Questões de Concurso
Sobre resolução da anatel n.º 426-2005 - stfc em engenharia de telecomunicações
Foram encontradas 31 questões
( ) Um número de assinante do Serviço Telefônico Fixo Comutado (STFC) possui 8 dígitos e sempre se inicia com o numeral três. ( ) No Serviço Telefônico Fixo Comutado (STFC), o número no formato 0500 ABC MCDU é um código não geográfico utilizado para doações a entidades privadas sem fins lucrativos. ( ) Todas as chamadas para os serviços públicos, acessadas através da utilização de código de acesso telefônico de fácil memorização no formato tridígito, são gratuitas. ( ) O Código de Área no Brasil tem o formato de dois ou três dígitos, dependendo da região geográfica.
A sequência CORRETA, de cima para baixo, é:
O Manual Explicativo do Regulamento Geral dos Direitos do Consumidor dos Serviços de Telecomunicações (ANATEL, 2017) define que o consumidor pode optar por ser fidelizado em qualquer serviço de telecomunicações, caso a prestadora ofereça benefícios em contrapartida, e o consumidor considere esses benefícios vantajosos. Segundo o referido Manual, para os planos de fidelização para consumidores pessoas jurídicas o prazo de permanência é de livre negociação, devendo ser garantida a elas a possibilidade de contratar com um prazo máximo de ___________ meses.
Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna do trecho acima.
Com base no Manual Explicativo do Regulamento Geral dos Direitos do Consumidor dos Serviços de Telecomunicações (ANATEL, 2017), analise as assertivas que seguem relativas às formas de atendimento estabelecidas para as operadoras dos serviços de telefonia fixa e móvel, com mais de 50.000 consumidores:
I. Devem disponibilizar duas formas de atendimento: remoto (à distância) e no estabelecimento (presencial).
II. O atendimento remoto, em regra geral, deve ser feito por meio de telefone (Central Telefônica) e pela Internet.
III. As chamadas telefônicas dirigidas ao Serviço de Informação, número 102, também são consideradas como meio oficial de atendimento.
Quais estão corretas?
Com base em cartilhas e publicações no site da ANATEL, analise as assertivas que seguem relativas à acessibilidade da pessoa com deficiência:
I. A prestadora com mais de 50 mil acessos em serviço deverá disponibilizar ao assinante com deficiência visual a opção de receber, dentre outros, cópia do contrato de prestação do serviço, do plano de serviço, da oferta, do contrato de permanência e do documento de cobrança em braile, com fontes ampliadas ou outro formato eletrônico acessível, mediante solicitação.
II. As operadoras de telefonia fixa, telefonia celular, banda larga fixa e televisão por assinatura, que não se enquadrem no conceito de Prestadora de Pequeno Porte, devem disponibilizar informações sobre os serviços em formato acessível em sua página na internet e em todos os canais de atendimento.
III. O código da Central de Intermediação de Comunicação Telefônica para pessoas com deficiência auditiva é 142.
Quais estão corretas?
Recentemente, o Plano de Atribuição, Destinação e Distribuição de Frequências no Brasil passou a incluir uma nova faixa destinada ao Serviço Móvel Pessoal, com utilização pelas empresas que venceram o importante leilão realizado pela ANATEL, em setembro de 2014, permitindo a ampliação da oferta, no país, da tecnologia 4G de telefonia celular.
Essa faixa compreende as frequências, em MHz, de
Para uma mesma largura de banda de transmissão, em um sistema que emprega 16-QAM (quadrature amplitude modulation) como esquema de modulação, a taxa de transmissão de bits é oito vezes maior do que em um sistema que emprega BPSK (binary phase shift keying).
A Comissão Interamericana de Telecomunicações (CITEL), vinculada à Organização dos Estados Americanos, foi criada para promover e facilitar as telecomunicações no continente americano. Na CITEL, o Brasil é representado pela ANATEL.
As modalidades de serviço de telecomunicação são definidas pela ANATEL com base em atributos como finalidade, âmbito de prestação, forma, meio de transmissão e tecnologia empregada.
As prestadoras de serviços de telecomunicações têm direito à utilização de postes, dutos, condutos e servidões pertencentes ou controlados por outra prestadora de serviços de telecomunicações ou de outros serviços de interesse público, cabendo exclusivamente à ANATEL a definição dos preços e condições associados a tais direitos.
seguintes itens.
Julgue os itens de 84 a 90, para o caso em que tenha sido verificado, em determinado local, nível de potência de sinal acima do autorizado pela legislação vigente e se deseje identificar as fontes de sinais causadoras dessa irregularidade.