Questões de Concurso Comentadas sobre interdisciplinaridade e contextualização em pedagogia

Foram encontradas 660 questões

Q3288211 Pedagogia
Segundo o Coletivo de Autores (2012), o jogo é uma invenção do homem, um ato em que sua intencionalidade e curiosidade resultam num processo criativo para modificar, imaginariamente, a realidade e o presente. Quando a criança joga, ela opera com o significado das suas ações, o que a faz desenvolver sua vontade e ao mesmo tempo tornar-se consciente das suas escolhas e decisões. Considerando um programa de jogos para diversos anos, é importante que os conteúdos sejam selecionados de acordo com a memória lúdica da comunidade em que o estudante vive, bem como o conhecimento dos jogos das diversas regiões brasileiras e de outros países. De acordo com os autores, são jogos do ciclo de iniciação à sistematização do conhecimento:
Alternativas
Q3263622 Pedagogia
Uma das estratégias de tratamento de pacientes de doenças crônicas é o desenvolvimento de programas educativos interdisciplinares para pacientes e famílias. Nesse caso, é preciso que cada profissional envolvido – médico, enfermeiro, psicólogo, pedagogo, terapeuta ou outro –, seja tecnicamente capaz, resolutivo, apresente compromisso social, realize abordagem sistêmica e tenha:
Alternativas
Q3263619 Pedagogia
A pedagogia tem dado contribuições a diversas áreas do conhecimento. A Educação Popular, por exemplo, é uma abordagem pedagógica que tem sido aplicada ao contexto da saúde e produzido resultados significativos, uma vez que orienta um processo que envolve:
Alternativas
Q3260030 Pedagogia
De acordo com Fazenda (2015), na interdisciplinaridade escolar as noções, finalidades, habilidades e técnicas visam favorecer, sobretudo, o processo de aprendizagem de forma a: 
Alternativas
Q3259889 Pedagogia
Um projeto educacional baseado na interdisciplinaridade, que visa a resolução de um problema prático proposto, tem como objetivo:
Alternativas
Q3233377 Pedagogia
Diante dos vários problemas socioambientais vivenciados na atualidade, incluindo doenças, mudanças climáticas, perda de biodiversidade, altos níveis de insegurança social, desigualdades socioeconômicas, entre outros, cabe considerar quais têm sido e quais devem ser os papéis ou as contribuições da educação em geral, e da educação científica para os contextos sociais mais amplos nos quais elas se inserem. Os sistemas educativos sempre estabelecem relações com os problemas socioambientais, não é razoável o discurso de uma postura “supostamente” neutra (ou indiferente) com relação a esses problemas (Conrado e Nunes-Neto, 2018).
Nesse contexto, os autores concluem na sua obra que:
I. A importância das aplicações de propostas de ensino, baseadas em questões sociocientíficas, terem como meta o fomento de ações sociopolíticas e a formação de ativistas sociopolíticos a longo prazo.
II. A capacitação para ações sociopolíticas e, a curto prazo, a formação de ativistas, que implica transformações de identidades pessoais dos professores, podem ser usadas para abordagem das questões sociocientíficas em sala de aula ou em comunidades de aprendizagem mais abrangentes.
III. A aprendizagem de fatos, conceitos, procedimentos, técnicas e métodos é ponto de partida e meio. Já o alcance da aprendizagem de valores, normas, atitudes, prática de ações sociopolíticas e iniciativas duradouras de ativismo, deveria ser o ponto de chegada da estrutura curricular.
IV. As estratégias de ensino tradicional-tecnicista são inadequadas para a aprendizagem de fatos, conceitos e técnicas, porém facilitam o cumprimento de muitos objetivos educacionais estabelecidos para a educação científica, pois reproduzem modelos e ideologias dominantes do sistema social vigente.
De acordo com a percepção dos autores, estão corretas, apenas, as afirmativas
Alternativas
Q3222890 Pedagogia
Nível mais avançado de agrupamento, envolve uma espécie de equipe ou “força-tarefa” entre disciplinas para explicar um assunto em comum a partir de perspectivas diferentes. Ela pode contar com múltiplos professores em uma mesma aula ou o uso de jogos educativos e outras atividades lúdicas. Em provas de vestibulares atuais, é comum ver questões que misturam, por exemplo, conceitos de geografia e biologia, como o aquecimento global, ou de química e português, por meio da interpretação de texto do enunciado das questões.
Disponível em: https://blog.mindmakers.com.br/transdisciplinaridade-na-educacao-e-seus-beneficios/. Acesso em: 06 fev. 2024

A assertiva acima refere-se à
Alternativas
Q3215948 Pedagogia
Leia o texto para responder à questão.


    Olívia é uma jovem diretora escolar. Ela aproveitou a reunião com sua supervisora de ensino para perguntar como lidar com o que ela entendia ser inveja ou ressentimento de seus colegas sob sua gestão. A supervisora se recordou da Teoria dos Traços de Personalidade, apresentada no livro Liderança em gestão escolar (Lück, 2010): “Toda teoria tem seus limites, mas eu penso que alguns traços ali são bacanas mesmo da gente pensar sobre e tentar cultivar”. Mais tarde, Olívia leu o seguinte excerto na obra indicada, a respeito dos líderes:

    “Sabem o que dizer e como dizer, no momento adequado, evitando agir para resolver problemas e comunicar-se de modo impensado, emocional, expressando suas subjetividades e frustrações. Portanto, sabem negociar, estabelecer mediações em situações de conflito, enfrentando-as com naturalidade e competência. Também são capazes de lidar com habilidade e tato diante de expressões de inveja, ciúme, malquerença, ressentimentos, desconfianças, raiva, que apareçam no ambiente escolar, compreendendo a dimensão humana dessas emoções e oferecendo elementos para humanizá-las”.
A supervisora se recordou das limitações da teoria dos Traços de Personalidade, quando adotada como orientação única. Na obra lida por Olívia, Lück (2010) indica, entre outras críticas, que essa teoria
Alternativas
Q3214593 Pedagogia
Capellini (2004), ao pesquisar a organização do trabalho dos professores, destaca que entre as formas de trabalho em conjunto está(ão) 
Alternativas
Q3212478 Pedagogia

A fragmentação do saber leva o homem a não ter domínio sobre o próprio conhecimento, a já não ser o ordenador do mundo, especialmente do mundo do saber.


(Pontuschka, N.N. et al (org). Para ensinar e aprender Geografia. Adaptado)


A leitura do excerto permite 

Alternativas
Q3206105 Pedagogia
Analise as afirmações a seguir sobre a interdisciplinaridade na prática psicopedagógica e como ela deve ocorrer na intervenção com o aluno. Assinale a afirmação CORRETA. 
Alternativas
Ano: 2025 Banca: UFCG Órgão: UFCG Prova: UFCG - 2025 - UFCG - Pedagogia |
Q3188777 Pedagogia
As aprendizagens por experimentação, por design e a aprendizagem maker são expressões atuais da aprendizagem ativa, personalizada, compartilhada. A ênfase na palavra ativa precisa sempre estar associada à aprendizagem reflexiva, para tornar visíveis os processos, os conhecimentos e as competências do que estamos aprendendo com cada atividade. Ensinar e aprender tornam-se fascinantes quando se convertem em processos de pesquisa constantes, de questionamentos, de criação, de experimentação, de reflexão e de compartilhamento crescentes, em áreas de conhecimento mais amplas e em níveis cada vez mais profundos. A sala de aula pode ser um espaço privilegiado de cocriação, maker, de busca de soluções empreendedoras, em todos os níveis, onde estudantes e professores aprendem a partir de situações concretas, desafios, materiais simples ou sofisticados, tecnologias básicas ou avançadas. O importante é estimular a criatividade de cada um, a percepção de que todos podem evoluir como pesquisadores, descobridores, realizadores, que conseguem assumir riscos, aprender com os colegas, descobrir seus potenciais. Assim, o aprender se torna uma aventura permanente, uma atitude constante, um progresso crescente (Moran, 2018, p. 3).
Considerando os argumentos de José Moran, avalie as asserções a seguir e a relação entre elas, sobre a importância das metodologias ativas na prática pedagógica:

I - As metodologias ativas, como a aprendizagem por experimentação, design e maker, promovem um aprendizado mais significativo e duradouro, pois incentivam a participação ativa do aluno na construção do conhecimento.
PORQUE
II - A aprendizagem ativa, quando associada à reflexão, permite que os estudantes desenvolvam habilidades como pesquisa, criatividade e resolução de problemas, tornando-os protagonistas do seu próprio aprendizado.

A respeito dessas asserções, assinale a opção CORRETA:
Alternativas
Ano: 2025 Banca: UFCG Órgão: UFCG Prova: UFCG - 2025 - UFCG - Assistente de Aluno |
Q3186802 Pedagogia

Costuma-se falar de interdisciplinaridade de maneira equivocada, como se ela fosse uma mistura de trabalhos: vai se fazer um trabalho interdisciplinar, então juntam-se as disciplinas de português, matemática, geografia, história em torno de um tema, e pronto, tem-se interdisciplinaridade. Na verdade, é algo muito mais complexo: existe interdisciplinaridade quando se trata verdadeiramente de um diálogo, ou de uma parceria, que se constitui exatamente na diferença, na especificidade da ação de grupos ou indivíduos que querem alcançar objetivos comuns, que “jogam” em posições diferentes num mesmo “time” . (Rios, 2016, p. 58).


Com base na citação de Rios (2016), analise as seguintes afirmações:



I - A interdisciplinaridade se caracteriza pela junção de diferentes disciplinas em torno de um tema comum.


PORQUE


II - A verdadeira interdisciplinaridade implica em um diálogo construtivo entre as diversas disciplinas, valorizando suas especificidades e buscando objetivos comuns.



A respeito dessas asserções, assinale a opção CORRETA:  

Alternativas
Ano: 2025 Banca: UFCG Órgão: UFCG Prova: UFCG - 2025 - UFCG - Assistente de Aluno |
Q3186792 Pedagogia

Leia o excerto abaixo:


- Em 2018, o município de Pacaraima, na fronteira Brasil-Venezuela, [...] estado de Roraima/Brasil, passou pelo processo de migração em massa de venezuelanos. [...] A crise humanitária da Venezuela exigiu e tem exigido mobilização dos países vizinhos. Em 2010, a população do município era de 10.433 habitantes, saltando para 18.913 em 2020 (população estimada, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE). Esse aumento populacional também se reflete nas escolas: no ensino fundamental, o número de matrículas passou de 2.447 alunos, em 2005, para 3.490, em 2018 (IBGE, [2017]), sendo parte significativa desse número de alunos venezuelanos. Um dos efeitos desse movimento é o acirramento dos conflitos e dos processos de exclusão, resultando em xenofobia, por exemplo, [no contexto escolar] [...]. (Weschenfelder; Oliveira; Fabris, 2021, p. 670).


Considerando o excerto, analise se a alternativa pedagógica apresentada, nas asserções a seguir e a relação entre elas, pode ser viável de ser aplicada no contexto escolar:



I - Uma forma de lidar com as especificidades da escola de fronteira é considerar as diferenças culturais como uma oportunidade de aprendizagem para todos os estudantes.


PORQUE


II - A escola pode ser um espaço de encontro pedagógico, sem hierarquizar as diferenças e trabalhando para que todos possam aprender, a partir de um trabalho docente que aproveita a diversidade existente para desenvolver relações de respeito mútuo e de valorização dos saberes dos diferentes sujeitos.


A respeito dessas asserções, assinale a opção CORRETA

Alternativas
Q3182967 Pedagogia
Em relação ao conceito de interdisciplinaridade, analise as assertivas abaixo e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.

( ) A interdisciplinaridade envolve a simples combinação de disciplinas, sem a necessidade de compartilhar conceitos ou esforços para decodificar jargões entre os campos.
( ) Na interdisciplinaridade, as disciplinas operam de maneira isolada, sem a busca por uma nova combinação de conhecimentos.
( ) O real entrosamento entre as disciplinas na interdisciplinaridade resulta em uma nova forma de trabalhar conjuntamente, com troca de saberes e construção de novos conhecimentos.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Alternativas
Q3179276 Pedagogia
A organização de aulas dinâmicas e interdisciplinares tem se mostrado uma estratégia eficaz para promover o aprendizado significativo e contextualizado, permitindo aos alunos estabelecerem conexões entre diferentes áreas do conhecimento. Ao integrar várias disciplinas, os educadores podem criar experiências mais ricas e estimulantes para os estudantes.
Assinale a alternativa INCORRETA sobre metodologias e práticas pedagógicas dinâmicas e interdisciplinares.
Alternativas
Q3174127 Pedagogia
Assinale a alternativa que corresponde à interdisciplinaridade.
Alternativas
Q3163235 Pedagogia
A interdisciplinaridade e a transdisciplinaridade são abordagens que visam integrar conhecimentos para um aprendizado mais significativo. Qual exemplo representa uma atividade interdisciplinar para os anos iniciais? 
Alternativas
Q3157637 Pedagogia
A teoria sociointeracionista de Vygotsky destaca o papel da mediação no desenvolvimento cognitivo. Diante dessa perspectiva, qual das estratégias a seguir seria a mais apropriada para promover a aprendizagem dentro da zona de desenvolvimento proximal de um aluno?
Alternativas
Q3157625 Pedagogia
A prática psicopedagógica, regida por princípios éticos estabelecidos, visa garantir a integridade e o respeito ao sujeito em suas múltiplas dimensões durante os processos de avaliação e intervenção. Considerando as diretrizes do Código de Ética do Psicopedagogo, qual das afirmações abaixo está em desacordo com os princípios éticos que norteiam a atuação profissional?
Alternativas
Respostas
1: D
2: C
3: C
4: A
5: D
6: A
7: B
8: A
9: A
10: D
11: C
12: C
13: E
14: B
15: C
16: B
17: D
18: D
19: C
20: C