Questões de Concurso Sobre serviço social e atendimento a vítimas de violência  em serviço social

Foram encontradas 130 questões

Q3078772 Serviço Social
No Brasil, as pessoas eletivas ao aborto legal via telemedicina são:
Alternativas
Q3078771 Serviço Social
Marque a alternativa que descreve corretamente a segunda das quatro fases concernentes ao Procedimento de Justificação e Autorização da Interrupção da Gravidez nos casos previstos em Lei no Brasil:
Alternativas
Q3040249 Serviço Social
Os casos de suspeita ou confirmação de violência praticada contra pessoa idosa será objeto de notificação compulsória pelos serviços de saúde públicos e privados à autoridade sanitária, bem como serão obrigatoriamente comunicados por eles:
Alternativas
Q3039798 Serviço Social
A Sra. M.F.T. procurou o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) de sua cidade objetivando obter orientações acerca da violência doméstica que estava sofrendo e de como denunciar o seu companheiro. No decorrer do acolhimento, a Equipe Técnica observou que a Sra. M.F.T. estava sendo vítima de conduta que configura calúnia, difamação ou injúria. Posto isto e fundamentado na Lei Nº 11.340/2006, é correto afirmar que a Sra. M.F.T. está sendo vítima de:
Alternativas
Q3032244 Serviço Social
Em relação à violência, sabe-se que podem ser caracterizadas tipologias e conceitos. Aquela violência que se entende enquanto implícita no próprio metabolismo do capitalismo contemporâneo, que diz respeito às mais diferentes formas de manutenção das desigualdades sociais, trata-se da violência:
Alternativas
Q3026935 Serviço Social
Em todo território brasileiro, os hospitais devem oferecer às vítimas de violência sexual atendimento emergencial, integral e multidisciplinar, visando ao controle e ao tratamento dos agravos físicos e psíquicos decorrentes de violência sexual, e encaminhamento, se for o caso, à serviços de assistência social. Neste prisma, as primeiras 72 horas são fundamentais para o atendimento. Quanto mais precoce a vítima chegar no serviço de saúde, mais rapidamente ela será acolhida e cuidada. Avalie as afirmações a seguir sobre elementos de devem ser considerados quando da necessidade de tais atendimentos e, em seguida, marque a alternativa verdadeira.

I. As mulheres que já passaram pela menarca, não correm risco de gravidez.
II. A contracepção de emergência deve ser ofertada, bem como os antiretrovirais, pelo risco de contaminação pelo HIV.
III. É necessário verificar a vacinação contra hepatite B (providenciar a vacina ou imunoglobulina, se for o caso), além de considerar a prevalência de infecções bacterianas como gonorreia e clamídia.
Alternativas
Q2562168 Serviço Social
No caso do reconhecimento de sinais de abuso e negligência, analise os itens a seguir:
I.O abuso infantil ou a negligência sofrida por pais jovens e solteiros, além do estresse pessoal ou familiar são fatores que colaboram para o aumento do abuso e negligência. II.As crianças que sofrem negligência ou abuso podem parecer cansadas ou com fome, ter má higiene ou apresentar lesões físicas ou problemas de saúde mental ou emocional, ou podem não ter sinais óbvios. III.Deve haver suspeita de abuso quando um padrão de lesões novas e antigas sugere que a lesão foi acidental, quando as lesões são compatíveis com a explicação do cuidador.
Fonte: Considerações gerais sobre o abuso e negligência infantil. Disponível em < https://www.msdmanuals.com/pt-br/casa/problemas-de-sa%C3%BAde-i nfantil/abuso-e-neglig%C3%AAncia-infantil/considera%C3%A7%C3%B 5es-gerais-sobre-o-abuso-e-neglig%C3%AAncia-infantil>.

É correto o que se afirma em: 
Alternativas
Q2485390 Serviço Social
Preenchem corretamente as lacunas das definições abaixo a seguinte sequência:
______________: “toda conduta abusiva, a exemplo de gestos, palavras e atitudes que se repitam de forma sistemática, atingindo a dignidade ou integridade psíquica ou física de um trabalhador; _______________: a conduta de natureza sexual, manifestada fisicamente, por palavras, gestos ou outros meios, propostas ou impostas a pessoas contra sua vontade, causando-lhe constrangimento e violando a sua liberdade sexual; ________________: toda distinção, exclusão, restrição ou preferência baseada em sexo, gênero, idade, orientação sexual, deficiência, crença religiosa, convicção filosófica ou política, raça, cor, descendência ou origem nacional ou étnica, que tenha por objeto anular ou restringir o reconhecimento, gozo ou exercício, em igualdade de condições, de direitos humanos e liberdades fundamentais nos campos político, econômico, social, cultural ou em qualquer outro campo da vida pública ou privada” (CGU, 2023, p. 24, Adaptado)
Alternativas
Q2474512 Serviço Social
Diversas ocorrências de violências sexuais praticadas contra crianças e adolescentes são recorrentes em todo o Brasil. A título de exemplo, destacam-se algumas publicações midiáticas do site G1, no ano de 2023. Uma criança de 11 anos, após ser levada para uma UPA de um Distrito de Rio Branco, com dores na barriga, deu à luz a outra criança. A gravidez resultou de atos de violências praticados por seu padrasto. Infelizmente, esse não é um caso singular dentre os inúmeros conhecidos e notificados cotidianamente. Outro caso envolve uma escola que teve ciência, pela vítima, de práticas de violências recorrentes cometidas pelo pai da estudante. Independentemente do território, e de qualquer variável, tais práticas são, atualmente, tipificadas como violências e crimes no Brasil.
Disponível em: https://g1.globo.com/ac/acre/noticia/2023/03/21/familia-acusa-escola-de-omissao-apos-menina-denunciar-que-era-abusada-pelopai-no-acre-instituicao-nega.ghtml. Acesso em: 30 mar. 2024.

Considerando tais previsões legais, a escola, seus educadores e demais profissionais da educação, frente a essas situações devem:
Alternativas
Q2463411 Serviço Social
Chega até uma equipe de saúde uma demanda referente à violência física contra uma criança, e a equipe exige que a assistente social faça a notificação, alegando ser sua atribuição privativa. Diante dessa situação, de acordo com os Parâmetros para a Atuação de Assistentes Sociais na Saúde, pode-se afirmar corretamente que:
Alternativas
Q2456042 Serviço Social
Avalie as assertivas a seguir sobre a assistência à mulher em situação de violência doméstica e familiar:

I. O juiz assegurará à mulher em situação de violência doméstica e familiar, para preservar sua integridade física e psicológica: acesso prioritário à remoção quando servidora pública, integrante da administração direta ou indireta.
II. O juiz assegurará à mulher em situação de violência doméstica e familiar, para preservar sua integridade física e psicológica: manutenção do vínculo trabalhista, quando necessário o afastamento do local de trabalho, por até seis meses.
III. O juiz assegurará à mulher em situação de violência doméstica e familiar, para preservar sua integridade física e psicológica: encaminhamento à assistência judiciária, quando for o caso, inclusive para eventual ajuizamento da ação de separação judicial, de divórcio, de anulação de casamento ou de dissolução de união estável perante o juízo competente.
IV. Aquele que, por ação ou omissão, causar lesão, violência física, sexual ou psicológica e dano moral ou patrimonial a mulher fica obrigado a ressarcir todos os danos causados, inclusive ressarcir ao Sistema Único de Saúde (SUS), de acordo com a tabela SUS, os custos relativos aos serviços de saúde prestados para o total tratamento das vítimas em situação de violência doméstica e familiar, recolhidos os recursos assim arrecadados ao Fundo de Saúde do ente federado responsável pelas unidades de saúde que prestarem os serviços.
V. A mulher em situação de violência doméstica e familiar tem prioridade para matricular seus dependentes em instituição de educação básica mais próxima de seu domicílio, ou transferi-los para essa instituição, mediante a apresentação dos documentos comprobatórios do registro da ocorrência policial ou do processo de violência doméstica e familiar em curso.

Está(ão) correta(s)
Alternativas
Q2440554 Serviço Social
Assinale a alternativa que melhor define o conceito de enfrentamento adotado pela Política Nacional de Enfrentamento à Violência contra as Mulheres.
Alternativas
Q2406022 Serviço Social
De acordo com a Lei Nº 11.340/2006, a violência sexual é compreendida como:
Alternativas
Q2394507 Serviço Social
A legislação vigente compreende violência doméstica e familiar praticada contra a mulher, qualquer ação ou omissão baseada no gênero que lhe cause morte, lesão, sofrimento físico, sexual ou psicológico e dano moral ou patrimonial.

Diante do exposto, é correto afirmar:
Alternativas
Q2388142 Serviço Social
Uma mulher transgênero foi agredida em seu domicílio. Ela sofreu humilhações, violências físicas, psicológicas e foi expulsa do seio familiar. O assistente social, ao atendê-la, problematizou a sua situação, contextualizando a cultura patriarcal e transfóbica presente na sociedade. Com base na defesa intransigente dos direitos humanos, fez um encaminhamento para que ela fosse atendida na rede de atenção à mulher vítima de violência.
Nesse caso, em seu exercício profissional, o assistente social articulou as seguintes dimensões:
Alternativas
Q2370819 Serviço Social
No Brasil, apesar de haver uma legislação protetora dos direitos infantojuvenis, a sociedade se depara diariamente com crianças e adolescentes cujos direitos são ameaçados ou violados. É importante saber identificar essas situações e a quem recorrer para que a ameaça ou violação deixe de existir. 
(Fonte: https://www.tjdft.jus.br/informacoes/infancia-e-juventude/publicacoes- textos-e-artigos/publicacoes/colecao/situacaoRisco.pdf) 

A esse respeito, relacione os tipos de violência listados a seguir às respectivas definições. 

1. Violência Física
2. Negligência
3. Violência psicológica
4. Violência sexual 

(   ) Corresponde aos atos de omissão que representam uma falha do adulto em desempenhar seus deveres em relação a crianças e adolescentes.
(   ) É o ato de natureza erótica destinado a buscar o prazer sensual com a finalidade de estimular sexualmente a criança ou o adolescente para obter estímulo sexual.
(   ) Corresponde ao uso deliberado da força física ou do poder da autoridade no relacionamento com criança ou adolescente para exercer uma relação de superioridade.
(   ) É a interferência negativa do adulto sobre a criança ou adolescente mediante um padrão de comportamento destrutivo.

Assinale a opção que indica a relação correta, na ordem apresentada. 
Alternativas
Q2368610 Serviço Social
As medidas protetivas da Lei Maria da Penha possuem natureza cautelar satisfativa e visam proteger a mulher que esteja em situação de risco, submetida a atos de violência física, psicológica, sexual, patrimonial ou moral, por parte do agressor. De acordo com a Lei nº 11.340/2006, analise as afirmativas a seguir.

I. As medidas protetivas de urgência serão concedidas em juízo de cognição sumária a partir do depoimento da ofendida perante a autoridade policial ou da apresentação de suas alegações escritas e poderão ser indeferidas no caso de avaliação pela autoridade de inexistência de risco à integridade física, psicológica, sexual, patrimonial ou moral da ofendida ou de seus dependentes.

II. Recebido o expediente com o pedido da ofendida, caberá ao juiz, no prazo de 72 horas: conhecer do expediente e do pedido e decidir sobre as medidas protetivas de urgência; comunicar ao Ministério Público para que adote as providências cabíveis; determinar a apreensão imediata da arma de fogo sob a posse do agressor; e, determinar o encaminhamento da ofendida ao Centro de Referência de Atendimento à Mulher (CRAM) para a avaliação de ação de separação judicial ou de dissolução de união estável.

Assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q2361880 Serviço Social
No exercício cotidiano, o Serviço Social desempenha um papel mediador, utilizando ações emancipatórias para promover uma consciência coletiva entre os indivíduos. A atuação dos Assistentes Sociais deve ser guiada por três dimensões do trabalho profissional: teórico-metodológica, ético-política e técnico-operativa. A violência contra as mulheres é reconhecida como uma das mais graves violações dos direitos humanos nos dias atuais. A Política Nacional de Enfrentamento à Violência Contra Mulher tem como objetivo a implementação de políticas públicas amplas e articuladas, que tenham um caráter resolutivo. A prática profissional do Serviço Social no enfrentamento dessas situações requer uma abordagem interdisciplinar e uma colaboração com a rede de proteção. Portanto, é essencial que esses profissionais estejam em constante atualização de conhecimentos para acompanhar as mudanças tanto nas instituições quanto nas redes de apoio e na legislação vigente.


Qual dentre as opções abaixo indica o papel global do assistente social no enfrentamento à violência contra a mulher: 
Alternativas
Q2356508 Serviço Social
Violência de gênero - As mulheres e as meninas são a maioria das vítimas do tráfico de pessoas para fins de exploração sexual no Brasil. Nos últimos dez anos, 96% das vítimas desse crime em ações penais com decisão em segunda instância na Justiça Federal eram mulheres. As informações são de relatório sobre o funcionamento do sistema de justiça brasileiro na repressão do tráfico internacional de pessoas, feito pela Organização Internacional para as Migrações (OIM) e pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) em 2021. O relatório reúne 144 ações penais com decisão em segunda instância da Justiça Federal.
Fonte: Agência Senado

De acordo com o Relatório, o país que mais recebeu vítimas traficadas do Brasil (56,94%), foi:
Alternativas
Q2355542 Serviço Social
Acerca da assistência à mulher em situação de violência doméstica e familiar, assinale a alternativa incorreta.
Alternativas
Respostas
1: D
2: C
3: A
4: D
5: C
6: B
7: D
8: A
9: E
10: E
11: D
12: C
13: D
14: D
15: D
16: C
17: C
18: D
19: A
20: A