Questões de Concurso
Comentadas sobre sistemas homogêneos: solubilidade dos sais, hidrólise dos sais e curvas de titulação. em química
Foram encontradas 135 questões
Um laboratório de análises químicas recebeu uma amostra sólida contendo 200g de uma mistura de sulfato de cobre II e cloreto de sódio. O químico responsável pela amostra adicionou 500mL de água deionizada e, após a agitação, filtração e secagem, pesou-se 120g do sólido restante. Sabendo-se que o sulfato de cobre II é insolúvel em água e o cloreto de sódio é totalmente solúvel, qual a quantidade em mols de cloreto de sódio presente na amostra recebida?
MMsufalto de cobre II =159,8 g/mol, MMcloreto de sódio = 58,5 g/mol
Um pesquisador pesou 10,0000 g de CaCO₃, cuja densidade é 2,71 g/cm³, numa balança analítica e transferiu quantitativamente (sem perda de massa) para um recipiente que continha 1,0 L de água, a 25°C. Depois de agitar bem, percebeu visualmente que o sólido solubilizou muito pouco, pois o sólido decantou no fundo do recipiente. De maneira cuidadosa, para evitar perda de massa, ele filtrou o sistema, secou e pesou o material retido no filtro. O valor da massa do material retido no filtro foi 9,9907 g. A solubilidade desse sal, em g/L, é aproximadamente igual a
Muitas indústrias utilizam caldeiras a vapor, onde ocorrem vários problemas de obstruções devido à qualidade da água. Portanto, um dos parâmetros de controle de qualidade é a dureza da água. Um operador de indústria que processa celulose coletou uma amostra de água da caldeira e enviou ao laboratório de águas para determinação do teor de cálcio em ppm. O analista utilizou 15 mL da amostra de água, 50 mL de Eriocromo T, utilizou um tampão para chegar ao pH 10; na titulação ele gastou 5,9 mL de solução padrão de EDTA 0,02 M.
Assinale a alternativa que apresente corretamente o valor obtido de dureza da amostra de água por meio do teor de cálcio em mg/mL.
O ponto de equivalência em uma titulação é alcançado quando:
Se 25.0 mL de uma solução de NaOH requerem 30.0 mL de HCl a 0.1 M para atingir o ponto de equivalência, qual é a concentração do hidróxido de sódio?
Assinale a opção que indica a concentração, em molar, da solução de HCl.
I. A temperatura crítica de pite é definida como a temperatura em que a corrente excede 100 microA/cm2 por 60s.
II. A temperatura crítica de pite é obtida através de técnica potenciodinâmica.
III. Em geral, o potencial crítico de pite diminui com o aumento da temperatura.
Dentre essas afirmativas, está(ão) correta(s)
I. A iodometria é um método direto de determinação de sulfeto, no qual se faz uma titulação envolvendo iodo e tiossulfato de sódio. O íon tiossulfato (S2O3 -2) é um agente oxidante moderadamente forte e na presença de iodo, ele é reduzido para formar tetrationato (S4O6 -2), conforme demostrado pela equação: 2S2O3 -2 ⟷ S4O6 -2 + 2e-
II. O indicador usado nas titulações é uma solução de amido 1% (m/v), que, ao reagir com o iodo, desenvolve uma cor azul devido à absorção do iodo pela cadeia helicoidal β-amilose, um constituinte macromolecular da maioria dos amidos. O amido se decompõe irreversivelmente em soluções com elevadas concentrações de iodo, portanto, na titulação de soluções de iodo com íons tiossulfato, a adição do indicador é adiada até que a cor da solução mude de vermelho para amarelo.
III. A determinação de H2S por este método se dá diretamente pela reação que este composto faz com o iodo: H2S + I2 ⟷ S(s) + 2H+ + 2I- . No entanto, se faz necessária a produção de um “branco” com água destilada, porque o cálculo da concentração de sulfeto se dá pela diferença entre o volume gasto na titulação do branco e volume gasto na titulação da solução de H2S.
Assinale
Considerando as informações apresentadas, julgue o item subsequente.
Se a concentração dos íons Fe+2 dissolvidos em 50 mL da
água emulsionada for de 0,05 g/L, então o volume de água a
ser adicionado à emulsão para que essa concentração se torne
0,025 g/L é de 10 mL.
Em termos comparativos, em relação às outras duas substâncias, a banda espectral de
Compostos orgânicos de determinadas funções, e baixo peso molecular, podem ser solúveis em água, ao passo que moléculas dessas mesmas funções orgânicas, de maior peso molecular, tendem a se tornar insolúveis ou apresentam baixa solubilidade. Alterações do pH do meio aquoso podem permitir formações de sais a partir desses compostos maiores, propiciando um aumento de sua solubilidade. Com relação aos compostos I, II e III, assinale a alternativa que contém o meio que aumente sua solubilidade, respectivamente:
Dado: Ka (HA) = 2,5.10 − 4 mol.L− 1
Cr2O72- + 14 H+ + 6 Fe2+ → 2 Cr3+ + 6 Fe3+ + 7 H2O
50,00mL de amostra, livre de interferentes, foi tratada com 25,00mL de solução de K2Cr2O7 com concentração igual a 0,04167mol.L-1 , além de H2SO4 e Ag2SO4. A titulação do excesso de dicromato na amostra consumiu 12,50mL de solução de sulfato ferroso amoniacal 0,2500mol.L-1 . A titulação do branco consumiu 25,00mL de solução de sulfato ferroso amoniacal 0,2500mol.L-1 .
Dado: Massa molar de O2 = 32,00 g.mol-1 .
A DQO da amostra, expressa em mgO2 L-1 , é igual a