Questões de Serviço Social - Código de Ética de 1993 - Lei de Regulamentação da Profissão – Lei nº 8.662 de 1993 para Concurso
Foram encontradas 3.556 questões
Nesse sentido, analise as afirmativas a seguir quanto à inserção do assistente social no mundo do trabalho.
I. A profissão passa a constituir-se como parte do trabalho social produzido pelo conjunto da sociedade, participando da criação e prestação de serviços que atendem às necessidades sociais.
II. Os assistentes sociais também participam, como trabalhadores assalariados, do processo de produção e/ou redistribuição da riqueza social.
III. O trabalho do assistente social não impacta na distribuição do valor e da mais-valia na atual sociabilidade capitalista, imprimindo uma direção do seu trabalho para o fortalecimento das classes sociais mais pauperizadas.
IV. Na esfera do Estado, no campo da prestação de serviços sociais, pode participar do processo de mais-valia, via fundo público.
V. O trabalho dos assistentes sociais pode contribuir no partilhamento do poder e sua democratização, no processo de construção de uma contra-hegemonia no bojo das relações de classe.
Está CORRETO o que se afirma em
“O Conselho Federal e os Conselhos Regionais terão ____________ para agir contra qualquer pessoa que ___________as disposições que digam respeito às prerrogativas, à dignidade e ao prestígio da profissão de ____________”.
Assinale a alternativa cujos termos preenchem, CORRETA e RESPECTIVAMENTE, as lacunas acima.
I - A ética profissional no Serviço Social é apriorística, ou seja, compreende que o indivíduo possui uma essência definida aprioristicamente, porque existe a possibilidade de os indivíduos terem uma essência humana exilada em Deus.
II - A ética se realiza como mediação da práxis, dirigida a uma intervenção humana que visa a transformar a realidade, seja a matéria ou as ideias. Mas ela não objetiva somente valores; as decisões e escolhas éticas necessitam do suporte de um conhecimento ético específico.
III - Quando a ética se realiza como saber histórico, radical e totalizante, pode se dirigir à crítica da moral cotidiana, ao desvelamento da alienação moral, aos fundamentos e ao significado ontológico dos valores, para a apreensão das possibilidades de objetivação concreta das exigências éticas humano-genéricas dirigidas à emancipação humana.
IV - A reflexão ética pode se colocar no horizonte da liberdade, objetivando o enriquecimento do sujeito ético-moral, por meio de uma reflexão crítica, incentivando atitudes conscientes, voltadas a escolhas que ultrapassam o nível do “eu” singular, adquirindo uma amplitude coletiva: social, humana.
Segundo Netto (2015, p. 236), “A programática que é a substância do projeto ético-político profissional do Serviço Social brasileiro resulta da articulação que vincula esses três níveis da constituição profissional: ________________________________________________. Nestes três pilares assenta o projeto ético-político profissional”.
O Código de Ética, em seu artigo 8º/b, refere que é ______________ da/o assistente social “denunciar falhas ________________, normas e programas da instituição em que ________________, quando os mesmos estiverem ferindo _____________ e _________________ do Código”.
Segundo o artigo 16 do Código de Ética do/a Assistente Social, ______________é _________________ da/o profissional, que deve “proteger o/a usuário/a em tudo aquilo de que o/a assistente social tome conhecimento, como decorrência do exercício da atividade profissional.”