Questões de Concurso
Sobre spitz em psicologia
Foram encontradas 52 questões
Na visão de René Spitz, a personalidade da mãe atua como um agente provocador da doença, como uma toxina psicológica. Um exemplo de patologia das relações objetais, decorrente dessa influência nefasta, é o bebê apresentar
A mãe de uma criança de 70 dias esteve internada em um hospital por quatro meses. Segundo René Spitz (2013), o efeito de tal privação sobre a criança
Para René Spitz (2013), as relações objetais se estabelecem:
Durante a gestação, quando a mãe se conscientiza da presença do bebê em seu corpo e reage afetivamente a essa experiência.
É consenso, entre os autores de orientação psicanalítica, a importância das relações mãe-bebê no desenvolvimento da criança. Para René Spitz (2013), no primeiro ano de vida:
I. O termo hospitalismo se refere a comportamentos característicos de crianças que passam por longos períodos de hospitalização, mesmo tendo os cuidados de seus genitores.
II. A qualidade das experiências iniciais com os cuidadores nos primeiros meses de vida, determinam o desenvolvimento infantil saudável ou patológico.
III. O termo hospitalismo refere-se a um estado de privação afetiva total que pode gerar, entre outras consequências, atrasos no desenvolvimento infantil de crianças institucionalizadas.
IV. A exposição a situações adversas e desafiadoras é um dos aspectos fundamentais para o desenvolvimento saudável da criança.
V. A formação de vínculos emocionais estáveis e positivos com os cuidadores não são essenciais no primeiro ano de vida da criança, pois a criança nessa fase ainda não identifica com clareza a natureza das relações emocionais.
I. Para René Spitz, a primeira fase é conhecida como pré-objetal, onde o recém nascido não consegue distinguir um coisa externa de seu próprio corpo e não experimenta o meio que o cerca como separado dele mesmo. II. A segunda fase é o precursor do objeto, que ocorre a partir dos dois meses, o rosto humano torna-se um “percepto visual privilegiado” e o bebê é capaz de isolá-lo e distingui-lo do plano de fundo. III. O estágio do próprio objeto libidinal, que representa uma nova fase no desenvolvimento infantil sendo o “segundo organizador” da psique.
Marque a alternativa correta:
As pesquisas do psicanalista René Spitz sobre o desenvolvimento emocional infantil, notadamente com crianças no primeiro ano de vida, contribuíram para a compreensão do impacto da institucionalização sobre as crianças na primeira infância.
Considerando as contribuições de Spitz é correto afirmar que
I. No estágio pré-objetal, segundo Spitz, não há atividade psíquica e mental. As primeiras percepções, ao serem recebidas pelos sistemas proprioceptivos, vão desencadear uma reação por parte de uma barreira de proteção natural cuja principal função é de proteger o bebê dos inúmeros estímulos que o bombardeiam. Quando os estímulos ultrapassam um determinado limiar, a criança, para reencontrar o estado de sossego, tem de reagir a essa excitação negativa através de um processo de descarga. Seja qual for a sua natureza, os estímulos não são reconhecidos pelo bebê. Somente com o acumular de experiências, progressivamente, acontece o registro mental dos estímulos, fazendo com que eles tomem o valor de sinal.
II. Para René Spitz, a psicologia da educação parte das bases psicológicas da aprendizagem para atrapalhar a atuação dos profissionais de educação no ambiente escolar. Em seus estudos, o autor conclui que o educador não possui qualquer influência sobre o pensamento ou o comportamento dos educandos e, portanto, a busca pelo conhecimento deve ser o resultado de um esforço autônomo do aluno.
Marque a alternativa CORRETA:
I. René Spitz afirma que o senso de isolamento, o excesso de apoio social e as tendências agressivas são exemplos de fatores individuais de risco de suicídio. Para esse estudioso, quanto maiores forem a afetividade e a aceitação percebidas por um indivíduo no seu grupo social, maiores serão as chances de que ele tenha dificuldade de desenvolver relacionamentos duradouros e, assim, crescem as chances da prática do suicídio.
II. Comunicar imediatamente a seus superiores todo e qualquer ato ou fato contrário ao interesse público é um dever fundamental do psicólogo que atua em uma instituição pública.
Marque a alternativa CORRETA:
I. Spitz concluiu que, quando há uma perturbação na relação mãe-filho, essa perturbação vai influenciar o estabelecimento das relações de objeto, e podem ser observadas as afecções psicotóxicas, termo utilizado por Spitz para designar tais perturbações. De acordo com esse renomado estudioso, esses fenômenos podem acarretar manifestações tais como: o coma do recém-nascido; a cólica do terceiro mês; ou o eczema infantil.
II. O psicólogo deve basear o seu trabalho no respeito e na promoção da liberdade, da dignidade, da igualdade e da integridade do ser humano.
Marque a alternativa CORRETA:
Analise as afirmativas a seguir:
I. De acordo com René Spitz, o consumo abusivo de álcool e/ou de narcóticos são exemplos de um comportamento que indica desesperança, embora não esteja relacionado com quaisquer fatores individuais de risco de suicídio.
II. No estágio pré-objetal, segundo Spitz, há uma intensa atividade psíquica e mental por parte da criança. É nesse momento, segundo esse autor, que a criança desenvolve as habilidades motoras finas e consegue, por exemplo, tocar instrumentos musicais complexos e solucionar questões de matemática e raciocínio lógico com facilidade.
Marque a alternativa CORRETA:
Analise as afirmativas a seguir:
I. René Spitz afirma que o senso de isolamento, o excesso de apoio social e as tendências agressivas – especialmente diante de situações de conflito – são exemplos de fatores individuais de risco de suicídio que podem ocorrer em indivíduos durante a segunda infância e a adolescência.
II. Spitz concluiu que, quando há uma perturbação na relação entre a mãe e o filho, essa perturbação vai influenciar o estabelecimento das relações de objeto, e podem ser observadas as afecções psicotóxicas – termo esse utilizado por Spitz para designar tais perturbações.
Marque a alternativa CORRETA:
I – O recém-nascido não apresenta desenvolvimento psíquico. II – O bebê não é comparável ao adulto; sua fisiologia é diferente, bem como suas sensações, suas reações físico-químicas, sua maneira de vivenciar o ambiente que o cerca. III – Faltam aos recém-nascidos a percepção, a consciência e as demais funções psicológicas.
I. No estágio pré-objetal, segundo Spitz, não há atividade psíquica e mental. As primeiras percepções , ao serem recebidas pelos sistemas proprioceptivos, vão desencadear uma reação por parte de uma barreira de proteção natural cuja principal função é de proteger o bebê dos inúmeros estímulos que o bombardeiam. Quando os estímulos ultrapassam um determinado limiar, a criança, para reencontrar o estado de sossego, tem de reagir a essa excitação negativa através de um processo de descarga. Seja qual for a sua natureza, os estímulos não são reconhecidos pelo bebê. Somente com o acumular de experiências, progressivamente, acontece o registro mental dos estímulos, fazendo com que eles tomem o valor de sinal. II. Na visão junguiana, os indivíduos intuitivos e introvertidos são extremamente sensíveis, com alto senso intuitivo. É muito comum pessoas assim estarem ligadas a esportes, negócios, metas e temas pragmáticos. É muito raro encontrar indivíduos com essa personalidade envolvidos com assuntos religiosos. Os intuitivos introvertidos também são idealizadores, muito criativos e sonham alto.
Marque a alternativa CORRETA: