Questões de Concurso
Comentadas sobre sistemas homogêneos: solubilidade dos sais, hidrólise dos sais e curvas de titulação. em química
Foram encontradas 36 questões
Um determinado sal X possui solubilidade conforme o gráfico abaixo.
Uma solução saturada de 340g à 50°C foi resfriada até 10°C. Quanto em gramas de soluto precipitará?
Compostos orgânicos de determinadas funções, e baixo peso molecular, podem ser solúveis em água, ao passo que moléculas dessas mesmas funções orgânicas, de maior peso molecular, tendem a se tornar insolúveis ou apresentam baixa solubilidade. Alterações do pH do meio aquoso podem permitir formações de sais a partir desses compostos maiores, propiciando um aumento de sua solubilidade. Com relação aos compostos I, II e III, assinale a alternativa que contém o meio que aumente sua solubilidade, respectivamente:
Considerando as informações apresentadas, julgue o item subsequente.
Se a concentração dos íons Fe+2 dissolvidos em 50 mL da
água emulsionada for de 0,05 g/L, então o volume de água a
ser adicionado à emulsão para que essa concentração se torne
0,025 g/L é de 10 mL.
Em cinco béqueres, numerados de 1 a 5, foram preparadas separadamente cinco soluções saturadas, cada uma delas com 200g de água destilada, a 50oC, e os sais descritos no quadro a seguir.
Béquer |
Sal |
1 |
Nitrato de chumbo (II) |
2 |
Nitrato de potássio |
3 |
Cloreto de potássio |
4 |
Dicromato de potássio |
5 |
Clorato de potássio |
A figura apresenta as curvas de solubilidade desses sais.
(TRO, Nivaldo, J. Química uma abordagem molecular, LTC, Rio de Janeiro, 2017 Adaptado)
As soluções foram resfriadas e mantidas a 20o C. Nessa temperatura, foram observados cristais (corpo de fundo) em todos os béqueres.
O béquer que apresentou maior massa de sal cristalizado na solução a 20o C foi o de número
Situação hipotética: Um minério contendo magnetita (Fe3O4) foi analisado pela dissolução de uma amostra em HCl concentrado, o que resultou em uma mistura de Fe2+ e Fe3+. Depois de adicionado HNO3 para oxidar o Fe2+ a Fe3+, a solução resultante foi diluída com água e todo o Fe3+ foi precipitado como Fe(OH)3 pela adição de NH4OH. Após filtragem e enxágue, o resíduo foi calcinado, resultando em Fe2O3 puro. Assertiva: Nesse caso, a massa de Fe3O4 presente na amostra é corretamente calculada multiplicando-se por 2/3 a massa de Fe2O3 obtida ao final do processo.
Situação hipotética: Dois ácidos monopróticos, um forte e um fraco, têm a mesma concentração e o mesmo volume inicial e foram titulados com uma mesma solução de NaOH. O gráfico a seguir mostra as curvas de titulação desses dois ácidos monopróticos.
Assertiva: No gráfico, a curva 1 representa a titulação do ácido fraco.
Na sequência o iodo foi titulado com tiossulfato de sódio a 0,100 mol/L até o ponto final, com o gasto de 30,00 mL de titulante. Esta última reação foi: I2 + 2 S2O2-3(aq) ➝ 2 I-(aq) + S4O2-6(aq).
Diante das informações, assinale a opção que mostra A PORCENTAGEM EM MASSA DE ZINCO NA AMOSTRA de latão: Dados: massas molares (g/mol): Cu = 63,5; Zn = 65,4.
Considere-se que uma solução de nitrato de sódio (NaNO3) tenha sido preparada a 20 °C, dissolvendo-se 1,00 mol de NaNO3 em 100 mL de água, e que, posteriormente, esse sistema tenha sido resfriado a 10 °C. Nesse caso, a massa do precipitado formado é superior a 40 g.
As dissoluções dos sais apresentados no gráfico são processos endotérmicos.
Julgue o item de quanto às reações e aos usos que envolvem o carbonato de cálcio e seus derivados.
O carbonato de cálcio, presente no calcário, reage com o íon hidrônio, formando íons bicarbonato em água, conforme mostrado na equação seguinte.
CaCO3 (s) + H3O+ (aq) <=> HCO3 -(aq) + Ca2+ (aq) + H2O (l)
Uma titulação entre uma base fraca e um ácido forte apresenta a curva de pH abaixo, onde S é o ponto estequiométrico (também chamado de ponto de equivalência).
Sabendo que log 2 = 0,3 e considerando as opções apresentadas, o indicador mais eficiente para esta titulação é:
Para determinar a concentração de íons iodeto em 200 mL de uma solução, foi adicionado bromo, a fim de converter iodeto em iodato, de acordo com a reação:
Posteriormente, o íon iodato foi precipitado como iodato de bário, através da adição de íons bário:
Sabendo que se obteve, ao final do processo, 0,974 g de iodato de bário, calcule a concentração de iodeto na solução em
g/L. Massas molares (g/mol): O = 16; I = 127; Ba = 137.
A tabela a seguir contém os valores das constantes de equilíbrio de alguns ácidos e bases.
Uma das reações de identificação dos íons magnésio consiste em precipitá-lo com base forte, formando o hidróxido de magnésio, branco, segundo a equação:
Mg2+ (aq) + 2OH–(aq) Mg(OH)2 (s)
O precipitado formado pode ser dissolvido quando ao
meio aquoso é adicionado o sal
2g de uma mistura de sulfato de sódio e cloreto de potássio são tratados pelo nitrato de bário, obtendo-se um precipitado branco, que em seguida é lavado e seco e pesou 1,165g. A composição centesimal da mistura é:
Dados: Ba=137,33; Na=23,0; S=32,0; N=14,0; Cl=35,5 e K=39,0