Questões de Concurso Sobre educação infantil em pedagogia

Foram encontradas 9.705 questões

Q3325930 Pedagogia
Considerando os aspectos biológicos, emocionais e cognitivos do desenvolvimento infantil em contextos inclusivos, analise as seguintes asserções e a relação proposta entre elas:

I. A inclusão de crianças com necessidades especiais em ambientes educacionais regulares pode favorecer o desenvolvimento emocional e social de todas as crianças, promovendo empatia e solidariedade.
PORÉM
II. O desenvolvimento emocional infantil não influencia o desempenho cognitivo, uma vez que as competências sociais e emocionais são habilidades independentes. 

A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta. 
Alternativas
Q3323100 Pedagogia
Existem diferentes classificações quanto aos tipos de jogos. Levando isso em consideração, marque (V) para verdadeiro e (F) para falso, e, em seguida, identifique a alternativa correta.

( ) Jogos de regras podem ou não ter fundamentos táticos ou técnicos específicos, mas envolvem mais conceitos e normas mais complexas e fixas;

( ) Jogos cooperativos apresentam regras fixas e complexas, mas o intuito é colaborar, pois o grande vencedor é o grupo, sendo que o adversário, na verdade, é o companheiro de equipe.

( ) Jogos recreativos ocorrem uma disputa, havendo um vencedor, porém com regras flexíveis e simples, predominando a diversão sobre a competição.

( ) Nos jogos pré-desportivos haverá a criação dos alunos em relação às normas e regras, podendo basearem-se em algum jogo conhecido ou não.
Alternativas
Q3321436 Pedagogia
No livro Tornando visível a aprendizagem das crianças: Educação Infantil em Reggio Emilia, as autoras afirmam que “um projeto deve ser entendido como um interesse identificado por uma criança individual ou por um grupo de crianças, considerado persistente e sustentado, sem limite de tempo preconcebido.”

KINNEY, L.; WHARTON, P. Tornando visível a aprendizagem das crianças: Educação Infantil em Reggio Emilia. Porto Alegre: Artmed, 2009, p. 38.

Com base na perspectiva apresentada, qual das alternativas caracteriza um projeto na abordagem Reggio Emilia?
Alternativas
Q3321435 Pedagogia

Q19.png (196×256)


TONUCCI, F. “Com olhos de criança.” Porto Alegre: Artmed, 1997, p. 126.



“Por intermédio do jogo, a criança descobre o mundo, seus mistérios e suas leis, experimenta seus conhecimentos e suas habilidades, aprende a conhecer os outros. Esse enorme esforço evolutivo somente é possível respeitando-se duas condições: que valha a pena e que existam a condições adequadas. Vai valer a pena se isso produzir prazer – esse é certamente o motor mais poderoso à disposição do homem.”


TONUCCI, F. Quando as crianças dizem: agora chega. Porto Alegre: Artmed, 2003, p. 44.



Relacione a imagem e o texto apresentados, ambos de Tonucci, e assinale a alternativa que expressa uma relação adequada entre o brincar e os conteúdos curriculares.

Alternativas
Q3321434 Pedagogia
“Deve-se atentar para o fato de que como meio de aquisição de ‘herança cultural’, de acesso à ‘memória social’, a educação não pode prescindir do desenvolvimento dos processos de inteligência que permitam aos indivíduos avançarem para além das formas culturais de seu mundo social, inovando e criando uma cultura própria.”

GOBBI, M.; PINAZZA, M. A. Infância e suas linguagens. São Paulo: Cortez, 2014, p. 30.



“Isso significa que elas são capazes de interagir com as pessoas e os mundos naturais e simbólicos que as rodeiam e, assim, estabelecem interações e formulam modos de viver. Essa capacidade de agir, participar ativamente, falar, criar, significar e aprender é uma resposta das crianças aos contextos em que vivem.”

BARBOSA. M. C. S. Culturas infantis: contribuições e reflexões. Rev. Diálogo Educ., Curitiba, v. 14, n. 43, p. 645- 667, 2014, p. 662.

Correlacionando os dois excertos, qual deve ser o papel da educação na relação entre cultura e infância?
Alternativas
Q3321431 Pedagogia
“A curiosidade infantil estende-se a todos os aspectos da vida, inclusive o sexual. Assim como a criança quer saber por que o céu é azul, onde o sol se esconde à noite, ela também pergunta:

– Por que eu tenho xoxota e ele pipi?
– Como nascem os bebês?

Embora pareçam ‘assustadoras’ para os adultos, essas dúvidas fazem parte da tentativa da criança para entender os diferentes acontecimentos e as pessoas do mundo ao seu redor.”

PANTONI, R.; PIOTTO, D.; VITORIA, T. Questões sobre sexualidade na creche e pré-escola. In: ROSSETTI-FEREIRA et. al. Os Fazeres na Educação Infantil. 11 ed. rev. amp. São Paulo: Cortez, 2009, p. 68.

Segundo as autoras, qual a melhor maneira de lidar com os questionamentos das crianças sobre sexualidade?
Alternativas
Q3321426 Pedagogia
O Child Observation Record (C.O.R.) é um instrumento de avaliação desenvolvido pela Fundação de Pesquisa High/Scope. Nesse instrumento toda a avaliação está baseada, fundamentalmente, no conjunto de observações e registros dos episódios relevantes, realizados diariamente, quando as crianças estão desenvolvendo as suas atividades, mas também em elementos como mostras do seu trabalho: desenhos, construções, histórias, canções, etc. É, então, crucial que cada equipe de trabalho encontre uma forma sistemática de realizar e registrar as observações de cada criança, que seja, além disso, acessível e eficaz para toda a equipe.

ZABALZA, M. A. Qualidade em Educação Infantil. Porto Alegre: Artmed, 1988, p. 206.

Qual das afirmações, a seguir, está alinhada com essa perspectiva?
Alternativas
Q3321425 Pedagogia
“Certamente, deverá haver uma intencionalidade dos educadores na seleção desses materiais, tendo, como norte, as características do grupo de crianças, a sua faixa etária, a cultura na qual estão inseridas, suas necessidades e seus interesses e as diferentes linguagens a serem construídas. Portanto, o planejamento do professor no que diz respeito à seleção de materiais deverá ser cuidadoso e rigoroso. Por exemplo, não serão colocados livros aleatoriamente na estante: a seleção dos jogos obedecerá a critérios relativos à faixa etária e às diferentes linguagens, os materiais grafoplásticos serão variados, atraentes e compatíveis com a idade das crianças. Quais características, então, esses espaços e ambientes deverão ter para dar conta disso?” 

HORN, M. da G. S. Brincar e interagir nos espaços da educação infantil. Editora Penso, 2017, p. 21.

Assinale a alternativa que responde, corretamente, à indagação da autora no excerto citado.
Alternativas
Q3321424 Pedagogia
“A criança conhece seu corpo e se conhece por meio daquilo que ela mesma é capaz de fazer com o corpo e por meio daquilo que os outros fazem a seu corpo. É nesse processo que ela vai criando uma compreensão de quem ela é – uma identidade. Quando a criança não é capaz de prever o que vai acontecer, ela se torna refém da ação da pessoa adulta sobre seu corpo. Nessa situação, os cuidados se tornam uma fonte de angústia e insegurança.”

MELLO, S. A. Os bebês como sujeitos no cuidado e na educação na escola infantil. Revista Magistério, São Paulo- SME/DOR, n.3, 2014, p. 50.

A indissociabilidade entre cuidar e educar está corretamente expressa em qual das alternativas a seguir?
Alternativas
Q3321423 Pedagogia
“As representações impressionantes que as crianças criam podem servir como base para hipóteses, discussões e argumentos, levando a observações adicionais e a representações novas. Usando esta abordagem, podemos ver como a mente das crianças pode ser engajada de maneiras variadas na busca de um entendimento mais profundo do mundo familiar à sua volta.”

KATZ, L. O que podemos aprender com Reggio Emilia? In: EDWARDS, C.; GANDINI, L. e FORMAN, G. As cem linguagens da criança. Porto Alegre: Artmed, 2015, p. 44.

A autora norte-americana está refletindo sobre o trabalho com projetos na Educação Infantil das escolas municipais de Reggio Emilia. De acordo com a autora, a representação gráfica
Alternativas
Q3321421 Pedagogia
Segundo Aldo Fortunati (2009, p. 60), “o desenvolvimento das novas ideias atuais sobre o valor do contexto como elemento fundamental – e não meramente de apoio – no projeto de um serviço educacional é consequência de dois fatores principais: – a progressiva renovação das consciências sobre as potencialidades efetivas das crianças no plano social e da aprendizagem; – a profunda reinterpretação do papel do adulto no processo educacional”.

Assinale a alternativa que indica, corretamente, o papel da família na relação com a escola.
Alternativas
Q3321420 Pedagogia
“Dentre os recursos possíveis, as linguagens expressivas permitem-nos adentrar o universo infantil: o desenho, as artes plásticas em todas suas formas, a brincadeira, a expressão musical, a expressão verbal, a expressão corporal, o gesto, o movimento, as atitudes e posturas, as reações emocionais, o conteúdo onírico, enfim, a ludicidade permeando toda e qualquer atividade; elas são, ao mesmo tempo, meios e conteúdos para iniciar nossas indagações. (...) Dentro ou fora dos currículos escolares; dentro ou fora do ensino formal; no cotidiano familiar; na comunidade. Enfim, em qualquer lugar e a todo momento, as crianças falam das mais diversas formas. Ouvi-las depende, não de oportunidades ou tempos específicos, mas de vontade e abertura interior de cada adulto.”

FRIEDMANN, A. A vez e a voz das crianças. São Paulo: Panda Books, 2020, p. 156.

A partir do excerto selecionado, qual alternativa descreve adequadamente as ações que os educadores devem empreender no espaço escolar?
Alternativas
Q3306635 Pedagogia
A pedagogia de projetos na educação infantil é uma estratégia educativa que contribui significativamente para o desenvolvimento integral das crianças. A esse respeito, assinale a alternativa correta
Alternativas
Q3304992 Pedagogia
“O casamento de práticas de leitura e produção de textos com práticas de reflexão sobre palavras, que temos defendido para se consolidar já na educação infantil, precisa ser mantido durante todo o ciclo de alfabetização no ensino fundamental” (In: MORAIS, Artur Gomes. Sistema de escrita alfabética). Com base nas ideias do autor sobre essa conjugação de práticas, analise cada uma das afirmações a seguir.

I. Antes mesmo de se apropriarem do sistema alfabético, as crianças que participam de práticas de leitura e produção de textos aprendem características dos gêneros textuais, estratégias de compreensão leitora com também conhecimentos convencionais sobre os atos de ler e escrever.
II. A criança ainda não alfabetizada, ao participar de situações em que o professor ou um colega mais experiente lê textos, avança no aprendizado das características dos gêneros textuais, das estratégias de compreensão leitora e das convenções sobre leitura e escrita.
III. A participação da criança em situações de produção coletiva de textos, em que o professor atua como escriba, ou em atividades de escrita ainda não convencional, não contribui para o desenvolvimento de habilidades de letramento.
IV. A conjugação de práticas de letramento com o ensino da escrita alfabética exige atenção para que o cuidado com o ensino do sistema de escrita alfabética não seja negligenciado, evitando o erro de acreditar que apenas ler e produzir textos levaria à alfabetização espontânea.

Está(ão) correta(s) a(as) afirmação(ões): 
Alternativas
Q3304946 Pedagogia
Com base na obra “Do Silêncio do Lar ao Silêncio Escolar” (2024), de Eliane Cavalleiro, que aborda as relações étnico-raciais no ambiente escolar, assinale a alternativa correta sobre o papel da educação infantil na construção de uma sociedade mais equitativa e inclusiva:
Alternativas
Q3304945 Pedagogia
De acordo com Artur Gomes de Morais, na obra “Consciência Fonológica na Educação Infantil e no Ciclo de Alfabetização” (2016), sobre a consciência fonológica e sua relevância na prática pedagógica é correto afirmar que:
Alternativas
Q3304944 Pedagogia
Na obra “Vida Cotidiana e Microtransições: Narrativas Pedagógicas das Escolas do Observatório de Cultura Infantil”, Paulo Fochi apresenta o conceito de microtransições, que emergem do exercício de compreender a vida cotidiana nas instituições de educação infantil. Com base nas ideias do autor, é correto afirmar que:
Alternativas
Q3304943 Pedagogia
Na obra “Registros na educação infantil: pesquisa e prática pedagógica” (2017), Luciana E. Ostetto faz referência ao registro diário produzido pelo professor como um instrumento do seu trabalho pedagógico. Sobre as ideias da autora a esse respeito, analise cada uma das afirmações a seguir como Verdadeira (V) ou Falsa (F).

( ) O registro diário permite ao professor não apenas refletir sobre sua prática, mas também construir um espaço de avaliação crítica e contínua, no qual o planejamento pode ser reafirmado ou transformado conforme os desafios e conquistas emergem no cotidiano.
( ) A escrita cotidiana pelo professor é uma prática que reforça a articulação entre teoria e prática, embora não desempenhe um papel significativo na construção de uma identidade docente autoral.
( ) O registro diário é uma ferramenta singular que permite ao professor conectar o projetado ao realizado, ao mesmo tempo em que evidencia as lacunas e os avanços pedagógicos, contribuindo para o aprimoramento constante de sua prática.
( ) O ato de registrar sobre a vivência com as crianças transcende a simples documentação de eventos, constituindo-se como um exercício de autoria docente e de apropriação da história pedagógica vivida, essencial para o fortalecimento da prática reflexiva.

Assinale a ordem correta.
Alternativas
Q3304942 Pedagogia
Julia Oliveira-Formosinho, na obra Documentação Pedagógica e Avaliação na Educação Infantil (2019), defende a concepção de criança assumida pelas pedagogias participativas. Considerando as ideias da autora a esse respeito, analise as proposições a seguir.

I. A criança é um sujeito autônomo, cooperativo e competente, que é autor e agente de sua aprendizagem, reflexivo e crítico, ativo e participativo, com direitos e deveres, e que estabelece relações com o mundo, as pessoas, os objetos e o conhecimento.
II. A criança é um indivíduo em formação, que depende das orientações do adulto para desenvolver sua autonomia, sendo prioritariamente receptor de artefatos culturais e aprendiz passivo nas interações sociais.
III. A criança é um ser social com potencialidades latentes, que se manifesta principalmente através da aceitação de normas e padrões impostos pelo meio, limitando-se a observar e imitar os modelos apresentados.
IV. Uma pessoa em processo de desenvolvimento, cuja capacidade reflexiva e crítica é limitada, necessitando de intervenções constantes para relacionar-se com o mundo e compreender as responsabilidades sociais.

Está(ão) correta(s) a(as) afirmação(ões):
Alternativas
Q3304940 Pedagogia
Com base nos conceitos de brinquedo, brincadeira e jogo, apresentados no Capítulo 1 da obra Jogo, Brinquedo, Brincadeira e a Educação de Tizuko Morchida Kishimoto, complete as lacunas do trecho a seguir.

O vocábulo ___________ não pode ser reduzido à pluralidade de sentidos do ______________ pois conota criança e tem uma dimensão material, cultural e técnica. Enquanto objeto, é sempre suporte de ______________. É estimulante material para fazer fluir o imaginário infantil. E ______________ é a ação que a criança desempenha ao concretizar as regras do ______________, ao mergulhar na ação lúdica.

Os termos que preenchem corretamente as lacunas, e na mesma ordem, são:
Alternativas
Respostas
1: C
2: X
3: A
4: E
5: D
6: C
7: D
8: A
9: D
10: E
11: B
12: B
13: B
14: B
15: B
16: A
17: C
18: B
19: A
20: C