia
De acordo com a Pedagogia Social, como os fatores históricos interferem na construção da realidade social e impactam a prática pedagógica?
Alternativas
Q3174488 Pedagogia
Ao analisar a gestão democrática da escola, é possível apontar uma série de objetivos que embasam as ações a serem tomadas. Alguns desse objetivos foram descritos abaixo. No entanto, há um erro conceitual em uma das alternativas, assinale-a:
Alternativas
Q3174480 Pedagogia
Alguns ponderamentos acerca da escola foram propostos abaixo, analise-os:

I – A escola pública deve ser democrática, garantindo a todos o acesso e a permanência, no mínimo, nos oito anos de escolarização, proporcionando um ensino de qualidade que leve em conta as características específicas dos alunos que atualmente a frequentam.
II – A escola deve ser democrática, também, no sentido de que devem vigorar, nela, mecanismos democráticos de gestão interna envolvendo a participação conjunta da direção, dos professores e dos pais.
III – A escola deve ser gratuita porque é um direito essencial dos indivíduos para se constituírem como cidadãos.
IV - A transformação da escola depende da transformação da sociedade, pois a forma de organização do sistema socioeconômico interfere no trabalho escolar e no rendimento dos alunos.

É verdadeiro o que se afirma em:
Alternativas
Q3173068 Pedagogia

O processo educativo é um processo de formação humana, isto é, um processo em que todos os seres humanos, que nascem inacabados do ponto de vista de suas características humanas, são produzidos, construídos, como humanos. Nesta perspectiva configura-se como um processo histórico e social de tornar humanos os seres humanos.


Fonte: Clenio Vianei Mazzonetto ... [et al.]. Fundamentos filosóficos e sociológicos da educação. 1. ed. Santa Maria, RS: UFSM, NTE, UAB, 2017.


Diante do texto sobre o papel da educação e da escola, identifique e assinale a alternativa CORRETA que concorde com o trecho supracitado.

Alternativas
Q3171561 Pedagogia
Leia asserções abaixo e marque a alternativa correspondente.

I - Em nossa sociedade, a escola pública, em todos os níveis e modalidades da educação básica (educação infantil, ensino fundamental e ensino médio), tem como função social formar o cidadão, isto é, construir conhecimentos, atitudes e valores que tornem o estudante solidário, crítico, ético e participativo.
II - Para isso, é indispensável socializar o saber sistematizado, historicamente acumulado, como patrimônio universal da humanidade, fazendo com que esse saber seja criticamente apropriado pelos estudantes, que já trazem consigo o saber popular, o saber da comunidade em que vivem e atuam.
Alternativas
Q3168727 Pedagogia
Conceba que o relatório de acompanhamento das atividades recreativas de Timbó identificou aumento nos conflitos entre crianças. Para apoiar a equipe na adequação das intervenções às teorias contemporâneas de desenvolvimento socioemocional, o(a) secretário(a) de escola deve:
Alternativas
Q3166402 Pedagogia
“A escola de Educação Básica é espaço coletivo de convívio, onde são privilegiados trocas, acolhimento e aconchego para garantir o bem-estar de crianças, adolescentes, jovens e adultos, no relacionamento entre si e com as demais pessoas. É uma instância em que se aprende a valorizar a riqueza das raízes culturais próprias das diferentes regiões do País que, juntas, formam a Nação. Nela se ressignifica e recria a cultura herdada, reconstruindo as identidades culturais, em que se aprende a valorizar as raízes próprias das diferentes regiões do País. Essa concepção de escola exige a superação do rito escolar, desde a construção do currículo até os critérios que orientam a organização do trabalho escolar em sua multidimensionalidade, privilegia trocas, acolhimento e aconchego, para garantir o bem-estar de crianças, adolescentes, jovens e adultos, no relacionamento interpessoal entre todas as pessoas. Cabe, pois, à escola, diante dessa sua natureza, assumir diferentes papéis, no exercício da sua missão essencial, que é a de construir uma cultura de direitos humanos para preparar cidadãos plenos. A educação destina-se a múltiplos sujeitos e tem como objetivo a troca de saberes8 , a socialização e o confronto do conhecimento, segundo diferentes abordagens, exercidas por pessoas de diferentes condições físicas, sensoriais, intelectuais e emocionais, classes sociais, crenças, etnias, gêneros, origens, contextos socioculturais, e da cidade, do campo e de aldeias. Por isso, é preciso fazer da escola a instituição acolhedora, inclusiva, pois essa é uma opção “transgressora”, porque rompe com a ilusão da homogeneidade e provoca, quase sempre, uma espécie de crise de identidade institucional. A escola é, ainda, espaço em que se abrigam desencontros de expectativas, mas também acordos solidários, norteados por princípios e valores educativos pactuados por meio do projeto político-pedagógico concebido segundo as demandas sociais e aprovado pela comunidade educativa. Por outro lado, enquanto a escola se prende às características de metodologias tradicionais, com relação ao ensino e à aprendizagem como ações concebidas separadamente, as características de seus estudantes requerem outros processos e procedimentos, em que aprender, ensinar, pesquisar, investigar, avaliar ocorrem de modo indissociável. Os estudantes, entre outras características, aprendem a receber informação com rapidez, gostam do processo paralelo, de realizar várias tarefas ao mesmo tempo, preferem fazer seus gráficos antes de ler o texto, enquanto os docentes creem que acompanham a era digital apenas porque digitam e imprimem textos, têm e-mail, não percebendo que os estudantes nasceram na era digital. As tecnologias da informação e comunicação constituem uma parte de um contínuo desenvolvimento de tecnologias, a começar pelo giz e os livros, todos podendo apoiar e enriquecer as aprendizagens. Como qualquer ferramenta, devem ser usadas e adaptadas para servir a fins educacionais e como tecnologia assistiva; desenvolvidas de forma a possibilitar que a interatividade virtual se desenvolva de modo mais intenso, inclusive na produção de linguagens. Assim, a infraestrutura tecnológica, como apoio pedagógico às atividades escolares, deve também garantir acesso dos estudantes à biblioteca, ao rádio, à televisão, à internet aberta às possibilidades da convergência digital.”
Analisando o texto acima, assinale a alternativa correta sobre a concepção de escola como um espaço acolhedor e inclusivo implica:
Alternativas
Q3166324 Pedagogia
Sobre o papel da educação para a formação ética dos seres humanos, Cortina (2003, p.113) entende que a educação do cidadão e da cidadã deve levar em conta a dimensão comunitária das pessoas, seu projeto pessoal e sua capacidade de universalização, que deve ser exercida dialogicamente, pois, dessa maneira, elas poderão ajudar na construção do melhor mundo possível, demonstrando saber que são responsáveis pela realidade social. Portanto, é correto afirmar que:
Alternativas
Q3164751 Pedagogia
Por sua vez, a educação sempre esteve também permeada pelos mecanismos de controle. E a disciplinarização possibilita esse controle sobre o aprendizado (o quê, quando, quanto e como o aluno aprende) e também um controle sobre o próprio aluno. A disciplina também está relacionada ao comportamento, não apenas à aprendizagem.

ALVES, N. LEITE, R. (Org.) O sentido da escola. Rio de Janeiro: DP&A, 2002, p. 24.

Michael Foucault fez um contundente diagnóstico acerca do poder disciplinar e seus modos de atuação nos espaços e organizações educacionais.

Assinale a opção que não corresponde a um desses modos.
Alternativas
Q3164736 Pedagogia
Os anos 80 são os da globalização. Os grupos empresariais e econômicos vão alcançando tamanhos que os convertem em independentes das economias nacionais: aprendem a escapar dos seus controles. Cada vez mais, as políticas econômicas passam a ser planejadas em nível supranacional. O desenvolvimento das telecomunicações serve, entre outras coisas, para facilitar a administração das empresas internacionais, das multinacionais. Atualmente, penso que ninguém discute que viemos em uma economia global na qual “todos os processos trabalham como uma unidade em tempo real por todo o planeta. Isto é, uma economia na qual o fluxo de capital, o mercado de trabalho, o mercado, o processo de produção, a organização, a informação e a tecnologia operam simultaneamente em nível mundial” (Castells, M., 1994, p. 38).

SANTOMÉ, Jurjo Torres. Globalização e interdisciplinaridade: o currículo integrado. Porto Alegre: Editora Artes Médicas Sul Ltda., 1998, p. 84.

O cenário da intensificação da globalização impõe novos desafios e rumos à educação escolar. 

Assinale a opção que expressa uma dessas demandas.
Alternativas
Q3164105 Pedagogia
A formação do aluno jamais acontecerá pela assimilação de discursos, mas sim por um processo microssocial em que ele é levado a assumir posturas de liberdade, respeito, responsabilidade, ao mesmo tempo em que percebe essas mesmas práticas nos demais membros que participam deste microcosmo com que se relaciona no cotidiano. Uma aula de qualquer disciplina constitui-se, assim, em parte do processo de formação do aluno, não pelo discurso que o professor possa fazer, mas pelo posicionamento que assume em seu relacionamento com os alunos, pela participação que suscita neles, pelas novas posturas que eles são chamados a assumir.

ALVES, N.; GARCIA, R, L. O sentido da escola. Rio de Janeiro: DP&A, 2002, p. 20.

O trecho em destaque faz alusão a uma concepção de ensino que
Alternativas
Respostas
1: B
2: C
3: D
4: C
5: E
6: A
7: C
8: A
9: C
10: D
11: D
12: A
13: E
14: C
15: E
16: C
17: B
18: E
19: E
20: D