Questões de Concurso Sobre teorias e práticas para o ensino de matemática  em pedagogia

Foram encontradas 1.129 questões

Q3297594 Pedagogia
A docência em Matemática requer planejamento de objetivos e práticas que estimulem autonomia do estudante. Marque a proposta coerente com essa visão:
Alternativas
Q3260023 Pedagogia
No campo da linguagem matemática, as práticas pedagógicas da Educação Infantil, segundo as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (2010), deverão garantir experiências que recriem, em contextos significativos, dentre outras: 
Alternativas
Q3260006 Pedagogia
Proença (2021) propõe realizar a organização do ensino para propiciar a aprendizagem de conceitos matemáticos em meio à resolução de problemas e defende que compreender Matemática é relacionar ideias matemáticas a uma variedade de contextos. Desse modo, o autor propõe evitar adotar em sala de aula o simples fato de resolver problemas. Nesse contexto, a estratégia adequada para o encaminhamento dessa proposta é:
Alternativas
Q3254637 Pedagogia
No contexto do Ensino Fundamental, os componentes curriculares estabelecidos pela BNCC incluem:
Alternativas
Q3244487 Pedagogia
"A didática da matemática define os problemas como aquelas situações que criam um obstáculo a vencer, que promovem a busca dentro de tudo o que se sabe para decidir em cada caso aquilo que é mais pertinente, forçando, assim, a utilização de conhecimentos anteriores e mostrando-os ao mesmo tempo insuficientes e muito difíceis." (MORENO in PANIZZA, MABEL & cols, 2011, P.51)
A partir desse pressuposto, Moreno apresenta várias reflexões sobre esse recurso didático, dentre as quais não está aquela descrita em qual alternativa?
Alternativas
Q3244483 Pedagogia
Moreno (In: PANIZZA, MABEL & cols, 2011, P.44), ao tratar do ensino do número e do sistema de numeração na educação infantil e na primeira série, apresenta uma comparação entre o ensino clássico e a "matemática moderna".
Na perspectiva da "matemática moderna":
Alternativas
Q3244105 Pedagogia
Assinalar a alternativa que apresenta uma forma de contextualizar o ensino da matemática na Educação Infantil, levando em consideração o impacto dessa abordagem na compreensão e aplicação dos conceitos matemáticos pelas crianças.
Alternativas
Q3230959 Pedagogia
As orientações contidas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para a área de Matemática no Ensino Fundamental – Anos Finais indicam que a aprendizagem de Matemática está relacionada à apreensão de significados dos objetos matemáticos e que, para a aprendizagem de certo conceito ou procedimento, é fundamental que haja um contexto significativo para os alunos. Em conformidade com as orientações da BNCC, esse contexto
Alternativas
Q3230958 Pedagogia
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) estipula que a área da Matemática e o componente curricular de Matemática devem garantir aos alunos o desenvolvimento de competências específicas dessa disciplina no Ensino Fundamental. De acordo com o texto da BNCC, essas competências específicas incluem
Alternativas
Q3226697 Pedagogia
“Resolução de problemas” é uma alternativa para o ensino de Matemática, que vem sendo discutida e implementada ao longo dos últimos anos. Dentre as alternativas abaixo, assinale a que não traduz corretamente as ideias veiculadas sobre essa questão. As situações-problema devem ser encaradas como: 
Alternativas
Q3223455 Pedagogia
Em uma sala de aula de matemática, os alunos estão trabalhando em grupos para resolver um problema desafiador de geometria em que precisam projetar o layout de um parque com diferentes formas geométricas e área total definida. A professora atua como facilitadora, guiando os alunos na discussão e na exploração de diferentes estratégias para resolver o problema. Qual o tipo de metodologia de ensino está sendo utilizada nesse caso?
Alternativas
Q3223406 Pedagogia
Na introdução da matemática para alunos da Educação Infantil, o desenvolvimento da numeracia é essencial para construir uma base sólida no aprendizado matemático. Dessa forma, assinalar a alternativa que representa a estratégia mais eficaz para promover esse desenvolvimento nas crianças.
Alternativas
Q3222898 Pedagogia
Leia o texto a seguir para responder ao item.


(...) Proposta pedagógica: interacionismo

     Podemos pensar em uma proposta pedagógica interacionista especialmente a partir dos seguintes pontos:

Objetos concretos

     Piaget trouxe a importância do conhecimento concreto para posterior abstração. Dessa forma, sabemos que uma criança que não compreendeu conceitos matemáticos no plano concreto, dificilmente se apropriará deles no plano abstrato.

     Dessa forma, é muito importante que a proposta pedagógica escolar ofereça às crianças o máximo de contato com jogos numéricos, envolvendo as quatro operações básicas, cujo foco principal seja auxiliar as crianças a estabelecer valor posicional dos números por meio de brincadeiras, permitindo-lhes experimentar o caráter simbólico da linguagem escrita.

Interação entre idades

     A interação entre as crianças precisa estar presente nas atividades desde a Educação Infantil, fator que também foi considerado como Eixo Fundamental na Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
Segundo a teoria interacionista, crianças menores aprendem com as que já estão em fases mais avançadas do conhecimento, por isso, as atividades entre as diferentes séries escolares podem oferecer ganhos na aprendizagem dos estudantes.

Uso social da linguagem

      Este também foi um parâmetro de bastante destaque na proposta de alfabetização da BNCC e que é um dos focos da teoria interacionista. Vygotsky considerava que a criança aprende enquanto é mediada pelos usos sociais da linguagem.
    Assim, trabalhar com diversos gêneros textuais, placas e rótulos de produtos é uma forma lúdica de desenvolver a aprendizagem da leitura e da escrita, estimulando a interação entre as crianças por meio da linguagem.

O “erro” como fator de construção da aprendizagem 

    Segundo a proposta interacionista, não há erro que não tenha utilidade pedagógica. Dessa forma, as crianças não devem se sentir derrotadas diante do erro, mas precisam aprender a construir e pensar a partir dele.

     Portanto, textos com erros ortográficos podem ser uma ótima oportunidade para promover às crianças a revisão de suas escritas.
        As fases da escrita também são ótimos exemplos de revisão do conceito de erro na visão interacionista. Conforme a criança vai avançando, ela adquire noções acerca do código linguístico, em consequência sua escrita se torna mais próxima da ortografia correta.
    Entre as principais vantagens de uma proposta pedagógica interacionista é que ela é composta por metodologias ativas de aprendizagem. Dessa forma, a criança tem mais oportunidade de construir seu conhecimento por meio de jogos e interações, tornando a escola mais atrativa e a aprendizagem desafiadora!

Disponível: https://www.sistemapoliedro.com.br/blog/saiba-o-que-e-interacionismo-e-quais-sao-as-vantagensdesta-metodologia/ Acesso em: 11 fev. 2025.
A professora tia Alcebíades, da Educação Infantil, está desenvolvendo uma atividade de Matemática com as crianças, utilizando blocos de construção coloridos para ensinar os conceitos de adição e subtração.
Com base na proposta pedagógica interacionista e nas teorias de Piaget, qual é o principal objetivo dessa abordagem?
Alternativas
Q3222700 Pedagogia
Sobre a prática contínua na aprendizagem de habilidades matemáticas, assinalar a alternativa CORRETA.
Alternativas
Q3221558 Pedagogia
Como as representações gráficas (ex. gráficos e diagramas) auxiliam na compreensão de conceitos matemáticos?
Alternativas
Q3221554 Pedagogia
Em relação ao conhecimento lógico−matemático, na óptica piagetina, analisar os itens.

I. Ocorre por meio da massificação das ideias numéricas, de forma que os alunos reproduzam os conceitos matemáticos.
II. Consiste nas relações criadas pelo sujeito e deriva das nossas ações sobre o mundo.
III. É um processo que ocorre por meio da internalização, de fora para dentro, por meio da transmissão social.

Está CORRETO o que se afirma:
Alternativas
Q3218286 Pedagogia
    No terceiro ciclo o ensino de Matemática deve visar ao desenvolvimento do pensamento numérico, por meio da exploração de situações de aprendizagem que levem o aluno a, EXCETO:
Alternativas
Q3218284 Pedagogia

    De acordo com o PCN Matemática, os conteúdos selecionados aparecem organizados em blocos. Em relação ao bloco Espaço e Forma podemos afirmar que:



I. Os conceitos geométricos constituem parte importante do currículo de Matemática no ensino fundamental, porque, por meio deles, o aluno desenvolve um tipo especial de pensamento que lhe permite compreender, descrever e representar, de forma organizada, o mundo em que vive.


II. O estudo da Geometria é um campo fértil para trabalhar com situações-problema e é um tema pelo qual os alunos costumam se interessar naturalmente.


III. O trabalho com noções geométricas contribui para a aprendizagem de números e medidas, pois estimula o aluno a observar, perceber semelhanças e diferenças, identificar regularidades etc.


IV. O trabalho com espaço e forma pressupõe que o professor de Matemática explore situações em que sejam necessárias algumas construções geométricas com régua e compasso, como visualização e aplicação de propriedades das figuras, além da construção de outras relações. 


V. É fundamental que os estudos do espaço e forma sejam explorados a partir de objetos do mundo físico, de obras de arte, pinturas, desenhos, esculturas e artesanato, de modo que permita ao aluno estabelecer conexões entre a Matemática e outras áreas do conhecimento.



Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Q3215820 Pedagogia

Em Polya há uma descrição do significado de demonstração por absurdo e de demonstração indireta, que são procedimentos diferentes, porém correlatos. No primeiro caso, deve-se mostrar a falsidade de uma suposição derivando dela um absurdo flagrante e, no segundo, deve- -se estabelecer a verdade de uma afirmativa por revelar a falsidade da suposição oposta.


Uma demonstração matemática que tradicionalmente é feita na escola básica por absurdo é a 

Alternativas
Q3215819 Pedagogia
No livro intitulado Investigações Matemáticas na sala de aula, Ponte, Brocado e Oliveira explicitam, no capítulo sobre “A avaliação do trabalho de investigação”, dois dos diversos objetivos curriculares dos trabalhos de investigação em matemática. São eles: pretende-se que o aluno
Alternativas
Respostas
1: A
2: C
3: D
4: C
5: A
6: A
7: B
8: A
9: A
10: D
11: B
12: B
13: D
14: B
15: B
16: B
17: D
18: B
19: E
20: D