Questões de Concurso
Sobre metodologia de projetos: um caminho entre a teoria e a prática em pedagogia
Foram encontradas 209 questões
“Pode ser pensada como uma estratégia que destaca a flexibilidade, a mistura e o compartilhamento de espaços, tempos, atividades, materiais, técnicas e tecnologias que auxiliam no processo de aprendizagem. ” (MORAN, 2018, p.14)
Fonte: MORAN, J. Metodologias Ativas para uma aprendizagem mais profunda. In: BACICH, L.; MORAN, J. (Orgs.). Metodologias ativas para uma educação inovadora. Porto Alegre: Penso, 2018.
É CORRETO afirmar que a definição descreve uma metodologia ativa, cujo tipo é:
Coluna 1
1.Metodologia de ensino.
2.Teoria.
3.Abordagens pedagógicas.
Coluna 2
A.(__)Se apoiam em práticas de comunidades escolares em pensamentos teóricos da educação. Não pressupõe um método específico ou procedimento replicável.
B.(__)É um conjunto de ideias que procura transmitir uma noção geral de alguns aspectos da realidade. Se desenvolve por meio de estudos, experimentos e observações.
C.(__)É uma forma de organizar e conduzir o processo de ensino e aprendizagem. Existem diferentes formas de metodologias de ensino, cada uma com suas características.
(Acesso em: https://www.modernacompartilha.com.br/metodologia -de-ensino/.)
Marque a alternativa correta:
A metodologia de projetos visa ao desenvolvimento de autonomia e competências de resolução de problemas pelos alunos, mas a sua aplicação em ambientes de educação a distância é limitada pela falta de interação e colaboração entre os participantes.
No planejamento de ensino em instituições não formais, a flexibilidade do currículo permite uma abordagem espontânea e improvisada, dispensando a necessidade de objetivos educacionais estruturados e de avaliação formal dos resultados de aprendizagem.
Os projetos de ensino, apesar de caracterizados pela exploração interdisciplinar e prática de temas e pela investigação colaborativa e coletiva, também possibilitam o desenvolvimento de habilidades individuais.
A prática pedagógica no âmbito da metodologia de projetos, embora orientada por teorias, deve ser reelaborada constantemente para se adequar ao contexto, à realidade dos sujeitos sociais e às necessidades da função coletiva, sem que isso signifique uma ruptura com os fundamentos teóricos que embasam a referida prática.
São características de um planejamento a partir da Metodologia de Projetos, EXCETO:
Em um Instituto Federal de Educação, uma professora que leciona química para as turmas do segundo ano do Ensino Médio organizou, com bastantes detalhes, o trabalho pedagógico do semestre. Ela utilizou como recurso metodológico um júri simulado ao qual os experimentos feitos pelos alunos em pequenos grupos deveriam ser submetidos. Cada experimento realizado pelos grupos deveria ser acompanhado da descrição do que foi realizado, dos meios empregados e da sequência das ações. O júri, formado pela professora e por alunos previamente sorteados, deveria avaliar o que foi realizado e observar se os critérios científicos foram corretamente empregados. O veredito final do júri fechava o bloco de aulas, com as respectivas devolutivas a respeito do que foi realizado por cada grupo.
Elaborado pelo(a) autor(a).
Com base no que foi descrito, é possível afirmar que a professora utilizou, em suas aulas, o que se denomina de
Itens para verificação:
1. Projetos escolares fomentam a colaboração e a interdisciplinaridade.
2. São incompatíveis com métodos tradicionais de ensino.
3. Auxiliam no desenvolvimento de habilidades sociais e cognitivas dos alunos.
BACICH, L.; MORAN, J. Metodologias Ativas para uma Educação Inovadora: Uma abordagem teórico-prática. Editora Penso. 2017, p. 3
Refletindo-se acerca das metodologias ativas e modelos híbridos, analise as afirmativas a seguir.
I- Metodologias ativas são estratégias de ensino centradas na participação efetiva dos estudantes na construção do processo de aprendizagem, de forma flexível, interligada e híbrida. II- A aprendizagem mais intencional, formal ou escolar, se constrói em exclusivamente em dois movimentos ativos híbridos principais: em grupo ou por tutoria. A aprendizagem individual, na qual cada aluno escolhe e percorre seu caminho, não é considerado movimento ativo. III- A sala de aula pode ser um espaço privilegiado de cocriação, maker, de busca de soluções empreendedoras, em todos os níveis, onde estudantes e professores aprendam a partir de situações concretas, experiências, games, com recursos que tem em mãos, sendo estes materiais simples ou tecnológicos.
Estão CORRETAS as afirmativas:
( ) Método e técnica se diferenciam na medida em que o primeiro é um procedimento geral, que pode ser comum a várias ciências e o segundo, é um meio específico usado em uma ciência.
( ) São os métodos que determinam à seleção de conteúdos que atenderam às exigências colocadas pelos objetivos.
( ) Os objetivos e conteúdos se manifestam no processo de ensino através dos métodos, onde a relação objetivo-conteúdo-método adquire um caráter de mútua dependência.
( ) Os métodos exercem função mediadora ao ativar as forças mentais do aluno para a assimilação do conteúdo.
I. Os alunos assumem, essencialmente, o papel de protagonistas.
II. O trabalho com a metodologia de projetos somente se justifica quando os alunos colocam seus interesses e sua energia na busca de temas relevantes, essenciais para a aprendizagem no programa da disciplina.
III. É essencial que se determine com clareza tanto o que se busca na aprendizagem conceitual como na aprendizagem procedimental do aluno.
Quais estão corretos?