Questões de Concurso
Sobre políticas públicas no estatuto do idoso em psicologia
Foram encontradas 157 questões
I. O envelhecimento populacional é um fenômeno que vem ocorrendo no Brasil nas últimas décadas, e tal situação acarreta impactos no sistema de saúde. Como exemplo, pode-se mencionar que idosos tendem a apresentar elevadas taxas de internação hospitalar, além de necessitarem de maior tempo médio de permanência nos leitos hospitalares.
II. A experiência de implementação do PTS na unidade hospitalar analisada foi avaliada como positiva, tendo sido uma ferramenta que propiciou a escuta do usuário e de seus familiares.
III. Para os autores do artigo, a utilização do PTS com enfoque na saúde do idoso pode proporcionar a integralidade do cuidado para essa população.
IV. Os autores apontam a baixa adesão das famílias aos espaços de construção do PTS e o baixo engajamento das equipes de gestão do hospital no apoio ao processo como dificuldades a serem suplantadas.
Quais estão corretas?
( ) Os idosos institucionalizados vivenciam situações que podem aumentar sua vulnerabilidade aos transtornos depressivos.
( ) A prática de atividade física é considerada uma ação de prevenção aos sintomas.
( ) Dificuldade em tomar decisões, dores de cabeça frequentes e falta de apetite não devem ser observados como fatores de risco.
Diante da hipótese apresentada, assinale a afirmativa correta.
Existe a necessidade de conscientização por parte da população sobre a importância do combate à violência contra as pessoas idosas. Um desses tipos de violência caracteriza-se pela recusa ou omissão de cuidados. Esse tipo de violência se refere
Dentre as linhas de ação da política de atendimento, estão corretas, EXCETO:
Das determinações e/ou procedimentos a seguir, está CORRETO o que se afirma em:
Marta, 71 anos, solteira, trabalha como secretária executiva e reside com seus dois gatos. A medida prevista em lei que neste momento irá contribuir para o envelhecimento saudável de Marta, respeitando sua autonomia, é:
I. Atendimento preferencial imediato e individualizado junto aos órgãos públicos e privados prestadores de serviços à população.
II. Priorização do atendimento da pessoa idosa por sua própria família, em detrimento do atendimento asilar, mesmo para aqueles que não a possuam ou careçam de condições de manutenção da própria sobrevivência.
III. Estabelecimento de mecanismos que favoreçam a divulgação de informações de caráter educativo sobre os aspectos biopsicossociais de envelhecimento.
IV. Destinação privilegiada de recursos públicos nas áreas relacionadas com a proteção à pessoa idosa.
Quais estão corretas?
I. O atendimento ao idoso deve ser feito preferencialmente nas ILPI (Instituições de Longa Permanência para Idosos), as quais devem contar com corpo técnico qualificado em geriatria.
II. O idoso tem prioridade de atendimento em qualquer instituição, quer de caráter público, quer privado, que preste algum tipo de serviço à população.
III. O idoso acima de 65 anos, caso queira oficializar matrimônio, deve tramitar o processo de autorização pela Vara Especial do Idoso nos fóruns locais.
Está correto o que se afirma em
I. A reserva de 2 (duas) vagas gratuitas por veículo para pessoas idosas com renda igual ou inferior a 2 (dois) salários mínimos.
II. Desconto de 50% (cinquenta por cento), no mínimo, no valor das passagens, para as pessoas idosas que excederem as vagas gratuitas, com renda igual ou inferior a 2 (dois) salários mínimos.
III. A reserva de 4 (quatro) vagas gratuitas por veículo para pessoas idosas com renda igual ou inferior a 2 (dois) salários mínimos.
IV. Desconto de 50% (cinquenta por cento), no mínimo, no valor das passagens, para as pessoas idosas que excederem as vagas gratuitas, com renda igual ou inferior a 3 (três) salários mínimos.
Estão CORRETOS:
Assinale a alternativa CORRETA:
I - A atenção deve ser baseada nas necessidades da população, centrada no indivíduo, considerando sua integração na família e na comunidade, em substituição à atenção prescritiva e centrada na doença.
II - A especificidade e a heterogeneidade nos processos de envelhecer devem ser consideradas, a partir dos determinantes sociais da saúde, nos seus mais diferentes aspectos, considerando ainda as diferenças de gênero e raça, buscando a equidade e resolutividade do cuidado a ser ofertado.
III - O cuidado deve ser orientado a partir da funcionalidade global da pessoa idosa, considerando o risco de fragilidade existente e o seu grau de dependência (capacidade de execução), buscando a autonomia do sujeito em questão.
IV - O cuidado deve se centrar no bem-estar físico da pessoa idosa, colocando em segundo plano questões sociais, familiares e afetivas, que devem ser consideradas como de menor impacto no bem-estar global da pessoa idosa.
Estão corretas as afirmações:
I - De acordo com o Ministério da Saúde, o perfil epidemiológico da população idosa brasileira é caracterizado especialmente por três problemas de saúde: doenças crônicas, problemas de saúde agudos decorrentes de causas externas e agravamento de condições crônicas.
II - O Conselho Federal de Psicologia desaconselha o atendimento psicoterápico de idosos, pois se entende que a proximidade cada vez mais concreta com a possibilidade de finitude da vida torna a psicoterapia irrelevante para o idoso.
III - Os cuidados em saúde mental são considerados cada vez mais importantes para o cuidado integral da população idosa, já que o isolamento afetivo e a tristeza decorrente dele, e de outras questões, físicas e/ou sociais, podem contribuir com o aparecimento e/ou agravamento de doenças físicas.
IV - Em dezembro de 2020, a Assembleia Geral das Nações Unidas declarou a Década do Envelhecimento Saudável (2021-2030) como a principal estratégia para construir uma sociedade que acolha e valorize todas as faixas etárias.
São corretas as afirmações: