Questões de Concurso
Sobre foucault em psicologia
Foram encontradas 69 questões
Dadas as afirmativas acerca da visão de Michel Foucault sobre metodologia e subjetividade,
I. Uma das dimensões da genealogia é a ontologia histórica de nós mesmos em nossas relações com a verdade.
II. A genealogia é uma pesquisa que se concentra no desdobramento meta-histórico das significações ideais, buscando, a partir da narrativa histórica, a origem dos fenômenos.
III. A genealogia como método, por focar-se em construir a história do presente, pode ser vista como um empirismo histórico.
IV. Foucault, ao considerar a dimensão de nossas relações com o campo do poder, compreende que nos constituímos como sujeitos ativos, que agem uns sobre os outros.
verifica-se que está/ão correta/s
Ele defendeu que, nessa lógica, o eixo do funcionamento da prisão passe a girar em torno do indivíduo que cometeu a conduta criminosa, que será considerado pela sociedade ao nível de suas virtualidades e não ao nível de seus atos; não ao nível das infrações efetivas a uma lei efetiva, mas das potencialidades de comportamento que exprimem, ou seja em termos de seu/sua
Em uma perspectiva crítica, analise as afirmativas a seguir acerca da psicologia hegemônica no campo da saúde mental:
I. A neutralidade científica possibilitou questionar os mecanismos de exclusão dos manicômios.
II. A patologização do louco fundamentou a cientificidade da psicologia, tornando-a um campo de atuação transformador frente às relações de dominação.
III. É um saber que contribuiu para o papel exercido pelos manicômios na engrenagem social, instrumentalizando a opressão de classes.
IV. Por meio da patologização do louco, desconsiderou mecanismos sociais, raciais e sexistas que operam em nossa sociedade.
Estão corretas:
Foucault, no conhecido livro Vigiar e Punir, pensa o nascimento da psicologia como uma ciência do indivíduo, como disciplina da norma que regula, vigia, realiza uma ortodoxia da subjetividade. Félix Guattari e Sueli Rolnik pensam a subjetividade como:
“A loucura, no devir de sua realidade histórica, torna possível, em dado momento, um conhecimento da alienação num estilo de positividade que a delimita como doença mental; mas não é este conhecimento que forma a verdade desta história, animando-a desde sua origem.” (Foucault, 2008, p.19).
De acordo com Michel Foucault em sua obra História da Loucura, qual é a principal crítica que ele faz à forma como a sociedade lidou historicamente com a loucura?
São procedimentos do poder disciplinar no estabelecimento escolar:
Para pensar essa forma de gestão, Mbembe cria o conceito chave de
A legislação na saúde impulsionou mudanças relevantes, apontadas por Michel Foucault. A Atenção Básica rompe com paradigmas hospitalares e higienistas, porém teve desafios iniciais no SUS. A Atenção Básica revela a lacuna entre legislação e prática, evidenciando desafios na transição para um sistema de saúde mais amplo e preventivo.
I. O suplício constitui-se num castigo que incide sobre o corpo do criminoso, objetivando deixar-lhe uma cicatriz ou expô-lo ao público de forma degradante, tornando o sujeito infame.
II. O suplício deve ter uma violência excessiva, no qual o cerimonial da justiça manifesta sua força, fazendo o criminoso gemer ou gritar com os golpes dados pelo carrasco.
III. O suplício pode se estender após a morte do criminoso, através de cadáveres queimados, cinzas jogadas ao vento, corpos arrastados na grade, expostos à beira da estrada.
IV. Na punição pós-Revolução, o objetivo da pena liga-se ao contrato social estabelecido no Código Penal, no qual a todo crime deve-se estabelecer uma punição não violenta.
Assinale a alternativa correta.
Sob inspiração de autores como Félix Guattari e Michel Foucault, é correto afirmar que a subjetividade, enquanto objeto de conhecimento e campo de experiência humana, pressupõe:
A judicialização da vida vem colocando em ação práticas cada vez mais segregativas. A sociedade civil e a população em geral tornam-se alvos permanentes de intervenção governamental com o objetivo de prolongar a duração da vida, de um lado, e de outro, multiplicar para alguns o risco de morte ou decretar a morte política. A questão central passa então a ser: como deixar morrer aquilo que não serve à vida?
Trata-se de uma gestão caracterizada por Michel Foucault como:
No que diz respeito à obra Vigiar e punir de Foucault (1993), julgue os itens seguintes.
I O prejuízo que um crime traz ao corpo social é a desordem que introduz nele: o escândalo que suscita; o exemplo que dá; a incitação a recomeçar se não é punido; e a possibilidade de generalização que traz consigo.
II Para ser útil, o castigo deve ter como objetivo as consequências do crime, entendidas como a série de desordens que este é capaz de abrir.
III Deve‐se calcular uma pena em função do crime, mas não de sua possível repetição. É necessário visar não à ofensa passada, mas à desordem futura.
Assinale a alternativa correta.
I. o suplício como punição de crimes apenas migrou do corpo para a alma.
II. o sistema jurídico moderno “julga” também a alma do acusado e, nessa ação, muitas vezes o psicólogo é incluído.
III. quando o psicólogo ou outro profissional assume a incumbência de determinar se uma pessoa deve ou não receber os benefícios da Lei de Execuções Penais, este profissional está participando do sistema de punição.
Está correto o que se afirma em: