Questões de Pedagogia - Jogos e suas Características: Pedagógicos, de Raciocínio e Psicomotor para Concurso

Foram encontradas 739 questões

Q2496879 Pedagogia
Diz-se que um ambiente é alfabetizador quando promove um conjunto de situações de usos reais de leitura e escrita nas quais as crianças têm a oportunidade de participar. Se os adultos com quem as crianças convivem utilizam a escrita no seu cotidiano e oferecem a elas a oportunidade de presenciar e participar de diversos atos de leitura e de escrita, elas podem, desde cedo, pensar sobre a língua e seus usos, construindo ideias sobre como se lê e como se escreve. Na instituição de educação infantil, são variadas as situações de comunicação que necessitam da mediação pela escrita.

(Brasil, 1988.)

NÃO é considerado um ambiente alfabetizador de acordo com Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil: 
Alternativas
Q2495894 Pedagogia
Ao propor situações para a criança envolvendo o eixo Movimento, o professor deve:

I- Cuidar de própria expressão e postura corporais.
II- Conhecer os jogos e brincadeiras propostos.
III- Ficar despreocupado em relação ao desenvolvimento motor de forma harmoniosa.

Está (ão) correta(s) a(s) proposição (ões):
Alternativas
Q2495892 Pedagogia
Quando o professor propõe uma brincadeira com fraldas e panos ou caixas e biombos para esconder o rosto ou o corpo da criança ela está propiciando situações que auxiliam a criança a: 
Alternativas
Q2495889 Pedagogia
Consoante O RECNEI, O ato de brincar na educação infantil, requer atenção dos(das) professores(as) pois:
Alternativas
Q2494864 Pedagogia
Pesquisadores no campo educacional defendem a ideia de que a contação de história é estruturada a partir da narrativa oral e tem muita importância para o desenvolvimento humano, portanto, é fundamental a sua estimulação e apreciação desde a primeira infância.
Analise as afirmativas abaixo em relação ao assunto.


1. Quem sabe ouvir uma história sabe contar histórias. Quem ouve histórias, sendo estimulado a compreendê-las, exercita também a capacidade de criar e contar histórias, sentindo-se, quem sabe, motivado a fazer história.
2. O ato de contar histórias é anterior à escrita, pois faz parte da tradição oral desde os povos ancestrais, quando os saberes eram transmitidos oralmente e o compartilhamento de memórias e tradições se efetivava pelo ato de narrar os fatos, acontecidos e imaginados.
3. A contação de histórias é uma arte performativa (no sentido de ser um acontecimento artístico onde o contador é ao mesmo tempo parte da obra, mas também uma pessoa à parte da obra) pertencente às artes cênicas que não são teatro, mas compartilha com ele pontos comuns.
4. O contador, a contadora é aquele/aquela que conta e ao mesmo tempo interage com o público, correspondendo à interação das pessoas durante a sua performance.
5. Contar histórias significa tecer sempre, da mesma maneira, as tramas dos acontecimentos e narrar, linearmente, os fatos a serem imaginados pelas crianças, pois só assim elas serão capazes de compreender as histórias.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
Alternativas
Respostas
1: D
2: E
3: A
4: B
5: D