Questões de Governança de TI - MPS.BR para Concurso

Foram encontradas 426 questões

Q3063499 Governança de TI

Com base no MPSBR, julgue o próximo item. 


O processo integração do produto, que se inicia no nível F, tem o propósito de montar os componentes do produto de forma integrada com o projeto e seus requisitos. 



Alternativas
Q3063498 Governança de TI

Com base no MPSBR, julgue o próximo item. 


O processo gerência de projetos inicia-se no nível G e evolui nos níveis D, B e A. 

Alternativas
Q3063497 Governança de TI

Com base no MPSBR, julgue o próximo item. 


A seleção e contratação de fornecedores é parte do processo aquisição, que evolui nos níveis C e B. 

Alternativas
Q3063496 Governança de TI

Com base no MPSBR, julgue o próximo item. 


O objetivo do processo verificação e validação, que tem início no nível G, é confirmar se os produtos selecionados atendem aos requisitos especificados e se são capazes de estabelecer e manter a integridade de produtos de trabalho. 

Alternativas
Q3048964 Governança de TI
Uma empresa de software, buscando tornar-se mais competitiva, resolveu adotar um modelo referência de qualidade de software em sua rotina de trabalho. Para escolher o modelo mais adequado ao seu perfil, avaliou as características de dois modelos: o Capability Maturity Model Integration (CMMI) e o de Melhora de Processos de Software Brasileiro (MPS-BR).

Ao compararem esses dois modelos, levando em consideração seus conceitos básicos, objetivos, disciplinas, formas de representação e níveis de capacidade e maturidade, os responsáveis pela empresa constataram que
Alternativas
Q3032790 Governança de TI
O Departamento de Sistemas (DEPSIS) de uma organização executa parte de suas atividades com base no processo PCP (Projeto e Construção do Produto) do modelo MPS.BR (Melhoria de Processo do Software Brasileiro).
Com base no PCP do MPS.BR, o DEPSIS:
Alternativas
Q3032451 Governança de TI
A equipe de TI do TRF1 está buscando aprimorar seus processos a fim de aumentar o nível de maturidade à luz do MR-MPS-SW. A equipe está reavaliando especificamente o processo que visa a estabelecer e manter a integridade de produtos de trabalho e disponibilizá-los a todos os envolvidos.
De acordo com o MR-MPS-SW, a equipe de TI do TRF1 está reavaliando o processo de:
Alternativas
Q3029839 Governança de TI
Ana é a responsável pelo Departamento de Desenvolvimento de Sistemas (DDS) de uma organização. O DDS passará por uma avaliação MPS.BR. Ana definiu processos de software e incluiu atividades para que todos os produtos de software fossem validados e verificados. Definiu, ainda, que as atividades devem ser registradas formalmente para compor a documentação dos projetos.
Considerando o modelo MPS.BR (Melhoria de Processo do Software Brasileiro), as atividades de validação e verificação dos produtos de software devem ser: 
Alternativas
Ano: 2009 Banca: VUNESP Órgão: CESP Prova: VUNESP - 2009 - CESP - Auditor - Sistemas |
Q2951544 Arquitetura de Software

Considerando o MPS.BR (Melhoria de Processo do Software Brasileiro), o nível de maturidade G é composto por dois processos, a saber:

Alternativas
Ano: 2009 Banca: VUNESP Órgão: CESP Prova: VUNESP - 2009 - CESP - Auditor - Sistemas |
Q2951542 Arquitetura de Software

O MPS.BR (Melhoria de Processo do Software Brasileiro) é dividido em três componentes, que são os modelos de

Alternativas
Ano: 2011 Banca: ISAE Órgão: AL-AM Prova: ISAE - 2011 - AL-AM - Analista de Sistemas |
Q2896253 Arquitetura de Software

Acerca de modelos de maturidade MPS.BR, analise as afirmativas a seguir.


I. Cada nível de maturidade do MPS.BR possui suas áreas de processo, onde são analisados os processos fundamentais, organizacionais e os de apoio.

II. O MPS.BR, assim como o CMMI, também apresenta 5 níveis de maturidade.

III. É apenas um modelo de qualidade de processo voltada para a realidade do mercado de pequenas e médias empresas de desenvolvimento de software no Brasil.


Assinale:

Alternativas
Ano: 2015 Banca: VUNESP Órgão: CRO-SP Prova: VUNESP - 2015 - CRO-SP - Analista de Suporte |
Q2780745 Governança de TI

O MPS.BR – Melhoria de Processo do Sofware Brasileiro estabelece 7 níveis de maturidade. Os níveis C e G são, respectivamente, denominados

Alternativas
Q2760892 Governança de TI
O Modelo de Referência MPS para Software (MR-MPS-SW) define níveis de maturidade que são uma combinação entre processos e sua capacidade. Os processos estão divididos em 
Alternativas
Q2734795 Arquitetura de Software

No MPS.BR, um nível de maturidade representa um grau de melhoria de processo para um determinado conjunto de processos. O processo que tem o objetivo de assegurar que os produtos de trabalho e a execução dos processos estejam em conformidade com os planos, procedimentos e padrões estabelecidos compõe o nível de maturidade:

Alternativas
Q2724219 Arquitetura de Software

Dadas as afirmativas sobre os modelos de maturidade CMMI e MPS.BR,


I. Possuem o objetivo de avaliar continuamente a qualidade do software que está sendo desenvolvido.

II. Ambos defendem a necessidade de haver uma preocupação com a melhoria contínua do processo utilizado para o desenvolvimento de software.

III. Ambos estruturam o processo de maturidade em cinco níveis.

IV. O modelo MPS.BR foi constituído a partir da composição de práticas recomendadas por outros modelos de maturidade existentes, como, por exemplo, o CMMI.


verifica-se que está(ão) correta(s)

Alternativas
Q2666903 Arquitetura de Software

São todos Processos de Projeto do MPS-BR de Software 2021.

Alternativas
Q2635804 Governança de TI

Considere, por hipótese, que o Analista do Tribunal Regional do Trabalho está trabalhando na melhoria de processos orientado pelo guia MR-MPS-SW e sabe que a implementação do processo Gerência de Projetos - GPR inicia no nível de maturidade G e evolui em alguns dos níveis seguintes e que, na evolução atingida a partir do nível

Alternativas
Q2630786 Arquitetura de Software

O modelo de referência MPS para Software - MR-MPS-SW:2021 define que na


Capacidade do Processo Nível F (CP-F) - a execução do processo e produtos de trabalhos =são gerenciados.


Dentre outros, como resultado da implementação completa deste nível de capacidade, tem-se que:

Alternativas
Q2593458 Arquitetura de Software

O MPSBR, Melhoria do Processo de Software Brasileiro, é um programa da Softex, com apoio do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), que teve início em dezembro de 2003. Seu objetivo é melhorar a capacidade de desenvolvimento de software, os serviços e as práticas de gestão de RH na indústria de TIC. O MPSBR apresenta vários modelos a serem seguidos para o desenvolvimento de software. Um deles é o MPS BR SW 2023.


I. Foi projetado para ser compatível com a ISO/IEC/IEEE 12207:2017 e CMMI V 2.0, garantindo que o modelo esteja alinhado com as práticas de qualidade globalmente reconhecidas.

II. Detalha especificações para cada nível de capacidade de processo, desde o Nível G (gerenciado) até o Nível A (em otimização), proporcionando uma estrutura mais clara para as organizações que buscam melhorar seus processos.

III. Inclui requisitos adicionais para monitoramento e controle, ampliando o foco em gerência de riscos e tratamento de dependências críticas.

IV. Apresenta refinamento na rastreabilidade e na validação de requisitos, exigindo maior envolvimento das partes interessadas.


Sobre o modelo MPS BR SW 2023, é CORRETO se afirmar em:

Alternativas
Q2590118 Arquitetura de Software

Uma empresa de software deseja aprimorar seus processos de desenvolvimento e busca se adequar ao Modelo de Melhoria de Processos de Software Brasileiro (MPS BR SW) na versão 2023. A empresa já possui um sistema de gestão da qualidade, mas ainda não o utiliza de forma integrada aos seus processos de software. Qual das alternativas a seguir NÃO representa um requisito fundamental do MPS BR SW 2023 para a gestão de processos de software da empresa?

Alternativas
Respostas
1: C
2: C
3: C
4: E
5: D
6: E
7: C
8: C
9: A
10: E
11: A
12: A
13: E
14: B
15: C
16: C
17: A
18: E
19: D
20: B