Questões de Concurso Público Prefeitura de Gravatá - PE 2020 para Contador

Foram encontradas 50 questões

Q1672634 Atendimento ao Público
Analise as afirmativas a seguir e marque a opção CORRETA:
Alternativas
Q1676682 Direito Administrativo
Analise as afirmativas a seguir e marque a opção CORRETA:
Alternativas
Q1679292 Ética na Administração Pública
Analise as afirmativas a seguir:

I. O Governo deve dar publicidade a todos os seus atos administrativos, incluindo, mas não estando limitados a: licitações, despesas públicas, contratação de pessoal, atos relacionados à segurança nacional, atos relacionados às investigações policiais ou interesse superior do Estado e da Administração Pública, ainda que previamente declarados sigilosos.

II. A remuneração do servidor público é custeada pelos tributos pagos direta ou indiretamente por todos, até por ele próprio, e por isso se exige, como contrapartida, que a moralidade administrativa se integre no Direito, como elemento indissociável de sua aplicação e de sua finalidade, erigindo-se, como consequência, em fator de legalidade.

Marque a alternativa CORRETA:
Alternativas
Q1679293 Noções de Informática
Analise as afirmativas a seguir:

I. O argumento “Critérios”, na função BDVARP, no Microsoft Excel, é obrigatório e especifica o intervalo de células que contém as condições especificadas pelo usuário para a função. Nesse caso, o usuário pode usar qualquer intervalo para o argumento de critérios, desde que ele inclua pelo menos um rótulo de coluna e pelo menos uma célula abaixo do rótulo de coluna para especificar uma condição para a coluna.

II. O argumento “valor_hiper”, na função BDMÉDIA, no Microsoft Excel, retorna o valor que atende a um conjunto de critérios nominativos da função especificada pelo usuário e exibe o resultado através de uma disposição da opção “Formatação Condicional”.

III. A função BDMÁX, no Microsoft Excel, retorna o maior número em um campo (coluna) de registros em uma lista ou banco de dados que coincida com as condições especificadas pelo usuário.

Marque a alternativa CORRETA:
Alternativas
Q1679294 Contabilidade Pública
Analise as afirmativas a seguir:

I. Os relatórios e as demonstrações contábeis são úteis à gestão financeira e patrimonial de uma entidade pública e, por isso, devem apresentar a informação de maneira desajustada às necessidades e à base do conhecimento dos usuários, bem como à natureza da informação apresentada.

II. A Lei de Orçamento deve incluir um quadro das dotações por órgãos do governo e da administração.

III. A informação evidenciada nas notas explicativas das demonstrações contábeis pode incluir a fundamentação para o que é exposto (por exemplo, a informação sobre as políticas contábeis e critérios de mensuração, inclusive os métodos e as incertezas quanto à mensuração, quando aplicáveis).

Marque a alternativa CORRETA:
Alternativas
Q1679295 Contabilidade Pública
Analise as afirmativas a seguir:

I. As receitas orçamentárias são disponibilidades de recursos financeiros que ingressam durante o exercício e que aumentam o saldo financeiro da instituição. Elas são um instrumento por meio do qual se viabiliza a execução das políticas públicas e fontes de recursos utilizadas pelo Estado em programas e ações cuja finalidade precípua é atender às necessidades públicas e demandas da sociedade.

II. As demonstrações contábeis, como o Demonstrativo de Fluxo de Caixa, a Demonstração de Resultado do Exercício e o Balanço Patrimonial, devem fornecer informações que auxiliem os usuários a avaliar se a entidade satisfez os seus objetivos financeiros, jurídicos, processuais, sociais e patrimoniais.

III. O Balanço Financeiro deve demonstrar a receita e a despesa orçamentárias, excluídos os pagamentos de natureza extra orçamentária, conjugados com os saldos em espécie provenientes do exercício anterior, e os que se transferem para o exercício seguinte.

Marque a alternativa CORRETA:
Alternativas
Q1679296 Contabilidade Pública
Analise as afirmativas a seguir:

I. As receitas orçamentárias de capital são arrecadadas dentro do exercício financeiro, aumentam as disponibilidades financeiras do Estado e são instrumentos de financiamento dos programas e ações orçamentários, a fim de se atingirem as finalidades públicas. De forma diversa das receitas correntes, as receitas de capital em geral não provocam efeito sobre o patrimônio líquido da entidade.

II. A importância relativa das características qualitativas da informação contábil em cada situação é uma questão de julgamento profissional. Via de regra, a meta é alcançar o equilíbrio apropriado entre as características para satisfazer aos objetivos da elaboração e da divulgação da informação contábil.

III. A Lei de Orçamento deve compreender todas as receitas, inclusive as de operações de crédito autorizadas em lei.

Marque a alternativa CORRETA:
Alternativas
Q1679297 Direito Financeiro
Analise as afirmativas a seguir:

I. O empenho deve ser formalizado mediante a emissão de um documento denominado Nota Fiscal, do qual deve constar o nome e a especificação do credor; a importância da despesa; a conta orçamentária vinculada; a identificação do gestor da unidade de serviço e as datas de solicitação, de autorização e de aprovação do crédito.

II. A Lei de Orçamento deve incluir um quadro discriminativo da receita por fontes e respectiva legislação.

III. A previsão de arrecadação da receita orçamentária deve obedecer às determinações da Lei Orçamentária Anual e deve ser elaborada a partir de metodologias de projeção usualmente adotadas, observadas as disposições constantes na Lei de Responsabilidade Fiscal.

Marque a alternativa CORRETA:
Alternativas
Q1679298 Direito Financeiro
Analise as afirmativas a seguir:

I. As informações financeiras e não financeiras são capazes de exercer essa influência quando têm valor confirmatório, preditivo ou ambos. A informação pode ser capaz de influenciar e, desse modo, ser relevante, mesmo se alguns usuários decidirem não a considerar ou já estiverem cientes dela.

II. Válidos para os Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário de todos os entes federativos – União, estados, Distrito Federal e municípios – os Princípios Orçamentários são estabelecidos e disciplinados por leis municipais, apenas.

III. O tributo é a receita derivada instituída pelas entidades de direito público, compreendendo os impostos, as taxas e contribuições nos termos da constituição e das leis vigentes em matéria financeira.

Marque a alternativa CORRETA:
Alternativas
Q1679299 Contabilidade Pública
Analise as afirmativas a seguir:

I. A informação sobre a situação patrimonial da entidade, o desempenho, os fluxos de caixa, a conformidade com os orçamentos aprovados ou com outra legislação relevante ou com os demais regulamentos relacionados à captação e à utilização dos recursos, o desempenho da prestação de serviços e os seus planos futuros, é necessária para fins de prestação de contas e responsabilização (accountability) e tomada de decisão.

II. As dotações destinadas à aquisição de imóveis, ou de bens de capital já em utilização, classificam-se como inversões financeiras.

III. As informações financeiras e não financeiras são relevantes para a gestão de uma instituição mesmo quando, por imprecisão ou incorreção, não sejam capazes de influenciar o cumprimento de qualquer dos objetivos da organização ou de permitir a elaboração e a divulgação de um relatório contábil.

Marque a alternativa CORRETA:
Alternativas
Q1679300 Administração Financeira e Orçamentária
Analise as afirmativas a seguir:

I. As cotas de receitas que uma entidade pública deva transferir a outra deverão ser incluídas, como despesa, no orçamento da entidade obrigada a transferência e, como receita, no orçamento da entidade que deva receber as referidas cotas de receitas.

II. Todas as receitas e despesas devem constar na Lei de Orçamento pelos seus totais, vedadas quaisquer deduções.

III. Os Princípios Orçamentários são estabelecidos e disciplinados por normas constitucionais, infraconstitucionais e pela doutrina e têm por objetivo garantir que as contas públicas sejam progressivamente menos eficientes.

Marque a alternativa CORRETA:
Alternativas
Q1679301 Contabilidade Pública
Analise as afirmativas a seguir:

I. Para ser útil aos usuários, a informação contábil deve corresponder à representação fidedigna dos fenômenos econômicos e outros que pretendam ser representados. A representação fidedigna é alcançada quando a representação do fenômeno é incompleta, parcial e possui um erro material.

II. O caput do artigo 2º da Lei Federal nº 4.320, de 1964, determina que deve existir um orçamento único para todos os entes federados – União, estados, Distrito Federal e municípios – com a finalidade de se garantirem múltiplos orçamentos paralelos dentro da mesma pessoa política.

III. A informação contábil é material se a sua omissão ou distorção puder influenciar o cumprimento do dever de prestação de contas e responsabilização (accountability), ou as decisões que os usuários tomam com base nas demonstrações contábeis elaboradas para aquele exercício.

Marque a alternativa CORRETA:
Alternativas
Q1679302 Noções de Informática
Analise as afirmativas a seguir:

I. A função BDEXTRAIR, no Microsoft Excel, extrai um único valor em uma coluna de uma lista ou banco de dados que coincide com as condições especificadas pelo usuário. II. O argumento “Banco de dados”, na função BDVARP, no Microsoft Excel, é obrigatório. Esse argumento especifica o intervalo de células da lista ou do banco de dados.

III. O argumento “flu_otimizar”, na função BDVARP, no Microsoft Excel, deve ser preenchido com o valor “1”, se o usuário deseja que a função retorne um resultado preciso; e com o valor “0”, se o usuário deseja visualizar um resultado aproximado da função.

Marque a alternativa CORRETA:
Alternativas
Q1679303 Noções de Informática
Analise as afirmativas a seguir:

I. Se a sintaxe do argumento “expressão_membro”, na função VALORCUBO, no Microsoft Excel, estiver incorreta, essa função retornará o seguinte valor de erro: #N/D.

II. A função CILMÍN, no Microsoft Excel, exibe para o usuário a média aritmética dos mínimos variáveis de uma sequência numérica de valores que indicam despesas ou receitas.

III. Quando o membro especificado pelo argumento “expressão_membro”, na função VALORCUBO, no Microsoft Excel, não existir no cubo, essa função retornará o seguinte valor de erro: #N/D.

Marque a alternativa CORRETA:
Alternativas
Q1679304 Noções de Informática
Analise as afirmativas a seguir:

I. A função BDVARP, no Microsoft Excel, calcula a variação de uma população com base na população total, usando os números em um campo (coluna) de registros em uma lista ou banco de dados que coincidem com as condições especificadas pelo usuário.

II. A função BDCONTAR, no Microsoft Excel, conta as células que contêm números em um campo (coluna) de registros em uma lista ou banco de dados que coincidirem com as condições especificadas. Nessa função, o argumento de campo é opcional e, se o campo for omitido, a função BDCONTAR contará todos os registros no banco de dados que coincidirem com os critérios.

III. A função BDMÉDIA, no Microsoft Excel, obtém uma média dos valores em um campo (coluna) de registros em uma lista ou banco de dados que coincidem com as condições especificadas pelo usuário.

Marque a alternativa CORRETA:
Alternativas
Q1679305 Direito Constitucional
Analise as afirmativas a seguir:

I. Ser cortês, ter disponibilidade, urbanidade e atenção, respeitando a capacidade e as limitações individuais de todos os usuários do serviço público, promovendo a ampla distinção de raça, sexo, nacionalidade, cor, idade, religião, cunho político e posição social, abstendo-se, dessa forma, de causar-lhes dano moral, são deveres fundamentais do servidor público municipal.

II. Entre os deveres fundamentais do servidor público, pode-se incluir o de resistir a todas as pressões de superiores hierárquicos, de contratantes, interessados e outros que visem obter quaisquer favores, benesses ou vantagens indevidas em decorrência de ações imorais, ilegais ou aéticas e denunciá-las.

Marque a alternativa CORRETA:
Alternativas
Q1679306 Direito Administrativo
Analise as afirmativas a seguir:

I. A legislação brasileira determina que toda pessoa tem direito à verdade. Assim, o servidor não pode omiti-la ou falseá-la, ainda que contrária aos interesses da própria pessoa interessada ou da Administração Pública. Esse princípio legal e ético parte da premissa de que o Estado deve crescer ou estabilizar-se sobre o poder corruptivo do hábito do erro, da opressão ou da mentira.

II. É lícita a atitude do servidor público municipal que alterar ou deturpar o teor de documentos que devem ser encaminhados para providências. É igualmente legal o comportamento do servidor público que retirar da repartição pública, sem estar legalmente autorizado, qualquer documento, livro ou bem pertencente ao patrimônio público.

Marque a alternativa CORRETA:
Alternativas
Q1679307 Direito Administrativo
Analise as afirmativas a seguir:

I. É cláusula necessária em todo contrato a que estabeleça a vinculação ao edital de licitação ou ao termo que a dispensou ou a inexigiu, ao convite e à proposta do licitante vencedor, de acordo com a Lei nº 8.666, de 1993.

II. Nas compras públicas, deve ser observada a definição das unidades e das quantidades a serem adquiridas em função do consumo e utilização prováveis, cuja estimativa será obtida, sempre que possível, mediante adequadas técnicas quantitativas de estimação, conforme prevê o artigo 15 da Lei nº 8.666, de 1993.

III. É cláusula necessária em todo contrato a que estabeleça o crédito pelo qual correrá a despesa, com a indicação da classificação funcional programática e da categoria econômica, de acordo com a Lei nº 8.666, de 1993.

Marque a alternativa CORRETA:
Alternativas
Q1679308 Direito Administrativo
Analise as afirmativas a seguir:

I. A não liberação, por parte da Administração, de área, local ou objeto para execução de obra, serviço ou fornecimento, nos prazos contratuais, bem como das fontes de materiais naturais especificadas no projeto, não constitui motivo para rescisão do contrato, de acordo com a Lei nº 8.666, de 1993.

II. A ocorrência de caso fortuito ou de força maior, regularmente comprovada, impeditiva da execução do contrato, constitui motivo para rescisão do contrato, de acordo com a Lei nº 8.666, de 1993.

III. É cláusula vedada a qualquer contrato a que estabeleça o reconhecimento dos direitos da Administração, em caso de rescisão administrativa prevista no artigo 77 da Lei Federal nº 8.666, de 1993.

Marque a alternativa CORRETA:
Alternativas
Q1679309 Direito Administrativo
Analise as afirmativas a seguir:

I. A subcontratação total ou parcial do seu objeto, a associação do contratado com outrem, a cessão ou transferência, total ou parcial, bem como a fusão, cisão ou incorporação, não admitidas no edital e no contrato, constitui motivo para rescisão do contrato, de acordo com a Lei nº 8.666, de 1993.

II. O contrato deverá ser executado fielmente pelas partes, de acordo com as cláusulas avençadas e as normas da Lei nº 8.666, de 1993, não havendo qualquer responsabilização das partes por sua inexecução total ou parcial.

III. O desatendimento das determinações regulares da autoridade designada para acompanhar e fiscalizar a sua execução, assim como as de seus superiores, não constitui motivo para rescisão do contrato, de acordo com a Lei nº 8.666, de 1993.

Marque a alternativa CORRETA:
Alternativas
Respostas
1: C
2: B
3: C
4: C
5: C
6: B
7: D
8: C
9: C
10: C
11: C
12: B
13: C
14: C
15: D
16: C
17: D
18: D
19: B
20: B