Questões de Concurso
Comentadas sobre educação profissional – leis, decretos, portarias, resoluções e pareceres em pedagogia
Foram encontradas 364 questões
( ) Diretriz é o conjunto articulado de princípios e critérios a serem observados pelos sistemas de ensino e pelas instituições e redes de ensino públicas e privadas, na organização, no planejamento, no desenvolvimento e na avaliação da Educação Profissional e Tecnológica, presencial e à distância.
( ) O respeito aos valores estéticos, políticos e éticos da educação nacional, na perspectiva do pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho constitui um dos princípios da Educação Profissional e Tecnológica.
( ) A Educação Profissional e Tecnológica é modalidade educacional que perpassa todos os níveis da educação nacional, integrada às demais modalidades de educação e às dimensões do trabalho, da ciência, da cultura e da tecnologia, devendo ser prestada exclusivamente no formato presencial.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
A respeito desses modelos, é correto afirmar, EXCETO:
Qual alternativa a seguir é um dos princípios da Educação Profissional e Tecnológica contido no documento citado?
Considerando essa afirmação, assinale a alternativa CORRETA:
1. Um jovem questionou se a formação técnico-profissional não estaria apenas preparando-os para um sistema que perpetua desigualdades.
2. Outro jovem argumentou que, ainda assim, o trabalho técnico é uma forma de emancipação, pois possibilita autonomia financeira.
3. O mediador pedagógico sugeriu que o programa deve transcender o treinamento técnico, abordando criticamente as relações sociais e a alienação do trabalho.
Nesse contexto e, ainda, considerando as dimensões teóricas do trabalho descrito por Marx e Gramsci, a atuação pedagógica alinhada ao programa deverá:
I.O currículo articulado na forma integrada une educação básica e profissional em um projeto pedagógico unificado.
II.O currículo concomitante permite a realização de cursos técnicos e do ensino médio em instituições diferentes, com matrículas independentes.
III.O currículo subsequente é exclusivo para estudantes que ainda não concluíram o ensino médio, oferecendo formação técnica inicial.
Está correto o que se afirma em:
I. Indissociabilidade entre educação e prática social, considerando-se a historicidade dos conhecimentos e dos sujeitos da aprendizagem.
II. Segregação das identidades de gênero e étnico-raciais, assim como dos povos indígenas, quilombolas e populações do campo.
III. Interdisciplinaridade assegurada no currículo e na prática pedagógica, visando à superação da fragmentação de conhecimentos e de segmentação da organização curricular.
Está CORRETO o que se afirma:
Com base nas reflexões apresentadas pelo autor, assinale a alternativa CORRETA que indica os três elementos-chave que compõem a identidade profissional docente:
Sobre a Educação profissional e seu ensino, assinale a sentença INCORRETA.
Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do trecho acima.
João, um menino de 8 anos com Transtorno do Espectro Autista (TEA), foi matriculado em uma escola regular conforme a Lei nº 12.764/2012, com a assistência da senhora Ana, uma assistente de sala designada para garantir sua inclusão e apoiar suas necessidades. O ambiente escolar possui uma sala de aula com recursos visuais que ajudam a minimizar a sobrecarga sensorial de João e melhorar a compreensão de todos os colegas da turma. As professoras de João desenvolvem atividades que promovem a criatividade de João e de seus colegas nos projetos escolares. Juntamente com as professoras, a senhora Ana utilizou também estratégias pedagógicas para valorizar as habilidades excepcionais de João, como sua memória detalhada e pensamento lógico. Além da formação da equipe escolar, a participação ativa da família de João é fundamental para alinhar as estratégias educacionais com suas necessidades, potencialidades e preferências. João teve acesso a todas as atividades e recursos da escola, com o suporte contínuo da senhora Ana, o que possibilitou sua participação ativa e enriquecedora no ambiente escolar. A política de inclusão aplicada resultou em uma experiência educacional positiva para João, destacando suas potencialidades e promovendo uma educação verdadeiramente inclusiva, de maneira a contribuir para o desenvolvimento e a aprendizagem de João.
Considerando o caso de João, a Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista, instituída pela Lei nº 12.764/2012, e as perspectivas sobre o TEA, é CORRETO afirmar que:
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) apresenta um novo itinerário formativo para a Formação Técnica e Profissional (FTP), com diversas possiblidades de oferta da Educação Profissional e Tecnológica (EPT) de nível médio por meio de arranjos curriculares inovadores, que devem trazer, para a sala de aula, estratégias metodológicas de ensino voltadas à resolução de problemas e à elaboração de projetos em contextos interdisciplinares, que envolva não só a realidade em que o estudante está inserida, mas também seu próprio projeto de vida, com foco no mundo do trabalho. Sobre o Novo Ensino Médio e a FTP, assinale a alternativa incorreta:
Segundo Manfredi (2003, p. 57), a educação profissional tem uma dimensão social intrínseca, ela extrapola a simples preparação para uma ocupação específica no mundo do trabalho e “postula a vinculação entre a formação técnica e uma sólida base científica, numa perspectiva social e histórico-crítica, integrando a preparação para o trabalho à formação de nível médio”. Nesse sentido, o Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade EJA (Proeja) tem como base a política de integração da educação profissional com a educação básica. Posto isso, os fundamentos político-pedagógicos que norteiam a organização curricular para o cumprimento dessa política são, exceto: