Questões de Concurso
Sobre modalidades da avaliação em pedagogia
Foram encontradas 1.297 questões
Fonte: Luckesi, Cipriano Carlos. Avaliação da aprendizagem na escola.
Em uma escola, a equipe pedagógica decide reformular os processos avaliativos para garantir que a avaliação seja utilizada como um instrumento de aprendizagem e não apenas como um meio de classificação. Para que essa mudança seja efetivada, os professores devem:
Uma escola de Ensino Fundamental adotou um modelo de avaliação que busca equilibrar aspectos quantitativos e qualitativos do rendimento escolar. Após o primeiro bimestre, alguns docentes manifestaram insegurança em relação a avaliação. A equipe pedagógica defende um equilíbrio entre as dimensões qualitativas e os dados mensuráveis, para promover a autonomia dos estudantes. Diante desse cenário, a avaliação adotada pela escola, é:
I- Oferecer aos alunos e professores uma oportunidade de refletir sobre o progresso dos estudantes em sua compreensão da realidade.
II- Permitir ao professor explicar o processo de aprendizagem do aluno.
III- Possibilidade de ser usado do início até a culminância do projeto.
É CORRETO o que se afirma apenas em:
I. Interações dos alunos com os conteúdos, seus avanços e dificuldades, permitindo ajustes no percurso de aprendizagem.
II. Mensuração de desempenho em relação aos padrões normativos estabelecidos previamente, garantindo a classificação objetiva dos alunos em níveis de aprendizagem.
III. Neutralidade do professor no processo de ensino, permitindo que os alunos desenvolvam autonomia total na autorregulação de sua aprendizagem sem interferências externas.
IV. Valorização das potencialidades individuais dos alunos, considerando a subjetividade e o contexto em que estão inseridos, e não apenas a verificação de acertos e erros.
Está CORRETO o que se afirma em:
I- A avaliação formativa visa acompanhar o desenvolvimento do aluno ao longo do processo educativo, permitindo ajustes nas estratégias de ensino para favorecer a aprendizagem.
II- A avaliação somativa foca a verificação final do desempenho do aluno, não havendo implicações no planejamento pedagógico subsequente.
III- A avaliação diagnóstica é realizada somente no início do período letivo para identificar as dificuldades de aprendizagem dos alunos.
IV- A avaliação emancipatória promove a autorreflexão e a autonomia do estudante, valorizando a construção do conhecimento de forma crítica e contextualizada.
V- A avaliação quantitativa é a única forma de mensurar o aprendizado, garantindo neutralidade na interpretação dos resultados.
Está(ão) CORRETA(S) apenas a(s) afirmativa(s)
( ) Ocorre ao final do processo e tem como finalidade atribuir uma nota à aprendizagem.
( ) Tem como foco o processo de aprendizagem em uma perspectiva de interação e de diálogo e coloca no estudante, não apenas no professor, a responsabilidade por seus avanços e suas necessidades.
( ) Acontece ao longo do processo e tem por objetivo reorientá-lo.
Sobre a função do erro na avaliação formativa, leia o trecho a seguir.
Enquanto a verificação dos conhecimentos adquiridos ao final de um período (avaliação somativa) implica na consideração do erro como uma “falta” definitiva de algo (uma vez que não se pretende voltar mais a ele), no enfoque da avaliação formativa, essa falta é apenas momentânea. A falta apontada pelo erro é, então, considerada como parte integrante do processo de aprendizagem.
CARVALHO, L. M. O.; MARTINEZ, C. L. P. Avaliação formativa: a autoavaliação do aluno e a autoformação de professores. Ciência & Educação, v. 11. 2005.
Assinale a opção que reflete corretamente essa posição.
Sobre o tema, avalie se os objetivos a seguir foram formulados adequadamente na forma de objetivos instrucionais.
I. elaborar um plano de otimização do uso de leitos, identificando gargalos e propondo três estratégias de melhoria baseadas em indicadores assistenciais.
II. realizar manobras de reanimação em cenário simulado, garantindo a execução correta dos procedimentos críticos e mantendo o ritmo adequado de compressões torácicas.
III. capacitar os profissionais de saúde para oferecer um atendimento humanizado, garantindo sempre a satisfação total dos pacientes.
É (São), de fato, objetivo(s) instrucional(is) formulado(s) adequadamente o que se indica em
Para Gomes (2010), o processo de avaliação do aluno com deficiência se efetiva por meio do estudo de caso e visa construir um perfil do aluno, identificando suas potencialidades e dificuldades, bem como os atores envolvidos com esse aluno.
Um dos ambientes de avaliação mencionado pela autora permite que se possa conhecer o comportamento do aluno, suas preferências, como ele se relaciona com as pessoas, o que gosta de fazer durante os momentos livres e quais são as expectativas em relação ao aluno na escola e fora dela.
Tal ambiente de avaliação do aluno com deficiência é: