Questões de Concurso
Sobre protagonismo juvenil e cidadania em pedagogia
Foram encontradas 154 questões
Entre as competências em jogo na dinâmica, houve uma falta
I. Um ensino de qualidade, que busca formar cidadãos capazes de interferir criticamente na realidade para transformá-la, deve também contemplar o desenvolvimento de capacidades que possibilitem adaptações às complexas condições e alternativas de trabalho que temos hoje e a lidar com a rapidez na produção e na circulação de novos conhecimentos e informações, que têm sido avassaladores e crescentes.
II. A formação escolar deve possibilitar aos alunos condições para desenvolver competência e consciência profissional, mas não restringir-se ao ensino de habilidades imediatamente demandadas pelo mercado de trabalho.
III. As escolas brasileiras, para exercerem a função social, precisam possibilitar o cultivo dos bens culturais e sociais, considerando as expectativas e as necessidades dos alunos, dos pais, dos membros da comunidade, dos professores, enfim, dos envolvidos diretamente no processo educativo.
São corretas as afirmativas:
Conforme o documento Profuncionário (Caderno 12), o comprometimento dos profissionais envolve a
A promoção da cultura de paz, cidadania e direitos humanos nas escolas pode ser feita por meio de diversas atividades, como:
I. Promover um diálogo respeitoso e aberto entre os estudantes, professores e comunidade;
II. Enjeitar atividades artísticas e esportivas que promovam a cultura de paz;
III. Realizar atividades lúdicas que estimulem a imaginação e a expressão, para desenvolver valores e comportamentos solidários.
Analise as assertivas abaixo sobre a educação para a cidadania e os valores éticos e em seguida, assinale a alternativa CORRETA.
I. A promoção de valores como respeito, solidariedade e empatia deve ser limitada a conteúdos teóricos e a discussões em sala de aula, sem a necessidade de práticas que envolvam os alunos em situações reais de convivência e colaboração.
II. O ensino de valores éticos deve ser transversal ao currículo escolar, integrado a diversas áreas do conhecimento e não restrito à educação moral ou religiosa, visando a formação integral dos alunos.
III. A escola deve se concentrar apenas no ensino dos valores éticos como um conjunto de normas e comportamentos a serem seguidos, sem a necessidade de envolver os alunos em reflexões sobre a aplicação desses valores nas questões sociais e culturais.
IV. A promoção da cidadania deve se dar de forma autoritária, com o professor transmitindo valores aos alunos, sem abertura para o diálogo ou para a construção conjunta de significados sobre o que é ético e cidadania.