Questões de Concurso Sobre sistemas homogêneos: equilíbrio químico na água: ph e poh, indicadores ácido-base, solução tampão. em química

Foram encontradas 590 questões

Q3233376 Química
O Peagâmetro é um aparelho que mede a diferença de potencial entre dois eletrodos imersos em solução. Quando medidas, nesse aparelho, uma amostra de suco de limão apresentou pH igual a 2, e uma amostra de suco de laranja apresentou pH igual a 4.
Em relação a essas amostras, é correto afirmar que a concentração de íons H3O+ na amostra de suco de
Alternativas
Q3205354 Química
As medidas potenciométricas do valor de pH (potencial hidrogeniônico), em soluções aquosas, com eletrodo de vidro, são indiscutivelmente a melhor opção quando se deseja medir a concentração dos íons hidrogênio. Porém, há limitações referentes ao uso deste tipo de eletrodo.
Faça a associação correta entre as duas colunas, relacionando os efeitos ao tipo de erro cometido na leitura do eletrodo de vidro.
A – Erro ácido. B – Erros em soluções de baixa força iônica. C – Variações no potencial de junção. D – Erro alcalino.

1 – Provoca leituras mais baixas em soluções de pH acima de 9,0.
2 – Fornece leituras mais altas em soluções de pH abaixo de 0,5.
3 – Resulta em leituras distantes do valor real, ocasionadas pelas diferenças na composição de padrões e soluções de amostras.
4 – Apresenta erros de leitura, geralmente relacionados à ordem de uma ou duas unidades de pH, em amostras de rios ou riachos.

Qual é a associação correta entre números e letras? 
Alternativas
Ano: 2025 Banca: UFCG Órgão: UFCG Prova: UFCG - 2025 - UFCG - Químico |
Q3190698 Química
Considere uma solução aquosa de ácido acético (CH3COOH), com concentração 0,10 mol/L, e uma solução aquosa de hidróxido de sódio (NaOH), também com concentração 0,10 mol/L. A constante de dissociação ácida do ácido acético (Ka) é 1,8 × 10-5.
Considerando esses dados, analise as proposições a seguir:

I - O pH da solução de ácido acético será menor que o pH da solução de NaOH.
II - A adição de NaOH à solução de ácido acético irá formar acetato de sódio (CH3COONa) e água.
III - O pH de uma solução tampão formada pela adição de CH3COOH e CH3COONa pode ser calculado pela equação de Henderson-Hasselbalch.
IV - O pH da solução tampão depende da concentração relativa de CH3COOH e CH3COONa, e não da concentração total.

É CORRETO concluir o que se afirma em: 
Alternativas
Q3188958 Química
Em uma análise titulométrica, é importante selecionar adequadamente o indicador a ser utilizado para identificar com maior precisão o ponto de equivalência em que acontece a viragem de cor do indicador. Considerando o quadro abaixo, indique qual indicador é mais apropriado para uma titulação ácido-base entre ácido clorídrico (HCl) e hidróxido de amônio (NH4OH).
Imagem associada para resolução da questão
Alternativas
Q3188938 Química
A constante de dissociação iônica em meio aquoso aumenta com o aumento da temperatura. Considerando que a constante de dissociação iônica do ácido acético a 35 °C seja de 2,00.10-5 , qual seria aproximadamente o pH de uma solução 0,05 M deste ácido a 35 °C?
Alternativas
Q3130174 Química
Após preparar uma solução saturada de Mg(OH)2 e permitir que o equilíbrio químico fosse alcançado, o professor de química mediu o pH da solução e registrou um valor de 9. Tendo em vista que toda a concentração de íons magnésio resulta exclusivamente da dissociação da base, assinale, a seguir, a concentração aproximada de Mg2+ na solução.
Alternativas
Q3130173 Química
Considere que o professor de química preparou uma solução tampão de acetato de sódio e ácido acético para uma aula sobre equilíbrio químico ácido-base. Sabe-se que o pKa do ácido acético é 4,8 (Ka = 1,7 x 10-5) e que as concentrações usadas do sal e do ácido foram de 3,0 mol/L e 0,3 mol/L, respectivamente. É correto afirmar o pH da solução preparada pelo professor é de, aproximadamente:
Alternativas
Q3130163 Química
Um professor de química, ao chegar em sua sala de aula, introduziu o conteúdo com a seguinte pergunta: por que o gelo flutua? E prosseguiu: como ocorre na maioria das substâncias, a fase sólida da parafina é mais densa que a líquida e, por isso, o sólido afunda sob a superfície do líquido. Em contraste, a fase sólida da água, o gelo, é menos densa que a sua fase líquida, fazendo com que o gelo flutue na água. A explicação está relacionada aos conceitos de interações intermoleculares e ao arranjo das moléculas. Então, por que a densidade do gelo é menor do que a densidade da água? Sobre a explicação do questionamento do professor, analise as afirmativas a seguir.

I. Quando a água congela, as moléculas assumem o arranjo hexagonal aberto e ordenado. Esse arranjo otimiza as interações de ligação de hidrogênio entre as moléculas e cria uma estrutura menos densa para o gelo se comparada com a da água.
II. A densidade mais baixa do gelo comparada com a da água pode ser entendida em termos das interações de ligação de hidrogênio entre as moléculas de água.
III. Uma determinada massa de gelo ocupa maior volume que a mesma massa de água líquida.

Está correto o que se afirma em 
Alternativas
Q3099954 Química
A potenciometria é uma técnica analítica utilizada para medir o(a) _________ de soluções, baseando-se na medição do(a) _________ de um eletrodo de referência em relação a um eletrodo indicador. Essa técnica é amplamente aplicada na determinação do(a) _________ em águas residuais, permitindo avaliar a _________ da água. Além disso, a potenciometria é útil na análise de parâmetros como pH e concentração de íons, facilitando o controle da _________ em processos de tratamento de água e esgoto.

Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do trecho acima
Alternativas
Q3099950 Química
Um laboratorista prepara uma solução diluindo 50 mL de uma solução de ácido clorídrico (HCl) 0,1 M até um volume final de 100 mL. Qual é o pH da nova solução? Dado: log(5)=0,7.
Alternativas
Q3099949 Química
Um analista realiza uma titulação de uma solução de ácido sulfúrico (H2SO4) com uma solução de hidróxido de sódio (NaOH), utilizando fenolftaleína como indicador. Após a titulação, ele realiza uma titulação redox da mesma solução de H2SO4 com uma solução de permanganato de potássio (KMnO4) em meio ácido. Sobre o caso, assinale a alternativa correta. 
Alternativas
Q3095285 Química
A água da chuva frequentemente apresenta um pH inferior a 5,6, fenômeno geralmente atribuído à dissolução de um gás presente na atmosfera. Qual é o gás responsável por essa acidificação da água da chuva? 
Alternativas
Q3095281 Química
Soluções-tampão são soluções que resistem às modificações de pH quando a elas é adicionada uma pequena quantidade de um ácido forte ou de uma base forte, ou ainda quando sofrem uma diluição. Assinale a alternativa que apresenta corretamente um exemplo de solução-tampão.
Alternativas
Q3095229 Química
Qual das seguintes alternativas sobre indicadores e soluções tampão é correta?
Alternativas
Q3095218 Química
– Considere uma solução aquosa de ácido clorídrico (HCl) que tem uma concentração de [H+]=1×10−3 mol/L, qual é o valor do pH dessa solução?
Alternativas
Q3082200 Química
Após a adição de uma certa quantidade de solução concentrada de NaOH (aq) a cada uma das soluções aquosas líquidas abaixo: 
Solução A (tampão) pH = 5

Solução B (não-tampão) pH = 5
I. O pH da solução A não sofrerá nenhuma variação.
II. O pH da solução B irá aumentar.
III. O pH da solução A será menor do que o pH da solução B.

Está CORRETO o que se afirma em 
Alternativas
Q3082199 Química
Qual é o valor do pH de uma solução aquosa 0,1M de acetato de sódio (CH3COONa), completamente dissociado?
Dados: Ka (CH3COOH) = 1 x 10–5 Kw = 1 x 10–14 
Alternativas
Q3082198 Química
Qual será o pH final após misturar 50 mL de uma solução de ácido clorídrico (HCl) 0,14 mol/L com 50 mL de uma solução de hidróxido de sódio (NaOH) 0,10 mol/L?
Dado: log 2 = 0,30
Alternativas
Q3082197 Química
As soluções aquosas possuem baixas concentrações de íons hidrônio e hidróxido devido à reação de dissociação:
2 H2O ⇌ H3O+ + OH– 
Devido à elevada concentração de água em soluções diluídas, é possível determinar a constante Kw, conhecida como produto iônico da água.
Com isso em mente, analise as proposições a seguir:

I. O valor de Kw é sempre igual a 1 x 10-14 para qualquer temperatura.

II. Como os íons OH- e H3O+ são formados exclusivamente pela dissociação da água, suas concentrações devem ser iguais em uma amostra de água pura.

III. O valor de Kw pode ser relacionado à concentração molar do íon hidróxido por meio da seguinte equação, válida para uma amostra de água pura: [ OH - ] = √ Kw

Está CORRETO o que se afirma em 
Alternativas
Ano: 2024 Banca: IF-SP Órgão: IF-SP Prova: IF-SP - 2024 - IF-SP - Professor EBTT - Química |
Q3047739 Química
Um estudante de química deseja neutralizar parcialmente uma solução básica para utilizá-la em seu experimento no laboratório de química. Inicialmente, ele possui 800 mL de uma solução aquosa de hidróxido de sódio de concentração molar de 0,25 mol L-1. Para neutralizar parcialmente esta solução básica, o aluno vai utilizar 200 mL de solução aquosa de ácido clorídrico de concentração molar de 0,50 mol L-1. Após a neutralização parcial, escolha a alternativa que apresente o valor correto de pH da solução resultante: 
Alternativas
Respostas
1: C
2: D
3: E
4: C
5: E
6: C
7: B
8: A
9: C
10: B
11: D
12: E
13: C
14: B
15: E
16: D
17: B
18: D
19: D
20: D