Questões de Engenharia de Software - Diagrama de Estados para Concurso
Foram encontradas 102 questões
O diagrama de máquinas de estado de comportamento representa que a transição:
A Unified Modeling Language (UML) é uma linguagem de modelagem visual utilizada para especificar, visualizar, construir e documentar artefatos de sistemas de software, como estruturas, comportamentos e processos. Ela oferece um conjunto de notações gráficas padronizadas que permitem aos desenvolvedores e aos analistas de sistemas comunicar ideias complexas de forma clara e eficaz.
Disponível em: https://www.uml.org/. Acesso em: 20 fev. 2024.
Na UML, o diagrama é mais apropriado para representar a interação entre objetos em um sistema durante um determinado período de tempo é o diagrama de:
1. Diagrama de Estados
2. Diagrama de Atividades
3. Diagrama de Comunicação
4. Diagrama de Sequência
( ) Mostra o comportamento dinâmico de um sistema ou de parte de um sistema por meio do fluxo de controle entre ações que o sistema executa. Um dos componentes principais é um nó ação, que corresponde a uma tarefa executada por um sistema de software. Existem setas que vão de um nó ação para outro e indicam o fluxo de controle.
( ) Provê uma visão dinâmica dos objetos de uma classe, sendo importantes para modelar o comportamento de objetos de uma classe em resposta à ocorrência de eventos.
( ) É um diagrama de interação com ênfase na organização estrutural dos objetos e nas relações entre os objetos e classes que enviam ou recebem mensagens.
( ) É utilizado, principalmente, para modelar as interações entre os atores e os objetos e entre os próprios objetos. Indica as comunicações dinâmicas durante a execução de uma tarefa e mostra a ordem temporal na qual as mensagens são enviadas para executar a tarefa.
A ordem CORRETA de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
(fonte das figuras: R.S. PRESSMAN, B.R. MAXIM, B.R., Engenharia de Software: Uma Abordagem Profissional, 8ª edição, Ed. McGraw-Hill)
( ) Diagrama de Estados: usado para representar o comportamento de um objeto em diferentes estados e as transições entre esses estados.
( ) Diagrama de Sequência: empregado para mostrar a sequência de interações entre objetos ou atores ao longo do tempo, geralmente em resposta a um evento específico.
( ) Diagrama de Classes: amplamente utilizado para representar a estrutura estática de um sistema orientado a objetos; mostra as classes do sistema, seus atributos, métodos e relacionamentos entre elas.
( ) Diagrama de Casos de Uso: usado para representar a interação entre atores e casos de uso, mostrando como os usuários interagem com o sistema e quais funcionalidades o sistema oferece para os atores.
A sequência está correta em
Analise a imagem a seguir:
A imagem apresenta um exemplo de um diagrama de:
Analise a imagem a seguir e use-a como base para responder as três próximas questões:
A notação diagramática acima está associada ao modelo:
Assinale a alternativa que identifica corretamente este diagrama:
Baseando se na UML, esse é um diagrama de:
Com relação à linguagem de modelagem unificada (UML) e aos diagramas utilizados na análise orientada a objetos, julgue o item.
Pode-se criar um diagrama de estado quando se tem
uma classe com atributos que reflitam o estado de seus
objetos em um determinado tempo e que mereçam ser
modelados, visando a simplificar sua complexidade.
Quanto aos diagramas utilizados na análise orientada a objetos, julgue o item.
Uma das propriedades fundamentais do diagrama de estados é a de que um objeto não pode passar por diversos estados dentro de um mesmo processo.
A UML (Unified Modeling Language) é uma linguagem de modelagem visual carregada de semântica e com sintaxe vasta. É amplamente utilizada para definir comportamentos, facilitando a arquitetura, design e implementação de sistemas de software. A respeitos dos diversos diagramas presentes nesta linguagem, analise as afirmativas abaixo.
I. O diagrama de sequência ilustra como objetos interagem entre si, identificando inclusive a ordem de ocorrência destas interações.
II. O diagrama de classes é o mais conhecido e utilizado da UML. É bastante utilizado, por exemplo, no desenvolvimento de sistemas orientados a objeto.
III. O diagrama de estados representa um retrato, em tempo de execução, dos objetos existentes no software e dos seus relacionamentos.
É correto o que se afirma