Questões de Pedagogia - Parâmetros Nacionais de Qualidade para a Educação Infantil para Concurso

Foram encontradas 527 questões

Q3031447 Pedagogia

Leia o texto I a seguir para responder a questão.


TEXTO I


A tabela abaixo mostra dados do Censo 2023 em relação ao número de matrículas da Educação Infantil por rede e etapa de ensino, de 2019 a 2023. O censo revela que o Brasil está acerca de 900 mil matrículas de atingir a meta de crianças na pré-escola. Além disso, aponta para a universalização do atendimento educacional na faixa etária de 4 e 5 anos, ao considerar as informações coletadas no Censo Escolar e a população dessa idade apurada no Censo Demográfico mais recente do IBGE (5,4 milhões).


        

O cumprimento da meta de crianças na pré-escola e a universalização do atendimento educacional na faixa etária de quatro a cinco anos, mencionados no Texto I, estão relacionados, nos termos da Lei 9.394/1996 - Art. 4º, ao dever do Estado em garantir para a educação escolar pública:


I- Desenvolvimento integral da criança de até cinco anos, em seus aspectos físico, cognitivo, intelectual e social, complementando a ação da família e da comunidade.


II- Educação infantil gratuita às crianças de até cinco anos de idade.


III- Vaga na escola pública de Educação Infantil ou de Ensino Fundamental mais próxima de sua residência a toda criança desde a creche.


É CORRETO o que se afirma apenas em:

Alternativas
Q3029317 Pedagogia
A tabela abaixo apresenta estatísticas que dão conta da existência de recursos relacionados à infraestrutura disponível nas escolas de Educação Infantil brasileiras no ano de 2023.

Q50.png (623×407)

Fonte: Adaptado de Resumo Técnico do Censo Escolar Da Educação Básica 2023.

Considerando que os recursos apresentados na tabela acima interferem diretamente no cuidar e educar na Educação Infantil, com relação ao diagnóstico da situação das escolas de educação infantil brasileiras no ano de 2023, é correto concluir que
Alternativas
Q3029310 Pedagogia
Leia atentamente o seguinte excerto da obra “Projetos Pedagógicos na Educação Infantil”, de Barbosa e Horn (2008):

“Outro grave problema que afeta a educação infantil é o do calendário de festividades. Alguns meses do ano, as crianças ficam continuamente expostas àquilo que poderíamos chamar da indústria das festas. Elas se tornam objetos de práticas pedagógicas sem o menor significado, que se repetem todos os anos da sua vida na educação infantil, como episódios soltos no ar. Os conhecimentos sobre os conteúdos das festividades são fragmentados e, muitas vezes, simplórios”.

Em uma crítica a essas práticas, Francesco Tonucci (1997) apresenta a ilustração a seguir intitulada “O Programa”.

Q43.png (420×435)


Para diversificar as práticas pedagógicas da educação infantil, respeitando os direitos de aprendizagem das crianças, é preciso considerar outras experiências que extrapolam o calendário. Considerando essas práticas, analise os itens a seguir:

I. Execução de rotinas pedagógicas organizadas e bem comunicadas às crianças; II. Sequências pedagógicas inspiradas na escuta das crianças; III. Projetos construídos coletivamente, com base nas necessidades e curiosidades vivenciadas em sala de aula; IV. Estudo e pesquisa sobre temas e abordagens diversas, aprofundando-se sobre os princípios éticos, estéticos e políticos; V. Organização de um ambiente pedagógico identitário, com produções das crianças.

Corresponde a práticas que visam ao atendimento dos direitos de aprendizagem das crianças o que consta em
Alternativas
Q3029309 Pedagogia
Atente para o seguinte enunciado:
“Oferecer literatura às crianças desde a mais tenra idade é, pois, colaborar para interações de qualidade e para o seu desenvolvimento cultural, uma vez que nela podemos ver materializadas muitas das nuances do ser humano. Ler para um bebê ou para uma criança pequena se constitui como uma oportunidade para a criação e fortalecimento de vínculos”.
BELMIRA; BAPTISTA; GALVÃO, 2017, p. 45, em artigo intitulado: “O texto ficcional e a experiência literária dos bebês”.

As autoras problematizam a experiência literária dos bebês. Com base nesse tema, analise as afirmações abaixo:

I. Os bebês e crianças bem pequenas não desenvolvem relação direta com o objeto livro para a aprendizagem da leitura e decodificação, compreendendo o recurso apenas como brinquedo e distração, sem desenvolvimento da linguagem. II. Os bebês se apropriam do mundo predominantemente por meio de experiências corporais. Por isso, é correto afirmar que é pelo corpo que se inicia a “leitura” do mundo, sendo ele o primeiro espaço de narração dos bebês. III. Os bebês precisam de narrativas que ampliem sua imaginação e sua capacidade de atribuir sentidos. O equilíbrio entre o que a criança pode perceber sozinha e o que ela pode inferir, adivinhar ou imaginar é fundamental para a qualidade literária dos livros para essa faixa etária. IV. A experiência literária dos bebês se dá, exclusivamente, por meio das interações entre adultos e bebês, sons, expressões, gestos, direcionados ou não por falas.

É correto o que se afirma somente em
Alternativas
Q3029308 Pedagogia
Considere a seguinte definição desenvolvida por Barbosa e Horn (2008, p. 53):

“A pedagogia de projetos é uma possibilidade interessante em termos de organização pedagógica porque, entre outros fatores, contempla uma visão multifacetada dos conhecimentos e das informações. Todo projeto é um processo criativo para alunos e professores, possibilitando o estabelecimento de ricas relações entre ensino e aprendizagem, que certamente não passa por superposição de atividades”.
BARBOSA, M. C. S.; HORN, M. G. S. Projetos Pedagógicos na educação infantil. – Porto Alegre: Artmed, 2008.

Com base nesse enunciado, assinale a afirmação verdadeira. 
Alternativas
Respostas
1: E
2: B
3: D
4: B
5: B