Questões de Concurso
Sobre nr 1 - norma regulamentadora nº 1 - disposições gerais em segurança e saúde no trabalho
Foram encontradas 303 questões
I. De acordo com a NR 3, as consequências de um risco ocupacional são classificadas em cinco categorias: morte, severa, significativa, leve e nenhuma, conforme a severidade da lesão ou agravo à saúde.
II. A NR 6 estabelece que o capacete é um EPI utilizado apenas para proteger o crânio contra agentes térmicos e choques elétricos, não havendo necessidade de proteção contra impactos de objetos.
III. Segundo a NR 9, a avaliação da exposição ocupacional à vibração de corpo inteiro utiliza parâmetros como a aceleração resultante de exposição normalizada (aren) e o valor da dose de vibração resultante (VDVR).
IV. A NR 17 estabelece que o transporte manual de cargas, em qualquer situação, é permitido desde que o trabalhador esteja usando Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) adequados.
V. De acordo com a NRR1, cabe ao empregador rural orientar os trabalhadores sobre técnicas prevencionistas para evitar acidentes de trabalho e doenças profissionais, além de colaborar com as autoridades competentes.
É correto afirmar que:
I. Fornecimento de protetores auriculares de inserção certificados.
II. Limitação do tempo de permanência no local de risco.
III. Restrição de acesso ao local de risco.
IV. Fornecimento de protetores auriculares do tipo concha certificados.
Conforme previsto na NR-01, assinale a alternativa que indica a ordem de implantação das medidas de prevenção que atende à hierarquia de controles de riscos.
Em relação à prevenção e combate ao assédio sexual e às demais formas de violência no âmbito no trabalho, analise as assertivas abaixo e assinale a alternativa correta.
I. De acordo com a NR-01, somente as organizações obrigadas a constituir CIPA nos termos da NR-05 estão obrigadas a adotar medidas de prevenção e combate ao assédio sexual e às demais formas de violência no âmbito do trabalho.
II. As organizações que estabelecerem códigos de conduta para a prevenção e combate ao assédio sexual e às demais formas de violência no âmbito do trabalho, estabelecidas na NR-01, devem fixar procedimentos para recebimento e acompanhamento de denúncias relacionadas ao assédio.
III. As ações voltadas à prevenção e combate ao assédio e às demais formas de violência no âmbito do trabalho, estabelecidas na NR-01, devem ser estendidas às famílias dos empregados da organização.
I. A implementação de um programa de qualidade envolve a padronização de processos produtivos, com o objetivo de reduzir variações e garantir a conformidade do produto com as especificações estabelecidas.
II. As Normas Regulamentadoras (NRs) são instrumentos que regulam apenas a segurança no ambiente de trabalho, não abordando questões relacionadas à saúde dos trabalhadores.
III. A gestão ambiental no programa de QSMS deve incluir a minimização de resíduos, o controle de emissões atmosféricas e o uso sustentável dos recursos naturais, visando à conformidade com as legislações ambientais.
IV.A saúde ocupacional é um componente do programa de QSMS e deve considerar tanto a prevenção de acidentes quanto a promoção de boas condições de trabalho, com foco na ergonomia e na saúde mental dos trabalhadores.
Está correto o que se afirma apenas em
Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna do trecho acima.
I. Qual é a diferença entre perigo e risco ocupacional? O perigo é uma fonte com o potencial de causar lesões ou agravos à saúde, sendo caracterizada a partir do momento que existe a exposição. O risco ocupacional é variável e possui um nível, determinado pela combinação da probabilidade e da severidade de possíveis lesões ou agravos à saúde. São levados em conta para a avaliação do risco diversos fatores que constituem a probabilidade e a severidade.
II. O inventário de riscos é um documento à parte ou deve ser acoplado ao Programa de Gerenciamento de Riscos (PGR)? O inventário de riscos tanto pode ser acoplado ao PGR ou ser elaborado à parte, conforme expresso na NR-1.
III. Posso ter mais de um PGR por estabelecimento? Sim. A organização deve implementar o gerenciamento de riscos ocupacionais por estabelecimento e, a seu critério, o PGR pode ser implementado por unidade operacional, setor ou atividade.
Quais estão corretas?
Considerando uma grande empresa, com certificações em sistema de gestão de SST, em que não houve qualquer motivo para alteração do período de revisão, a NR-1 indica que o prazo para revisão da avaliação de riscos ocupacionais pode ser de até
Em conformidade com a NR 1 – Disposições Gerais e Gerenciamento de Riscos Ocupacionais –, a classificação dos riscos ocupacionais para determinar a necessidade de adoção de medidas de prevenção deve ser executada pela(o)
Tais ações devem ter periodicidade mínima de
Nesse contexto, considerando-se a inexistência de circunstâncias que antecipem a revisão de riscos ocupacionais, em que ano essa empresa deverá realizar a próxima revisão de tais riscos para cumprir o prazo máximo estabelecido pela NR 1?
De acordo com a NR 1 — Disposições Gerais e o Gerenciamento de Riscos Ocupacionais — em seu anexo I (Termos e definições), as definições de risco ocupacional e perigo estão, respectivamente, apresentados em:
A avaliação desses riscos deve ser contínua e revista, em organizações que possuem certificações em sistemas de gestão de Segurança e Saúde do Trabalho (SST), em prazo não superior a:
A segurança no trabalho é essencial para prevenir acidentes e doenças ocupacionais. Sobre as normas de segurança no trabalho, avalie as afirmativas abaixo:
1. O uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) é obrigatório em ambientes de trabalho que apresentem riscos à saúde dos trabalhadores, como construção civil e indústrias químicas.
2. As Normas Regulamentadoras (NRs) do Ministério do Trabalho estabelecem os requisitos mínimos para garantir a segurança e a saúde dos trabalhadores em todas as atividades econômicas.
3. O treinamento regular dos trabalhadores sobre os riscos ocupacionais e o uso correto dos EPIs é fundamental para a prevenção de acidentes de trabalho.
4. A segurança no trabalho é de responsabilidade exclusiva dos empregadores, não sendo necessário o comprometimento dos trabalhadores.
5. A fiscalização das normas de segurança no trabalho é realizada por órgãos governamentais, como a Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE).
Alternativas: