Questões de Pedagogia - Teorias curriculares para Concurso

Foram encontradas 408 questões

Q3062742 Pedagogia
Depois de analisar as afirmativas abaixo referentes às teorizações contemporâneas sobre currículo, pautadas no texto seminal de Tomaz Tadeu da Silva (Documentos de identidade: Uma introdução às teorias do currículo. 3.ed. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2016), assinale a única afirmativa incorreta:
Alternativas
Ano: 2024 Banca: IF-SP Órgão: IF-SP Prova: IF-SP - 2024 - IF-SP - Professor EBTT - Artes |
Q3047565 Pedagogia

O currículo é a concretização, a viabilização das intenções e orientações expressas no projeto pedagógico. Há muitas definições de currículo: conjunto de disciplinas; resultados de aprendizagem pretendidos; experiências que devem ser proporcionadas aos estudantes; princípios orientadores da prática, seleção e organização da cultura. No geral, compreende-se o currículo como um modo de seleção da cultura produzida pela sociedade, para a formação dos alunos; é tudo o que se espera que seja aprendido e ensinado na escola. (Libâneo, Toschi, 2012, p. 489).


Há, pelo menos, três tipos de manifestações: currículo formal, currículo real e currículo oculto. A esse respeito, assinale a alternativa correta:

Alternativas
Q3035343 Pedagogia
Como as teorias do currículo podem ser trabalhadas de maneira ativa entre professor e aluno, utilizando plataformas digitais e ferramentas colaborativas para promover uma aprendizagem ativa e engajadora?
Alternativas
Q3031413 Pedagogia
Para Silva (1996, p. 23), o currículo é um dos locais privilegiados onde se entrecruzam saber e poder, representação e domínio, discurso e regulação. É nele, também, que se condensam relações de poder que são cruciais para o processo de formação de subjetividades sociais. Em suma, currículo, poder e identidades sociais estão mutuamente implicados. O currículo corporifica relações sociais. As principais teorias discutidas sobre o tema na contemporaneidade – “teorias tradicionais”; “teorias críticas”; e, “teorias pós-críticas” – se distinguem pelo destaque que dão à natureza do conhecimento, da cultura, da aprendizagem, da sociedade e à natureza humana. A Teoria pós-crítica:
Alternativas
Q3026582 Pedagogia

Apenas aos 17 anos Neilson foi indicado para participar do Programa para Altas Habilidades da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal, embora suas habilidades para o desenho fossem já excepcionais desde criança. Dinâmico e comunicativo, Neilson trabalhava como caixa e empacotador de supermercado, onde também era estagiário na área de computação. Estudava à noite para concluir o 3º ano do Ensino Fundamental. Ele frequentava o programa duas vezes por semana, à tarde, mas só ia quando tinha oportunidade e tempo. Em seus trabalhos, Neilson gostava de usar lápis de cor, spray e grafite. Perguntado sobre suas pretensões futuras, o jovem revelou que não pretendia cursar a universidade, precisava trabalhar para garantir o seu sustento e de sua família.

http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/altashab1.pdf


Sobre o texto anterior, analise as afirmativas a seguir.


I. Um currículo adaptado às necessidades especiais na Educação Básica poderia ter proporcionado tempo para o estudo e o refinamento artístico.


II. Detecta-se um problema do gerenciamento da responsabilidade pelo desenvolvimento integral do aluno.


III. Suas habilidades artísticas, valorizadas em seu contexto sociocultural mais imediato, não foram encorajadas fora do programa especial frequentado.


Está correto o que se afirma apenas em

Alternativas
Respostas
1: D
2: B
3: A
4: D
5: C