Questões de Concurso Sobre programação orientada a objetos em programação

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Q3175731 Programação
No paradigma de programação orientada a objetos, é uma característica relacionada ao conceito de herança entre classes:
Alternativas
Ano: 2025 Banca: FGV Órgão: PC-MG Prova: FGV - 2025 - PC-MG - Perito Criminal - Área II |
Q3173008 Programação
A Programação Orientada a Objetos (POO) é um paradigma que organiza o código em torno de objetos e classes, utilizando conceitos como herança e polimorfismo para promover reutilização e flexibilidade.
Assinale a opção que descreve corretamente o conceito de polimorfismo em POO.
Alternativas
Q3170485 Programação
Uma equipe de TI de uma empresa está desenvolvendo um sistema de controle de funcionários. Eles criaram uma classe base chamada Funcionario, que possui atributos como nome, salario e cargo. Além disso, criaram as subclasses Gerente e Vendedor, que utilizam os atributos de Funcionario e possuem atributos adicionais específicos. O conceito de orientação a objetos que está sendo aplicado quando as classes Gerente e Vendedor são definidas como subciasses de Funcionario é
Alternativas
Q3164694 Programação
Durante uma formação continuada para professores de informática, o formador propôs uma dinâmica para que os docentes discutissem o conceito de aulas e objetos na programação orientada a objetos. Ele usou o exemplo de um jogo educacional onde os alunos criariam aulas como Aluno, Professor e Escola. Cada classe deveria conter atributos e métodos que descrevem o comportamento e as características desses elementos.

No contexto da programação orientada a objetos, o benefício pedagógico de ensinar conceitos, como aulas e objetos, por meio de exemplos relacionados ao cotidiano escolar, é
Alternativas
Q3161237 Programação
Para responder à questão, analise o código a seguir, escrito em uma linguagem de programação que utiliza o paradigma de orientação a objetos:
Captura_de tela 2025-01-23 092326.png (442×272)
Com base na análise do código e nos seus conhecimentos sobre programação orientada a objetos, selecione a alternativa correta.
Alternativas
Q3152339 Programação
A respeito das diferenças e semelhanças entre os termos “classe” e “objeto” na programação orientada a objetos, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q3141570 Programação

Sobre o conceito de Programação Orientada a Objetos (POO), analise as afirmativas a seguir.



I. O encapsulamento é o princípio que permite a exposição irrestrita dos atributos e métodos de um objeto para facilitar a interação entre diferentes objetos dentro de um sistema.


II. A herança é um mecanismo que possibilita a reutilização de código ao permitir que uma classe derive de outra, herdando seus atributos e métodos.


III. O polimorfismo permite que diferentes classes utilizem a mesma interface para operações semelhantes, mas que sejam implementadas de formas distintas, dependendo da classe específica.


IV. A abstração é um processo de ocultar detalhes complexos de implementação, destacando apenas as características essenciais relevantes para o contexto em que o objeto será utilizado.



Está correto o que se afirma apenas em

Alternativas
Q3136067 Programação
Na modelagem orientada a objetos, é essencial aplicar princípios de design que garantam a modularidade e o baixo acoplamento das classes, além de promover a reutilização de código. Considerando os princípios da orientação a objetos, qual das alternativas abaixo está correta em relação ao uso de herança e composição?
Alternativas
Q3117284 Programação
Um sistema está sendo desenvolvido para gerenciar os pedidos de uma loja online e a equipe de desenvolvimento está decidindo qual paradigma de programação utilizar para facilitar a organização e manutenção do código. Analise as alternativas a seguir e assinale a que caracteriza corretamente o paradigma de programação orientada a objetos (OO) em comparação com o paradigma imperativo:
Alternativas
Q3110947 Programação
Acerca de programação orientada a objetos, julgue o item a seguir. 

Na programação orientada a objetos, uma subclasse pode se tornar superclasse de outras subclasses, até um limite de cinco níveis.
Alternativas
Q3110946 Programação
Acerca de programação orientada a objetos, julgue o item a seguir. 

O polimorfismo permite que os objetos de uma mesma superclasse tenham comportamentos diferentes a partir da chamada de um mesmo método.
Alternativas
Q3108106 Programação
Com base no conceito de “encapsulamento” e “polimorfismo” na Programação Orientada a Objetos, assinale a alternativa INCORRETA.
Alternativas
Q3088226 Programação
Em um sistema de gerenciamento de pagamentos, existem as classes Pagamento (classe base), PagamentoCartao e PagamentoBoleto (ambas herdam de Pagamento). A classe Pagamento define o método realizarPagamento(), que é sobrescrito tanto por PagamentoCartao quanto por PagamentoBoleto para implementar comportamentos específicos de cada tipo de pagamento. Considere o seguinte código:

Q50.png (363×62)

Assinale a opção que indica o conceito de orientação a objetos que está sendo aplicado quando o método realizarPagamento() é chamado em um objeto do tipo Pagamento, mas o comportamento específico é definido pelas subclasses (PagamentoCartao ou PagamentoBoleto).
Alternativas
Q3086549 Programação

A engenharia de software é o ramo da ciência da computação que se preocupa com o desenvolvimento, operação e manutenção de sistemas de software de maneira eficiente e eficaz. Esse processo envolve o uso de práticas e técnicas específicas para garantir a alta qualidade e escalabilidade dos sistemas desenvolvidos. Programação para web é uma das principais áreas de desenvolvimento de software, permitindo a criação de aplicações que são executadas em navegadores, com base em linguagens como HTML, CSS, e JavaScript. A lógica de programação e as técnicas de programação são fundamentais para a criação de algoritmos eficientes, garantindo que o código seja executado corretamente e com alta performance, seguindo princípios de modularidade, reutilização e manutenibilidade.


Julgue o item a seguir, a respeito do texto acima:

As técnicas de programação orientada a objetos, como abstração e encapsulamento, são essenciais para criar sistemas complexos que possam ser facilmente mantidos e modificados, além de promover a reutilização de código.
Alternativas
Q3075638 Programação
Assinale de forma correta uma linguagem de programação orientada a objetos.
Alternativas
Q3074370 Programação
Considerando os conceitos de programação orientada a objetos da linguagem JAVA e os principais princípios de um bom projeto orientado a objetos, assinale a afirmativa CORRETA
Alternativas
Q3060539 Programação
Na atualidade interagimos com uma infinidade de softwares diariamente, seja no computador do escritório, em nossos celulares, tablets, tvs e inúmeros outros dispositivos. O que é familiar apenas para os profissionais de tecnologia é que para esses sistemas serem criados há muitos caminhos a serem traçados até a disponibilização ao usuário. Uma escolha que a equipe deve fazer é qual paradigma de programação utilizar.

I - Classe: É um bloco de construção de software que agrupamos um conjunto de recursos em comum. Um problema comum na programação é a impossibilidade de classes abstrair o domínio do problema que está sendo solucionado. As classes têm como recurso fundamental o atributo.
II - Interfaces: As interfaces podem ser definidas como operações complexas realizadas com os atributos das classes. As interfaces possibilitam a separação clara entre a especificação da abstração e sua implementação. Nas interfaces não há diferença entre visão interna e externa.
III - Polimorfismo: É um recurso chave na programação de sistemas orientados a objetos, permite criar projetos com alto índice de flexibilidade.
IV - Métodos: São comportamentos que proveem serviços que podem ser solicitados, gerando em algumas situações uma resposta ao solicitante ou apenas um processamento auxiliar para outro método ou nenhuma resposta.

Julgue os itens acima e marque a opção CORRETA abaixo.
Alternativas
Q3057462 Programação
No contexto de orientação a objeto, para as classes P, Q, R, S, T, U, sendo Q uma classe declarada como abstrata, considere a hierarquia de classes a seguir:

• U e R herdam diretamente de S • S e T herdam diretamente de Q • P herda de T

Nesse contexto, é possível criar uma instância de
Alternativas
Q3056107 Programação
Em um jogo de estratégia online, você tem diferentes classes de personagens, como "Guerreiro" e "Mago", que herdam de uma classe base chamada "Personagem". A classe base possui um método chamado "ExecutarHabilidade", que funciona de maneira diferente quando chamado por um personagem guerreiro em comparação com um personagem mago.
Considerando princípios de programação orientada a objetos, assinale a abordagem mais adequada para implementar essa diferenciação.
Alternativas
Q3056095 Programação
Sobre herança simples e múltipla na programação orientada a objetos, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa.

( ) A herança simples é mais simples de implementar do que a herança múltipla.
( ) A herança múltipla pode levar a problemas de consistência de dados.
( ) A herança simples é mais flexível do que a herança múltipla.

As afirmativas são, respectivamente,
Alternativas
Respostas
1: C
2: C
3: C
4: E
5: E
6: D
7: D
8: B
9: D
10: E
11: C
12: D
13: B
14: C
15: B
16: D
17: A
18: E
19: C
20: A