Questões de Concurso
Sobre código de ética de 1993 - lei de regulamentação da profissão – lei nº 8.662 de 1993 em serviço social
Foram encontradas 3.593 questões
I. O exercício da profissão de assistente social requer prévio registro nos Conselhos Regionais que tenham jurisdição sobre a área de atuação do interessado nos termos desta lei.
II. A designação profissional de assistente social é privativa dos habilitados na forma da legislação vigente.
III. A duração do trabalho do assistente social é de 30 (trinta) horas semanais.
IV. São alteradas as denominações do atual Conselho Federal de Assistentes Sociais (CFAS) e dos Conselhos Regionais de Assistentes Sociais (CRAS), para, respectivamente, Conselho Federal de Serviço Social (CFESS) e Conselhos Regionais de Serviço Social (CRESS).
Quais estão corretas?
São princípios fundamentais do referido Código de Ética do/a Assistente Social
I. Reconhecimento da liberdade como valor ético central e das demandas políticas a ela inerentes – autonomia, emancipação e plena expansão dos indivíduos sociais.
II. Compromisso com a qualidade dos serviços prestados à população e com o aprimoramento intelectual, na perspectiva da competência profissional.
III. Zelo pela observância dos princípios e diretrizes deste Código, fiscalizando as ações dos Conselhos Regionais e a prática exercida pelos profissionais, instituições e organizações na área do Serviço Social.
IV. Aprimoramento profissional de forma contínua.
Quais estão corretos?
I. A defesa intransigente dos direitos humanos e recusa do arbítrio e do autoritarismo.
II. A defesa do aprofundamento da democracia, enquanto socialização da participação política e da riqueza socialmente produzida.
III. O compromisso com a qualidade dos serviços prestados à população e com o aprimoramento intelectual, na perspectiva da competência profissional.
É CORRETO o que se afirma em:
Considere que uma assistente social de determinada organização, por considerar insuficiente seu salário, decida realizar apenas as atividades que a instituição autorizar e não se envolver com as demandas e os pleitos da população usuária dos serviços prestados. Nesse caso, ela não estará cumprindo os seus deveres enquanto assistente social.
Considere que um assistente social, ao chegar à sua sala em uma universidade, tenha percebido que todos os seus documentos profissionais foram desorganizados e os estudos dos usuários expostos em uma mesa externa ao seu espaço privativo. Nessa situação, o direito profissional desse assistente social foi violado.
Considere que Luke tenha terminado a graduação em serviço social no ano de 1999, se mudado para o exterior no ano 2000 e retornado ao Brasil em 2024, sem experiência profissional. Considere, ainda, que ele tenha contado aos amigos que não conhecia a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência, mas que, por indicação de um familiar, tenha assumido em uma empresa a responsabilidade pela avaliação biopsicossocial da deficiência de 10 novos empregados. Nessa situação hipotética, a conduta de Luke está de acordo com o previsto no Código de Ética Profissional do Assistente Social, que expressamente a autoriza.