Questões de Concurso Sobre sistemas homogêneos: equilíbrio químico na água: ph e poh, indicadores ácido-base, solução tampão. em química

Foram encontradas 612 questões

Q3295962 Química
Indicadores ácido-base são substâncias que apresentam cores diferentes dependendo do pH do meio em que estão dissolvidas. O indicador ácido-base fenolftaleina, por exemplo, sofre viragem de incolor para rósea na faixa de pH de aproximadamente 8,2 a 10,0. Já o indicador azul de bromotimol é amarelo em pH <6 e azul em pH > 8, com sua cor variando gradualmente de amarelo a azul, passando pelo verde, na faixa de viragem.  

Com base nestas informações, pode-se concluir que: 
Alternativas
Q3287053 Química
Os eletrodos íon-seletivos são usados para medir:
Alternativas
Q3287052 Química
Em relação aos eletrodos de pH de vidro, o potencial medido é diretamente proporcional a:
Alternativas
Q3287045 Química
Na determinação de dureza total em água por complexometria com EDTA, o indicador Negro de Eriocromo-T fornece ponto final preciso em pH:
Alternativas
Q3287044 Química

Considere a titulometria de neutralização na análise de água;

assinale a alternativa que correlacione corretamente o comportamento da fenolftaleína:

Alternativas
Q3278737 Química
O professor precisa de uma solução aquosa que forneça um pH mais baixo possível. Na bancada estão dispostas as seguintes soluções, todas na concentração de 0,10 M:

I. CCl3COOH (pKa = 0,52).
II. HF (pKa = 3,45).
III. CH3COOH (pKa = 4,75).
IV. H3PO4 (pKa1 = 2,12).
V. C6H5COOH (pKa = 4,19).

A solução que atende à necessidade do docente é a
Alternativas
Q3274313 Química
Sobre os fundamentos, preparo e aplicações de indicadores e tampões, analise as assertivas a seguir:

I. Um indicador é um ácido ou uma base cujas diferentes formas protonadas apresentam cores diferentes.
II. Na escolha de um tampão para um determinado experimento, deve-se escolher um tampão cujo pKa seja o mais distante possível do pH desejado.
III. Um tampão resiste às mudanças no pH pois ele reage com ácidos ou bases adicionados.

Quais estão corretas?
Alternativas
Q3263966 Química
Sobre os fundamentos, preparo e aplicações de indicadores e tampões, assinale a alternativa INCORRETA.
Alternativas
Q3262265 Química

Sobre a determinação de pH, considerando a imagem a seguir, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas. 



Imagem associada para resolução da questão



( ) Os métodos indicados em A e B podem ser empregados para medidas quantitativas do pH em soluções em estudo com exatidão e precisão.


( ) A coloração amarela à avermelhada observada quando o método A é utilizado é indicativa de valores de pH ácido, enquanto a azulada é indicativa de valores de pH básico.


( ) O fundamento da determinação de pH pelo método A é a mudança de cor observada na solução em estudo devido à presença do indicador na fita.


( ) O método para determinar o pH indicado pela letra B é quantitativo e se baseia na concentração de íons H+ nas soluções em estudo.


( ) O método para determinar o pH de soluções em estudo indicado pela letra A é o de escolha para uso no controle de qualidade por ser rápido, fácil e barato.


( ) Pelo método que utilliza o aparelho indicado em B, é necessário que seja calibrado com, pelo menos, duas soluções tampão, ácida e básica, diariamente ou imediatamente antes da medida a ser realizada.



A sequência está correta em 

Alternativas
Q3233376 Química
O Peagâmetro é um aparelho que mede a diferença de potencial entre dois eletrodos imersos em solução. Quando medidas, nesse aparelho, uma amostra de suco de limão apresentou pH igual a 2, e uma amostra de suco de laranja apresentou pH igual a 4.
Em relação a essas amostras, é correto afirmar que a concentração de íons H3O+ na amostra de suco de
Alternativas
Q3205354 Química
As medidas potenciométricas do valor de pH (potencial hidrogeniônico), em soluções aquosas, com eletrodo de vidro, são indiscutivelmente a melhor opção quando se deseja medir a concentração dos íons hidrogênio. Porém, há limitações referentes ao uso deste tipo de eletrodo.
Faça a associação correta entre as duas colunas, relacionando os efeitos ao tipo de erro cometido na leitura do eletrodo de vidro.
A – Erro ácido. B – Erros em soluções de baixa força iônica. C – Variações no potencial de junção. D – Erro alcalino.

1 – Provoca leituras mais baixas em soluções de pH acima de 9,0.
2 – Fornece leituras mais altas em soluções de pH abaixo de 0,5.
3 – Resulta em leituras distantes do valor real, ocasionadas pelas diferenças na composição de padrões e soluções de amostras.
4 – Apresenta erros de leitura, geralmente relacionados à ordem de uma ou duas unidades de pH, em amostras de rios ou riachos.

Qual é a associação correta entre números e letras? 
Alternativas
Ano: 2025 Banca: UFCG Órgão: UFCG Prova: UFCG - 2025 - UFCG - Químico |
Q3190698 Química
Considere uma solução aquosa de ácido acético (CH3COOH), com concentração 0,10 mol/L, e uma solução aquosa de hidróxido de sódio (NaOH), também com concentração 0,10 mol/L. A constante de dissociação ácida do ácido acético (Ka) é 1,8 × 10-5.
Considerando esses dados, analise as proposições a seguir:

I - O pH da solução de ácido acético será menor que o pH da solução de NaOH.
II - A adição de NaOH à solução de ácido acético irá formar acetato de sódio (CH3COONa) e água.
III - O pH de uma solução tampão formada pela adição de CH3COOH e CH3COONa pode ser calculado pela equação de Henderson-Hasselbalch.
IV - O pH da solução tampão depende da concentração relativa de CH3COOH e CH3COONa, e não da concentração total.

É CORRETO concluir o que se afirma em: 
Alternativas
Q3188958 Química
Em uma análise titulométrica, é importante selecionar adequadamente o indicador a ser utilizado para identificar com maior precisão o ponto de equivalência em que acontece a viragem de cor do indicador. Considerando o quadro abaixo, indique qual indicador é mais apropriado para uma titulação ácido-base entre ácido clorídrico (HCl) e hidróxido de amônio (NH4OH).
Imagem associada para resolução da questão
Alternativas
Q3188938 Química
A constante de dissociação iônica em meio aquoso aumenta com o aumento da temperatura. Considerando que a constante de dissociação iônica do ácido acético a 35 °C seja de 2,00.10-5 , qual seria aproximadamente o pH de uma solução 0,05 M deste ácido a 35 °C?
Alternativas
Ano: 2025 Banca: FGV Órgão: SEEC-RN Prova: FGV - 2025 - SEEC-RN - Professor de Química |
Q3164191 Química

A Tabela abaixo apresenta dados de concentração de íons hidrogênio [H+ ] de algumas soluções:



Q64.png (320×165)



Com base na Tabela, considere as seguintes afirmações:



I. O vinagre é cem vezes mais ácido que o café.


II. A [H+ ] na solução 4 é igual à [OH- ] na solução 2.


III. A solução 4 é dez vezes mais básica que a solução 5.


IV. Na tabela há três soluções ácidas e 2 soluções básicas.



Está correto o que se afirma em:

Alternativas
Q3259527 Química

São dissolvidos 2,52g de HNO3 em água suficiente para 4000mL de solução. Considerando-se 100% de ionização, analise as afirmativas a seguir e assinale (V) para a verdadeira e (F) para a falsa.


( ) Para o cálculo do pH a concentração deve ser expressa em mol/L.


( ) O pH está diretamente relacionado a quantidade de íons H3O+ existentes em uma solução.


( ) O PH da solução é igual a 2.


As afirmativas são, respectivamente,

Alternativas
Q3258859 Química
O pH é a sigla usada para o potencial (ou potência) hidrogeniônico, porque se refere à concentração de [H+ ] (ou de H3O+ ) em uma solução. Assim, o pH serve para nos indicar se uma solução é ácida, neutra ou básica.
Sobre o tema, analise as afirmativas a seguir.

I. O método mais preciso para medição de pH é a utilização de um pHmetro. Entretanto, para processos em que não seja adequado usar o medidor de pH ou por simplicidade, são usados indicadores, menos precisos, que mudam de cor em diferentes faixas de pH.

II. Observe que quanto menor o valor do pH, mais ácida a solução será. Isso acontece porque a escala de pH é logarítmica, o que quer dizer que o pH é definido como logaritmo negativo da concentração dos íons [H+(aq)] na base 10: colog [H+] = - log [H+] ; pH = - log [H+]; [H+] = 10-pH, em mol/L.

III. O estômago produz suco gástrico constituído de ácido clorídrico, muco, enzimas e sais. O valor de pH no interior do estômago deriva, principalmente, do ácido clorídrico presente. Sendo o ácido clorídrico um ácido forte, a sua ionização é total em meio aquoso, e a concentração de H+ em quantidade de matéria nesse meio será a mesma do ácido de origem. Assim, uma solução aquosa de ácido clorídrico em concentração 0,01mol L-1 terá pH igual a 1.


Está correto o que se afirma em
Alternativas
Q3228717 Química
A adição de íons cloreto (Cl ) em uma solução de ácido hipocloroso (HClO) produz um equilíbrio com a formação de cloro (Cl2 ), representado pela equação a seguir:

HOCl (aq) + Cl (aq) + H+(aq) ⇌ Cl2 (g) + H2 O (l)

A formação de cloro gasoso é reprimida ao adicionar, ao sistema em equilíbrio descrito, certo volume de
Alternativas
Q3227758 Química
Na expedição de estudos de inverno do projeto intitulado "Monitoramento da qualidade das águas e dos sedimentos da área de proteção ambiental da Lagoa Verde, Rio Grande RS", o pH da água de um determinado ponto de coleta foi de 5,0. A concentração de H+ por litro de água e seu pOH é de:
Alternativas
Q3227751 Química
Considerando que há 20 mL de uma solução de ácido acético 0,05 mol L e um litro de solução de NaOH 0,02 mol L-1, qual é o volume de solução da base a ser adicionado na solução do ácido para obtermos uma solução-tampão de pH igual a 4,75?
Alternativas
Respostas
1: E
2: A
3: D
4: B
5: C
6: A
7: D
8: D
9: D
10: C
11: D
12: E
13: C
14: E
15: E
16: A
17: B
18: D
19: B
20: D