Questões de Concurso
Comentadas sobre sistemas homogêneos: solubilidade dos sais, hidrólise dos sais e curvas de titulação. em química
Foram encontradas 75 questões
São situações vantajosas das titulações potenciométricas sobre os métodos clássicos de volumetria, EXCETO:
Análise quantitativa que se realiza para determinar a concentração de uma solução. Permite dosar uma solução e determinar a sua quantidade por intermédio de outra solução de concentração conhecida. Sendo que a solução padrão é a que se conhece a concentração, e a solução problema é aquela da qual procura-se o valor.
Um determinado sal X possui solubilidade conforme o gráfico abaixo.
Uma solução saturada de 340g à 50°C foi resfriada até 10°C. Quanto em gramas de soluto precipitará?
Compostos orgânicos de determinadas funções, e baixo peso molecular, podem ser solúveis em água, ao passo que moléculas dessas mesmas funções orgânicas, de maior peso molecular, tendem a se tornar insolúveis ou apresentam baixa solubilidade. Alterações do pH do meio aquoso podem permitir formações de sais a partir desses compostos maiores, propiciando um aumento de sua solubilidade. Com relação aos compostos I, II e III, assinale a alternativa que contém o meio que aumente sua solubilidade, respectivamente:
Um pesquisador pesou 10,0000 g de CaCO₃, cuja densidade é 2,71 g/cm³, numa balança analítica e transferiu quantitativamente (sem perda de massa) para um recipiente que continha 1,0 L de água, a 25°C. Depois de agitar bem, percebeu visualmente que o sólido solubilizou muito pouco, pois o sólido decantou no fundo do recipiente. De maneira cuidadosa, para evitar perda de massa, ele filtrou o sistema, secou e pesou o material retido no filtro. O valor da massa do material retido no filtro foi 9,9907 g. A solubilidade desse sal, em g/L, é aproximadamente igual a
Se 25.0 mL de uma solução de NaOH requerem 30.0 mL de HCl a 0.1 M para atingir o ponto de equivalência, qual é a concentração do hidróxido de sódio?
Assinale a opção que indica a concentração, em molar, da solução de HCl.
Considerando as informações apresentadas, julgue o item subsequente.
Se a concentração dos íons Fe+2 dissolvidos em 50 mL da
água emulsionada for de 0,05 g/L, então o volume de água a
ser adicionado à emulsão para que essa concentração se torne
0,025 g/L é de 10 mL.
Em cinco béqueres, numerados de 1 a 5, foram preparadas separadamente cinco soluções saturadas, cada uma delas com 200g de água destilada, a 50oC, e os sais descritos no quadro a seguir.
Béquer |
Sal |
1 |
Nitrato de chumbo (II) |
2 |
Nitrato de potássio |
3 |
Cloreto de potássio |
4 |
Dicromato de potássio |
5 |
Clorato de potássio |
A figura apresenta as curvas de solubilidade desses sais.
(TRO, Nivaldo, J. Química uma abordagem molecular, LTC, Rio de Janeiro, 2017 Adaptado)
As soluções foram resfriadas e mantidas a 20o C. Nessa temperatura, foram observados cristais (corpo de fundo) em todos os béqueres.
O béquer que apresentou maior massa de sal cristalizado na solução a 20o C foi o de número
A água dura existente em tubulações de caldeiras contém sais dissolvidos como o Ca(HCO3)2 e Mg(HCO3)2 que, por aquecimento, se decompõem. Por essa reação, formam-se substâncias que com o tempo diminuem a seção da tubulação, ficando aderidas nas paredes.
...
A propriedade que justifica o comportamento descrito está relacionada a:
Na extração líquido-líquido, há a necessidade da determinação de dados de equilíbrio líquido-líquido do sistema de interesse. Um sistema interessante na área de alimentos é a desacidificação de óleos vegetais utilizando solventes orgânicos. O objetivo é utilizar um solvente líquido, como etanol, por exemplo, para retirar os ácidos graxos do óleo vegetal bruto. A figura abaixo apresenta um diagrama de equilíbrio líquido-líquido contendo óleo de girassol + solvente + ácido oleico a 25ºC, sendo que o solvente pode ser etanol puro ou misturado com água.
(Diagrama de equilíbrio líquido-líquido para o sistema contendo óleo de girassol refinado, solvente e ácido oleico a 25 ºC. Fonte: CUEVAS et al., 2010, https:// pubs.acs.org/doi/pdf/10.1021/je900791w. Acesso em 12 de janeiro de 2022.)
De acordo com a figura acima, é INCORRETO afirmar que:
Dado: Ka (HA) = 2,5.10 − 4 mol.L− 1
Situação hipotética: Um minério contendo magnetita (Fe3O4) foi analisado pela dissolução de uma amostra em HCl concentrado, o que resultou em uma mistura de Fe2+ e Fe3+. Depois de adicionado HNO3 para oxidar o Fe2+ a Fe3+, a solução resultante foi diluída com água e todo o Fe3+ foi precipitado como Fe(OH)3 pela adição de NH4OH. Após filtragem e enxágue, o resíduo foi calcinado, resultando em Fe2O3 puro. Assertiva: Nesse caso, a massa de Fe3O4 presente na amostra é corretamente calculada multiplicando-se por 2/3 a massa de Fe2O3 obtida ao final do processo.
Situação hipotética: Dois ácidos monopróticos, um forte e um fraco, têm a mesma concentração e o mesmo volume inicial e foram titulados com uma mesma solução de NaOH. O gráfico a seguir mostra as curvas de titulação desses dois ácidos monopróticos.

Assertiva: No gráfico, a curva 1 representa a titulação do ácido fraco.