Questões de Concurso
Sobre jogos e suas características: pedagógicos, de raciocínio e psicomotor em pedagogia
Foram encontradas 955 questões
[ ] Além do entretenimento, o jogo tem aplicabilidade no processo de formação do educando.
[ ] Para o adulto, o jogo tem maior representatividade no campo do lazer.
[ ] O jogo é pautado na racionalidade e não em aspectos lúdicos.
[ ] Ao trabalhar o aspecto criativo, é possível que novas regras e ordenações sejam aderidas a um determinado jogo infantil.
I – O termo “jogo” possui inúmeras definições que têm em comum a capacidade de influenciar na construção do pensamento infantil.
II – O jogo possui também uma dimensão social que é demonstrada por meio do sentido que cada sociedade atribui a ele.
III – O que difere os jogos das brincadeiras é a faixa etária, ou seja, as brincadeiras são mais adequadas ao público infantil.
IV - No Brasil, termos como jogo, brinquedo e brincadeira ainda são empregados de forma indistinta, demonstrando um nível baixo de conceituação deste campo.
Assinale a alternativa INCORRETA sobre a utilização de jogos, brincadeiras, músicas e histórias no aprendizado infantil.
Assinale a alternativa INCORRETA sobre as estratégias de ensino para estimular a linguagem, o raciocínio lógico e a criatividade na Educação Infantil.
Assinale a alternativa CORRETA sobre a importância do brincar no desenvolvimento infantil.
I. Abrem caminho para a autonomia, a criatividade e a exploração de significados e sentidos.
II. Atuam sobre a capacidade da criança de imaginar e de representar.
III. São instrumentos para aprendizagem de regras sociais.
Quais estão corretas?
1. Estímulo e encorajamento para fazer e aprender mais. 2. Oportunidades lúdicas planejadas e espontâneas. 3. Experiências para ampliar e aprofundar aquilo que já sabem e aquilo que já podem fazer. 4. Tempo para explorar, através da linguagem, aquilo que fizeram e como elas podem descrever a experiência.
O resultado da somatória dos números correspondentes às afirmações corretas é:
“Refere-se às escalas de desenvolvimento e de atitudes e destrezas, sobre as quais pode-se mapear o estágio de desenvolvimento em que o sujeito se encontra. Citam-se algumas das escalas: de Gesell, de Brunet-Lèzine e de Denver, as quais referem-se aos primeiros anos de desenvolvimento; de Vinel, FairView e de Vayer, as quais apresentam o perfil ante as atitudes e destrezas sociais e ante as atividades de vida diária. Existem ainda escalas de desenvolvimento de Wallon, Piaget, dentre outras, as quais de alguma forma nos orientam acerca da evolução normal da criança” (Bueno, 2014, p. 318).
I. Diferentemente do contexto da educação infantil, nos anos iniciais, a orientação é de que a brincadeira e o jogo sejam restritos à educação física, sem relação direta com os conteúdos curriculares.
II. A criança interage e troca experiências por meio do brincar, construindo o próprio pensamento.
III. O brincar é essencial para os desenvolvimentos social, emocional, cognitivo e linguístico das crianças.
IV.O professor deve inserir, em seu planejamento, brincadeiras para auxiliar o aluno no desenvolvimento da aprendizagem e tornar as aulas um ambiente prazeroso para as crianças frequentarem.
Está CORRETO o que se afirma: