Questões de Concurso Sobre equilíbrio químico em química

Foram encontradas 1.172 questões

Ano: 2025 Banca: FGV Órgão: SEEC-RN Prova: FGV - 2025 - SEEC-RN - Professor de Química |
Q3164191 Química

A Tabela abaixo apresenta dados de concentração de íons hidrogênio [H+ ] de algumas soluções:



Q64.png (320×165)



Com base na Tabela, considere as seguintes afirmações:



I. O vinagre é cem vezes mais ácido que o café.


II. A [H+ ] na solução 4 é igual à [OH- ] na solução 2.


III. A solução 4 é dez vezes mais básica que a solução 5.


IV. Na tabela há três soluções ácidas e 2 soluções básicas.



Está correto o que se afirma em:

Alternativas
Ano: 2025 Banca: FGV Órgão: SEEC-RN Prova: FGV - 2025 - SEEC-RN - Professor de Química |
Q3164173 Química
Sistemas químicos com reações em fase gasosa são muito comuns em processos industriais e naturais. Nesses sistemas, os reagentes e produtos estão na forma de gases, e suas propriedades são descritas por equações de estado, como a equação do gás ideal. Essa equação é útil para descrever sistemas que estejam operando a pressões moderadas e a altas temperaturas.

Considerar a reação de síntese da amônia em fase gasosa, representada pela equação química:

N₂(g) + 3H₂(g) ⇌ 2NH₃(g)

Se inicialmente forem colocados 2 mols de N₂ e 6 mols de H₂ em um reator fechado de volume fixo de 10 L e a uma temperatura de 300 K e, após o equilíbrio ser atingido, restar 1 mol de N₂, a pressão total do sistema, assumindo comportamento ideal dos gases será de

[Dado: constante universal dos gases (R)=0,082 (atm.L)/(mol.K)]
Alternativas
Q3130185 Química
Certo professor de química, ao ensinar os conceitos de soluções aos alunos, fez quatro declarações. Trata-se de uma declaração equivocada fornecida pelo professor:
Alternativas
Q3130184 Química
Em uma indústria química, o dióxido de nitrogênio (NO2) é convertido em tetróxido de dinitrogênio (N2O4) em um sistema fechado, conforme a reação:
2NO2(g) ⇌ N2O4(g) ΔH = - 57 kJ/mol

Durante o processo, observou-se que a cor do sistema se torna menos intensa em determinadas condições, indicando uma mudança na concentração dos compostos. A empresa deseja maximizar a formação de N2O4 e, para isso, é necessário realizar ajustes precisos nas condições de equilíbrio. Considerando o exposto e os princípio de Le Chatelier, assinale a afirmativa correta.
Alternativas
Q3130182 Química
Em um recipiente fechado com temperatura fixa, foram introduzidos nitrogênio gasoso (N2) e hidrogênio gasoso (H2) para produzir amônia (NH3) como único produto. Após atingir o equilíbrio, as concentrações foram medidas e obtiveram-se os seguintes valores: [N2] = 1,0 mol/L, [H2] = 2,0 mol/L e [NH3] = 3,0 mol/L. Com base nesses dados, assinale, a seguir, o valor da constante de equilíbrio aproximada para a reação.
Alternativas
Q3130178 Química
O equilíbrio químico é fundamental para entender reações reversíveis, permitindo prever concentrações de reagentes e produtos em sistemas químicos estáveis. Esse conceito é essencial em processos industriais, biológicos e ambientais, onde a eficiência e o controle das reações são cruciais. Considerando os principais conceitos sobre o equilíbrio químico, assinale a afirmativa correta.
Alternativas
Q3130174 Química
Após preparar uma solução saturada de Mg(OH)2 e permitir que o equilíbrio químico fosse alcançado, o professor de química mediu o pH da solução e registrou um valor de 9. Tendo em vista que toda a concentração de íons magnésio resulta exclusivamente da dissociação da base, assinale, a seguir, a concentração aproximada de Mg2+ na solução.
Alternativas
Q3130173 Química
Considere que o professor de química preparou uma solução tampão de acetato de sódio e ácido acético para uma aula sobre equilíbrio químico ácido-base. Sabe-se que o pKa do ácido acético é 4,8 (Ka = 1,7 x 10-5) e que as concentrações usadas do sal e do ácido foram de 3,0 mol/L e 0,3 mol/L, respectivamente. É correto afirmar o pH da solução preparada pelo professor é de, aproximadamente:
Alternativas
Q3130163 Química
Um professor de química, ao chegar em sua sala de aula, introduziu o conteúdo com a seguinte pergunta: por que o gelo flutua? E prosseguiu: como ocorre na maioria das substâncias, a fase sólida da parafina é mais densa que a líquida e, por isso, o sólido afunda sob a superfície do líquido. Em contraste, a fase sólida da água, o gelo, é menos densa que a sua fase líquida, fazendo com que o gelo flutue na água. A explicação está relacionada aos conceitos de interações intermoleculares e ao arranjo das moléculas. Então, por que a densidade do gelo é menor do que a densidade da água? Sobre a explicação do questionamento do professor, analise as afirmativas a seguir.

I. Quando a água congela, as moléculas assumem o arranjo hexagonal aberto e ordenado. Esse arranjo otimiza as interações de ligação de hidrogênio entre as moléculas e cria uma estrutura menos densa para o gelo se comparada com a da água.
II. A densidade mais baixa do gelo comparada com a da água pode ser entendida em termos das interações de ligação de hidrogênio entre as moléculas de água.
III. Uma determinada massa de gelo ocupa maior volume que a mesma massa de água líquida.

Está correto o que se afirma em 
Alternativas
Q3099954 Química
A potenciometria é uma técnica analítica utilizada para medir o(a) _________ de soluções, baseando-se na medição do(a) _________ de um eletrodo de referência em relação a um eletrodo indicador. Essa técnica é amplamente aplicada na determinação do(a) _________ em águas residuais, permitindo avaliar a _________ da água. Além disso, a potenciometria é útil na análise de parâmetros como pH e concentração de íons, facilitando o controle da _________ em processos de tratamento de água e esgoto.

Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do trecho acima
Alternativas
Q3099951 Química
Um estudante de Química está estudando a solubilidade do hidróxido de alumínio (Aℓ(OH)3, que se comporta como um ácido fraco em solução aquosa. Ele observa que, ao adicionar uma base forte à solução, a solubilidade do hidróxido de alumínio aumenta. Qual dos seguintes fatores é responsável por essa alteração na solubilidade?
Alternativas
Q3099950 Química
Um laboratorista prepara uma solução diluindo 50 mL de uma solução de ácido clorídrico (HCl) 0,1 M até um volume final de 100 mL. Qual é o pH da nova solução? Dado: log(5)=0,7.
Alternativas
Q3099949 Química
Um analista realiza uma titulação de uma solução de ácido sulfúrico (H2SO4) com uma solução de hidróxido de sódio (NaOH), utilizando fenolftaleína como indicador. Após a titulação, ele realiza uma titulação redox da mesma solução de H2SO4 com uma solução de permanganato de potássio (KMnO4) em meio ácido. Sobre o caso, assinale a alternativa correta. 
Alternativas
Q3095285 Química
A água da chuva frequentemente apresenta um pH inferior a 5,6, fenômeno geralmente atribuído à dissolução de um gás presente na atmosfera. Qual é o gás responsável por essa acidificação da água da chuva? 
Alternativas
Q3095281 Química
Soluções-tampão são soluções que resistem às modificações de pH quando a elas é adicionada uma pequena quantidade de um ácido forte ou de uma base forte, ou ainda quando sofrem uma diluição. Assinale a alternativa que apresenta corretamente um exemplo de solução-tampão.
Alternativas
Q3095229 Química
Qual das seguintes alternativas sobre indicadores e soluções tampão é correta?
Alternativas
Q3095218 Química
– Considere uma solução aquosa de ácido clorídrico (HCl) que tem uma concentração de [H+]=1×10−3 mol/L, qual é o valor do pH dessa solução?
Alternativas
Q3090074 Química

Um laboratório de análises químicas recebeu uma amostra sólida contendo 200g de uma mistura de sulfato de cobre II e cloreto de sódio. O químico responsável pela amostra adicionou 500mL de água deionizada e, após a agitação, filtração e secagem, pesou-se 120g do sólido restante. Sabendo-se que o sulfato de cobre II é insolúvel em água e o cloreto de sódio é totalmente solúvel, qual a quantidade em mols de cloreto de sódio presente na amostra recebida?

MMsufalto de cobre II =159,8 g/mol, MMcloreto de sódio = 58,5 g/mol

Alternativas
Q3082201 Química
Suponha que sejam misturadas duas soluções aquosas de volumes iguais: uma contendo 0,2 M de nitrato de chumbo(II) e a outra, 0,2 M de iodeto de potássio. Dado que o Kps do iodeto de chumbo(II) é 1,4 x 10–8 , analise as proposições abaixo: A equação geral da reação após a mistura é: 

I. Pb(NO3)2 (aq) + 2 KI (aq) ➔ 2 KNO3 (aq) + PbI2 (s)
II. A molaridade dos íons Pb2+(aq) e I (aq) após a mistura continua a ser de 0,2 M.
III. Não haverá precipitação de PbI2 após a mistura.

Está CORRETO o que se afirma em
Alternativas
Q3082200 Química
Após a adição de uma certa quantidade de solução concentrada de NaOH (aq) a cada uma das soluções aquosas líquidas abaixo: 
Solução A (tampão) pH = 5

Solução B (não-tampão) pH = 5
I. O pH da solução A não sofrerá nenhuma variação.
II. O pH da solução B irá aumentar.
III. O pH da solução A será menor do que o pH da solução B.

Está CORRETO o que se afirma em 
Alternativas
Respostas
1: E
2: D
3: C
4: B
5: A
6: D
7: C
8: B
9: A
10: C
11: B
12: B
13: D
14: E
15: C
16: B
17: E
18: B
19: A
20: D