Questões de Concurso Sobre princípios fundamentais, sigilo profissional, direitos, deveres, vedações e responsabilidades gerais do assistente social em serviço social

Foram encontradas 1.668 questões

Q3105883 Serviço Social
Marque a alternativa INCORRETA. Segundo o Código de Ética do Assistente Social - Resolução CFESS n° 273, de 13 de março de 1993, Título II, dos Direitos e Responsabilidades gerais do assistente social, são DIREITOS do assistente social:
Alternativas
Q3105882 Serviço Social
Segundo o Código de Ética do Assistente Social - Resolução CFESS n° 273, de 13 de março de 1993, são princípios fundamentais o descrito nas alternativas abaixo, assinale a alternativa INCORRETA.
Alternativas
Q3101800 Serviço Social
Tendo o 5.º e o 6.º princípios elencados no código de ética profissional dos assistentes sociais como referência, considere o trecho a seguir.

Os assistentes sociais, por meio do código de ética profissional demarcam os seus posicionamentos em favor __________________________, que assegura _____________________de acesso aos bens e serviços relativos aos programas e políticas sociais, bem como a sua gestão _____________________. Manifestam, ainda, o empenho na eliminação de _________________________incentivando __________________________________, à participação de __________________________________e à discussão das diferenças.


Assinale a alternativa que apresenta os termos que preenchem corretamente as lacunas, considerando-as na ordem do texto.
Alternativas
Ano: 2024 Banca: FUNDATEC Órgão: IF-AP Prova: FUNDATEC - 2024 - IF-AP - Assistente Social |
Q3094886 Serviço Social
Acerca do perfil profissional de assistentes sociais, atualmente, no que tange à identidade de gênero dos profissionais, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Ano: 2024 Banca: FUNDATEC Órgão: IF-AP Prova: FUNDATEC - 2024 - IF-AP - Assistente Social |
Q3094885 Serviço Social
Sobre o Serviço Social na contemporaneidade e as novas exigências do mercado de trabalho, é importante pensar acerca do perfil de assistentes sociais no Brasil. No que tange à questão do vínculo religioso, assinale a alternativa INCORRETA.
Alternativas
Q3092754 Serviço Social
Em conformidade com a resolução CFESS nº 493, de 21 de agosto de 2006, que dispõe sobre  as condições éticas e técnicas do exercício profissional do assistente social, o local de atendimento destinado ao assistente social deve ser dotado de espaço suficiente, para abordagens individuais ou coletivas, conforme as características dos serviços prestados. Assinale a alternativa que apresenta as características físicas que o espaço sócio ocupacional do Assistente social deve apresentar, segundo a resolução:
Alternativas
Q3092751 Serviço Social
O Código de Ética Profissional do Assistente Social, além de apresentar, no título dos direitos e das responsabilidades gerais, os direitos e deveres do/a Assistente Social, também estabelece as vedações que orientam a conduta ética profissional. Em relação a essas vedações, assinale a alternativa que não corresponde a uma ação que o/a assistente social está desautorizado a realizar:
Alternativas
Q3092749 Serviço Social
Aprovado pelo Conselho Federal de Serviço Social (CFESS), na qualidade de órgão normativo de grau superior junto aos Conselhos Regionais de Serviço Social (CRESS), o Código de Ética do/a Assistente Social instituído pela Resolução nº 273 de 1993, estabelece os direitos e deveres dos profissionais da área. De acordo com esse documento, constitui-se um dever do assistente social:
Alternativas
Q3085135 Serviço Social
Conforme o Código de Ética Profissional do Serviço Social, constitui um dever dos(as) assistentes sociais nas suas relações com os(as) usuários(as):
Alternativas
Q3078244 Serviço Social
São princípios do Código de Ética Profissional dos Assistentes Sociais:
Alternativas
Q3075042 Serviço Social
As Diretrizes Curriculares do Curso de Serviço Social buscam: 
Alternativas
Q3074629 Serviço Social
No contexto do exercício profissional do Assistente Social, como a reflexão sobre a instrumentalidade pode impactar a abordagem das condições objetivas e subjetivas no trabalho diário? 
Alternativas
Q3074588 Serviço Social
De acordo com o Capítulo V do Código de Ética do Assistente Social, que dispõe sobre o Sigilo Profissional, assinale a alternativa INCORRETA. 
Alternativas
Q3065220 Serviço Social
De acordo com o Código de Ética da/o Assistente Social, são direitos assegurados aos profissionais da área, EXCETO:
Alternativas
Q3062175 Serviço Social
O debate em torno da questão de gênero, raça e diversidade no âmbito do Serviço Social perpassa pela compreensão das expressões da questão social na atualidade, partindo do entendimento do Serviço Social como uma profissão que atua diretamente nessas expressões, por meio da inserção profissional nas políticas sociais que têm como principal usuário as mulheres, mulheres negras e das classes subalternizadas. Considerando a formação profissional do assistente social e as relações de gênero, assinale a afirmativa que melhor reflete uma INCOERÊNCIA ou ERRO na descrição das práticas e teorias contemporâneas do Serviço Social em relação à questão.
Alternativas
Q3062171 Serviço Social
A prática profissional do assistente social está relacionada às condições objetivas de trabalho e às relações sociais inscritas naquele determinado espaço sócio-ocupacional, articulando um conjunto de mediações que interferem no processamento das ações. A análise da política de educação e o rebatimento dessa nas instituições educacionais representam um importante espaço sócio-ocupacional de trabalho para o assistente social. Considerando esse contexto, NÃO representa uma peculiaridade para a prática profissional do assistente social na política de educação:
Alternativas
Q3053717 Serviço Social
Leia, com atenção, o texto e, a seguir, responda a questão, que a ele se referem.

A história recente da sociedade brasileira, polarizada pela luta dos setores democráticos contra a ditadura e, em seguida, pela consolidação das liberdades políticas, propiciou uma rica experiência para todos os sujeitos sociais. Valores e práticas até então secundarizados (a defesa dos direitos civis, o reconhecimento positivo das peculiaridades individuais e sociais, o respeito à diversidade, etc.) adquiriram novos estatutos, adensando o elenco de reivindicações da cidadania. Nesse contexto, o Serviço Social experimentou, no Brasil, um profundo processo de renovação. Na intercorrência de mudanças ocorridas na sociedade brasileira com o próprio acúmulo profissional, o Serviço Social se desenvolveu teórica e praticamente, laicizou-se, diferenciou-se e, na entrada dos anos noventa, apresenta-se como profissão reconhecida academicamente e legitimada socialmente.
O Código de Ética Profissional de 1986 e 1993 foi uma expressão das conquistas e ganhos vivenciados pela categoria profissional nesse contexto de maioridade do Serviço Social.

Iamamoto, Marilda Villela. Serviço Social em Tempo de Capital Fetiche: Capital Financeiro, Trabalho e Questão Social. 2ª ed., São Paulo: Cortez, 2007.
No contexto do Código de Ética Profissional dos Assistentes Sociais, atualmente vigente a versão de 1993, existem várias práticas e comportamentos que são proibidos ou vedados aos profissionais, visando garantir uma atuação ética, responsável e comprometida com os princípios da profissão.
Considerando o referido código, especificamente o Título II DOS DIREITOS E DAS RESPONSABILIDADES GERAIS DO/A ASSISTENTE SOCIAL, marque (V) para as alternativas verdadeiras e (F) para as alternativas falsas, no que se refere ao que é vedado ao/à assistente social.
( ) Praticar e ser conivente com condutas antiéticas, crimes ou contravenções penais na prestação de serviços profissionais, mesmo que estes sejam praticados por outros/as profissionais.
( ) Acatar determinação institucional que fira princípios e diretrizes deste Código; ou mesmo compactuar com o exercício ilegal da profissão, inclusive nos casos de estagiários/as que exerçam atribuições específicas, em substituição aos/às profissionais.
( ) Incentivar a participação dos usuários em decisões políticas, campanhas e movimentos sociais, utilizando seu conhecimento técnico-científico para influenciar decisões que possam afetar o contexto individual e coletivo.
( ) Assumir responsabilidade por atividade para as quais não esteja capacitado/a pessoal e tecnicamente; assinar ou publicar em seu nome ou de outrem trabalhos de terceiros, mesmo que executados sob sua orientação.
( ) Pleitear para si ou para outrem emprego, cargo ou função que estejam sendo exercidos por colega; bem como substituir profissional que tenha sido exonerado/a por defender os princípios da ética profissional, enquanto perdurar o motivo da exoneração e/ou demissão.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA, levando em conta as afirmativas de cima para baixo:  
Alternativas
Q3049542 Serviço Social
As exigências do cotidiano profissional de assistentes sociais, na área da saúde, muitas vezes, impõem uma atuação emergencial e acrítica, descolada dos processos de luta pela ampliação dos direitos sociais que dificultam a efetivação dos princípios fundamentais do Código de Ética Profissional. O assistente social que atua nos serviços de saúde, para superar essa atuação acrítica, alinhando-se ao projeto ético político profissional deve 
Alternativas
Q3049541 Serviço Social
O conteúdo normativo do Código de Ética Profissional dos Assistentes Sociais é um guia para o exercício profissional que estabelece princípios, valores, direitos e deveres das/os assistentes sociais. Os princípios fundamentais contidos no código representam normas cuja concretização requer o compromisso com seus princípios fundamentais, embasando as escolhas e dilemas éticos que se apresentam no cotidiano profissional.

Nesse sentido, a decisão de seguir ou não os princípios fundamentais do código é
Alternativas
Q3047341 Serviço Social
O atual código de ética profissional dos assistentes sociais estabelece o sigilo profissional como um direito do assistente social que protegerá o usuário em tudo aquilo de que tome conhecimento como decorrência do exercício profissional.

A quebra do sigilo é admissível apenas
Alternativas
Respostas
1: B
2: A
3: A
4: D
5: C
6: B
7: D
8: C
9: B
10: A
11: C
12: B
13: B
14: C
15: A
16: B
17: B
18: B
19: B
20: E