Questões de Concurso
Sobre equilíbrio químico em química
Foram encontradas 1.163 questões
Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do trecho acima
Um laboratório de análises químicas recebeu uma amostra sólida contendo 200g de uma mistura de sulfato de cobre II e cloreto de sódio. O químico responsável pela amostra adicionou 500mL de água deionizada e, após a agitação, filtração e secagem, pesou-se 120g do sólido restante. Sabendo-se que o sulfato de cobre II é insolúvel em água e o cloreto de sódio é totalmente solúvel, qual a quantidade em mols de cloreto de sódio presente na amostra recebida?
MMsufalto de cobre II =159,8 g/mol, MMcloreto de sódio = 58,5 g/mol
I. Pb(NO3)2 (aq) + 2 KI (aq) ➔ 2 KNO3 (aq) + PbI2 (s)
II. A molaridade dos íons Pb2+(aq) e I – (aq) após a mistura continua a ser de 0,2 M.
III. Não haverá precipitação de PbI2 após a mistura.
Está CORRETO o que se afirma em
Solução A (tampão) pH = 5
Solução B (não-tampão) pH = 5
I. O pH da solução A não sofrerá nenhuma variação.
II. O pH da solução B irá aumentar.
III. O pH da solução A será menor do que o pH da solução B.
Está CORRETO o que se afirma em
Dados: Ka (CH3COOH) = 1 x 10–5 Kw = 1 x 10–14
Dado: log 2 = 0,30
2 H2O ⇌ H3O+ + OH–
Devido à elevada concentração de água em soluções diluídas, é possível determinar a constante Kw, conhecida como produto iônico da água.
Com isso em mente, analise as proposições a seguir:
I. O valor de Kw é sempre igual a 1 x 10-14 para qualquer temperatura.
II. Como os íons OH- e H3O+ são formados exclusivamente pela dissociação da água, suas concentrações devem ser iguais em uma amostra de água pura.
III. O valor de Kw pode ser relacionado à concentração molar do íon hidróxido por meio da seguinte equação, válida para uma amostra de água pura: [ OH - ] = √ Kw
Está CORRETO o que se afirma em
( ) Para a reação PCl5(g) ⇌ PCl3(g) + Cl2(g) ∆H0= 87,9 kJ, o equilíbrio se deslocará para direita quando a temperatura for diminuída.
( ) Para a reação N2O4(g) ⇌ 2NO2(g), o equilíbrio se deslocará para direita com o aumento da pressão total pela adição de N2(g).
( ) A remoção de H2O, 4 NH3(g) + 3O2(g) ⇌ 2 N2(g) + 6H2O(g), reduz Q abaixo de K, com formação de produtos à custa dos reagentes.
( ) Na reação 2 SO2(g) + O2(g) ⇌ 2 SO3(g), o equilíbrio se desloca no sentido de formação do produto, com o aumento da concentração de SO2(g).
A sequência está correta em
Considere que a reação acima está em equilíbrio e que as concentrações de PCl3 e Cl2 são 1,0 x 10-3 molL-1 e 1,0 x 10-2 molL-1 , respectivamente. Nessas condições, a pressão de PCl5 no equilíbrio será: