Questões de Concurso
Sobre educação infantil em pedagogia
Foram encontradas 9.705 questões
I. A inclusão de crianças com necessidades especiais em ambientes educacionais regulares pode favorecer o desenvolvimento emocional e social de todas as crianças, promovendo empatia e solidariedade.
PORÉM
II. O desenvolvimento emocional infantil não influencia o desempenho cognitivo, uma vez que as competências sociais e emocionais são habilidades independentes.
A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta.
( ) Jogos de regras podem ou não ter fundamentos táticos ou técnicos específicos, mas envolvem mais conceitos e normas mais complexas e fixas;
( ) Jogos cooperativos apresentam regras fixas e complexas, mas o intuito é colaborar, pois o grande vencedor é o grupo, sendo que o adversário, na verdade, é o companheiro de equipe.
( ) Jogos recreativos ocorrem uma disputa, havendo um vencedor, porém com regras flexíveis e simples, predominando a diversão sobre a competição.
( ) Nos jogos pré-desportivos haverá a criação dos alunos em relação às normas e regras, podendo basearem-se em algum jogo conhecido ou não.
KINNEY, L.; WHARTON, P. Tornando visível a aprendizagem das crianças: Educação Infantil em Reggio Emilia. Porto Alegre: Artmed, 2009, p. 38.
Com base na perspectiva apresentada, qual das alternativas caracteriza um projeto na abordagem Reggio Emilia?
TONUCCI, F. “Com olhos de criança.” Porto Alegre: Artmed, 1997, p. 126.
“Por intermédio do jogo, a criança descobre o mundo, seus mistérios e suas leis, experimenta seus conhecimentos e suas habilidades, aprende a conhecer os outros. Esse enorme esforço evolutivo somente é possível respeitando-se duas condições: que valha a pena e que existam a condições adequadas. Vai valer a pena se isso produzir prazer – esse é certamente o motor mais poderoso à disposição do homem.”
TONUCCI, F. Quando as crianças dizem: agora chega. Porto Alegre: Artmed, 2003, p. 44.
Relacione a imagem e o texto apresentados, ambos de Tonucci, e assinale a alternativa que expressa uma relação adequada entre o brincar e os conteúdos curriculares.
GOBBI, M.; PINAZZA, M. A. Infância e suas linguagens. São Paulo: Cortez, 2014, p. 30.
“Isso significa que elas são capazes de interagir com as pessoas e os mundos naturais e simbólicos que as rodeiam e, assim, estabelecem interações e formulam modos de viver. Essa capacidade de agir, participar ativamente, falar, criar, significar e aprender é uma resposta das crianças aos contextos em que vivem.”
BARBOSA. M. C. S. Culturas infantis: contribuições e reflexões. Rev. Diálogo Educ., Curitiba, v. 14, n. 43, p. 645- 667, 2014, p. 662.
Correlacionando os dois excertos, qual deve ser o papel da educação na relação entre cultura e infância?
– Por que eu tenho xoxota e ele pipi?
– Como nascem os bebês?
Embora pareçam ‘assustadoras’ para os adultos, essas dúvidas fazem parte da tentativa da criança para entender os diferentes acontecimentos e as pessoas do mundo ao seu redor.”
PANTONI, R.; PIOTTO, D.; VITORIA, T. Questões sobre sexualidade na creche e pré-escola. In: ROSSETTI-FEREIRA et. al. Os Fazeres na Educação Infantil. 11 ed. rev. amp. São Paulo: Cortez, 2009, p. 68.
Segundo as autoras, qual a melhor maneira de lidar com os questionamentos das crianças sobre sexualidade?
ZABALZA, M. A. Qualidade em Educação Infantil. Porto Alegre: Artmed, 1988, p. 206.
Qual das afirmações, a seguir, está alinhada com essa perspectiva?
HORN, M. da G. S. Brincar e interagir nos espaços da educação infantil. Editora Penso, 2017, p. 21.
Assinale a alternativa que responde, corretamente, à indagação da autora no excerto citado.
MELLO, S. A. Os bebês como sujeitos no cuidado e na educação na escola infantil. Revista Magistério, São Paulo- SME/DOR, n.3, 2014, p. 50.
A indissociabilidade entre cuidar e educar está corretamente expressa em qual das alternativas a seguir?
KATZ, L. O que podemos aprender com Reggio Emilia? In: EDWARDS, C.; GANDINI, L. e FORMAN, G. As cem linguagens da criança. Porto Alegre: Artmed, 2015, p. 44.
A autora norte-americana está refletindo sobre o trabalho com projetos na Educação Infantil das escolas municipais de Reggio Emilia. De acordo com a autora, a representação gráfica
Assinale a alternativa que indica, corretamente, o papel da família na relação com a escola.
FRIEDMANN, A. A vez e a voz das crianças. São Paulo: Panda Books, 2020, p. 156.
A partir do excerto selecionado, qual alternativa descreve adequadamente as ações que os educadores devem empreender no espaço escolar?
I. Antes mesmo de se apropriarem do sistema alfabético, as crianças que participam de práticas de leitura e produção de textos aprendem características dos gêneros textuais, estratégias de compreensão leitora com também conhecimentos convencionais sobre os atos de ler e escrever.
II. A criança ainda não alfabetizada, ao participar de situações em que o professor ou um colega mais experiente lê textos, avança no aprendizado das características dos gêneros textuais, das estratégias de compreensão leitora e das convenções sobre leitura e escrita.
III. A participação da criança em situações de produção coletiva de textos, em que o professor atua como escriba, ou em atividades de escrita ainda não convencional, não contribui para o desenvolvimento de habilidades de letramento.
IV. A conjugação de práticas de letramento com o ensino da escrita alfabética exige atenção para que o cuidado com o ensino do sistema de escrita alfabética não seja negligenciado, evitando o erro de acreditar que apenas ler e produzir textos levaria à alfabetização espontânea.
Está(ão) correta(s) a(as) afirmação(ões):
( ) O registro diário permite ao professor não apenas refletir sobre sua prática, mas também construir um espaço de avaliação crítica e contínua, no qual o planejamento pode ser reafirmado ou transformado conforme os desafios e conquistas emergem no cotidiano.
( ) A escrita cotidiana pelo professor é uma prática que reforça a articulação entre teoria e prática, embora não desempenhe um papel significativo na construção de uma identidade docente autoral.
( ) O registro diário é uma ferramenta singular que permite ao professor conectar o projetado ao realizado, ao mesmo tempo em que evidencia as lacunas e os avanços pedagógicos, contribuindo para o aprimoramento constante de sua prática.
( ) O ato de registrar sobre a vivência com as crianças transcende a simples documentação de eventos, constituindo-se como um exercício de autoria docente e de apropriação da história pedagógica vivida, essencial para o fortalecimento da prática reflexiva.
Assinale a ordem correta.
I. A criança é um sujeito autônomo, cooperativo e competente, que é autor e agente de sua aprendizagem, reflexivo e crítico, ativo e participativo, com direitos e deveres, e que estabelece relações com o mundo, as pessoas, os objetos e o conhecimento.
II. A criança é um indivíduo em formação, que depende das orientações do adulto para desenvolver sua autonomia, sendo prioritariamente receptor de artefatos culturais e aprendiz passivo nas interações sociais.
III. A criança é um ser social com potencialidades latentes, que se manifesta principalmente através da aceitação de normas e padrões impostos pelo meio, limitando-se a observar e imitar os modelos apresentados.
IV. Uma pessoa em processo de desenvolvimento, cuja capacidade reflexiva e crítica é limitada, necessitando de intervenções constantes para relacionar-se com o mundo e compreender as responsabilidades sociais.
Está(ão) correta(s) a(as) afirmação(ões):
O vocábulo ___________ não pode ser reduzido à pluralidade de sentidos do ______________ pois conota criança e tem uma dimensão material, cultural e técnica. Enquanto objeto, é sempre suporte de ______________. É estimulante material para fazer fluir o imaginário infantil. E ______________ é a ação que a criança desempenha ao concretizar as regras do ______________, ao mergulhar na ação lúdica.
Os termos que preenchem corretamente as lacunas, e na mesma ordem, são: