Questões de Concurso Sobre jogos e suas características: pedagógicos, de raciocínio e psicomotor em pedagogia

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Q3155051 Pedagogia
O ato de brincar possibilita a criança diversas aprendizagens, permitindo-a apropriar-se do conhecimento, desenvolvendo habilidades relacionadas ao âmbito da linguagem, da cognição, dos valores e da sociabilidade.
(Pacheco; Cavalcante; Santiago, 2021, p. 3.)

Analise as afirmativas a seguir.

I. Os campos de experiências, previstos na BNCC, constituem um arranjo curricular que acolhe as situações e as experiências concretas da vida cotidiana das crianças e seus saberes, entrelaçando-os aos conhecimentos que fazem parte do patrimônio cultural. As brincadeiras são abordadas apenas em dois campos de experiência: “o eu, o outro e o nós” e “corpo, gestos e movimentos”.
II. Para Vygotsky, o lúdico influencia grandemente o desenvolvimento da criança, pois é através do jogo que a criança aprende a agir, sua curiosidade é intensificada, adquire iniciativa e autoconfiança, proporciona o desenvolvimento da linguagem, do pensamento e da concentração.
III. A brincadeira é um espaço para explorar sentimentos, valores, assim como para desenvolver habilidades; portanto, cabe ao educador, de forma intencional e consciente, promover o estímulo da criança pela busca do conhecimento, facilitar e/ou mediar esse processo respeitando e valorizando suas particularidades, seus repertórios culturais, promovendo um ambiente lúdico, que favoreça as interações.
IV. A mediação do professor entre a criança e o brincar são dinâmicas que podem estimular, desafiar e apoiar a aprendizagem por meio do brincar na educação infantil. Apenas nesse contexto é que ocorre a aprendizagem. As interações entre as próprias crianças sejam no recreio, no momento de parquinho ou similar, não promovem aprendizagem.

Está correto o que se afirma apenas em
Alternativas
Q3151659 Pedagogia
Brincar é uma importante forma de comunicação, é por meio deste ato que a criança pode reproduzir o seu cotidiano.O ato de brincar possibilita o processo de aprendizagem da criança, pois facilita a construção da reflexão, da autonomia e da criatividade, estabelecendo, desta forma, uma relação estreita entre jogo e aprendizagem.

https://monografias.brasilescola.uol.com.br/educacao/a -importancia-brincar-na-educacao-infantil.htm


Como o educador pode facilitar a relação entre brincar e aprendizagem na educação infantil?
Alternativas
Q3149282 Pedagogia
Uma professora do 1º ano usa um jogo de tabuleiro para ensinar operações matemáticas simples, como adição e subtração. Os alunos participam ativamente e demonstram progresso no entendimento dos conceitos. Qual é a principal vantagem de usar jogos para o ensino da matemática nos anos iniciais?
Alternativas
Q3148988 Pedagogia
Os jogos e brincadeiras ajudam na aprendizagem, especialmente em matemática, e o professor deve usá-los para promover o conhecimento. Em vez de dar respostas, ele deve orientar os alunos a pensar e encontrar soluções por si mesmos.
Nesse contexto, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I. Numa perspectiva de trabalho em que se considere o aluno como protagonista da construção de sua aprendizagem, o papel do professor ganha novas dimensões. Uma faceta desse papel é a de organizador da aprendizagem;
 PORQUE
II. [...]Além de organizador o professor também é facilitador nesse processo. Não mais aquele que expõe todo o conteúdo aos alunos, mas aquele que fornece as informações necessárias, que o aluno não tem condições de obter sozinho. Nessa função, faz explanações, oferece materiais, textos etc.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:


Alternativas
Q3147152 Pedagogia

Acerca das relações entre educação física e educação infantil, julgue o item seguintes, considerando os campos de experiência e objetivos de aprendizagem e desenvolvimento propostos pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC).  


Manifestações da cultura corporal, como danças, jogos e lutas, podem ser trabalhadas na educação infantil dialogando com os cinco campos de experiência.

Alternativas
Q3145030 Pedagogia
Considere as afirmativas relacionadas à Computação Desplugada apresentadas a seguir. Registre V, para verdadeiras, e F, para falsas:

(__)A computação desplugada proporciona o aprendizado dos conceitos computacionais sem a utilização de hardware ou software.
(__)A computação desplugada pode utilizar jogos de tabuleiros, materiais pedagógicos, cartolina e jogos autorais para o aprendizado de conceitos da computação.
(__)O uso de smartphones para o aprendizado de conceitos de computação faz parte da metodologia de computação desplugada.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
Alternativas
Q3143234 Pedagogia
Em relação ao desenvolvimento da motricidade, observa-se que ele ocorre em diferentes fases. Assim, são características da fase motora rudimentar, exceto:
Alternativas
Q3143228 Pedagogia
Analise as asserções abaixo, destaque, posteriormente, a alternativa correspondente.

I – De acordo com os teóricos, o brincar tem origem em uma situação imaginada que a criança cria quando seus desejos são realizados, o que reduz as suas tensões e acomoda seus conflitos e frustrações. Dessa forma, uma das principais funções do brincar é proporcionar o aprendizado e a resolução de conflitos em sua vivência cotidiana.

II - Para tanto, a criança irá utilizar-se de suas capacidades como a imaginação, imitação e observação. Assim, o jogo, o brinquedo e a brincadeira atuam como um instrumento de conformação da realidade vivida e imaginada.
Alternativas
Q3143089 Pedagogia
As concepções psicomotoras têm influenciado as práticas pedagógicas na Educação Física, com foco na integração entre aspectos motores, cognitivos e afetivos. Qual das afirmativas a seguir expressa uma ideia central da psicomotricidade na Educação Física?
Alternativas
Q3137173 Pedagogia
Desde cedo, as crianças vivenciam situações que envolvem conhecimentos matemáticos, como números, contagem e noções espaciais, utilizando esses recursos para resolver problemas do cotidiano. Na Educação Infantil, a abordagem da Matemática busca não apenas organizar e ampliar esses conhecimentos, mas também incentivar as crianças a desenvolverem autonomia, pensamento crítico e habilidades para tomar decisões, promovendo a formação de cidadãos capazes de resolver problemas.
Assinale a alternativa que apresenta a finalidade da abordagem da Matemática na Educação Infantil:
Alternativas
Q3137161 Pedagogia
A Psicomotricidade é um campo importante na Educação Infantil, pois relaciona os movimentos corporais ao desenvolvimento emocional e cognitivo das crianças. Ao integrar corpo e mente, a Psicomotricidade possibilita que as crianças explorem suas habilidades motoras, percebam os limites e as possibilidades do próprio corpo e se relacionem com o espaço ao seu redor. Nessa etapa da Educação Básica, atividades psicomotoras são essenciais para promover a coordenação, o equilíbrio, a lateralidade e a percepção espacial, contribuindo para uma aprendizagem integral.
Com base nesse contexto, assinale a alternativa que descreve a aplicação correta e completa da Psicomotricidade na Educação Infantil:
Alternativas
Q3137160 Pedagogia
No campo de experiência "Corpo, gestos e movimentos" busca-se promover o desenvolvimento da consciência corporal, autonomia e interação das crianças com o ambiente e com os outros. Nesse contexto, o trabalho com o corpo e seus movimentos inclui ações que incentivam o cuidado com a saúde, a autonomia nas práticas cotidianas e o uso intencional do corpo para se expressar e se relacionar.
Com base nesse contexto, assinale a alternativa que NÃO está relacionada ao campo de experiência "Corpo, gestos e movimentos":
Alternativas
Q3137155 Pedagogia
O movimento é uma dimensão fundamental para o desenvolvimento infantil, pois permite que as crianças se expressem e interajam com o mundo, explorando sua cultura corporal por meio de atividades como brincar, dançar, imitar e criar ritmos. Na Educação Infantil, o ambiente deve ser acolhedor e desafiador, incentivando a criança a desenvolver habilidades motoras e a conhecer melhor seu próprio corpo e o meio em que vive.
Com base no texto, assinale a alternativa INCORRETA:
Alternativas
Q3134177 Pedagogia

Os jogos educativos e os softwares educacionais desempenham um papel importante na educação moderna, promovendo a aprendizagem de forma interativa e envolvente. Eles podem ser categorizados em construtivistas, que incentivam a exploração e a descoberta, e instrucionistas, que seguem um modelo mais tradicional e estruturado. Sobre o assunto, julgue as seguintes afirmações como verdadeiras (V) ou falsas (F):


(__) Jogos educativos construtivistas geralmente priorizam a autonomia do aluno, permitindo que ele explore o conteúdo de forma livre e criativa.


(__) O acompanhamento do aluno em softwares educacionais é irrelevante, pois os jogos educativos são, por si só, suficientes para garantir o aprendizado.


(__) Softwares educacionais instrucionistas são projetados para fornecer instruções claras e diretas, geralmente utilizando um modelo de ensino mais tradicional.



Assinale a alternativa cuja respectiva ordem de julgamento esteja correta:

Alternativas
Q3131483 Pedagogia

        Uma professora do 1.º ano do ensino fundamental traz para sua turma um jogo de formar palavras, composto de vários cartões. Cada cartão apresenta uma sílaba e cada aluno recebe cerca de quatro cartões. Primeiro, a professora deixa que as crianças circulem pela sala e tentem formar palavras juntando dois ou mais cartões com outras crianças. Na sequência, ela pede às crianças que falem em voz alta as palavras que conseguiram formar; depois, ela solicita que as crianças escrevam o maior número possível de palavras que podem ser formadas com as sílabas de todos os cartões. Por fim, a professora pede às crianças que escrevam um parágrafo utilizando ao menos três das palavras formadas durante a brincadeira.


Considerando a situação hipotética precedente, julgue o item que se segue. 

O jogo proposto pela professora na situação hipotética apresentada ignora a dimensão sonora da língua portuguesa, focando apenas na dimensão gráfica.
Alternativas
Q3131482 Pedagogia

        Uma professora do 1.º ano do ensino fundamental traz para sua turma um jogo de formar palavras, composto de vários cartões. Cada cartão apresenta uma sílaba e cada aluno recebe cerca de quatro cartões. Primeiro, a professora deixa que as crianças circulem pela sala e tentem formar palavras juntando dois ou mais cartões com outras crianças. Na sequência, ela pede às crianças que falem em voz alta as palavras que conseguiram formar; depois, ela solicita que as crianças escrevam o maior número possível de palavras que podem ser formadas com as sílabas de todos os cartões. Por fim, a professora pede às crianças que escrevam um parágrafo utilizando ao menos três das palavras formadas durante a brincadeira.


Considerando a situação hipotética precedente, julgue o item que se segue. 

Ao solicitar às crianças que produzam um parágrafo com as palavras formadas, a professora nega a autoria individual.
Alternativas
Q3131481 Pedagogia

        Uma professora do 1.º ano do ensino fundamental traz para sua turma um jogo de formar palavras, composto de vários cartões. Cada cartão apresenta uma sílaba e cada aluno recebe cerca de quatro cartões. Primeiro, a professora deixa que as crianças circulem pela sala e tentem formar palavras juntando dois ou mais cartões com outras crianças. Na sequência, ela pede às crianças que falem em voz alta as palavras que conseguiram formar; depois, ela solicita que as crianças escrevam o maior número possível de palavras que podem ser formadas com as sílabas de todos os cartões. Por fim, a professora pede às crianças que escrevam um parágrafo utilizando ao menos três das palavras formadas durante a brincadeira.


Considerando a situação hipotética precedente, julgue o item que se segue. 

Ao solicitar que as crianças digam e depois escrevam as palavras que formaram, a professora está reforçando a ligação entre fonema e grafema.
Alternativas
Q3131480 Pedagogia

        Uma professora do 1.º ano do ensino fundamental traz para sua turma um jogo de formar palavras, composto de vários cartões. Cada cartão apresenta uma sílaba e cada aluno recebe cerca de quatro cartões. Primeiro, a professora deixa que as crianças circulem pela sala e tentem formar palavras juntando dois ou mais cartões com outras crianças. Na sequência, ela pede às crianças que falem em voz alta as palavras que conseguiram formar; depois, ela solicita que as crianças escrevam o maior número possível de palavras que podem ser formadas com as sílabas de todos os cartões. Por fim, a professora pede às crianças que escrevam um parágrafo utilizando ao menos três das palavras formadas durante a brincadeira.


Considerando a situação hipotética precedente, julgue o item que se segue. 

Ao utilizar essa brincadeira em sala de aula, a professora está fazendo a adequada transição da educação infantil para o ensino fundamental e, ao mesmo tempo, apurando o processo de alfabetização.
Alternativas
Q3131479 Pedagogia

        Uma professora do 1.º ano do ensino fundamental traz para sua turma um jogo de formar palavras, composto de vários cartões. Cada cartão apresenta uma sílaba e cada aluno recebe cerca de quatro cartões. Primeiro, a professora deixa que as crianças circulem pela sala e tentem formar palavras juntando dois ou mais cartões com outras crianças. Na sequência, ela pede às crianças que falem em voz alta as palavras que conseguiram formar; depois, ela solicita que as crianças escrevam o maior número possível de palavras que podem ser formadas com as sílabas de todos os cartões. Por fim, a professora pede às crianças que escrevam um parágrafo utilizando ao menos três das palavras formadas durante a brincadeira.


Considerando a situação hipotética precedente, julgue o item que se segue. 

A proposta do jogo impossibilita a reflexão e a interpretação de situações práticas da vida cotidiana das crianças.
Alternativas
Q3131455 Pedagogia

No que concerne à relevância da consciência fonológica para o processo de alfabetização e às etapas da alfabetização, bem como à construção e ao desenvolvimento da leitura e da escrita, julgue o item a seguir.


A consciência fonológica da língua deve ser estimulada por meio do trabalho com a oralidade, à medida que situações de aprendizagem como jogos, contação de histórias, músicas, teatros, declamações e brincadeiras em rodas oportunizam a realização de atividades que exploram rimas, aliterações, consciência silábica, identidade fonêmica e segmentação de frases. 

Alternativas
Respostas
1: B
2: D
3: D
4: C
5: C
6: A
7: A
8: B
9: D
10: A
11: C
12: C
13: C
14: B
15: E
16: E
17: C
18: C
19: E
20: C