Questões de Concurso
Sobre mps.br em governança de ti
Foram encontradas 427 questões
O Modelo de Referência MPS para Software de 2023 (MR-MPSSW:2023) define níveis de maturidade que são uma combinação entre processos e sua capacidade. Nesse sentido, correlacione os níveis de maturidade apresentados abaixo com as respectivas descrições ou explicações.
1. Nível A. 2. Nível F. 3. Nível G.
( ) Neste nível de capacidade, processos selecionados e previsíveis são continuamente objeto de melhorias e estão alinhados aos objetivos organizacionais.
( ) Neste nível de capacidade, a execução do processo é gerenciada.
( ) Neste nível de capacidade, a execução do processo e os produtos de trabalhos são gerenciados.
Assinale a opção que indica a relação correta, na ordem apresentada.
Com base no MPSBR, julgue o próximo item.
O processo integração do produto, que se inicia no nível F, tem o propósito de montar os componentes do produto de forma integrada com o projeto e seus requisitos.
Com base no MPSBR, julgue o próximo item.
O processo gerência de projetos inicia-se no nível G e evolui nos níveis D, B e A.
Com base no MPSBR, julgue o próximo item.
A seleção e contratação de fornecedores é parte do processo aquisição, que evolui nos níveis C e B.
Com base no MPSBR, julgue o próximo item.
O objetivo do processo verificação e validação, que tem início no nível G, é confirmar se os produtos selecionados atendem aos requisitos especificados e se são capazes de estabelecer e manter a integridade de produtos de trabalho.
Ao compararem esses dois modelos, levando em consideração seus conceitos básicos, objetivos, disciplinas, formas de representação e níveis de capacidade e maturidade, os responsáveis pela empresa constataram que
Com base no PCP do MPS.BR, o DEPSIS:
De acordo com o MR-MPS-SW, a equipe de TI do TRF1 está reavaliando o processo de:
Considerando o modelo MPS.BR (Melhoria de Processo do Software Brasileiro), as atividades de validação e verificação dos produtos de software devem ser:
O MPSBR, Melhoria do Processo de Software Brasileiro, é um programa da Softex, com apoio do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), que teve início em dezembro de 2003. Seu objetivo é melhorar a capacidade de desenvolvimento de software, os serviços e as práticas de gestão de RH na indústria de TIC. O MPSBR apresenta vários modelos a serem seguidos para o desenvolvimento de software. Um deles é o MPS BR SW 2023.
I. Foi projetado para ser compatível com a ISO/IEC/IEEE 12207:2017 e CMMI V 2.0, garantindo que o modelo esteja alinhado com as práticas de qualidade globalmente reconhecidas.
II. Detalha especificações para cada nível de capacidade de processo, desde o Nível G (gerenciado) até o Nível A (em otimização), proporcionando uma estrutura mais clara para as organizações que buscam melhorar seus processos.
III. Inclui requisitos adicionais para monitoramento e controle, ampliando o foco em gerência de riscos e tratamento de dependências críticas.
IV. Apresenta refinamento na rastreabilidade e na validação de requisitos, exigindo maior envolvimento das partes interessadas.
Sobre o modelo MPS BR SW 2023, é CORRETO se afirmar em:
Uma empresa de software deseja aprimorar seus processos de desenvolvimento e busca se adequar ao Modelo de Melhoria de Processos de Software Brasileiro (MPS BR SW) na versão 2023. A empresa já possui um sistema de gestão da qualidade, mas ainda não o utiliza de forma integrada aos seus processos de software. Qual das alternativas a seguir NÃO representa um requisito fundamental do MPS BR SW 2023 para a gestão de processos de software da empresa?
Julgue o próximo item, referente à qualidade de software.
Na metodologia MPSBR, o nível de maturidade denominado
parcialmente definido é aquele em que se avalia o
desempenho dos processos, além de sua gerência
quantitativa; em processos desse nível, devem ser utilizadas
técnicas estatísticas e outras técnicas quantitativas para se
determinar ou prever o alcance de objetivos.
Julgue o próximo item, referente à qualidade de software.
A metodologia MPSBR, que é voltada para a área de
desenvolvimento de sistemas, enfatiza o uso das principais
abordagens internacionais direcionadas para a definição, a
avaliação e a melhoria dos processos de software, o que a
torna compatível com as práticas do CMMI.
O MPS/BR visa estabelecer um conjunto de diretrizes adaptáveis para a melhoria de processos de software em organizações brasileiras.