Questões de Concurso Comentadas sobre sistemas homogêneos: solubilidade dos sais, hidrólise dos sais e curvas de titulação. em química

Foram encontradas 36 questões

Ano: 2020 Banca: IBADE Órgão: SEE-AC Prova: IBADE - 2020 - SEE-AC - PNS P2 - Química |
Q2685704 Química

Um determinado sal X possui solubilidade conforme o gráfico abaixo.


Imagem associada para resolução da questão


Uma solução saturada de 340g à 50°C foi resfriada até 10°C. Quanto em gramas de soluto precipitará?

Alternativas
Q2645828 Química

Compostos orgânicos de determinadas funções, e baixo peso molecular, podem ser solúveis em água, ao passo que moléculas dessas mesmas funções orgânicas, de maior peso molecular, tendem a se tornar insolúveis ou apresentam baixa solubilidade. Alterações do pH do meio aquoso podem permitir formações de sais a partir desses compostos maiores, propiciando um aumento de sua solubilidade. Com relação aos compostos I, II e III, assinale a alternativa que contém o meio que aumente sua solubilidade, respectivamente:


Imagem associada para resolução da questão

Alternativas
Q2444858 Química
        O petróleo é essencialmente formado por hidrocarbonetos parafínicos, naftênicos e aromáticos, e por pequenas quantidades de heterocompostos que contêm átomos de enxofre, nitrogênio e oxigênio. Alguns compostos inorgânicos estão presentes no petróleo em teores variados, sendo considerados impurezas. Metais também são encontrados na maioria dos petróleos, em concentrações que vão de µg/L a mg/L. Basicamente, apresentam-se em duas formas: como compostos organometálicos e como sais inorgânicos dissolvidos na água emulsionada ao petróleo. 

Considerando as informações apresentadas, julgue o item subsequente.


Se a concentração dos íons Fe+2 dissolvidos em 50 mL da água emulsionada for de 0,05 g/L, então o volume de água a ser adicionado à emulsão para que essa concentração se torne 0,025 g/L é de 10 mL.

Alternativas
Q2409916 Química

Em cinco béqueres, numerados de 1 a 5, foram preparadas separadamente cinco soluções saturadas, cada uma delas com 200g de água destilada, a 50oC, e os sais descritos no quadro a seguir.


Béquer

Sal

1

Nitrato de chumbo (II)

2

Nitrato de potássio

3

Cloreto de potássio

4

Dicromato de potássio

5

Clorato de potássio


A figura apresenta as curvas de solubilidade desses sais.


Imagem associada para resolução da questão


(TRO, Nivaldo, J. Química uma abordagem molecular, LTC, Rio de Janeiro, 2017 Adaptado)


As soluções foram resfriadas e mantidas a 20o C. Nessa temperatura, foram observados cristais (corpo de fundo) em todos os béqueres.


O béquer que apresentou maior massa de sal cristalizado na solução a 20o C foi o de número

Alternativas
Q2235077 Química
No que concerne a volumetria, gravimetria e potenciometria, julgue o item a seguir. 
Situação hipotética: Um minério contendo magnetita (Fe3O4) foi analisado pela dissolução de uma amostra em HCl concentrado, o que resultou em uma mistura de Fe2+ e Fe3+. Depois de adicionado HNO3 para oxidar o Fe2+ a Fe3+, a solução resultante foi diluída com água e todo o Fe3+ foi precipitado como Fe(OH)3 pela adição de NH4OH. Após filtragem e enxágue, o resíduo foi calcinado, resultando em Fe2O3 puro. Assertiva: Nesse caso, a massa de Fe3O4 presente na amostra é corretamente calculada multiplicando-se por 2/3 a massa de Fe2O3 obtida ao final do processo. 

Alternativas
Q2235075 Química
No que concerne a volumetria, gravimetria e potenciometria, julgue o item a seguir. 
Situação hipotética: Dois ácidos monopróticos, um forte e um fraco, têm a mesma concentração e o mesmo volume inicial e foram titulados com uma mesma solução de NaOH. O gráfico a seguir mostra as curvas de titulação desses dois ácidos monopróticos.
Imagem associada para resolução da questão

Assertiva: No gráfico, a curva 1 representa a titulação do ácido fraco.

Alternativas
Q2210813 Química
As ligas metálicas de zinco e cobre, conhecidas como latões, têm amplo interesse comercial, sendo utilizadas na indústria automotiva (em peças, engrenagens, rolamentos, molas e componentes do sistema de freio), indústria da construção (na fabricação de tubos, conexões, ferragens e telhas), entre muitas outras aplicações. Tal versatilidade está relacionada com a sua resistência à corrosão, durabilidade e facilidade de usinagem. Na análise de um pedaço de latão, uma amostra da liga de 2,616 g foi colocada em um erlenmeyer de 250 mL e dissolvida (em uma capela) com 5,00 mL de uma mistura de ácido nítrico e ácido clorídrico, ambos concentrados. Após a completa dissolução, a solução resultante foi transferida quantitativamente para um balão volumétrico de 250 mL, ajustando-se o menisco com água deionizada. Uma alíquota de 25,00 mL da solução de amostra foi ajustada para pH 5,5 e titulada com solução de EDTA 0,100 mol/L usando um indicador apropriado. O volume de EDTA gasto foi de 32,00 mL e, nestas condições, sabe-se que ambos os metais foram titulados na forma de Zn2+ e Cu2+. Outra alíquota de 25,00 mL da solução foi ajustada para pH neutro, observando-se a precipitação de todo o zinco na forma de hidróxido. A esta mistura adicionou-se, a seguir, iodeto de potássio em excesso, para a formação de iodo segundo a reação: 2 Cu2+ (aq) + 4 I- (aq) ➝ 2 CuI(s) + I2.
Na sequência o iodo foi titulado com tiossulfato de sódio a 0,100 mol/L até o ponto final, com o gasto de 30,00 mL de titulante. Esta última reação foi: I2 + 2 S2O2-3(aq)  ➝ 2 I-(aq) + S4O2-6(aq).
Diante das informações, assinale a opção que mostra A PORCENTAGEM EM MASSA DE ZINCO NA AMOSTRA de latão: Dados: massas molares (g/mol): Cu = 63,5; Zn = 65,4.
Alternativas
Q2121734 Química




Internet: <www.slidetodoc.com> (com adaptações).
Com base no gráfico precedente, que apresenta as solubilidades em água de algumas substâncias, e considerando que as massas molares do NaNO3 e do KCl valham, respectivamente, 85,00 g/mol e 74,6 g/mol, julgue o próximo item.

Considere-se que uma solução de nitrato de sódio (NaNO3) tenha sido preparada a 20 °C, dissolvendo-se 1,00 mol de NaNO3 em 100 mL de água, e que, posteriormente, esse sistema tenha sido resfriado a 10 °C. Nesse caso, a massa do precipitado formado é superior a 40 g.  

Alternativas
Q2121733 Química




Internet: <www.slidetodoc.com> (com adaptações).
Com base no gráfico precedente, que apresenta as solubilidades em água de algumas substâncias, e considerando que as massas molares do NaNO3 e do KCl valham, respectivamente, 85,00 g/mol e 74,6 g/mol, julgue o próximo item.
As dissoluções dos sais apresentados no gráfico são processos endotérmicos.
Alternativas
Q1927508 Química
O pH do solo é de grande importância na agricultura. A erva-mate e a mandioca, como exemplos, são duas espécies que requerem solos ácidos. A análise do solo de determinada região indicou pH próximo de 7,6. Para favorecer a plantação de mandioca, um agrônomo recomendou aos camponeses que adubassem o solo e corrigissem o pH. Dentre as substâncias indicadas para correção do pH do solo da região, deve-se usar
Alternativas
Q1885209 Química
Alcalinidade da água é uma medida da sua capacidade de neutralizar ácidos ou absorver íons hidrogênio sem mudança significativa de pH. As principais fontes de alcalinidade em águas são pela ordem: bicarbonatos (HCO3- ), carbonatos (CO3 2- ) e hidróxidos (OH). Assinale a equação que representa o início da adição de solução ácida na titulação ácido / base para a determinação de alcalinidade em água.
Alternativas
Ano: 2021 Banca: CETREDE Órgão: IMAMN Prova: CETREDE - 2021 - IMAMN - Fiscal Ambiental |
Q1793302 Química
Qual a finalidade de se aplicar na água uma certa quantidade de cal hidratada ou carbonato de sódio?
Alternativas
Q1772377 Química
As hortênsias são flores belíssimas que tem suas cores alteradas de acordo com o pH dos solos. Em um meio alcalino, as cores adquirem a coloração rosa enquanto em um meio ácido a cor das flores fica azul. Dentre os sais de jardinagem disponíveis no mercado, NH4Cℓ, CaCO3, NaHCO3 e K2SO4, e considerando a sua hidrólise após a adição ao solo, as flores das hortênsias irão adquirir a cor azul com o:
Alternativas
Q1772236 Química
Dentre os parâmetros a serem avaliados na água para o consumo humano está a avaliação de sua alcalinidade, que indica a quantidade de íons na água que reagem para neutralizar os íons hidrogênio. Os principais íons que contribuem para a alcalinidade da água são:
Alternativas
Q1296993 Química

Julgue o item de quanto às reações e aos usos que envolvem o carbonato de cálcio e seus derivados.

O carbonato de cálcio, presente no calcário, reage com o íon hidrônio, formando íons bicarbonato em água, conforme mostrado na equação seguinte.

CaCO3 (s) + H3O+ (aq) <=> HCO3 -(aq) + Ca2+ (aq) + H2O (l)

Alternativas
Q1082893 Química

 Uma titulação entre uma base fraca e um ácido forte apresenta a curva de pH abaixo, onde S é o ponto estequiométrico (também chamado de ponto de equivalência).

Imagem associada para resolução da questão

Sabendo que log 2 = 0,3 e considerando as opções apresentadas, o indicador mais eficiente para esta titulação é:

Alternativas
Q1082891 Química

 Para determinar a concentração de íons iodeto em 200 mL de uma solução, foi adicionado bromo, a fim de converter iodeto em iodato, de acordo com a reação:

Imagem associada para resolução da questão

Posteriormente, o íon iodato foi precipitado como iodato de bário, através da adição de íons bário:

Imagem associada para resolução da questão

Sabendo que se obteve, ao final do processo, 0,974 g de iodato de bário, calcule a concentração de iodeto na solução em g/L. Massas molares (g/mol): O = 16; I = 127; Ba = 137.

Alternativas
Q1041818 Química

A tabela a seguir contém os valores das constantes de equilíbrio de alguns ácidos e bases.


                        Imagem associada para resolução da questão


Uma das reações de identificação dos íons magnésio consiste em precipitá-lo com base forte, formando o hidróxido de magnésio, branco, segundo a equação:


                           Mg2+ (aq) + 2OH(aq) Imagem associada para resolução da questãoMg(OH)2 (s)


O precipitado formado pode ser dissolvido quando ao meio aquoso é adicionado o sal

Alternativas
Q1012088 Química
Na gravimetria, uma das principais fontes de erro é a contaminação dos precipitados, que pode ocorrer devido
Alternativas
Q998591 Química

2g de uma mistura de sulfato de sódio e cloreto de potássio são tratados pelo nitrato de bário, obtendo-se um precipitado branco, que em seguida é lavado e seco e pesou 1,165g. A composição centesimal da mistura é:

Dados: Ba=137,33; Na=23,0; S=32,0; N=14,0; Cl=35,5 e K=39,0

Alternativas
Respostas
1: C
2: D
3: E
4: B
5: E
6: C
7: E
8: E
9: E
10: E
11: B
12: A
13: A
14: B
15: C
16: E
17: B
18: C
19: D
20: A