Questões de Concurso Sobre políticas públicas no estatuto do idoso em psicologia

Foram encontradas 154 questões

Q3090787 Psicologia
O Estatuto da Pessoa Idosa determina que a política de atendimento à pessoa idosa deverá ser executada por meio do conjunto articulado de ações governamentais e não governamentais, envolvendo a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios. De acordo com este documento legal, apenas uma das alternativas a seguir faz parte das linhas de ação da política de atendimento:
Alternativas
Q3053579 Psicologia
Sobre o quadro depressivo em idosos, avaliar se as afirmativas são certas (C) ou erradas (E) e assinalar a sequência correspondente.

( ) Os idosos institucionalizados vivenciam situações que podem aumentar sua vulnerabilidade aos transtornos depressivos.
( ) A prática de atividade física é considerada uma ação de prevenção aos sintomas.
( ) Dificuldade em tomar decisões, dores de cabeça frequentes e falta de apetite não devem ser observados como fatores de risco.
Alternativas
Q3047369 Psicologia
Danilo tem 70 anos e é viúvo. Recentemente conheceu Elizabeth, de 55 anos, em um baile da terceira idade e decidiram morar juntos. Diante dessa situação, os filhos de Danilo decidiram intervir, iniciando ação de interdição do idoso.

Diante da hipótese apresentada, assinale a afirmativa correta.
Alternativas
Q2581233 Psicologia

Existe a necessidade de conscientização por parte da população sobre a importância do combate à violência contra as pessoas idosas. Um desses tipos de violência caracteriza-se pela recusa ou omissão de cuidados. Esse tipo de violência se refere

Alternativas
Q2551151 Psicologia
De acordo com a Lei no 10.741, de 1º de outubro de 2003 que dispõe sobre o Estatuto da Pessoa Idosa em seu Art. 47, estabelece as linhas de ação da política de atendimento:

Dentre as linhas de ação da política de atendimento, estão corretas, EXCETO:
Alternativas
Q2500800 Psicologia
Conforme o Estatuto da Pessoa Idosa, é assegurada a atenção integral à saúde do idoso, por intermédio do Sistema Único de Saúde – SUS, garantindo-lhe o acesso universal e igualitário, em conjunto articulado e contínuo das ações e serviços, para a prevenção, promoção, proteção e recuperação da saúde, incluindo a atenção especial às doenças que afetam preferencialmente os idosos. Em seguida, é definido que a prevenção e a manutenção da saúde do idoso serão efetivadas por meio de um conjunto de obrigações do Estado e determinados procedimentos.
Das determinações e/ou procedimentos a seguir, está CORRETO o que se afirma em:
Alternativas
Q2499117 Psicologia
Os casos de suspeita ou confirmação de violência praticada contra pessoas idosas serão objeto de notificação compulsória pelos serviços de saúde públicos e privados à autoridade sanitária, bem como serão obrigatoriamente comunicados por eles:
Alternativas
Q2499094 Psicologia
O envelhecimento da população impõe desafios à legislação e às políticas públicas no sentido de garantir proteção e assistência integral para um envelhecimento saudável do ponto de vista físico, psicológico e social.

Marta, 71 anos, solteira, trabalha como secretária executiva e reside com seus dois gatos. A medida prevista em lei que neste momento irá contribuir para o envelhecimento saudável de Marta, respeitando sua autonomia, é:
Alternativas
Q2485744 Psicologia
A Política de Atendimento da Pessoa Idosa, prevista no Estatuto da Pessoa Idosa, garante sua execução por meio do conjunto articulado de ações governamentais e não governamentais da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios. São linhas de ação da Política de Atendimento da Pessoa Idosa as seguintes, EXCETO:
Alternativas
Q2485742 Psicologia
O Art. 3º do Estatuto da Pessoa Idosa estabelece que “É obrigação da família, da comunidade, da sociedade e do poder público assegurar à pessoa idosa, com absoluta prioridade, a efetivação do direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, à cultura, ao esporte, ao lazer, ao trabalho, à cidadania, à liberdade, à dignidade, ao respeito e à convivência familiar e comunitária” (Redação dada pela Lei nº 14.423/2022). A garantia de prioridade de que trata a Lei compreende:
I. Atendimento preferencial imediato e individualizado junto aos órgãos públicos e privados prestadores de serviços à população.
II. Priorização do atendimento da pessoa idosa por sua própria família, em detrimento do atendimento asilar, mesmo para aqueles que não a possuam ou careçam de condições de manutenção da própria sobrevivência.
III. Estabelecimento de mecanismos que favoreçam a divulgação de informações de caráter educativo sobre os aspectos biopsicossociais de envelhecimento.
IV. Destinação privilegiada de recursos públicos nas áreas relacionadas com a proteção à pessoa idosa.

Quais estão corretas?
Alternativas
Q2481029 Psicologia
O aumento da população na chamada 3ª idade já é uma realidade que se faz sentir na sociedade brasileira, impactando a vida social, econômica, as políticas públicas, entre outros. O Estatuto do Idoso (Lei 10.741, de 1º de outubro de 2003) é uma das legislações que visa registrar e resguardar os direitos dessa população. De acordo com essa lei, analise as afirmativas.


I. O atendimento ao idoso deve ser feito preferencialmente nas ILPI (Instituições de Longa Permanência para Idosos), as quais devem contar com corpo técnico qualificado em geriatria.


II. O idoso tem prioridade de atendimento em qualquer instituição, quer de caráter público, quer privado, que preste algum tipo de serviço à população.


III. O idoso acima de 65 anos, caso queira oficializar matrimônio, deve tramitar o processo de autorização pela Vara Especial do Idoso nos fóruns locais.



Está correto o que se afirma em
Alternativas
Q2454250 Psicologia
A Lei n. 14.423, de 22 de julho de 2022: “Altera a Lei n. 10.741 de 1 de outubro de 2003, para substituir, em toda a Lei, as expressões “idoso” e “idosos” pelas expressões “pessoa idosa” e “pessoas idosas”, respectivamente”. Diante do exposto, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q2452684 Psicologia
De acordo com a Lei Nº 10.741, de 1º de outubro de 2003 que dispõe sobre o Estatuto da Pessoa Idosa, em seu Art. 40, no sistema de transporte coletivo interestadual observar-se-á, nos termos da legislação específica, fica determinado:

I. A reserva de 2 (duas) vagas gratuitas por veículo para pessoas idosas com renda igual ou inferior a 2 (dois) salários mínimos.
II. Desconto de 50% (cinquenta por cento), no mínimo, no valor das passagens, para as pessoas idosas que excederem as vagas gratuitas, com renda igual ou inferior a 2 (dois) salários mínimos.
III. A reserva de 4 (quatro) vagas gratuitas por veículo para pessoas idosas com renda igual ou inferior a 2 (dois) salários mínimos.
IV. Desconto de 50% (cinquenta por cento), no mínimo, no valor das passagens, para as pessoas idosas que excederem as vagas gratuitas, com renda igual ou inferior a 3 (três) salários mínimos.

Estão CORRETOS: 
Alternativas
Q2452683 Psicologia
De acordo com a Lei Nº 10.741, de 1º de outubro de 2003 que dispõe sobre o Estatuto da Pessoa Idosa, em seu Art. 32 diz que o Dia Mundial do Trabalho, 1º de Maio, é a data-base:
Assinale a alternativa CORRETA:
Alternativas
Q2381848 Psicologia
A Coordenação de Saúde da Pessoa Idosa do Ministério da Saúde, responsável pela implementação da Política Nacional de Saúde da Pessoa Idosa, compreende o conceito de envelhecimento ativo como uma das principais bases para o atendimento à pessoa idosa no SUS. São pilares do envelhecimento ativo: 
Alternativas
Q2375351 Psicologia
O modelo de atenção à Pessoa Idosa definido pelo Sistema Único de Saúde (SUS) prevê uma atenção integral, que contribua na organização do cuidado ofertado pelos estados e municípios brasileiros, para tanto o SUS estabelece algumas diretrizes, dentre elas:

I - A atenção deve ser baseada nas necessidades da população, centrada no indivíduo, considerando sua integração na família e na comunidade, em substituição à atenção prescritiva e centrada na doença.

II - A especificidade e a heterogeneidade nos processos de envelhecer devem ser consideradas, a partir dos determinantes sociais da saúde, nos seus mais diferentes aspectos, considerando ainda as diferenças de gênero e raça, buscando a equidade e resolutividade do cuidado a ser ofertado.

III - O cuidado deve ser orientado a partir da funcionalidade global da pessoa idosa, considerando o risco de fragilidade existente e o seu grau de dependência (capacidade de execução), buscando a autonomia do sujeito em questão.

IV - O cuidado deve se centrar no bem-estar físico da pessoa idosa, colocando em segundo plano questões sociais, familiares e afetivas, que devem ser consideradas como de menor impacto no bem-estar global da pessoa idosa.

Estão corretas as afirmações: 
Alternativas
Q2375342 Psicologia
Considere as afirmações abaixo:

I - De acordo com o Ministério da Saúde, o perfil epidemiológico da população idosa brasileira é caracterizado especialmente por três problemas de saúde: doenças crônicas, problemas de saúde agudos decorrentes de causas externas e agravamento de condições crônicas.

II - O Conselho Federal de Psicologia desaconselha o atendimento psicoterápico de idosos, pois se entende que a proximidade cada vez mais concreta com a possibilidade de finitude da vida torna a psicoterapia irrelevante para o idoso.

III - Os cuidados em saúde mental são considerados cada vez mais importantes para o cuidado integral da população idosa, já que o isolamento afetivo e a tristeza decorrente dele, e de outras questões, físicas e/ou sociais, podem contribuir com o aparecimento e/ou agravamento de doenças físicas.

IV - Em dezembro de 2020, a Assembleia Geral das Nações Unidas declarou a Década do Envelhecimento Saudável (2021-2030) como a principal estratégia para construir uma sociedade que acolha e valorize todas as faixas etárias.

São corretas as afirmações: 
Alternativas
Q2375221 Psicologia
O Sr. Jamil, de 83 anos, vive com seu neto Augusto, de 25 anos, que é alcoolista. São costumeiras as agressões cometidas pelo neto com o avô, e os vizinhos têm conhecimento das dinâmicas. Frente ao caso descrito, segundo as disposições contidas no Estatuto do Idoso,
Alternativas
Ano: 2024 Banca: FGV Órgão: PC-SC Prova: FGV - 2024 - PC-SC - Psicólogo Policial Civil |
Q2365422 Psicologia
Francisco, 80 anos, tem sequelas motoras e neurológicas de um AVC hemorrágico e é hoje um paciente acamado. Seu filho, Pedro, contraiu um empréstimo consignado na conta de aposentadoria do idoso e, com o recurso, adquiriu uma motocicleta e outros bens de consumo pessoal como relógios e roupas de marca.
Identifica-se aqui uma situação de 
Alternativas
Q2364137 Psicologia
Assinale a opção correta com relação ao direito à saúde da pessoa idosa. 
Alternativas
Respostas
1: A
2: A
3: C
4: C
5: A
6: A
7: E
8: E
9: A
10: C
11: D
12: A
13: A
14: D
15: D
16: D
17: D
18: C
19: B
20: C