Questões de Concurso Sobre ler-dort em psicologia

Foram encontradas 35 questões

Q3052303 Psicologia

Leia o caso descrito abaixo:


Cerca de 3 meses atrás, um operário e seu irmão estavam trabalhando em um andaime, quando houve um acidente e seu irmão caiu, tendo ficado gravemente ferido, quase indo a óbito. Desde então, esse operário mudou o comportamento no trabalho: tem tido insônia e quando dorme, tem pesadelos com o episódio, fica atento a tudo que está ao seu redor, querendo prever todos os riscos, em especial, no ambiente de trabalho, além de andar muito irritado, brigando com todo mundo. Ele disse ao chefe que sente muita culpa por não ter previsto o acidente e tenta não pensar nisso, mas trabalhar ali não o deixa esquecer o que houve, e os pensamentos sobre o acidente persistem. Conta, ainda, que é muito difícil ir ao trabalho e, por isso, tem faltado recorrentemente, na tentativa de que, ao se afastar do trabalho, fique sem pensar no ocorrido. No entanto, isso não tem ajudado. Acaba pensando sobre o que ocorreu, mas não consegue lembrar de como o acidente aconteceu, apesar de ter estado ao lado do irmão o tempo todo. “Lembro-me dele do meu lado e lembro dele no chão muito ferido, mas não me lembro do que houve entre esses dois momentos.”, disse o trabalhador.


Com base na descrição do caso, constata-se que esse operário apresenta sintomas relativos a

Alternativas
Q3052297 Psicologia

Considere o relato a seguir:


Numa noite de novembro de 2018, uma operadora de call center teve certeza de que iria morrer. Quando o expediente já estava perto do fim, ela atendeu a uma reclamação que, nas suas palavras, era um “grande pepino”. Seguindo o protocolo, ela pediu o número do CPF e o nome completo do cliente. Ele se recusou a fornecer as informações e começou a hostilizá-la no telefone, debochando de seu emprego e chamando-a de “burra”. A certa altura, o homem disse que estava transmitindo a ligação por uma live no Facebook. A operadora começou a suar frio, sentiu dores no peito e dificuldade de respirar. Ela não sabia, mas estava começando a ter uma crise de pânico. [...] 


O cérebro da operadora ficou quatro anos cozinhando em fogo baixo até entrar em ebulição naquela noite de novembro de 2018. Ela foi contratada pela empresa em 2014. No início, atendia apenas casos relacionados à ativação de cartões e esclarecimento de dúvidas, mas logo passou a acumular outras funções. No segundo semestre de 2018, começaram os sinais de exaustão. Primeiro, insônia. Depois, bebida alcoólica à noite para dormir. Então, vieram as crises de choro. Por fim, os picos de ansiedade ao chegar ao trabalho. “Assim que eu ligava o computador, sentia um aperto no peito e o rosto arder”, relata ela.

LINCHOTTI, C. Como a síndrome de burnout se espalha no Brasil - País já é o segundo mais afetado pela doença do trabalho, depois do Japão. Revista Piauí - Edição 198, Março 2023. Disponível em: https://piaui.folha.uol.com.br/materia/a-nova-neurastenia/ Acesso em: 15 ago. 2024. Adaptado.


O caso descrito apresenta uma sintomatologia típica de uma síndrome, que está caracterizada pela Classificação Internacional de Doenças (CID-11) como um(a)

Alternativas
Ano: 2008 Banca: UFRRJ Órgão: UFRRJ Prova: UFRRJ - 2008 - UFRRJ - Psicólogo |
Q2923318 Psicologia

Guimarães e Grubits afirmam que as L.E.R. (Lesões por Esforços Repetitivos) são uma patologia de caráter sindrômico, cujo nexo causal é atribuído a determinados tipos e condições de trabalho. Em relação às L.E.R, é correto afirmar que

Alternativas
Q2684748 Psicologia

A compreensão da relação entre trabalho e saúde mental tem sido, há várias décadas, objeto de estudo de pesquisadores das áreas de saúde, antropologia e sociologia. Para Dejour ( 1992), as condições de trabalho têm como alvo o corpo, enquanto que a organização do trabalho atinge o funcionamento psíquico.


Considerando as condições de trabalho que afetam o corpo, temos:

Alternativas
Q2349336 Psicologia
A Portaria GM/MS 1.999, de 27 de novembro de 2023, altera a Portaria de Consolidação GM/MS 5, de 28 de setembro de 2017, atualizando a Lista de Doenças Relacionadas ao Trabalho (LDRT). Em relação aos fatores psicossociais associados às doenças relacionadas ao trabalho, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q2097807 Psicologia

Ações sobre as condições/higiene no trabalho e de mudança organizacional são práticas que ampliam a proposta de intervenção do psicólogo organizacional. Acerca desses movimentos inovadores, julgue o item seguinte.


A ação organizacional conhecida por ginástica laboral associada à adoção de um mobiliário ergonômico são as medidas mais efetivas para a redução dos distúrbios osteomusculares relacionados ao trabalho (DORT).

Alternativas
Q1880522 Psicologia
    Um digitador pediu licença do trabalho por ter referido dor muito intensa nos pulsos e no antebraço, considerada decorrente de lesão por esforços repetitivos (LER).

Nessa situação hipotética, para avaliar a intensidade da dor referida, o procedimento mais adequado é
Alternativas
Q1880521 Psicologia
    Uma pessoa tropeçou em um degrau de uma escadaria, torceu o pé e referiu dor com intensidade muito forte que a impedia de caminhar. No dia seguinte, ela avaliou a intensidade dessa dor como baixa; no terceiro dia, não referiu dor e já caminhava bem.

Nessa situação hipotética, a dor referida é classificada como
Alternativas
Q1698090 Psicologia

As Lesões por Esforços Repetitivos (LER) e os Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (DORT) são as doenças que mais afetam os trabalhadores brasileiros. A constatação é do estudo Saúde Brasil 2018, do Ministério da Saúde. Utilizando dados do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan), o levantamento aponta que, entre os anos de 2007 e 2016, 67.599 casos de LER/Dort foram notificados à pasta. Neste período, o total de registros cresceu 184%, passando de 3.212 casos, em 2007, para 9.122 em 2016. Tanto o volume, quanto o aumento nos casos nesse período sinalizam alerta em relação à saúde dos trabalhadores.

Para prevenir agravos como esses, o Ministério da Saúde recomenda aos empregadores atenção à Norma Regulamentadora 17, que estabelece parâmetros que permitam a adaptação das condições de trabalho às características psicofisiológicas dos trabalhadores, de modo a proporcionar um máximo de conforto, segurança e desempenho eficiente.


Assinale a alternativa correta sobre a Norma Regulamentadora 17.

Alternativas
Q1667936 Psicologia
Sobre o diagnóstico dos pacientes com Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (DORT), é correto afirmar que
Alternativas
Ano: 2013 Banca: Quadrix Órgão: CFP
Q1200217 Psicologia
Com relação às LER-DORT, pode-se afirmar que:
Alternativas
Ano: 2018 Banca: FAPEC Órgão: UFMS Prova: FAPEC - 2018 - UFMS - Psicólogo - Área 2 |
Q972516 Psicologia

São considerados componentes da Síndrome de Burnout:


I - DORT / LER.

II - Exaustão emocional.

III - Despersonalização.

IV - Presenteísmo.


Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s):

Alternativas
Q931936 Psicologia
A ergonomia é a ciência que estuda as relações entre o homem e as atividades operacionais que ele executa. Um exemplo clássico da não observância dos princípios da ergonomia no trabalho é
Alternativas
Ano: 2018 Banca: UNEMAT Órgão: UNEMAT Prova: UNEMAT - 2018 - UNEMAT - Psicólogo |
Q909169 Psicologia

Segundo Sznelwar e Zidan (2000), “Os aspectos que foram considerados como fundamentais para a gênese do sofrimento das pessoas são os que se referem à forte pressão temporal caracterizada pela necessidade constante de se superar; insuficiência de pausas e de intervalos; fortes restrições de diálogos; restrições à livre movimentação; manutenção constante da atenção e fortes solicitações da memória; estímulo à competitividade entre os colegas; conflitos constantes entre os superiores hierárquicos e fragmentação e inserção muito limitada das tarefas no processo de produção”.

Limongi-França, Ana Cristina. Qualidade de vida no trabalho – QVT: conceitos e práticas nas empresas da sociedade pós-industrial/Ana Cristina Limongi-França. – 2.ed. – São Paulo: Atlas, 2011.


Sobre as doenças ocupacionais e os Dort (Distúrbios osteomusculares relacionados com o trabalho), assinale a alternativa correta.

Alternativas
Q907044 Psicologia
Diante do número crescente de trabalhadores atingidos pelas LER/Dort e das dificuldades na adoção de medidas preventivas para estancar sua expansão, constata-se o aumento da demanda de alternativas terapêuticas paras pessoas já portadoras da patologia. Em relação à ajuda psicológica, por meio de psicoterapia, nos casos dos portadores de LER/Dort, é correto afirmar que
Alternativas
Ano: 2018 Banca: UEM Órgão: UEM Prova: UEM - 2018 - UEM - Psicólogo I |
Q902933 Psicologia
Para a Organização Pan-Americana da Saúde/Organização Mundial da Saúde (OPAS/OMS), Saúde Mental é determinada por uma série de fatores psíquicos, socioeconômicos, biológicos e ambientais. Um ambiente que respeite e proteja os direitos básicos civis, políticos, socioeconômicos e culturais é fundamental para a promoção da Saúde Mental, daí a necessidade de se pensar o ambiente do trabalho nessa perspectiva. Sobre tal panorama, assinale a alternativa incorreta.
Alternativas
Q856708 Psicologia
Nos Distúrbios Osteomusculares Relacionados com o Trabalho – DORT, entre outros, como a Lesão por Esforço Repetitivo – LER, além de fatores psicossociais, estão presentes cognições e percepções de tais processos e distúrbios. A respeito das cognições e percepções, é correto afirmar que
Alternativas
Q856707 Psicologia
Os Distúrbios Osteomusculares Relacionados com o Trabalho – DORT, entre outros, como a Lesão por Esforço Repetitivo – LER, consistem em uma síndrome que provoca danos irreversíveis aos trabalhadores, implicando até em invalidez permanente. A dor e a fragilidade nos membros ou na coluna podem tornar-se crônicas a ponto de impossibilitar até mesmo a realização das tarefas mais simples e corriqueiras. Tendo isso em vista, a respeito dos fatores psicossociais da DORT e outros distúrbios relacionados, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q785320 Psicologia
Existem várias formas clínicas de manifestação dos DORT. Esses distúrbios têm como aspecto comum a dor e as incapacidades funcionais que, frequentemente, são causas de incapacidade laborativa temporária ou permanente. No Brasil, o sistema nacional de informação do Sistema Único de Saúde não discrimina os acidentes de trabalho em geral e nem os DORT, o que prejudica a avaliação dos dados epidemiológicos. As estatísticas disponíveis são fornecidas pelo INSS e referem-se apenas aos trabalhadores do mercado formal e com contrato trabalhista regido pela Consolidação das Leis do Trabalho, o que totaliza menos de 50% da população brasileira economicamente ativa. Cabe ressaltar que esses dados são coletados com finalidades pecuniárias e não epidemiológicas. Alguns estudos brasileiros tiveram como preocupação central a epidemiologia dos DORT. Sobre os fatores psicossociais relacionados a DORT, assinale a afirmativa INCORRETA.
Alternativas
Q783897 Psicologia
A publicação “Doenças relacionadas ao trabalho: manual de procedimentos para os serviços de saúde”, divulgada pelo Ministério da Saúde do Brasil (2001) utiliza a taxonomia da CID-10, para identificar algumas doenças identificadas como do grupo LER/DORT: Doenças Osteomusculares Relacionadas ao Trabalho (DORT), também conhecidas por Lesões por Esforços Repetitivos (LER). Consta no Manual, que uma intervenção multi ou interdisciplinar é fundamental para a gestão de programas de prevenção de LER/DORT e que sintomas de fadiga podem ser decorrentes de tarefas que solicitam tratamento controlado de informações e ainda atenção múltipla, como tomada de decisões e amabilidade com o público, sendo que a fadiga pode ser agravada em presença de ruído. Se o trabalhador puder estabelecer estratégias para evitar o risco, a doença terá menos chance de se manifestar. Os estudos mostram que o ruído originado de fontes variadas, como sinal sonoro das leitoras vizinhas, conversas paralelas, equipamentos e outros, é perturbador das atividades
Alternativas
Respostas
1: A
2: B
3: B
4: C
5: C
6: E
7: D
8: E
9: E
10: C
11: B
12: B
13: D
14: A
15: D
16: E
17: B
18: D
19: B
20: A