Questões de Concurso Sobre prototipação em engenharia de software

Foram encontradas 127 questões

Q2847797 Engenharia de Software
No desenvolvimento centrado no usuário, tanto o conceito de MVP (Minimum Viable Product) quanto o de protótipo são essenciais. Acerca desse assunto, analise as afirmativas a seguir.


I. O protótipo permite testar ideias de produto no mercado real, reduzindo riscos financeiros ao evitar investimentos pesados antes de comprovar o interesse dos usuários.

II. O MVP deve apresentar o maior número possível de funcionalidades, de modo a avaliar corretamente o seu valor para o usuário.

III. Na engenharia de requisitos, os protótipos são empregados nas etapas de especificação, enquanto o MVP é empregado na validação.

Está correto o que se afirma em
Alternativas
Q2557701 Engenharia de Software
A prototipação melhora a comunicação entre desenvolvedores e stakeholders, pois permite que os usuários visualizem e interajam com um modelo funcional do sistema. Isso leva a uma melhor compreensão dos requisitos e reduz o risco de mal-entendidos. Na construção dos protótipos o profissional de TI, enfrenta diversas dificuldades. Marque a alternativa que representa corretamente uma dificuldade para implantar a prototipação. 
Alternativas
Q2542050 Engenharia de Software
Osmar deseja criar um protótipo em que apenas a interface de usuário é desenvolvida, sendo por isso mais barata e que possa ser construída em poucos dias. Os usuários irão interagir com essa interface, mas suas solicitações são passadas para uma pessoa que os interpretará e produzirá a resposta adequada. Nesse caso, Osmar utilizaria a técnica de prototipação:
Alternativas
Q2492537 Engenharia de Software

Acerca de engenharia de software, julgue o seguinte item. 


A prototipagem é um modelo de ciclo de vida de software que apenas aceita como resultado protótipos operacionais que possam ser testados em ambiente de produção.  

Alternativas
Q2489565 Engenharia de Software
Analise a seguinte figura que descreve o paradigma de prototipação para obtenção dos requisitos de software, bem como as afirmações seguintes.
Imagem associada para resolução da questão

Fonte: https://edisciplinas.usp.br/

I. Na OBTENÇÃO DOS REQUISITOS, o desenvolvedor e cliente definem os objetivos gerais do software, identificam quais requisitos são conhecidos e as áreas que necessitam de definições adicionais.
II. Na ELABORAÇÃO DE PROJETO RÁPIDO realiza-se a representação dos aspectos do software que são visíveis ao usuário (abordagens de entrada e formatos de saída).
III. Na CONSTRUÇÃO do PROTÓTIPO é realizada a definição da estrutura do protótipo e definidas questões de análise de confiabilidade e acessibilidade.
IV. Na AVALIAÇÃO DO PROTÓTIPO apenas o cliente avalia o protótipo.

Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s):
Alternativas
Q2480607 Engenharia de Software

A engenharia de software tem empregado prototipação para gerar modelos representativos simulados para validação dos requisitos dos usuários.

Com relação à prototipação, analise os itens a seguir.


I. É o processo de criação de um protótipo, que dependendo das necessidades do projeto, podem empregar, entre outros: protótipos de papel, wireframes, mockups ou protótipos interativos.

II. No processo de engenharia de requisitos, as fases de elicitação e validação dos requisitos do sistema podem ser auxiliadas por um protótipo.

III. Um protótipo desenvolvido no processo de projeto do sistema pode auxiliar na exploração de soluções de software e no desenvolvimento de uma interface com o usuário para o sistema.


Está correto o que se afirma em 

Alternativas
Q2464538 Engenharia de Software

Com base em tecnologias e práticas frontend web, julgue o seguinte item.


O wireframe representa um protótipo navegável de como cada interface da aplicação deve ser utilizada e de como deve responder. 

Alternativas
Q2389075 Engenharia de Software
Um desenvolvedor escolheu desenhar em papel as telas de um sistema que estava sendo especificado para investigar, junto ao usuário final, o detalhamento dos elementos lógicos que seriam necessários em cada passo de um caso de uso desse sistema.
Esse protótipo pode ser classificado como
Alternativas
Q2355035 Engenharia de Software
Analise as informações a seguir:

I. É certo afirmar que os ciclos de vida de desenvolvimento de software podem atuar de maneira sequencial (fases seguem determinada ordem) e/ou incremental (divisão de escopo) e/ou iterativa (retroalimentação de fases) e/ou evolutiva (software é aprimorado). Porém, não existe um modelo ideal e em grande parte dos softwares desenvolvidos são utilizados mais de um modelo de ciclo de vida.
II. É certo afirmar entre os modelos de ciclo de vida que existem, o Modelo Prototipagem é o mais indicado para desenvolvimento de projeto de software para cliente sem pressa e paciente. 

Marque a alternativa CORRETA: 
Alternativas
Q2355022 Engenharia de Software
 Analise as informações a seguir:

I. MVP é uma versão enxuta de uma solução que pode ser um software, serviço, produto físico ou digital, contendo apenas suas funcionalidades básicas, para testar como pelo menos 2.000 potenciais clientes avaliam a adesão da solução pelo mercado.
II. Entre os tipos de MVP, estão: MVP Protótipo é aquele que, em lugar de oferecer uma versão automatizada da solução, apresenta-se um MVP, no qual pessoas reais fazem o papel que seria da tecnologia. MVP Mágico de OZ é bastante usado para versão simplificada de softwares com funcionalidades específicas, sendo um modelo funcional da solução, testado com um grupo seleto de potenciais clientes e com eles coletar opiniões que revelarão a viabilidade de lançamento da solução no mercado.

Marque a alternativa CORRETA: 
Alternativas
Q2274651 Engenharia de Software
Julgue o item a seguir, relativos a prototipação, storytelling, MVP (mínimo produto viável) e design thinking.

O paradigma da prototipação inclui o planejamento, a construção e a entrega do protótipo e, por ser uma metodologia do tipo projeto rápido, dispensa a identificação dos requisitos do software.
Alternativas
Q2268308 Engenharia de Software
Utilizar práticas simples a fim de facilitar o entendimento do que um usuário deseja como produto final pode ser crucial em um projeto de software e tentar experimentar ideias construindo protótipos, experimentando iterativamente várias versões, melhora o resultado alcançado. Sob essa perspectiva, analise as afirmativas acerca da prototipação de baixa-fidelidade:

I - Se assemelha muito ao produto final e é útil porque tende a ser simples, barata e de rápida produção.
II - Seu custo é baixo de desenvolvimento, abordando questões de leiaute de tela, sendo um instrumento útil de comunicação.
III - Não serve para coleta de requisitos e sua criação demanda tempo.
IV - Tem verificação limitada de erros e limitações de fluxo e navegação.

Marque a opção correta.
Alternativas
Q2251515 Engenharia de Software
No processo de software, a premissa que o desenvolvimento de sistema pode começar com informação incompleta e que requisitos completos são obtidos através de um processo cíclico e dialético de reações do usuário e que o importante nesta abordagem é que o ponto de vista orientado a projeto é enriquecido com o aumento de interesse da participação do usuário final,
Alternativas
Q2240206 Engenharia de Software

Acerca do ciclo de vida do software, julgue o item subsecutivo. 


A prototipagem de um sistema permite demonstrar ao cliente o que ele realmente deseja que seja implementado, além de assegurar que o cliente consiga simular todas as funcionalidades do sistema.


Alternativas
Q2239426 Engenharia de Software
O protótipo pode ser considerado 
Alternativas
Q2233001 Engenharia de Software
Acerca de engenharia de requisitos, prototipação e engenharia de usabilidade, julgue o item subsequente. 
Um protótipo pode demonstrar conceitos, validar opções de projeto e, ainda, ajudar na elicitação e validação de requisitos de um sistema.
Alternativas
Q2214547 Engenharia de Software
Analise as seguintes afirmativas concernentes ao uso da prototipação de software.
I. Em um processo de engenharia de requisitos, pode ajudar na identificação de requisitos do sistema. II. Permite realizar testes completos com o sistema que será entregue ao cliente. III. Não é indicado para os projetos de interface com o usuário.
A partir dessa análise, é possível concluir que estão CORRETAS
Alternativas
Q2214136 Engenharia de Software
Analise estas afirmativas referentes à prototipação e assinale com V as verdadeiras e com F as falsas.
( ) Protótipos de sistema antecipam aos usuários como o sistema apoiará seu trabalho. ( ) O desenvolvimento de um protótipo pode revelar problemas com os requisitos propostos. ( ) Os protótipos permitem verificar a viabilidade de um sistema proposto enquanto ainda está sendo projetado.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência de letras CORRETA.
Alternativas
Q2107657 Engenharia de Software
Sobre a técnica de prototipação na Engenharia de Requisitos, quanto ao ciclo de vida, um protótipo pode ser classificado em:  
Alternativas
Q2107654 Engenharia de Software
Relacione a Coluna 1 à Coluna 2, associando os tipos de testes de software aos respectivos focos de verificação. 
Coluna 1 1. Teste de integração. 2. Teste de desempenho. 3. Teste de unidade.
Coluna 2 ( ) Componentes ou módulos do software. ( ) Tempo de execução do software dentro do contexto de um sistema integrado. ( ) Arquitetura do software.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Alternativas
Respostas
1: C
2: A
3: E
4: E
5: D
6: A
7: E
8: D
9: B
10: D
11: E
12: C
13: E
14: E
15: E
16: C
17: A
18: D
19: A
20: E