Questões de Concurso Sobre armamento, tiro e defesa pessoal em segurança e transporte

Foram encontradas 175 questões

Q3114181 Segurança e Transporte
Considerada como medida de Defesa Pessoal:
Alternativas
Q3109490 Segurança e Transporte
Acerca da defesa pessoal, da segurança corporativa estratégica e da segurança da informação, julgue o item subsecutivo. 

As técnicas de imobilização utilizadas na defesa pessoal, a exemplo de bloqueios, retenções e alavancas utilizados contra o adversário, visam, precipuamente, encurtar o tempo de combate e minimizar eventuais diferenças físicas entre os oponentes. 
Alternativas
Q3097167 Segurança e Transporte
O conhecimento de defesa pessoal é essencial para os Vigilantes, uma vez que é fundamental para a proteção do próprio profissional e das pessoas que ele protege. O ato de se defender contra agressores é conhecido como defesa pessoal, e tem como objetivo prevenir ameaças, riscos ou ataques. Além de habilidades físicas, a defesa pessoal envolve outras competências. Sobre os tipos de defesa pessoal, considere as afirmativas a seguir. Registre V, para verdadeiras, e F, para falsas:

(__) Preventiva − o Vigilante antecipa-se ao evento, tomando a iniciativa e impedindo que a agressão ocorra de fato.
(__) Ostensiva − o Vigilante responde de maneira moderada a uma agressão já estabelecida, com o objetivo de impedi-la.
(__) Repressiva − o Vigilante permite que percebam seu estado de alerta por estar constantemente vigilante em relação a tudo e todos à sua volta.

Assinale a alternativa com a sequência correta.
Alternativas
Q3097156 Segurança e Transporte
A defesa pessoal, também chamada de autodefesa, consiste em um conjunto de técnicas e estratégias para evitar ou reagir a uma situação de agressão. O objetivo é neutralizar um ataque inesperado, seja evadindo do local ou paralisando o agressor. São princípios da defesa pessoal, EXCETO: 
Alternativas
Q3016731 Segurança e Transporte
Sobre as práticas de gerenciamento de crise, defesa pessoal e direção defensiva, considere as afirmativas abaixo:

1. O gerenciamento de crise deve incluir a análise detalhada de cenários e a coordenação entre diferentes forças de segurança para uma resposta integrada.
2. Técnicas de defesa pessoal devem ser adaptadas à situação e ao nível de ameaça, priorizando sempre a neutralização do oponente com mínimo dano.
3. A direção defensiva em situações de urgência e emergência inclui o controle emocional do condutor para tomar decisões rápidas e seguras.
4. Em uma situação de crise, a negociação é sempre a primeira opção antes de qualquer ação tática, visando evitar escalada de violência.
5. A direção defensiva em emergências prioriza a fuga imediata do cenário, sem desrespeitar normas de trânsito.

Alternativas: 
Alternativas
Q3016730 Segurança e Transporte
No contexto do gerenciamento de crise, defesa pessoal e direção defensiva, avalie as afirmativas abaixo:

1. O gerenciamento de crises envolve a identificação de potenciais ameaças e a elaboração de planos de contingência para minimizar riscos e danos.
2. As técnicas de defesa pessoal incluem o uso de golpes ofensivos como método primário de neutralização de ameaças em situações de confronto.
3. A direção defensiva em situações de urgência e emergência requer a antecipação de riscos e a adoção de medidas preventivas para evitar acidentes.
4. Durante uma crise, a comunicação eficaz com os envolvidos é fundamental para acalmar a situação e negociar soluções pacíficas.
5. Em emergências, a direção defensiva permite ao condutor realizar manobras arriscadas para escapar de situações perigosas, priorizando a velocidade sobre a segurança.

Alternativas: 
Alternativas
Q2892495 Segurança e Transporte

Acerca das técnicas de defesa pessoal, julgue os itens subseqüentes.

I Ao imobilizar um suspeito para o uso de algema, o agente de segurança deve, após a projeção, com o suspeito deitado no chão e com o braço estendido e dominado na altura do peito, fazer uma troca de mãos, iniciando uma torção a partir do pulso, forçando-o a virar em decúbito ventral, para realizar a montada nas costas.

II Para conduzir um suspeito detido até o local apropriado, sem utilizar algemas, deve-se introduzir os braços invertidos na altura do cotovelo do suspeito, torcendo e puxando-o para si, de modo que um braço prenda o braço dele nas costas e o outro aplique a gravata, segurando na camisa.

III Um agente de segurança surpreendido por um meliante que tenta agarrá-lo por trás deve, no momento em que o agressor estiver agarrando-o, cair em base, segurando os braços do agressor com os seus, com os punhos cerrados, tirar o quadril de lado e passar uma das pernas por trás do agressor, agarrando as duas pernas dele na altura dos joelhos, projetando-o para trás e ao solo, de modo a imobilizá-lo e a colocar-lhe a algema.

IV Quando um suspeito que porta uma faca ataca o agente de segurança por baixo, visando a região do abdome, o agente deve antecipar-se dando um passo para frente, e, com o braço do mesmo lado da agressão, irá defender-se do golpe enquanto, com a outra mão, pega na altura do cotovelo do suspeito, torcendo e puxando-o para si, aplicando-lhe uma chave de braço, obrigando-o a largar a faca.

A quantidade de itens certos é igual a

Alternativas
Q2578662 Segurança e Transporte

É uma das artes marciais que pode ser utilizada como técnica de defesa pessoal pelo vigia:

Alternativas
Q2578660 Segurança e Transporte

É uma das técnicas utilizadas na defesa pessoal, indicada quando a prática do combate à distância é a melhor opção contra o oponente:

Alternativas
Q2563313 Segurança e Transporte

Julgue o item subsequente. 


Durante um confronto físico, o porteiro usa uma chave de braço para imobilizar o agressor até a chegada da polícia. Essa ação é realizada para garantir a segurança de todos os presentes e manter a ordem, seguindo os procedimentos de segurança estabelecidos para situações de emergência. 

Alternativas
Q2563281 Segurança e Transporte

Julgue o item subsequente. 


Aprender técnicas básicas de defesa pessoal é desnecessário para porteiros, pois não contribui para a segurança no trabalho. O treinamento em defesa pessoal pode dar uma falsa sensação de segurança, fazendo com que os porteiros assumam riscos desnecessários, ao invés de depender dos protocolos de segurança e das forças de segurança apropriadas.

Alternativas
Q2563280 Segurança e Transporte

Julgue o item subsequente. 


Em situações de emergência real, as pessoas sempre conseguem manter a calma e seguir os procedimentos corretamente, sem a necessidade de treinamento prévio. Isso ocorre porque, em momentos de crise, o instinto de sobrevivência naturalmente guia as pessoas a tomarem as ações corretas, tornando o treinamento prévio desnecessário. 

Alternativas
Q2563274 Segurança e Transporte

Julgue o item subsequente. 


Segundo recomendações dos métodos de defesa pessoal, para desestabilizar um agressor, deve-se posicionar de lado em relação a ele, pois é a posição recomendada na defesa pessoal para melhor avaliar e agir perante a situação. 

Alternativas
Q2563244 Segurança e Transporte

Julgue o item subsequente. 


Em uma situação de risco, não é necessário avaliar o nível de agressividade do agressor. Para garantir a sua segurança e a dos moradores, o correto é partir imediatamente para a ação física, por prevenção. 

Alternativas
Q2480112 Segurança e Transporte
Qual é o critério que define a necessidade do porte de arma para a função de vigilante, que o vigia não possui: 
Alternativas
Q2458975 Segurança e Transporte
Relacione a Coluna 1 à Coluna 2, associando as principais peças do revólver às suas funcionalidades.

Coluna 1
1. Tambor.
2. Vareta do extrator.
3. Botão ou dedal serrilhado.

Coluna 2
( ) Acondicionar munições.
( ) Liberar a abertura do tambor.
( ) Ejetar, manual e mecanicamente, as munições.
( ) Apresentar as munições para percussão.


A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Alternativas
Q2458974 Segurança e Transporte
Em relação à conservação e à manutenção do armamento, analise as assertivas abaixo e assinale a alternativa correta.


I. O porte diário, ambientes com poeira, excesso de umidade ou maresia não são fatores que criam a necessidade de manutenção periódica das armas.


II. Antes da realização de qualquer tipo de manutenção em arma de fogo, é indispensável que se realize a inspeção de segurança.


III. A manutenção de uma arma de fogo passa, necessariamente, por três etapas distintas: limpeza, lubrificação e proteção contra ferrugem.


IV. São exemplos de óleos que podem ser utilizados em armas de fogo: óleos comerciais para armas de fogo, óleos para transmissões automáticas e óleo para máquina de costura. 
Alternativas
Q2458973 Segurança e Transporte
Segundo Eraldo Rabello (balística forense) (apud Tochetto, 2009), a classificação geral das armas de fogo pode ser fundamentada em alguns critérios específicos e diferenciadores, independente uns dos outros, quais sejam:

I. Quanto à alma do cano.
II. Quanto ao funcionamento.
III. Quanto à mobilidade e ao uso.


Quais estão corretos?
Alternativas
Q2458972 Segurança e Transporte
Quanto ao funcionamento, trata-se da arma em que o atirador, após a realização de cada disparo, decorrente da sua ação sobre o gatilho, necessita empregar sua força física sobre um componente do mecanismo para concretizar as operações prévias e necessárias ao disparo seguinte, tornando-a pronta para realizá-lo. A descrição se refere a uma arma:
Alternativas
Q2458970 Segurança e Transporte
Sobre as regras de segurança no manuseio de armas de fogo, analise as assertivas abaixo e assinale a alternativa correta.

I. Antes de utilizar uma arma, obtenha informações sobre como manuseá-la com um instrutor credenciado.

II. Caso a arma “negue fogo”, mantenha-a apontada para o alvo por aproximadamente 30 segundos, pois, em alguns casos, pode haver um retardamento de ignição do cartucho.

III. Guarde armas e munições separadamente e em locais fora do alcance de crianças.
Alternativas
Respostas
1: C
2: C
3: C
4: A
5: E
6: B
7: E
8: B
9: A
10: C
11: E
12: E
13: E
14: E
15: C
16: D
17: E
18: E
19: B
20: A