Questões de Concurso Sobre evasão escolar: causas e conseqüências em pedagogia

Foram encontradas 115 questões

Q3086906 Pedagogia
A história da educação brasileira é marcada pela recorrência de evasões, repetências e uma série de outros fatores negativos que são geralmente classificados como fracasso escolar. O fracasso escolar apresenta-se, dessa forma, como uma realidade indissociável da história da educação e do processo de escolarização das classes populares no Brasil.
(Cavalcante; Araújo; Neto; Ferreira; Peixoto, 2017, p. 237-238.)

Sobre os fatores intra e extraescolares no fracasso escolar, assinale a afirmativa correta. 
Alternativas
Q3081294 Pedagogia
De acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD) Educação 2023, nove milhões de jovens de 14 a 29 anos de idade não completaram o Ensino Médio no Brasil. O gráfico a seguir mostra o percentual dessas pessoas, que integram esta estatística por motivo do abandono escolar ou ainda por nunca ter frequentado a escola.
Imagem associada para resolução da questão
Fonte: Adaptado por CPCOM/IBGE, Diretoria de Pesquisa, Coordenação de Trabalho e Rendimento, Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua 2023.

Com base nos dados apresentado no gráfico anterior, assinale a alternativa CORRETA.
Alternativas
Q3040693 Pedagogia

Os casos de reiteração de faltas injustificadas e de evasão escolar, esgotados os recursos escolares, devem ser comunicados ao Conselho Tutelar pelo(s):

Alternativas
Q3036386 Pedagogia
A evasão escolar tem seu ápice nos anos finais do Ensino Fundamental II e no Ensino Médio, geralmente no período de grandes transformações emocionais e físicas na adolescência. Reprovação, abandono do ensino e diferentes idades em turmas são problemas recorrentes no cenário educacional brasileiro. Os regulamentos escolares devem ser conhecidos pelos alunos, porque
Alternativas
Q3036303 Pedagogia

Analise a manchete abaixo:



Q28.png (523×222)


Disponível em: https://oglobo.globo.com/brasil/educacao/noticia/2023/10/08/naquela-mesa-esta-faltando-ele-brasil-tem-dois-milhoes-de-criancas-e-adolescentes-fora-da-escola.ghtml.Acesso em 27.02.2024.



A evasão escolar consiste em um desafio que muitas escolas enfrentam, principalmente as instituições públicas. Diversas causas podem estar  relacionadas à evasão, desde aquelas relativas a questões familiares até as que envolvem situação socioeconômica, dificuldades de aprendizagem, problemas de saúde, desmotivação, dentre outras. No âmbito escolar, o pedagogo  representa um papel importante para analisar a situação, diagnosticar o problema e buscar medidas para mitigar o abandono escolar.



Qual das seguintes alternativas descreve uma ação eficaz que o pedagogo pode adotar para diminuir a evasão de alunos?

Alternativas
Q3025573 Pedagogia
O objetivo de garantir o acesso ao sistema educacional a todos que desejam usufrui-lo e, ainda, evitar a evasão escolar, promovendo a permanência do aluno na escola com condições reais para que conclua o ciclo de aprendizagem diz respeito a contemplar de modo específico: 
Alternativas
Q2847700 Pedagogia
No segundo semestre de 2021, cerca de 244 mil crianças e adolescentes entre 6 e 14 anos estavam fora da escola. É o que mostra o levantamento do Todos Pela Educação, a partir dos dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua). [...]
Não é novidade o diagnóstico de que a escola precisa se reinventar para se conectar com os interesses das novas gerações, de que precisa fazer sentido na vida dos alunos, abrindo espaço para descobertas e questionamentos. Com isso em mente, de que forma os professores podem apoiar na construção de uma escola que faça sentido na vida dos estudantes?
“Esse exercício de conexão com o que interessa e faz brilhar os olhos dos alunos, que dá espaço e potência para o desenvolvimento e aprendizagem de crianças e jovens, se dá pelo saber do professor, seu comprometimento ético e sua sensibilidade em criar pontes: entre seus alunos e o mundo, entre os conhecimentos compartilhados nos povos e suas culturas, elos entre família, comunidade e escola, pontes entre a sala de aula e o contexto.”, esclarece Ana Flavia Castanho, Coordenadora Pedagógica da Plataforma Vivescer, iniciativa do Instituto Península.

INSTITUTO PENÍNSULA. O papel dos professores no enfrentamento à evasão escolar. Disponível em: https://www.institutopeninsula.org.br/ professores‑na‑linha‑de‑frente‑no‑enfrentamento‑da‑evasao‑ escolar/. Acesso em: 10 jun. 2024. [Fragmento adaptado]

De acordo com o texto, o professor pode atuar no enfrentamento da evasão escolar ao 
Alternativas
Q2570968 Pedagogia
Foi regulamentado recentemente pelo Governo Federal, diante das altas taxas de evasão no ensino médio, o Programa de incentivo financeiro-educacional, na modalidade de poupança, a estudantes dessa etapa da escolarização denominado Pé-de-Meia. O objetivo desse Programa é garantir a permanência na escola dos estudantes matriculados no ensino médio público. Serão priorizados, nesta primeira fase do Programa, estudantes cuja família seja beneficiária do Programa Bolsa Família e cadastrada no Cadastro Único.

Esse Programa, do ponto de vista das tipologias das políticas públicas, se caracteriza como uma política
Alternativas
Q2522882 Pedagogia
Conforme a Resolução CNE/CEB nº 04/2010, art. 8º , a garantia de padrão de qualidade, com pleno acesso, inclusão e permanência dos sujeitos das aprendizagens na escola e seu sucesso, com redução da evasão, da retenção e da distorção de idade/ano/série, resulta
Alternativas
Q2505742 Pedagogia
Um dos maiores desafios da educação brasileira hoje é a evasão escolar, principalmente no Ensino Médio. Nesse sentido, a evasão escolar:
Alternativas
Q2496967 Pedagogia
Apesar de todo o progresso urbano e tecnológico pelo qual passou a sociedade brasileira nas últimas décadas, e de todos os projetos e iniciativas dos governos no sentido de erradicar o analfabetismo, aumentar a escolarização da população e diminuir a repetência e a evasão escolar, a realidade de fracasso persiste. Isto é atestado não só pelas estatísticas oficiais que reconhecem a permanência de altos índices de evasão e repetência no ensino fundamental e médio, como também por jornais e revistas, que cotidianamente retratam a precariedade das escolas públicas e a insatisfação da população pobre com o ensino.

(Dimenstein, 2007; Azevedo, 2007.)


Por ser um problema tão antigo de nossa Educação, o fracasso escolar é também objeto de inúmeras discussões e debates científicos e políticos que buscam aumentar a compreensão e apontar uma solução (que sempre se deseja definitiva) para a questão. Neste sentido, várias ideias e teorias ofereceram explicações sobre as causas do fracasso escolar, tornando o tema um dos mais estudados na área da Educação e da Psicologia da Educação. Sobre os primeiros estudos e resultados apresentados no Brasil em relação ao fracasso escolar, está correto o que afirma se em:
Alternativas
Q2494739 Pedagogia
Apesar de os conceitos de abandono e evasão escolar serem usados muitas vezes como sinônimos, eles têm características diferentes. Sobre essas diferenças, assinalar a alternativa que preenche as lacunas abaixo CORRETAMENTE.


Deixar de frequentar as aulas durante o ano letivo caracteriza o(a) __________________. Já a situação em que o estudante, seja reprovado ou aprovado, não efetua a matrícula para dar continuidade aos estudos no ano seguinte é entendida como __________________. Se a quantidade de jovens de uma faixa etária fora da escola aumenta conforme o passar do ano letivo, se tem um aumento dos números de desistência, o que caracteriza o(a) __________________. 
Alternativas
Q2492574 Pedagogia
O direito à educação constitui grande desafio para a escola, requer mais do que o acesso à educação escolar, pois determina gratuidade na escola pública, obrigatoriedade da Pré-Escola ao Ensino Médio, permanência e sucesso, com superação da 
Alternativas
Ano: 2024 Banca: IV - UFG Órgão: IF-SE Prova: IV - UFG - 2024 - IF-SE - Pedagogo |
Q2471684 Pedagogia

Leia o texto a seguir. 


Na área de educação, por exemplo, a pobreza e a desigualdade de renda são fatores responsáveis ​​pelas elevadas taxas de abandono e atraso escolar entre os jovens de 15 a 17 anos. De acordo com o IBGE, em 2018, enquanto 11,8% dos jovens pobres de 15 a 17 anos abandonaram a escola sem concluir o ensino médio, entre os jovens mais ricos esse percentual era de apenas 1,4%.

BRASIL, 2020, pág. 30


O texto acima demonstra que a pobreza e as desigualdades de renda trazem como consequência

Alternativas
Q2436148 Pedagogia

Orientar e supervisionar atividades visando o pleno rendimento escolar, assessorar o trabalho docente quanto a métodos e trabalho de ensino e colaborar na busca de soluções para os problemas de repetência, evasão e reprovação escolar é uma das atribuições do Técnico Pedagógico. Sobre esse assunto, o que consta em legislação, marque a opção CORRETA.

Alternativas
Q2435496 Pedagogia

No artigo A evasão na educação superior: definições e trajetórias encontramos a seguinte explicação sobre evasão no ensino superior:



"Em busca da caracterização do fenômeno a partir de sua causalidade, vale a pena utilizar o trabalho de Morosini (2009), que realizou um levantamento acerca da evasão em periódicos Qualis A e B entre os anos 2000 e 2011 e percebeu que em geral os artigos apontam como as principais causas da chamada "evasão": a) os aspectos financeiros relacionados à vida pessoal ou familiar do estudante; b} os aspectos relacionados à escolha do curso, expectativas pregressas ao ingresso, nível de satisfação com o curso e com a universidade; c) os aspectos interpessoais - dificuldades de relacionamento com colegas e docentes; d) os aspectos relacionados com o desempenho nas disciplinas e tarefas acadêmicas - índices de aprovação, reprovação e repetência; e) os aspectos sociais, como o baixo prestígio social do curso, da profissão e da universidade elegida; f) a incompatibilidade entre os horários de estudos com as demais atividades, como, por exemplo, o trabalho; g) os aspectos familiares como, por exemplo, responsabilidades com filhos e dependentes, apoio familiar quanto aos estudos etc.; e h) o baixo nível de motivação e compromisso com o curso". (COIMBRA; SILVA; COSTA, 2021, p. 1 ).



Com base no excerto acima, assinale a única alternativa CORRETA:



I. Há fatores que contribuem para a evasão, tais como: a situação financeira dos estudantes, a escolha dos cursos, aspectos religiosos, de violência e aspectos de relacionamento entre professores e colegas;

II. A evasão, entre outras causalidades, está relacionada: ao nível de satisfação com o curso e com a universidade; aos aspectos financeiros relacionados à vida pessoal ou familiar do estudante; os aspectos relacionados à escolha do curso, expectativas pregressas ao ingresso, os aspectos interpessoais: dificuldades de relacionamento com colegas e docentes;

IlI. A evasão está ligada aos aspectos relacionados com o desempenho nas disciplinas e tarefas acadêmicas - índices de aprovação, reprovação e repetência; os aspectos sociais, como o baixo prestígio social do curso, da profissão e da universidade elegida, entre outras causas;

IV. A evasão está relacionada somente com a incompatibilidade entre os horários de estudos com as demais atividades, como, por exemplo, o trabalho; os aspectos familiares como, por exemplo, responsabilidades com filhos e dependentes, apoio familiar quanto aos estudos etc.; e o baixo nível de motivação e compromisso com o curso.

Alternativas
Q2399039 Pedagogia

Ela tem um papel essencial à educação que é apoiar no enfrentamento da evasão e exclusão escolar tanto na esfera pública como na privada. Ela pode ocorrer de muitas maneiras e envolver algumas ações como por meio de diálogos, roda de conversa, diagnósticos, interação com as famílias, entre outros.


Marque a alternativa CORRETA que está relacionado ao contexto acima.

Alternativas
Q2370269 Pedagogia
De acordo com o Censo Escolar (2018), foram registradas 48,5 milhões de matrículas nas 181,9 mil escolas de educação básica no Brasil. Destas, a maior dominância foi da rede municipal com 47,7% das matrículas; a rede estadual foi responsável por 32,9%; a rede privada teve uma participação de 18,6%; e, a federal apresentou índice inferior a 1%. O gráfico 1 apresenta um panorama das matrículas no período de 2013 a 2018, nas etapas do ensino fundamental e do ensino médio. 
(Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais. Anísio Teixeira, 2019.)   

Imagem associada para resolução da questão


Em análise ao gráfico 1, tendo como base as questões de acesso, permanência, evasão e fracasso escolar no Brasil, assinale a afirmativa correta. 
Alternativas
Q2370009 Pedagogia
onforme a Lei 8.069 de 13.07.90 é devido aos dirigentes de estabelecimentos de ensino fundamental comunicar ao Conselho Tutelar os casos de:

I. Maus-tratos envolvendo seus alunos.
II. Reiteração de faltas injustificadas e de evasão escolar, esgotados os recursos escolares.
III. Elevados níveis de repetência.
IV. Conflitos entre os alunos.

Marque a opção que apresenta todos os itens que estão corretos:
Alternativas
Q2364977 Pedagogia
Imagem associada para resolução da questão


O gráfico acima fornece alguns dados da Pesquisa Nacional por Amostras de Domicílios Contínua (PNAD 2022). Acerca de aspectos diversos relativos a acesso, permanência, sucesso e evasão escolar, assinale a opção correta, considerando os dados do gráfico apresentado.
Alternativas
Respostas
1: A
2: B
3: C
4: B
5: C
6: D
7: C
8: E
9: C
10: C
11: A
12: A
13: C
14: A
15: E
16: B
17: C
18: B
19: D
20: C