Questões de Concurso
Sobre educação especial - leis, tratados e normas especiais em pedagogia
Foram encontradas 3.323 questões
I. As diretrizes educacionais estabelecem que a identificação das necessidades educacionais especiais dos alunos deve ser feita exclusivamente por meio de diagnósticos médicos, desconsiderando o contexto pedagógico e o processo de ensino e aprendizagem.
II. A educação especial, conforme as diretrizes, não prevê a adaptação das escolas em termos de infraestrutura, pois parte do princípio de que tais mudanças são secundárias em relação ao desenvolvimento pedagógico.
III. As diretrizes garantem ao aluno incluso não somente vagas no ensino regular para os diversos graus e tipos de deficiências, como a sua permanência com qualidade, incluindo flexibilizações e adaptações curriculares.
Quais estão INCORRETAS?
O princípio que orienta esta Estrutura é o de que escolas deveriam acomodar todas as crianças independentemente de suas condições físicas, intelectuais, sociais, emocionais, linguísticas ou outras (1ª parte). Aquelas deveriam incluir crianças deficientes e superdotadas, crianças de rua e que trabalham, crianças de origem remota ou de população nômade, crianças pertencentes a minorias linguísticas, étnicas ou culturais, e crianças de outros grupos desavantajados ou marginalizados. Tais condições geram uma variedade de diferentes desafios aos sistemas escolares (2ª parte). No contexto desta Estrutura, o termo “necessidades educacionais especiais” refere-se a todas aquelas crianças ou jovens cujas necessidades educacionais especiais se originam em função de deficiências ou dificuldades de aprendizagem. Muitas crianças experimentam dificuldades de aprendizagem e, portanto, possuem necessidades educacionais especiais em algum ponto durante a sua escolarização (3ª parte).
Quais partes estão corretas?
I. Identificar, elaborar e organizar recursos pedagógicos e de acessibilidade que eliminem as barreiras para a plena participação dos alunos, considerando suas necessidades específicas.
II. Oferecer programas que ampliem o currículo escolar, sem a necessidade de incluir o ensino de linguagens e/ou códigos específicos de comunicação, uma vez que essas ferramentas são opcionais e dependem do contexto escolar.
III. Garantir que o atendimento esteja alinhado à proposta pedagógica do ensino regular ao longo de toda a escolarização, promovendo a integração entre os dois.
Quais estão corretas?
O movimento mundial pela educação inclusiva é uma ação política, cultural, social e pedagógica, desencadeada em defesa do direito de todos os alunos de estarem juntos, aprendendo e participando, sem nenhum tipo de discriminação (1ª parte). A educação inclusiva constitui um paradigma educacional fundamentado na concepção de direitos humanos, que conjuga igualdade e diferença como valores indissociáveis, e que avança em relação à ideia de equidade formal ao contextualizar as circunstâncias históricas da produção da exclusão dentro e fora da escola (2ª parte). Desta forma, e partir dos referenciais para a construção de sistemas educacionais inclusivos, a organização de escolas e classes especiais deve ser mantida como principal estratégia para atender às especificidades dos alunos, para que todos os alunos tenham suas especificidades atendidas (3ª parte).
Quais partes estão corretas?
I - A Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva tem como objetivo específico assegurar a inclusão escolar dos alunos que apresentem algum tipo de deficiência.
II - A Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva é pautada na supremacia da educação desenvolvida em salas de atendimento educacional especializado, em atendimento às necessidades dos alunos com necessidades especiais.
III - A Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva é pautada na transversalidade da modalidade de educação especial desde a educação infantil até a educação superior.
IV – A formação de professores para o atendimento educacional especializado e demais profissionais da educação para a inclusão é um dos objetivos da Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva.
É verdadeiro o que se afirma em:
A inclusão escolar tem início ____________ , onde se desenvolvem as bases necessárias para a construção do conhecimento e seu desenvolvimento global. ___________ , o atendimento educacional especializado se expressa por meio de serviços de intervenção precoce que objetivam otimizar o processo de desenvolvimento e aprendizagem.
Acerca da Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva, julgue as frases abaixo.
I. Com a Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva, a educação especial passa a constituir a proposta pedagógica da escola, definindo como seu público-alvo os alunos com deficiência, transtornos globais de desenvolvimento e altas habilidades/superdotação.
II. Os alunos com transtornos globais do desenvolvimento são aqueles que apresentam alterações qualitativas das interações sociais recíprocas e na comunicação, um repertório de interesses e atividades amplo, estereotipado e repetitivo.
III. Consideram-se alunos com deficiência àqueles que têm impedimentos de longo prazo, de natureza física, mental, intelectual ou sensorial, que em interação com diversas barreiras podem ter restringida sua participação plena e efetiva na escola e na sociedade.
Está(ão) CORRETA(S) a(s) seguinte(s) proposição(ões).
[ ] Acolhimento, pelas escolas, de todas as crianças, independentemente de suas condições físicas, intelectuais, sociais, emocionais, linguísticas ou outras (necessidades educativas especiais).
[ ] Assegurar que, num contexto de mudança sistemática, os programas de formação do professorado, tanto inicial como contínua, estejam voltados para atender às necessidades educacionais especiais nas escolas.
[ ] A capacitação de professores especializados deverá ter como núcleo comum as categorias particulares de deficiência.
[ ] A pedagogia deve ser centrada na deficiência, no intuito de trabalhar as diferenças dos alunos, a fim de integrá-los no ensino regular.
I – A deficiência, até o século XVIII, era pautada em aspectos místicos, sem quaisquer bases científicas.
II –O Imperial Instituto dos Meninos Cegos, fundado por D. Pedro II é considerado o marco da educação especial no Brasil.
III – O contexto histórico da educação especial no Brasil pode ser analisado em dois momentos específicos. O primeiro período, de 1854 a 1956, é marcado pelas iniciativas oficiais e particulares.
IV - O segundo período, de 1957 a 1993, marca as iniciativas oficiais em âmbito nacional, em que a educação especial passa a fazer parte da política educacional brasileira.
I - Cegueira é geralmente definida com vista de 20/200 com 20 graus de visão periférica ou menos depois da correção.
II - Deficiência múltipla caracteriza-se por retardo mental associado com outra incapacidade física. Pode-se observar nesse grupo problemas emocionais junto com outras exepcionalidades.
III - Deficiência motora: refere-se ao comprometimento do aparelho locomotor, que compreende o sistema osteoarticular, o sistema muscular e o sistema nervoso.
IV - Paraplegia: paralisia total ou parcial da metade inferior do corpo, comprometendo as funções das pernas. Geralmente é causada por lesão da medula espinhal ou por poliomielite.
V - Malformação congênita: anomalia física desde o nascimento.
I - Organizar o tipo e o número de atendimentos aos alunos na sala de recursos multifuncionais.
II - Ensinar e usar a tecnologia assistiva de forma a ampliar habilidades funcionais dos alunos, promovendo autonomia e participação.
III - Elaborar e executar plano de Atendimento Educacional Especializado, avaliando a funcionalidade e a aplicabilidade dos recursos pedagógicos e de acessibilidade.
IV - Estabelecer parcerias com as áreas intersetoriais na elaboração de estratégias e na disponibilização de recursos de acessibilidade.
I – Um bebê com deficiência física é privado das experiências sensorias vivenciadas por aqueles que não possuem esse tipo de deficiência.
II – A educação infantil oportuniza uma forma da criança com deficiência física experenciar vivências compartilhadas com outras crianças que favorecem o seu desenvolvimento.
III – A estimulação precoce de uma criança com deficiência física só terá sentido após avaliar as condições dessa criança, logo ela não se aplica a todas.
IV- No curso de todo desenvolvimento humano, os fatores ambientais estarão provocando e instigando o desenvolvimento dos centros neurológicos que vão se organizando e reorganizando a partir desta demanda.
[ ] As deficiências neuromusculares são caracterizadas como manifestações exteriores que apresentam, dentre outros aspectos, fraqueza muscular, paralisia ou falta de coordenação.
[ ] Todas as crianças que apresentam deficiências físicas são beneficiadas empregando apenas algumas modificações no ambiente físico, nos materiais e equipamentos utilizados para a atividade escolar.
[ ] Crianças que possuem deficiências mentais podem aprender por meio dos mesmos métodos empregados para as crianças não deficientes.
[ ] Ao analisar certas deficiências de ordem neuromotora, destaca-se que a falta de experiências comuns, a ausência às aulas e a necessidade de produzir lentamente podem aumentar o tempo requerido para completar os cursos previstos pelas diferentes atividades.
“Sempre que existir uma definição prévia dos tipos de relações possíveis entre os indivíduos que representam determinada categoria, ocorre, implicitamente, a/o ________ da singularidade humana. É como se, por essencialismo, a diferença inerente a cada pessoa fosse transformada em algo estático, absolutamente previsível, imóvel – o que torna passível de ser comparada, nomeada, classificada e, depois, excluída ou aceita” (Mantoan; Lanuti, 2022).